Dá praia na Ilha de Páscoa!

O que vem à sua mente quando se fala das águas do Oceano Pacífico? Casais apaixonados vão citar os bangalôs-palafitas do Tahiti… Surfistas vão falar das ondas incríveis do Havaí… E os Andarilhos do Mundo foram prontos para pegar praia na Ilha de Páscoa, certos de que encontrariam um paraíso tropical e badalado.

Praia na Ilha de Páscoa - Anakena

Não podíamos estar mais enganados. Praia? Tem. Boas ondas? Também. E bangalôs? Opa! Mas todas essas coisas são muuuuuuito diferentes do que pensávamos.

 

Clima da Ilha de Páscoa

Pegue um mapa múndi e e tente achar a Ilha de Páscoa nele. Para facilitar, vale jogar no Google Maps ou outro aplicativo similar que dá na mesma (tente Easter Island ou Isla de Pascua, às vezes é difícil achar usando o nome em Português). Repare que ela fica na mesma latitude de Floripa e de Brisbane na Austrália.

Latitude da ilha de páscoa

Logo, conclui-se que o clima deve ser quente, agradável, quase tropical, né? Nada disso. Pelo menos em Setembro, quando estivemos por lá. Estava um friozinho de 18 graus à noite e máxima de 22-23 graus no calorzão da tarde. Ou seja, bem Floripa mesmo.


Visualizar Anakena em um mapa maior

No verão, felizmente, a coisa melhora. Mas a umidade sempre presente não deixa haver grandes variações térmicas. A chuva é mais frequente em Maio, mas dá as caras o ano todo. Quando estivemos por lá, ventava muito e choveu todos os dias, mas sempre de forma rápida e passageira, sem atrapalhar nossos passeios.

 

Praia na Ilha de Páscoa: Anakena

Falou praia na Ilha de Páscoa, falou em Anakena, na parte norte, cerca de 16km da capital Hanga Roa. Olhando assim, de longe, não decepciona nenhum brasileiro: areia de verdade, bem fininha, mar bonito, uns moais em volta… Ou seja, bem aquilo que se espera.

Anakena - Ahu Nau Nau

Tem até uma certa estrutura: quiosques, barraquinhas que vendem pastéis, refrigerante e cervejinha gelada. Só não esqueça que os preços inflacionados de lá podem fazer um lanchinho meia-boca sair 20-30 reais fácil! Só para usar os banheiros, por exemplo, a taxa era $1.000,00 (equivalente a R$4,00)!

Praia na Ilha de Páscoa - Anakena - coqueiros e quiosques

Ao sair do hotel de manhã cedo, debaixo de um aguaceiro, a guria da recepção do hotel deu aquela risadinha disfarçada quando pedimos as toalhas de praia. Sabendo já da bela paisagem que encontraríamos, resolvemos arriscar a visita nem que fosse só para caminhar um pouco e apreciar o visual.

Barco na praia de Anakena - Ilha de Páscoa

No fim das contas, a chuva deu trégua por quase umas 3 horas ininterruptas e abriu até uma nesguinha de céu azul! Não só entrei dentro d’água, como deu para brincar gostoso com as ondas depois de se acostumar com a água um pouco fria.

Pessoas na praia em Anakena - Ilha de Páscoa

Pena o mar estar meio turvo e cheio de algas roçando na pele… Mas isso é comum em qualquer lugar quando chove, né?

Banho de mar na praia de Anakena - lha de Páscoa

 

Outras praias na Ilha de Páscoa: Ovahe

Bem perto de Anakena há uma outra praia bem bonita chamada Ovahe. A gente, infelizmente, não chegou a ir até lá (no nosso mapa de caça aos Moais não indicava nenhum ahu por lá, então simplemente não fomos).

OvahePraia de Ovahe – Imagem de Christian Córdova – todos os direitos reservados

Para chegar lá é fácil. Vindo de Hanga Roa (centro), quando estiver quase chegando na praia de Anakena, pegue a estrada da direita (que vai para o Ahu Tongariki). Nessa outra estrada (de chão batido), haverá uma placa apontando Ovahe uns 100m à frente, mas não tem como errar: é a primeira entrada à esquerda. Atenção! Leve o seu lanche porque lá não há nenhuma infra-estrutura turística.

 

Outras praias na Ilha de Páscoa: Surfando em Hanga Roa

O próprio centro da Ilha de Páscoa (Hanga Roa) tem lá a sua prainha também. Parece meio artificial, bem ao lado de um restaurante – bar – danceteria, o Pea. O legal é que além desse cantinho, eles isolaram algumas áreas aproveitando as pedras do próprio litoral e construíram umas piscinas onde há circulação natural da água do mar.

Colagem beira mar Hanga Roa Ilha de Pascoa

São boas e seguras mesmo para quem não sabe nadar.  Algumas delas, tem até umas áreas acimentadas bem rasinhas, própria para o banho de crianças menores. Tudo isso livre e gratuito, a beira mar.

Piscinas no mar em Hanga Roa - Ilha de Páscoa

Para os surfistas, rolam boas ondas nessa região também. Pelo menos, a gente assistiu vários deles ali se divertindo com suas pranchas.

Colagem mar e surf Hanga Roa Ilha de Pascoa

 

E os bangalôs?

A Ilha de Páscoa conta com um único hotel de luxo, o Hanga Roa Eco Village. Nele, as suítes são bangalôs com telhado gramado, imitando as habitações originais Rapa Nui. Só que eles ficam na ilha em si e não em palafitas dentro da água, como nos atóis da Polinésia Francesa.

Até porque a ilha de Páscoa não é um atol e não é de origem coralina. Portanto, o mar do entorno é revolto, com ondas e sujeito às marés. Impossível imaginar uma hospedagem ao estilo Tahiti por aquelas bandas… 🙁

Pé na areia em Anakena - Ilha de Páscoa

Quer saber mais sobre a Ilha de Páscoa? Clique no banner abaixo e navegue no nosso índice de posts:

andarilhos do mundo banner ilha de páscoa

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:8
Posts Relacionados:
10
Dec
2012
8 comentários
  1. Milene Faria
    16/04/2013

    Voltei de lá, agora, em abril, e a temperatura estava ótima, sempre vinte e poucos graus. Fez sol e choveu todos os dias. As chuvas eram passageiras. A água da Anakena estava uma delícia. Fomos a Ovahe, mas há uma placa alertando para a erosão que está sofrendo o paredão rochoso em frente à areia da praia. A faixa de areia é pequena. Tinha só um casal no mar. Dizem que pedaços de pedras podem cair sobre as nossas cabeças. Então, preferi ficar em Anakena…

  2. Iago Martinez Uccio
    10/07/2013

    Boa tarde,

    Cara incrível o blog de vocês, é um exemplo nato, de que você não precisar largar a sua vida profissional onde você mora e suas coisas para viajar, conhecer o mundo e aproveitar de verdade a vida!

    Parabens, seguirei o exemplo de vocês!

    Abraço!

  3. Iago Uccio
    26/11/2013

    Gleiber,

    Cara, gostaria de fazer um mochilão por algum lugar próximo daqui, tipo litoral norte de SP ou Florianopolis, é a primeira vez que eu vou fazer essa loucura!

    Quais dicas vocês me dariam pra fazer isso? Quanto de dinheiro vou precisar levar, quando seria a melhor data pra ir, se é realmente viável fazer uma viagem nessas localidades.

    Obrigado

    • Claro que dá. Leve cerca de 150 reais por dia. O mês ideal tanto para Floripa quanto para o litoral de SP é Março. Ao contrário do que parece, é bom planejar bem o que vai fazer em cada dia para não ficar que nem uma barata tonta procurando albergues sem ter na mão nem sequer um endereço ou telefone. Ter uma listinha de hospedagens baratas na mão com endereço e números de telefone vai te poupar um baita trabalho. Boa sorte companheiro.

  4. Tatiana
    23/08/2014

    Oi tudo bem, vendo q vc foi p ilha de Páscoa o q vc recomenda ir pela agência ou de mochilao?

    • Oi Tatiana,
      A gente foi sem agência e deu tudo muito certo. É muito fácil se achar lá. Abraços.