Atenas – Um livro de História a Céu Aberto

by Molina

Bem, quando perguntei ao Gleiber o que ele queria que escrevesse para o blog sobre minha última viagem, rapidamente me disse… Escreva sobre Atenas… Mas ai me perguntei, em bom mineirês, “Uai… mas ele já escreveu sobre Atenas!”

Mas para quem acompanha o Andarilhos sabe que nosso jeito de escrever é bem diferente, então me animei…

Templo de Hefestos

Então como e por onde começar? Primeiramente digo que Atenas para mim foi uma grande surpresa. Sonhava em conhecer uma cidade histórica, cheia de ruínas, sinais do passado, gente bonita, muitos turistas e o que encontrei? Tudo isso e muito mais…

 

Atenas além de ser um livro de história a céu aberto é ainda uma grande e bonita metrópole, com um povo extremamente amável… Não se assuste se alguém o abordar na rua e perguntar se você está precisando de auxilio ou quer uma informação. Eles tem noção do quanto somos limitados com o idioma deles… Mas todo mundo fala inglês e se esforça pra te entender…

Cenas urbanas em Monastiraki - Atenas

 

Chegar e sair da Grécia

Para nós brasileiros, ir à Grécia é saber que vai enfrentar boas horas de voo, visto não haver nenhuma empresa que faça um trajeto sem conexão em algum outro portal da Europa. Como nossa viagem teve uma prévia de cinco dias em Nova York (isso é outra história), fomos então desta cidade para Frankfurt (num voo da United que espero esquecer que existiu) e depois para Atenas.

O aeroporto internacional de Atenas é, apesar de não ser um daqueles aeroportos europeus que geralmente conhecemos, com certeza melhor que qualquer aeroporto brasileiro. Ali próximo ao desembarque você já pode conseguir informações sobre ônibus e metrô até o centro da cidade.

Aeroporto de Atenas

Uma passagem de metrô/trem até qualquer estação da cidade fica em torno de seis euros, mas não se assuste. Este valor é somente para viagens até o aeroporto, pois dentro de Atenas, o preço da passagem é de 0,70 Euros até 1h30. No caminho aproveite para apreciar as lindas estações do metrô. Dá também para ir treinando e identificando as letras gregas e fazendo a correspondência com o nosso alfabeto. Vai te ajudar bastante!!!!

 

Hotéis de Atenas

O melhor lugar para se hospedar em Atenas é na região próxima aos bairros de Plaka, Monastiraki e Kolonami. Nestes “bairros” há facilidade de estações de metrô e é possível ir caminhando até às principais atrações turísticas da cidade… Indico o Royal Olimpic e o Amelia, ambos muito bons!!!

 Monastiraki - AtenasPraça Monastiraki

Então vamos lá, vou falar um pouquinho do que há em cada um destes bairros e o que é imperdível na cidade…

 

Plaka

Plaka é a região mais antiga de Atenas e também o local mais turístico. Em Plaka você encontra a Acrópole, o Novo Museu da Acrópole, os Jardins Nacionais, o Templo de Zeus e as infindáveis lojinhas para se esbaldar comprando lembrancinhas.

Ruas da Plaka - AtenasRuas da Plaka – Atenas

A Acrópole é sem dúvida a principal atração da cidade. Este nome que significa algo como “ponto mais alto da cidade” é onde se encontra o Templo da Deusa Grega Atenas, protetora da cidade, o famoso Parthenon. Junto a ele, irá conhecer também o Erectheion, um templo dedicado a Atena, Hefesto e Erecteu.

Eréchtheion - Tempo consagrado a Atena, Hefesto e ErecteuDetalhe do Erectheion com suas cariátides

Lugar para belas fotos com uma visão privilegiada da cidade. Da Acrópole, aproveite para visualizar e visitar o Teatro de Dionísio (em ruínas), o Teatro de Herodes Atica (se tiver sorte e puder não deixe de prestigiar algum espetáculo ali).

Teatro de Herodes - AtenasTeatro de Herodes

O novo Museu da Acrópole é fantástico e um passeio imperdível, fora o requinte da construção em concreto armado e granito e do piso de vidro por onde se visualiza os achados arqueológicos e escavações. Este é um bom passeio para ser feito pela manhã e ainda almoçar no restaurante do segundo piso com vista para o Parthenon.

Parthenon - AtenasParthenon

Em Plaka a culinária é de alto nível… Restaurantes e mais restaurantes entremeados com lojas de lembranças nas ruazinhas tortuosas que mais se parecem com o labirinto de Creta… Só que sem o Minotauro.

 

Monastiraki e Thission

Monastiraki é o bairro do comércio, com a grande praça que leva este nome, além da Rua Atenas. Lugar muito movimentado, também com restaurantes, bares, cafés e o Mercado da Cidade.

Rua Athenas - Atenas

Se encante com as frutas secas e especiarias aqui vendidas. Quem estiver em Atenas aos domingos tem que passear pelo Mercado de Pulgas, onde tudo, tudo mesmo pode ser vendido ou trocado.

Mercado de Pulgas de Atenas

Já em Thission é o bairro dos cafés elegantes que se encontram em frente à Ágora Antiga. Passeio imperdível. Imagine que você vai estar no mesmo lugar onde Sócrates e Platão discursavam para a multidão e criavam a Filosofia. Dentro da Ágora Antiga também está o Templo de Hefesto, o mais preservado de todos.

Templo dos quatro ventos - ágora Romana - Atenas

Outras atrações que merecem visitas: Biblioteca de Adriano e Ágora Romana.

Ágora Antiga e ao fundo no alto o Pathernon

 

Baladas de Atenas

Atenas tem uma noite bem badalada. E esta ocorre principalmente no Bairro de Gazi. Você chega bem fácil. É só pegar o metrô e descer na estação Kerameikos. Você estará em uma praça rodeada de barzinhos com muita gente jovem e bonita.

Baladas de Atenas

Quase todos os points tem DJ e rola uma música muito boa. O problema de todos os restaurantes, bares e cafés da Grécia: todo mundo fuma e muito! Não importa se o restaurante é aberto ou fechado, vai ter alguém fumando ao seu lado.

 

Compras em Atenas

Se você não nega uma tarde de compras, em Atenas você não vai ficar desamparado. A grande loja Attica pode ser seu paraíso. É uma big loja de departamentos que muito lembra a “El Corte Inglês” da Espanha.

Compras em Atenas - Molina

No bairro de Kolonaki, próximo à Praça Sintagma, você vai encontrar várias lojas de grifes famosas além de charmosos cafés (eu amo café e tudo é motivo para uma paradinha e pedir um cappuccino, que na Europa é imbatível).

 

Restaurantes de Atenas

Comer na Grécia será sempre um prazer, e posso dizer que foi um dos melhores países onde já comemos. Mesmo com nomes muito diferentes para nós brasileiros, a comida é deliciosa. Se prepare para provar muitos legumes frescos na Salada Grega (tomate, pepino, cebola roxa, pimentão verde, azeitonas pretas e queijo feta – feito de leite de cabras e ovelhas).

Salada grega - Atenas

Para um lanche rápido, o Gyros (que no Brasil é o nosso lanche de churrasco grego). Tem ainda Moussaka (uma lasanha de carne moída, berinjela e queijo), Sovvlaki (espetinhos, o melhor é o de cordeiro), meat balls (espécie de almondegas), Bakklava (massa folhada, mel e amêndoas picadas… hummm!!!) e o melhor de tudo: o Iogurte Grego…. Legítimo é claro, além de muita e muita azeitona…..

Moussaka - AtenasMoussaka

Os melhores restaurantes estão em Plaka, Psirii e Kolonaki.

 

Outros passeios

Recomendo sempre onde vou realizar um City Tour. Acho que dá uma boa visão da cidade e depois você pode escolher onde voltar. Em Atenas há duas opções – Linha vermelha, na cidade e a Linha Vermelha + Linha Azul que leva também à região do Porto de Pireus.

Ao comprar um ingresso para visitar o Parthenon você pode visitar outras atrações, como o Templo de Zeus – cujas ruínas apresentam as colunas mais altas do que qualquer outro templo na Grécia. Há ainda o Arco de Adriano ao lado dos Jardins Nacionais, um belo parque arborizado no meio da cidade. Dentro do parque não deixe de visitar o Zappeion, um belo salão utilizado em cerimonias oficiais.

Templo de Zeus - AtenasTemplo de Zeus

Outra atração em Atenas é a Troca da Guarda Presidencial. Com suas roupas esdrúxulas, a troca da guarda em frente ao Parlamento e atrai inúmeros turistas que se aglomeram para tirar fotos e admirar os passos feitos pelos guardas.

Troca de Guarda - Atenas

Falando em Parlamento, este fica em uma das praças mais conhecidas da cidade e é uma estação de metrô grande e bonita – Praça Sintagma. Outras visitas interessantes são algumas das igrejas, que é o que não falta na cidade, sendo uma das mais famosas a Igreja da Metamorfose.

#DicaDoAndarilho: Vá caminhando daí até a base do Monte Lycabetus (ou Lycavitus). Ali você pode pegar o funicular e chegar até o pico onde você terá uma vista belíssima e, quem sabe, poderá até assistir a um lindo por do sol.

 

Ágora Antiga vista do ParthenonÁgora Antiga vista do Parthenon

Bem, o que eu poderia dizer pra animar alguém a conhecer Atenas é isso, mas acho que o melhor é estar lá, respirar o ar histórico da cidade e se misturar a ela. Se as ilhas Gregas fazem sucesso, Atenas não vai te decepcionar em nada…

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:28
Posts Relacionados:
12
Dec
2012
28 comentários
  1. Sou uma apaixonada pela Grécia, que ainda não tive oportunidade de conhecer, especialmente pelas muitas horas de voo e conexão (problemas de saúde), mas que está nos planos. O relato está maravilhoso e as fotos belissimas. Show de bola, como sempre!! Abraços rapazes!!!

    Paula

    • Rodrigo Molina
      13/12/2012

      Oi Paula…

      Muito obrigado pelo comentário… a Grecia é fabulosa e recomendo demais esta viagem!!!
      Receber seu carinho é muito importante e nos dá sempre vontade de escrever mais e ajudar quem viaja!!!
      Grande abraço!!!

  2. Demais,

    Adorei a modernidade de Atenas e toda sua história, tudo em perfeita harmonia.

    PARABÉNS pelo artigo…super completo.

    Abraços

    • Rodrigo Molina
      14/12/2012

      Oi Guilherme…
      Atenas é um show e o melhor é que a gente só descobre estando lá!!!
      Muito obrigado pelo comentário!!!

      Espero vê-lo mais no Andarilhos!!!

      Grande abraço!!!

  3. Lilia
    14/12/2012

    Não é segredo o quanto curto suas viagens… Agora, poder ler seus relatos, suas experiências tem sido fantástico. Que venham muitas viagens! Quem sabe um dia poderei postar que segui suas dicas em algum lugar do mundo!

  4. Melissa
    19/12/2012

    que lindas fotos! isso dava mais de um post!! adorei! Sou doida pra visitar Atenas! Vou pegar as dicas aqui! beijao Gleiber!

  5. Post sensacional, estou me apaixonando pela Grécia. Beijos

  6. elizandra sabrina
    16/10/2013

    nossa eu adorei essa materia sobre a famosa cidade Atenas,gosto muito de conhecer mais a historia dos deuses gregos,suas cidades e culturas,seu mundo extraordinario e maneiro parabens rapazes otima materia!!!

  7. OSVALDO FADUL
    09/01/2014

    Gostei muito a matéria. Gostaria de saber se em Maio é um boa época para ir a Atenas,
    abraços

    • Maio é excelente! Foi a época em que fomos na nossa primeira vez e foi maravilhoso. Para pegar praia nas ilhas ainda é meio frio, baixa temporada, muitas coisas ainda fechadas. Mas para Atenas e para os passeios do continente é perfeito. Abraços.

  8. debora borgs
    23/01/2014

    Nossa adorei o texto, as fotos! show!

    • Rodrigo Molina
      23/01/2014

      Olá Debora…
      Muito obrigado por acompanhar a gente por aqui e pelo seu comentário…
      Continue viajando com a gente…
      Grande abraço
      Rodrigo

  9. Thiagonunes
    02/03/2014

    amigo, voce fala grego? um cara que só entende portugês da para se virar na grécia?

    • Rodrigo Molina
      03/03/2014

      Não falo nada de grego. O inglês foi o que ajudou e os gregos são muito prestativos e corteses!
      Grande abraço!!!!

  10. Heloisa Esposito
    11/05/2014

    Irei para Grecia agora em Junho, tirei várias dicas da sua matéria…sem complicação…porém bem completa…grata!!!
    Abraço.

    • Rodrigo Molina
      12/05/2014

      Oi Heloísa
      Ótima viagem!!! Aproveite bastante! Obrigado por nos acompanhar e depois conte aqui o que achou!!!
      Grande abraço!!!

  11. Rodrigo
    20/08/2014

    Olá Rodrigo! Achei interessante também o monte Lycabetus, porém o funicular parece bem distante de qualquer outro ponto de interesse, ao menos visto pelo google map. Saberia informar a melhor maneira para chegar lá? Recomenda algum restaurante que de para ver Acrópolis iluminada a noite? Parabéns pelo texto, ta entre os melhores que li sobre Atenas! Obrigado!

    • Rodrigo Molina
      20/08/2014

      E ai Xará…
      Que bom que gostou do post.
      Na verdade o funicular do Lycabetus fica sim distante dos outros pontos turisticos. Mas é possível chegar de taxi para pegar o funicular (eles chamam de Teleferik). O melhor é ir no fim de tarde para apreciar o por do sol. Tem alguns bares, porém bastante caros e uma igreja ortodoxa (se não me engano Igreja de São Jorge). No fim de tarde além do por do sol vc vai contemplar as luzes da cidade sendo acesas.
      A Acrópole é vista de quase toda Atenas, principalmente à noite, pois fica bem iluminada e linda.
      O Novo Museu da Acrópoles tem um restaurante de frente ao templo, porém não sei até que horas fica aberto para um jantar de frente á Acrópoles.
      Outra sugestão seria o restaurante Strofi (http://www.strofi.gr/en/), localizado no bairro histórico de Plaka. As mesas do terraço ficam bem de frente ao Partenon. Sugiro reservar antes, pois o local é concorrido!!!
      Grande abraço e ótima viagem..
      Não deixe de escrever aqui quando voltar e nos contar o que achou e se as informações do blog o auxiliaram.
      Rodrigo Molina

  12. Rodrigo Teixeira
    17/01/2015

    Oi Xará! O restaurante que me recomendou é excelente! Foi o melhor de toda a viagem! Não gastei nem 60 euros (jantar para 2 + entrada + vinho e água). É muito concorrido mesmo, pois não consegui mesa de frente para Acrópoles, nem reservando com 3 dias de antecedência, mas a comida é o ponto alto, deliciosa! As dicas foram ótimas, só não fui no monte Lycabetus, pois não estava passando bem.
    Fiquei apenas 2 dias em Atenas, no 1º fui logo de manhã para Acrópolis, depois desci em direção a Ágora Antiga, depois Ágora Romana, passando pelos cafés de Thission até a praça Monastiraki, lá conheci o mercado de pulgas, comi um “gyros” e fui andando até a Praça da Constituição para ver a troca de guarda. Segui de metrô até o Arco de Adriano, entrando para conhecer o Templo de Zeus e logo ao lado deu para ver o estádio Panathinaiko. Ainda pensei em pegar um taxi para ver o por do sol no monte Lycabetus, porém havia acordado mal e nem sei ainda como consegui fazer tudo isso. No 2º dia fiz o passeio das 3 ilhas, recomendo!
    Muito obrigado pelas dicas!

  13. Alcileia Jardim
    01/03/2015

    Olá, quero conhecer a Grécia em 2016, e gostaria de receber suas dicas,seria possivel? Costumo viajar sozinha, não faço pacote, eu mesmo organizo minha viagem, da para me virar sozinha por lá? não falo inglês mas entendo e assim vou me virando.

    um abraço

    • Oi Alcileia,
      Se não fala inglês, pode haver alguma dificuldade, mas não é impossível.
      Abraços.

  14. MARINÊS JUSTO
    07/03/2015

    Olá Rodrigo, excelente post, parabéns e obrigada pelas dicas.
    Tenho duas propostas para a Grécia, poderia, por gentileza, me dar a sua opinão sobre elas:
    1ª. Opção: maior tempo no continente inclui 4 dias em Atenas e 3 dias na península do Peloponeso, portanto menos tempo nas Ilhas, não tem pernoite na própria ilha, mas tem sim 4 dias pelas ilhas, pernoite no Cruzeiro.
    2ª. Opção: 3 dias em Atenas e 5 noites nas ilhas Mykonos e Santorini e 3 noites no Cruzeiro.
    Você acha que seria mais interessante investir maior parte do tempo nas ilhas ou para quem gosta de história, como nós, vale a pena conhecer a península do Peloponeso e ainda assim conhecer as ilhas, não fazemos questão de tomar sol ou banho.
    Qual a sua percepção sobre estas duas propostas?

    • Oi Marinês,
      Vou dar o meu palpite
      Mesmo gostando mais de história do que de Sol, fique o máximo de tempo nas ilhas. Porque elas são F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A-S. Tem muita história em Mykonos e Santorini também, muita natureza e tal.
      A gente teve sorte de ter conhecido o Peloponeso com calma e TAMBÉM as ilhas. E as ilhas foram o ápice da viagem.
      Abraços.

  15. Micheline
    24/05/2015

    Parabéns pelas dicas meninos!
    O site tá maravilhoso, com informações muito úteis e claras! Estou indo agora em junho e foi muito importante as descrições de vocês! Obrigada! Beijos!

  16. Rita Greca
    05/03/2016

    Parabéns!!! Adorei as matérias sobre a Grécia! Vamos em julho. Nossa intenção é ficar 3 noites em Atenas, 4 em Mykonos e 4 em Santorini. Será que é pouco??

    • Rodrigo Molina
      07/03/2016

      Oi Rita…
      Muito obrigado!
      Tenho certeza que vão aproveitar muito!
      Acho que está bom… 4 noites em Mykonos é suficiente.
      Santorini é pequena dá tranquilo!
      Talvez uma noite a mais em Atenas, pois é uma cidade muito gostosa!!!
      Depois conte aqui o que achou e se o blog ajudou!

      Boa viagem!!!!