Biertan – a igreja fortificada mais bonita da Romênia

Igrejas fortificadas há aos montes em toda a Romênia, em especial na Transilvânia. Cada povoado tem uma, às vezes até mais de uma. Mas a igreja fortificada de Biertan é de cair o queixo. Uma obra-prima.

Igreja Fortificada de Biertan

Se não tivesse estrelado a capa do famoso guia “Lonely Planet Romania”, não sei se teria entrado no nosso roteiro. E é nessas horas que fico feliz em visitar lugares não tão famosos. Alguns acabam se revelando verdadeiras surpresas.

Capa do Lonely Planet Romania

 

Localização de Biertan

A gente já tinha passado o dia todo em Sighisoara e visitado praticamente todas as atrações que gostaríamos. Com o Sol se pondo ali pelas 20:30h (verão europeu tem isso de bom!), o dia tinha rendido bastante. Então pensamos: – Por que não dar uma chegadinha na cidade de Biertan, a meros 30km dali?


Visualizar Biertan em um mapa maior

 

Igrejas Fortificadas da Transilvânia

Falei rapidamente sobre a onipresença desse tipo de construção nesta região do país no post em que contamos sobre a nossa visita à Igreja Fortificada de Viscri. Graças ao poderio da igreja desde a baixa idade média, até meados do século XVII, protegê-las de invasores era tão ou mais importante do que proteger a nobreza.

Uma das Torres da Igreja Fortificada de Biertan

Nessa região do mundo, curiosamente, o que aconteceu é que poucos castelos foram erguidos para os homens ricos. Já as tais igrejas fortificadas estão lá por todos os lados.

Esse prédio de cor salmão é o restaurante e hotel Unglerus

Nada mais são do que igrejas cercadas por muralhas e torres de proteção para impedir a dominação pelos povos inimigos. Na Romênia, os inimigos foram os Tártaros e os Turcos Otomanos, que chegaram a conquistar a região temporariamente.

 

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

A Biserica Fortificata de Biertan (ingresso 8 RON, fotografias liberadas), assim como a de Viscri, são patrimônios da humanidade reconhecidos pela UNESCO graças à sua rara beleza. Outras igrejas dessa lista são as de CâlnicDârjiuPrejmerSaschiz e Valea Viilor. Todas elas ficam no triângulo entre as cidades de Brasov, Sighisoara e Sibiu – a região Saxônica e Szekely do país.

Fortificações protegendo o sagrado em Biertan - Romênia

Se a Igreja de Viscri tem mais cara de castelo, aqui em Biertan a grandiosidade está na igreja mesmo. Por fora, ao menos. Porque por dentro a decoração não é tão espetacular quanto se imaginaria.

Igreja de Biertan por dentro

E por fora, as paredes em tons pastéis combinam muito com o estilo Transilvânia de ser: uma alegria colorida em construções de séculos de idade.

Biertan - Paredes em tons pastéis

Algumas torres do entorno podem ser visitadas, o que garantem lindas vistas da pacata cidadezinha de apenas 1.600 habitantes (há cerca de 2.500 pessoas em Biertan, mas os demais vivem em pequenos vilarejos do município).

Vista da cidade de Biertan a partir do alto de uma torre

 

A Cidade de Biertan

Típica cidade saxônica, com seus telhadinhos terracota em escamas (já perdi a conta de quantas vezes já disse isso: Rasnov, Brasov, Viscri, Bran etc: todas muito semelhantes nesse quesito).

Além da arquitetura, elas têm em comum sua origem germânica católica romana, embora hoje em dia sejam habitada pela etnia romena mesmo (católica ortodoxa). De economia rural e com seu povo simpático de hábitos simples, Biertan só tem mesmo sua imponente igreja como atrativo turístico.

Panorana da cidade de BiertanOutra igrejinha mais recente. Esta não é fortificada, como vocês podem notar.

Ainda assim, conta com alguns barzinhos na pracinha central e um restaurante medieval relativamente famoso, o Unglerus (que também é um hotel). #FicaDica para quem quiser saber onde dormir e onde comer na cidadezinha. Eles também organizam trilhas e passeios de turismo rural para os interessados em conhecer mais a fundo esse lado rústico da Romênia.

Rua principal de Biertan - Transilvânia - RomêniaFácil entender Romeno? Calitate Medaliata: Qualidade “medalhada” -> Qualidade premiada!

Bem no dia seguinte à nossa visita ia começar um evento curioso: O primeiro festival internacional de filmes de terror da Romênia. Chamado Luna Plina em romeno (Lua Cheia em português), teve sua primeira edição justamente em 16 de Agosto de 2012.

Estavam preparando a pracinha principal da cidade para receber os turistas com estandes e barraquinhas, ao melhor estilo quermesse do interior. Uma pena a gente não poder ter vindo (se bem que, provavelmente seriam exibidos filmes com legenda em romeno e a gente não ia entender nada).

Veja o vídeo que nós fizemos da nossa visitinha rápida à cidade:


Biertan from Andarilhos do Mundo on Vimeo.

Clicando no banner abaixo, você acessa todos os nossos posts sobre a Romênia. Confira!

andarilhos do mundo na transilvânia

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:5
Posts Relacionados:
03
Dec
2012
5 comentários
  1. Adoro essas cidades pequenas, pouco visitadas… acho que conhecemos melhor os países nesses lugares!
    Belo post 🙂
    bjos

    • Obrigado Mirella. Eu gosto muito das cidadezinhas pequenas, em que país for. Acho que elas tem a verdadeira personalidade daquela região. Costumo preferir fugir da muvuca das cidades grandes sempre que posso. Afinal, já basta todo o resto do ano que tenho que encarar trânsito e multidões por obrigação.

  2. Jennefer
    04/12/2012

    Gosto dos posts da Romênia com placas, ou palavras q vc traduz, pq tem algumas palavras que soam familiares, às vezes mais que o francês 🙂

    • Pensa em alguém falando francês com sotaque italiano. São os romenos! Isso no meio de uma salada de palavras em húngaro, claro…

      • Jennefer
        05/12/2012

        Nussa, que briga feia, hein? rsrsrs