Entenda o Boleto Turístico de Cusco

Você vai comprar um. Não importa se está só de passagem ou se tem todo o tempo do mundo. Se você vai conhecer as ruínas do império Inca, será obrigatoriamente apresentado ao Boleto Turístico de Cusco. Daí, resolvemos escrever este post para explicar todos os detalhes de como aproveitá-lo ao máximo.

boleto turistico de cusco frente

Assim, não vai poder reclamar que foi pego de surpresa quando descobrir que ele custa quase 130 reais!

 

O Boleto Turístico de Cusco

O boleto é o ticket de ingresso para 16 atrações turísticas na cidade de Cusco, mas também nos arredores ao longo da região conhecida como Vale Sagrado.  Cada vez que você visita um dos lugares, eles fazem um furinho indicando que você esteve ali.

Na parte da frente, ele indica os lugares cuja entrada já está paga, além do seu nome e os prazos de validade. Sim! O boleto turístico de Cusco é pessoal e intransferível. O guia inclusive nos avisou de levar um documento de identificação caso eles pedissem, mas nunca pediram.

No verso, há todas as indicações dos horários de abertura e fechamento de cada local. Uma mão na roda também é o mapa da cidade de Cusco, indicando com números onde estão os museus da cidade aos quais o boleto dá direito de entrada.

boleto turistico de cusco verso

 

Quanto Custa? Onde comprar? A que ele dá direito?

Você pode comprar o boleto completo, com validade de 10 dias ao preço de 130 soles (cerca de 120 reais) ou o ingresso parcial, que vale apenas um dia e que custa 70 soles. Se eu entendi bem, esse ingresso não é para 24h, mas válido apenas para aquela data em questão. Ou seja, só serve para os turistas que vão fazer um único passeio como o Tour do Vale Sagrado OU o City Tour.

O agente turístico que nos vendeu nosso primeiro passeio foi quem nos vendeu também o Boleto. Ou seja, não precisamos ir até o escritório de informações turísticas para buscar o nosso. Para quem vai comprar o seu, o escritório fica na primeira quadra da Av. Sol, pertinho da Plaza de Armas, indicado pelo número 1 do mapa acima.

A gente pode dividir as 16 atrações do Boleto Turístico de Cusco em 5 grupos, que são exatamente os 5 tipos de passeios principais para se fazer na cidade. Por isso mesmo, todos dizem que 6 dias são mais do que o suficiente para conhecer Cusco completamente: o primeiro dia para aclimatar-se e nos outros 4, dá para fazer um tour por dia.

 

City Tour

O City Tour em Cusco é bem diferente de outras cidade em que esse termo normalmente traduz um passeio chato e manjado. Na verdade, é o passeio que te leva para visitar as ruínas incas que estão no entorno da cidade. Inclui em geral (pode mudar, a depender da sua agência): Saqsayhuaman, Qenqo, Puka Pukkara e Tambomachay.

Boleto Turístico City Tour de Cusco

Outras atrações não incluídas no boleto turístico e que geralmente fazem parte do City Tour são as visitas guiada a Qoricancha e à Catedral da cidade, na Plaza de Armas. Ambas cobram ingresso à parte. Este passeio dura só meio-dia.

 

Vale Sagrado dos Incas

Esse passeio leva o dia todo, porque vai até vilarejos mais distantes. Detalhe que em Chinchero se chega a uma altitude ainda maior do que Cusco. Portanto, não recomendo que o façam antes de estarem bem aclimatados. Inclui Pisaq, Ollantaytambo e, óbvio, Chinchero, cujos ingressos estão pagos pelo Boleto Turístico.

Boleto Turístico de Cusco Vale Sagrado

Muita gente abandona a excursão em Ollantaytambo, pois ali tem uma estação de onde se pode pegar o trem para Machu Picchu.

 

Vale Sagrado Sul

Esse passeio é feito por pouquíssimos turistas, seja por falta de tempo ou puro desconhecimento. Nem todas as agências o vendem. Nós tivemos que contratar um táxi (remis, na verdade) para poder conhecer as ruínas incluídas nesse tour: Tipón e Pikkilakta.

Boleto Turístico de Cusco TiponRuínas de Tipón

Além de levar a Tipón e Pikkilakta, o tour Vale Sagrado Sul também pode passar por Andahuaylillas, onde há uma linda igreja barroca.

Boleto Turístico PikkilaktaRuínas de Pikkilakta

Ruínas de Moray

Uma jóia da arquitetura inca, pelo formato circular dos seus terraços. Lindo, localizado num vale que por si só já valeria a visita, numa região cercada de picos nevados. Dá para negociar que o mesmo carro que te leve para fazer o Vale Sagrado Sul também te leve para ver essa região. Fica do ladinho das salineras de Maras, que cobra ingresso à parte.

Boleto Turístico Cusco Moray

 

Atrações na própria cidade de Cusco

Só na cidade de Cusco, o boleto turístico dá direito de visitar 6 atrações. Aproveite o tempo livre entre os seus tours para encaixar essas visitas. Os museus são todos bem próximos à Plaza de Armas. Dá até para fazer isso no dia em que chegar, enquanto bate pernas pela cidade.

Boleto Turístico Atrações de Cusco

Mais longe um pouco fica o Monumento à Pachacuteq, de onde se tem uma linda vista de toda a cidade. Reserve  uma das noites em que estará pela cidade para assistir à apresentação de dança do Centro Qosqo de Arte Nativo. Mas chegue cedo, que os assentos acabam uns 15 minutos antes do show começar.

 

Nem precisamos dizer que os relatos completos de todas essas atrações você vai conferir aqui no nosso blog, tim-tim por tim-tim. E daí você vai entender porque, mesmo tendo completado o nosso “álbum de figurinhas”, não temos os furinhos de Pikkilakta e de Pukka Pukara.

 

Quer pesquisar agora um hotel para ficar em Cusco? Vale a pena conferir o site do Booking.com. Reservando lá após ter clicado no nosso link, a gente ganha até 1% de comissão, gente! É uma merreca, eu sei, mas vai ajudar o nosso site a continuar vivo. Ajuda aeee!

 

Banner Horizontal Peru

Quer ler mais sobre o Peru? Clique no banner acima ou selecione um dos posts abaixo:

Peru

Andarilhos do Mundo no Peru
Série Andarilhos no Peru #AoVivo

 

Resenhas de Hotel e Restaurante

Hotel Tierra Viva Saphi
Hotel Rio Sagrado – luxo no Peru
Aguas Calientes – o portal para Machu Picchu

 

Machu Picchu

Como Chegar a Machu Picchu
Aguas Calientes – o portal para Machu Picchu
E finalmente… Visitando Machu Picchu
Subindo Huayna Picchu

 

Cusco

City Tour em Cusco parte 1 – Catedral e Qorikancha
City Tour em Cusco parte 2 – Sacsayhuaman e arredores
Entenda o Boleto Turístico de Cusco

Batendo pernas em Cusco – devagarinho… 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:229
Posts Relacionados:
29
Nov
2012
229 comentários
  1. É, eu me arrependo de ter comprado o boleto general. Deveria ter comprado apenas o boleto parcial (70 soles) que dá direito ao tour sagrado, porque o tour de Cusco e arredores é muito pega turista. Odiei muito o tour que fiz, tanto que nem desci do ônibus nas duas últimas paradas. Recomendo fortemente que quem quiser fazer esse tour de Cusco e arredores faça de táxi com motorista particular.

    • Para quem vai ter só um dia para conhecer qualquer das atrações do boleto, recomendo fortemente que não desperdice o dinheiro com o boleto total (130 soles)! Só que, independente de ir com excursão ou de táxi, se você vai visitar atrações em dias diferentes (por exemplo, tour vale sagrado em um dia e as ruínas próximas a Cusco no outro), você acabaria tendo que comprar 2 boletos parciais (70 soles cada – total 140), o que não vale a pena.

  2. Ei Gleiber!

    Estou anotando todas as suas dicas para quando for a Cusco! 🙂 Achei muito prático esse boleto turístico.

    Abraços,
    Lillian.

  3. Melissa
    04/12/2012

    nossa adorei este post! parabens!!! se eu fosse antes de vc teria visto tudinho aqui 🙂 beijao querido!

  4. Olá Gleiber! Excelente blog, parabéns! Este post me chamou atenção, pois devo viajar ao Peru no ano que vem e portanto já estou começando a colher uma dica aqui, outra ali. Muito interessante a ideia desse boleto, transmite um senso de organização e te passa confiança. Obrigado pelas explicações, certamente voltarei a ler novamente mais adiante, durante o planejamento da minha viagem. Abraço!

    • Estamos tentando manter a meta de um post sobre o Peru por semana. Siga acompanhando! Abração e obrigado pelas palavras de incentivo!

  5. Fabio R
    19/12/2012

    Olá Gleiber, estou indo para cusco agora em janeiro, sobre o boleto turistico, para ser feita a visita em todos os roteiros, ou seja, os +- 5 dias, precisarei de um guia certo? quanto em média o guia cobra, e ha táxi para realizar este tipo de serviço?

    • Você pode contratar sim: guia e táxi privados. A gente, entretanto, fez alguns desses passeios em excursão (guia para um grupo) e também fizemos outros só com taxista, sem guia. Lembro que o city tour de Cusco custou 35 soles por pessoa, incluindo ingresso a Qoricancha (10 soles se fosse comprado avulso) e à Catedral Metropolitana (25 soles se comprado avulso). Ou seja, o tour e o guia saíram de graça! Acho que agências conseguem esses ingressos com desconto e é daí que tiram o seu lucro. Já um carro privativo para duas pessoas só para levar de Cusco a Urubamba nos saiu 120 soles (1:00-1:30h de viagem). Você pode ver o preço de tudo isso lá mesmo, porque tem MUUUUUITOS pontos que fazem a venda de passeios, seja em grupo, seja de forma privativa.

  6. Marcia
    20/12/2012

    Parabéns por seu blog.
    Estive ano passado em Cusco e confesso, a parte da visita à cidade por agência ficou muito a desejar. Pena que so vi tuas dicas agora, pois não fui ao Vale Sagrado Sul. Cusco me surpreendeu e voltaria lá para ver muito do que não vi
    Abraço

    • Sabe que eu gostei das coisas que fiz com agência. Se bem que é perfeitamente possível fazer tudo por conta própria, contatando guia privado. Pena que daí sai bem mais caro.

  7. Marcus
    13/01/2013

    Gleiber, parabéns pelo blog. Gostaria de saber qual foi a agencia que você contratou?

    • Pois é Marcus. Toda a viagem foi feita de forma autônoma (independente, sem agência). O hotel em que ficamos hospedados indicou um senhor (Fernando Salas é o nome dele) com quem contratamos o passeio de Cuzco: o city tour e o vale sagrado. O celular dele é 984652122. Ele também comprou o boleto turístico para nós (trouxe em mãos para a gente no hotel). O hotel em questão é o Terra Viva Saphi.

  8. Márlon Lima
    24/03/2013

    Olá. Irei para Cuzco mês que vem, gostaria de saber se posso comprar facilmente um chip para celular na cidade? Ouvi boatos que vendem apenas para os peruanos.

    • Na época que fomos para lá o nosso celular era um TIM bloqueado. Então não estou muito por dentro dessa. Conhece o blog sundaycooks? Acho que o Fred deve saber te responder essa… http://sundaycooks.com/

  9. Fernanda
    03/04/2013

    Olá Gleiber, parabéns pelo blog e esse tema que tinha muitas dúvidas.
    Não tenho muitos dias em Cusco então o ideal para mim será o boleto parcial mesmo de 70 soles do Vale Sagrado que é o que mais me interessa mesmo! Você sabe me dizer quanto tempo leva esse passeio e os horários? Pois como citou, vou ficar em Ollantaytambo na volta para pegar o trem para Cusco. Você sabe me dizer se vendem esse boleto online? Ou só lá na cidade mesmo? Estou tentando ver o máximo que posso com antecedência já que vou em alta temporada, em julho!
    Agradeço!

    • O Boleto não é vendido online, Fernanda. Só em Cusco ou nas atrações turísticas inclusas no próprio boleto. Então nas ruínas incas de Ollantaytambo, por exemplo, dá para comprar! O tour Vale Sagrado é um tour de dia inteiro. Sai de Cusco ali pela 9-10h da manhã (não me lembro exatamente), inclui almoço, vai a Pisaq, Urubamba (almoço), Ollanta e Chinchero e está em Cusco de volta ali pelas 19h. Tenho que tomar vergonha na cara e publicar logo o post sobre esse tour, né? Abração. Se você optar por ficar em Ollanta para pegar o trem para Machu Picchu, não visita Chinchero, viu?

      • Fernanda
        04/04/2013

        Muuuuito obrigada pelas informações Gleiber! Se ficar em Ollanta então eu perco um passeio, entendi! Acredito que a única coisa ruim de ficar em Ollanta direto para ir para o Machu é o mochilão né, que terei que levar junto para o tour do Valle Sagrado já que terei feito o check out no hostel em Cusco!

        • Ruim nada! Todo mundo faz isso. Geralmente o tour acontece naqueles ônibus de viagem e eles guardam a mala da galera embaixo, naquela parte de colocar bagagem mesmo.

      • Alex
        11/06/2013

        Gleiber, assim como a Fernanda eu tb irei em Julho e só terei 1 dia (11/07) em Cusco, já que chegarei a noite no dia anterior (10/07) e depois irei para Aguas Calientes (12/07) e depois Machu/Huayna Picchu (13/07), retornando ao Brasil em 14/07. Eu queria fazer o Vale Sagrado no meu único dia em Cusco, mas como chegarei a noite no dia anterior, tem como comprar o Boleto de 70 soles logo pela manhã e logo em seguida ir ao passeio? Que horas abre a venda dos boletos, vc lembra? Muito obrigado pela ajuda e só falta isso pra minha curta viagem.

        • Como você vai ter que contratar o passeio, a própria agência pode comprar o boleto turístico para você e inclui-lo no preço. De qualquer forma, o horário de abertura do escritório de venda do boleto é das 8-18h (segunda a sábado) ou 8-17h (domingo). O local é bem no início da Avenida del Sol, pertinho da Plaza de Armas.

  10. Fernanda
    04/04/2013

    Ah legal! Obrigada pelas infos Gleiber, foram muito uteis!
    =)

  11. sandra
    19/04/2013

    Ola, tudo bem? muito bom o seu blog

    Viu, Fernando salas seria o taxista???? vc tem o email??

    obrigada

    • Sim, é o Fernando Salas. Mas não era ele quem dirigia os carros não, ele é o contato do hotel para vender passeios. O celular dele é 984652122, mas não peguei email… 🙁

  12. sandra
    19/04/2013

    voce sabe me dizer qual o melhor horario para fazer o city tour ao redor de Cusco? uns falam pela manha outros a tarde para ver o por do sol e as luzes da cidade acessa…

    obrigada pela atençao

    • Fizemos o city tour de tarde, não me lembro da opção de outro horário… Mas foi ótimo!

  13. carlos r haas
    06/05/2013

    Olá. Estou viajando para Cuzco dia 26 de maio. Somos um grupo familiar de 7 pessoas. Pelo que entendi:
    Existe o city tour pela cidade de cuzco, aonde há o transporte incluido.
    E as visitas proporcionadas pela compra do boleto turistico, aonde não há o transporte incluido, sendo que o ideal, seria fazer ao Vale Sagrado Sul, com duração de um dia.
    Se estou certo, tomarei dois dias nestas atividades.
    Como devo proceder para ir, então a Machu Pichu?
    Meu hotel fica em Cuzco.
    Gostaria de fazer o trajeto de trem.
    Devo comprar as passagens de trem pelo site ou compro lá?
    E os ingressos para Machu Pichu?
    Sairei de Cuzco dia 30 de maio.
    Gostaria de ter um roteiro com tempo disponível para permanecer em contato com os locais visitados, ou seja, prefiro visitar poucos locais, mas ter contato legal com eles.
    abraços
    Carlos

    • Olá Carlos.
      Vamos responder passo-a-passo.

      1) o ideal é tour do Vale Sagrado, não o Vale Sagrado Sul!!! O Vale Sagrado Sul é mais “alternativo”. Poucas agências oferecem esse passeio (mas nós fizemos, logo conseguimos publicar o post aqui no blog contando como foi, os prós e os contras). O Tour Vale Sagrado é ótimo e dura um dia mesmo!
      2) Sim: você gastará dois dias: um inteiro para o Vale Sagrado e uma tarde para o City Tour.
      3) Dá para ir a Machu Picchu num trem de manhã e voltar no mesmo dia à tarde. Mas acho muito corrido e você fará o mesmo que centena de outras pessoas. Várias agências vendem esse passeio por cerca de 240 dólares por pessoa (incluindo as entradas para as ruínas e as passagens de trem). Você também pode fazer suas reservas por conta própria. Veja o post que escrevemos explicando detalhes sobre COMO CHEGAR A MACHU PICCHU: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/04/como-chegar-a-machu-picchu/
      4) Acho legal tentar sair do Brasil já com as passagens de trem compradas para evitar stress de última hora, principalmente porque são muitas pessoas. Idem para o ingresso a Machu Picchu. Leia o post em que eu explico como se faz e se tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco: contato@andarilhosdomundo.com.br
      5) Se você tem 3 dias inteiros, reserve o dia da chegada e o último dia para descanso e caminhadas / museus em Cusco (lembre-se do mal de altitude!). Em um dia (pode ser o dia 27) faça o city tour. No outro dia (28), faça o tour vale sagrado. Em 29/05 visite Machu Picchu (como são muitas pessoas é mais recomendável que você faça um day-tour saindo cedo de Cusco e voltando a Cusco mesmo). Cusco é uma cidade muito agradável e você terá tempo de curti-la bastante.

      • carlos r haas
        13/05/2013

        Olá Gleiber
        Muito obrigado por sua atenção.
        Vou me aproveitar um pouco mais de sua atenção e experiencia em termos de roteiros pelo Peru.
        Estou organizando a viagem do seguinte modo, sendo que gostaria de ter tua opinião e quem sabe sugestões:

        Dia 26 de maio = chegaremos em Cuzco as 12 hs. Passaremos a tarde na região central de Cuzco, para haver a adaptação a altitude.

        Dia 27 de maio = Cuzco = City Tour = vc sugere alguma empresa que possa ter o city tour diferenciado?

        Dia 28 de maio = saida de manhã para as localidades Chincheros, Urubamba, Moray, Maras, Ollantaytambo, sendo que neste dia de manhã pretendo alugar um carro, com sete lugares ao custo de 89 dolares por dia, já que fico na duvida de conseguir transporte para sete pessoas em apenas um carro e que seja flexível para ir parando pelo caminho, conforme forem surgindo coisas interessantes.
        Vc sabe de alguma van que poderia fazer este trajeto com este grupo de pessoas e que fosse sendo flexivel nas paradas?
        Se for facil de conseguir uma van que faça o trajeto por menor custo, prefiro ir de van.
        A intenção é chegar a tarde em Ollantaytambo para pegarmos o trem para Aguas Calientes e dormir lá.

        Dia 29 de maio = Ir a Macchu Picchu, bem cedo.
        Neste época vc sabe qual é o horário que devemos estar lá para pegar as senhas p Huayna Picchu?
        Imagino que podemos pegar o trem para retornar a Ollantaytambo pela 15 .. 16 hs.

        Dia 30 de maio = Pisac, Mercado de Pisac, Ruinas de Pisac e Calca.

        Dia 31 de maio = período da manhã, centro de Cuzco
        Avião às 13:15 hs em direção a Lima.

        Dúvidas MAIS CRUCIAIS:
        1. ALUGAR OU NÃO O CARRO.
        2. DIFÍCIL DEFINIR PRIORIDADES NAS VISITAS, POR ISSO SOLICITO TUA SUGESTÃO ESPECIALIZADA DO QUE NÃO SE PODE PERDER.

        Abraços e não vejo a hora de chegar lá.
        Sonho com isso há mais de 25 anos.

        Carlos Ronaldo Haas

        • Vou tentar deixar as minhas opiniões.

          Dia 26/05: perfeito – procurem já achar uma boa agência para fazer os passeios de city tour e contratar uma van para o dia 28
          Dia 27/05: lá tem tantas empresas, mas tantas que eu nem sei como te indicar uma. A gente fez com a agência sugerida pelo nosso hotel, e o nosso agente foi o tal “Fernando” – celular 984652122, mas não peguei email.
          Dia 28/05: para ir em Maras / Moray, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo num mesmo dia, só com van privativa (exclusiva). O passeios a venda nas agências de lá OU fazem o tour Vale Sagrado (Urubamba, Pisaq, Ollanta e Chinchero) OU Maras / Moray, pelo que percebi. E não aconselho a alugarem carro. Primeiro que vai faltar um guia turístico que explique o significado dos monumentos. As ruínas sem um guia não passam de um punhado de pedras, dificilmente você irão conseguir entender o que estão vendo. E depois que as estradas são estreitas, sinuosas e de montanhas, uma preocupação estressante, principalmente com o pouco tempo que vocês terão. Eu não conheço nenhuma agência em especial, mas todas elas ofereciam a opção de tour privativo, então tire o dia 26 para deixar combinado isso.
          Dia 29/05: Se você queria subir Huayna Picchu já deveria ter comprado seu ingresso. Acabei de entrar no site onde eles são vendidos e vi que já estão esgotados para 29/05. (em maio, só tem 4 vagas restantes para 31/05, no horário das 07h). Estes ingressos devem ser comprados com muuuuuita antecedência. Se você vai só para Machu Picchu mesmo (que é o mais importante, na verdade. Huayna Picchu é uma trilha montanha acima para quem gosta de praticar esportes, viu? É super puxada!), tem ainda 2314 ingressos disponíveis. Ou seja, compre seus ingressos assim que chegar em Cusco (não deixe para comprar em Aguas Calientes para não arriscar, tá?).
          Você pode pegar o trem de volta para Poroy para dormir em Cusco ou dormir em Ollantaytambo. Acho mais vantagem dormir em Cusco, Ollanta é beeeeeem pequena, não vai ter o que fazer à noite na cidade.
          Dia 30/05: contrate esse tour com o mesmo pessoal da van que você contratar para o dia 28.

          Eu achei meio cheio o teu dia 28, talvez dê para tirar Chinchero e colocar para o dia 30.
          Outra opção é entrar num tour convencional do Vale Sagrado (não privativo, mas em ônibus) no dia 28 que te leve para Pisaq (com mercado), Urubamba (para almoço) e Ollanta. Lá você desce para pegar o trem até águas Calientes. Daí em 30/05 você contrata um tour privado em van para Chinchero e Maras / Moray / Calca. Daí você só vai ter que contratar UM tour privativo e não dois. E terá tempo de sobra para procurar uma agência que faça um bom preço.

          Espero ter conseguido te ajudar. Ahn! E sobre Huayna Picchu, acabei de olhar agora que ainda há 385 lugares para comprar o ingresso combinado Machu Picchu + Montanha Machu Picchu, que te autoriza a fazer a trilha que sobe a montanha velha, a trilha é um pouco mais fácil. É um consolo para quem não vai conseguir ir em Huayna Picchu… Compre assim que chegar em Cusco ou do Brasil mesmo, se vc tiver cartão de crédito Santander ou Bradesco, que usam o sistema Verified by Visa. O site para comprar é esse: http://www.machupicchu.gob.pe/ e um blog muito bom que dá dicas sobre como realizar essa compra está aqui: http://sundaycooks.com/2012/10/22/como-comprar-ingressos-para-machu-picchu/

          Abraços!

          • carlos r haas
            15/05/2013

            Boa Noite
            Muchas gracias pela ajuda.
            Seus conselhos foram seguidos e muito bem vindos.
            A única dificuldade é que não estamos conseguindo comprar pelo site do governo os tickets de entrada para Machu Picchu para crianças e estudantes.
            Só abre a opção para adultos.
            Aonde estamos nos equivocando.
            Como os ingressos para M. P. e montanha são mais escassos, quero garanti los.
            Veja se consegue fazer mais esta gentileza para esta grande família e me oriente como proceder para comprar ingressos p crianças e estudantes.
            Até mais.
            Carlos

          • Gleiber Rodrigues

            Segundo informações do próprio site do governo, os ingressos para estudantes e crianças só podem ser comprados via agência, não pelo site. Veja em: http://www.machupicchu.gob.pe/items/estudiantes.html O que eu sugiro? Quando nós fomos a Machu Picchu, o site estava com problemas e não aceitava pagamento por cartão temporariamente. Entramos em contato com a agência Lima Mentor, que fez as compras para nós. Daí foi só imprimir os ingressos no site. Tivemos que pagar uma pequena taxa de serviço, mas valeu a pena (conseguimos ir em Huayna Picchu, inclusive). Eles aceitam até pagamento via pay pal. Você pode tirar todas as suas dúvidas no info@limamentor.com com Cynthia. Pode escrever em português mesmo. Boa sorte!

  14. Adriano Rodrigues
    08/05/2013

    Oi Gleiber,

    Você tem o e-mail do Senhor Fernando Salas… gostaria de montar um roteiro com ele. Grato!

    • Não tenho o email dele, infelizmente. 🙁 De repente o pessoal do hotel Terra Viva Saphi faça a intermediação para você (foram eles que nos indicaram o Sr. Fernando). Tenho só o telefone dele, que já coloquei aí acima. Boa sorte.

      • Adriano Rodrigues
        08/05/2013

        Estou com dificuldade de comprar pela net Machu Picchu. Eh possivel pagar com boleto bancário.

        • Com certeza não, Adriano. Se não estiver conseguindo comprar o seu ingresso para Machu Picchu pela internet, sugiro entrar em contato com uma agência de turismo local, que pode fazer a compra para você. Escolha uma que aceite pagamento via depósito internacional (Western Union) ou Pay Pal como a “Lima Mentor” (que foi com quem comprei o meu ingresso e correu tudo bem). O meu contato (por e-mail) foi com a Cynthia Caceres cynthia@limamentor.com, mas eles cobram uma taxa de serviço (acho que foram 15 dólares se não me engano).

  15. Crician
    29/05/2013

    Oi Gleiber, tudo bem? Estou indo em agosto ficar do dia 08 12:00 ate o dia 14 a tarde. 3 dias inteiros. Mas estou meio perdida.. Minha amiga me recomendou um hotel para dormir para ir para aguas calientes. Mas fica em urubamba. Mas achei estranho.. É perto? Daria para subir tranquilo machu picchu? Pensei em ir para perto de aguas calientes para subir e depois voltar para cusco. Mas vi que as passagens de cusco para machu picchu, achei estranho os horários. Acho que nao bateu. Nao daria nem para fazer ida e volta no mesmo dia. Teria como vc me explicar isso… Nao entendi essas passagens cusco machu picchu .

  16. Guilherme Silvério
    05/06/2013

    Boa tarde Gleiber

    Poderia me dar uma ajuda com a minha viagem por favor.
    Chego em cusco dia 01/07 – 15:00 – o que daria tempo pra fazer ? Museu – city tour ?
    02/07 – Pegamos o trem e descemos em águas calientes
    03/07 – Huayna Picchu e machu Picchu – pegamos o trem para Cusco as 17:27
    04/07 – pensei em vale sagrado
    05/07 – ja pegamos um avião as 14:00 para Lima.

    Minha duvida é: Esta bom esse roteio? Nao encontrei tempo para o museu ou city, como conseguiria encaixar ? ou o que você acha mais importante ?

    Muito obrigado, aguardo seus comentários.

    • Olá Guilherme,

      Acho que você deve deixar o dia da chegada para aclimatação. A gente não pode menosprezar a altitude de Cusco. Muita gente passa mal mesmo. Então não programe nada. Apenas passeie o que der pela cidade (e com certeza não dá tempo de fazer o City Tour). Se você quiser, dá para entrar nos museus da cidade (alguns são cobertos pelo Boleto Turístico), mas vou avisando que eles não são muito empolgantes. Como alternativa, você poderia visitar a catedral e o sítio de Qorikancha nesse dia de forma autônoma (ou combinando com um guia na entrada das próprias atrações).

      Em 02/07, espero que você não vá muito cedo para Águas Calientes, porque lá não tem muito o que fazer, hein? Depende do horário da saída do seu trem, dá para combinar com um taxista para te levar a Saqsayhuaman, Q´enqo e Tambomachay. Custará baratinho, no máximo 20 soles por carro. Você também não terá uma excursão formal com guia, mas poderá conhecer as atrações do “city tour”.

      O resto do seu roteiro está perfeito.

      Abraços

  17. Guilherme Silvério
    05/06/2013

    Precisarei adquirir o boleto turístico para o vale sagrado correto ? Esse valor de $70 esta incluso so o ticket ou o translado também?

    Meu trem sai 8:25 chegando em águas calientes 12:11 no dia 02/07. Portanto nao conseguirei fazer os passeios de Saqsayhuaman, q’enqo e Tambomachay, mais será que conseguimos fazer na sexta feira de manha ? Ja que nosso vôo para Lima é as 14:00 ? Preciso adquirir novamente a diária do boleto ?

    Alguma sugestão a mais ?

    Muito obrigado

    • 70 soles é o valor do boleto para um dia, sem traslado. Se você for fazer só o Vale Sagrado, é esse o boleto que você terá que comprar. Se for conhecer Saqsayhuaman, Q’enqo, etc (atrações do City Tour) vale mais a pena comprar o boleto de uma semana (130 soles) do que 2 de 70, entendeu? Eu tenho certeza de que há city tour organizado por agências para o turno da tarde, mas não sei se há city tour pela manhã. De qualquer forma, mesmo que houver, acho que fica apertado para fazê-lo no dia de pegar o voo (o nosso foi das 14 às 19h). Por isso dei a ideia de fazer contratando um táxi, que pode te levar apenas às atrações que te interessem e, negociando direitinho, ele pode até te levar direto para o aeroporto depois de te levar às ruínas (pechinchar e pegar alguém recomendado pelo seu hotel é indispensável!).

      • Alex
        11/06/2013

        Gleiber, o Boleto de 1 dia, de 70 soles, por exemplo, para o Vale Sagrado, não está incluso o onibus para o passeio? Então terei, que além do boleto, contratar uma agencia para me levar de onibus ou van? Fiquei confuso agora.

        • Exatamente. O boleto é o ingresso para as atrações. Para chegar até elas é necessário contratar um tour ou alugar um carro.

  18. waleska simoes
    11/06/2013

    Boa tarde Gleiber,

    Estou precisando de ajuda em alguns quesitos de minha viagem, por exemplo :

    * consigo alugar carro em cusco ;

    *Esse boleto turistico posso comprar e fazer os passeios por conta propria:

    *devo comprar o passeio a machu pichu aqui do brasil com uma agencia de la é seguro fazer isso;

    *A agencia me ofereceu um pacote que inclui uma noite em aguas calientes para no outro dia subir cedo para machu pichu o que acha? me ajuda?

    • Oi Waleska, vamos lá:

      1- sim! Você consegue alugar carro em Cusco sim. Mas, na boa, não precisa. Não tem muito sentido passear pela região de carro.
      2- A não ser que queira fazer o circuito do vale sagrado de carro e daí você pode usar o boleto turístico para dar entrada às atrações por conta própria sim.
      3- A não ser que vá subir Huayna Picchu (veja o post: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/06/subindo-huayna-picchu/), dá para comprar ingressos a Machu Picchu com uma semana de antecedência (na altíssima temporada) ou até mesmo um dia antes, se for baixa temporada como setembro (quando fomos). Então dá até para comprar assim que chegar em Cusco. Mas se quiser comprar com agência, nós compramos os nossos ingresso com a Lima Mentor e foi tudo excelente.
      4- Veja nosso post sobre Aguas Calientes (http://andarilhosdomundo.com.br/2013/04/aguas-calientes-o-portal-para-machu-picchu/): foi exatamente isso que fizemos e recomendamos.

  19. waleska
    11/06/2013

    Obrigada pelas dicas !!! Gleiber vcs compraram somente os ingressos para Machu pichu ou compraram tipo desde da saída do hotel em cusco no meu caso com transporte ate estação de trem + hotel em aguas calientes +ônibus para subir ate Machu pichu e depois a volta ate o hotel novamente?

  20. Gustavo Seixas
    24/06/2013

    Gleiber,
    excelente blog e grandes dicas! Tentei ler com cuidado vários os váris posts e as perguntas e suas respostas para não soar repetitivo, entretanto minhas dúvidas continuam. Espero que possa me ajudar!
    Vou a Cusco para passar alguns dias fazendo o seguinte roteiro:

    Dia 31/07/13: chegada ao meio-dia e tarde para adaptação e vistar o centro histórico em volta da Plaza de Armas e bairro de San Blas.
    Dia 01/08/13: tour pelo Valle Sagrado (dia inteiro).
    Dia 02/08/13: tour para Machu Picchu (dia inteiro).
    Dia 03/08/13: tour para Puno
    Dia 04/08/13: passeio no Lago Titicaca e volta para Cusco.

    Minhas dúvidas são:
    1) Como não pretendo fazer o City Tour de Cusco, pretendo apenas passear por conta própria no centro histórico e comprar um tour para o Valle Sagrado, então devo comprar o boleto mais barato?
    2) Quando se compra antecipadamente o tour para Machu Picchu (desses que buscam a gente em Cusco, leva a Machu Picchu e volta), preciso me preocupar com os tickets de entrada para o local? Não né? Estou preocupado por ir em alta temporada.

    Espero que possa me responder o quanto antes… Obrigado pela atenção e parabéns pelo site!

    • 1) Se vai fazer só o Tour do Valle Sagrado, só compre o boleto de um dia. Com certeza. Mas fique de olho, que às vezes eles já vendem o boleto junto com o tour, não vá comprar o boleto duas vezes, hein?
      2) Confirme isso com a operadora que está te vendendo o tour para Machu Picchu. Mas imagino que o ingresso deve vir incluído sim. Você já comprou esse tour? Pretende comprar com quanto tempo de antecedência. Se é alta temporada, sugiro pelo menos uma semana de antecedência, viu?

      Seu roteiro está muito bom (só achei meio corrida essa ida a Puno num dia, voltando no outro, mas tá beleza!), vai conseguir aproveitar bastante pelo pouco tempo que você tem.

      Abraços e não hesite em perguntar se tiver mais dúvidas.

  21. Maycon
    13/07/2013

    Oi. Eu acho que diz uma “loucura” e ficarei 10 dias SOMENTE em Cusco. Eu não sabia sobre esse boleto, achei legal. Ainda estou montando um roteiro legal. Um abraco, legal o seu blog.

  22. Larissa
    19/07/2013

    Ola, Gleiber adorei o post, esse boleto turistico é uma informação muito importante, não sabia que tinha..rsrsr, estou indo para Cusco e gostaria de tirar algumas duvidas. Vou ficar 3 dias inteiros la, um dia vou fazer o city tour pelo Vale Sagrado, e gostaria de saber qual os valores em medio de cusco para Machu Picchu(vou e volto no mesmo dia para cusco). Consigo comprar as passagens e o ingresso de entrada la em Cusco ? Ou tem algum lugar no aqui no Brasil que você indicaria..

    • Se você tem só 3 dias para Cusco, talvez fique meio corrido para conseguir um passeio para Machu Picchu sim. Pode acontecer dos ingressos estarem esgotados, dependendo da época em que você for. Se for baixa temporada, dá tranquilo. Como saber? Vai olhando o site onde se vendem os ingressos a Machu Picchu e veja se eles estão se esgotando rápido. Quando ver que faltam poucos ingressos, não deixe para comprar lá. Você acompanha em http://www.machupicchu.gob.pe/ O preço de um passeio desses, ida e volta para Machu Picchu, comprado em Cusco, fica na faixa de 240 dólares por pessoa (trem + ingressos). Para mais informações, leia o nosso post http://andarilhosdomundo.com.br/2013/04/como-chegar-a-machu-picchu/

  23. […] e contam aqui.  O Gleiber do Andarilhos do Mundo explica em detalhes como é o Boleto Turístico aqui. Caso você não tenha este tempo todo, pode fazer um roteiro mais enxuto, como por exemplo este […]

  24. Fernanda Araujo
    06/08/2013

    Olá amigo! eu, e mais 3 pessoas chegaremos em Cusco dia 31 de agosto, no dia 1 de setembro ficaremos em Cusco pra curtir a cidade, sugestões? dia 2 queremos pegar o trem pra Aguas Calientes bem cedo pois no site perurail não vi um horário mais tarde (li acima vc sugerindo alguém a não ir cedo por não ter nada a fazer), não comprei ainda, vc sugere descer em outra estação e aproveitar o dia? no dia 3 Machu Picchu. Sugere retornarmos para Cusco no mesmo dia? ou dormimos em aguas calientes? ou descemos em outra estação? e só retornamos no dia 6, ainda nem consegui comprar as entradas pra Machu picchu! no site tá foda! fiz um contato com a agencia Kontiki Tours Cusco e dia 8 farei uma transação wester union… Uma dúvida, somos 4 pessoas que adoram tomar cerveja, mas já ouvi falar que as pessoas nem aguentam beber por causa da altitude… é verdade? rsrsrs! Abraços, aguardo retorno e valeu!

  25. Rose Novaes
    24/08/2013

    Oi, Gleiber!
    Muito esclarecedor seu post. Amei!
    Estou montando meu roteiro de 5 dias, em outubro. Ah, vou só.
    Bem, preciso de um help…
    Pelo que eu entendi eu posso fazer esse city tour e ficar em Ollanta… para depois ir para MP. Qdo vc diz “Machu Picchu” é Aguas Calientes? Pq se for, será sensacional por otimizar o meu tempo.
    Pq pensei em ir direto para Aguas Calientes fazendo o seguinte:

    -> Pegar um ônibus para Sta Maria = 15 soles / 6h de viagem
    -> Em Sta Maria pegar um táxi para Sta Teresa = 10 soles
    -> Em Sta Teresa pegar um táxi até a hidrelétrica = 5 soles
    -> Na hidrelétrica pegar o trilho do trem até Aguas Calientes (10km aprox.)

    Muuuuito obrigada pelas suas explicações.

    • Olha só, Rose: o City Tour é só em Cusco, não vai para Ollanta. Para ir a Ollanta é o Tour do Vale Sagrado (Ollanta fica na beira do Rio Urubamba, nessa região chamada Vale Sagrado, longinho de Cusco). Machu Picchu são as ruínas, o parque. A entrada de Machu Picchu fica a 20 minutos morro acima indo de ônibus a partir de Águas Calientes. Não há outro acesso a Machu Picchu a não ser este (ou a pé, claro). O trem chega em Aguas Calientes. Dá para fazer esses esquema que você falou aí. Dá mais trabalho, mas fica infinitamente mais barato! Abração.

  26. Rose Novaes
    24/08/2013

    Ah, sabe qtas horas de Ollanta a Aguas Calientes?

  27. Rose Novaes
    27/08/2013

    Valeu, Gleiber!

    Roteiro montado, suas dicas (todas) impressas… agora só aguardar 04/10. Rio x Cusco.

    Muito obrigada!

  28. elisangela
    27/08/2013

    olá Gleiber, estou indo para Machu Picchu e de carro… vou pelo Acre, seguindo um caminho conhecido de “a rota de Cuzco” queria informaçoes de pessoas que ja foram para lá de carro e se vale a pena fazer estes passeios lá de carro, se os locais são bem sinalizados se dá pra ir até o vale de carro ou só de trem? pelo que eu entendi só de trem… estou lendo muitas coisas mas quase ninguem vai de carro pra lá… é fácil abastecer o carro por lá? os hotéis tem garagens? essas coisas… um abraço

    • Oi Elisangela, a gente não quis ir de carro justamente por causa dessas dificuldades. Vamos ver se alguém que foi te dá uma ajuda. Só sei que o lugar mais perto que dá para chegar em Machu Picchu é Santa Tereza. De lá, tem que pegar um táxi até uma hidrelétrica, depois caminhar mais 10km pelos trilhos do trem até chegar em Aguas Calientes. De lá, ainda tem um ônibus obrigatório para se chegar até as a entrada das ruínas propriamente ditas. Outro jeito é ir de carro até Ollantaytambo e terminar de chegar de trem. Boa sorte.

  29. Janete
    05/09/2013

    Bom dia, Gleiber.
    Há dias venho pesquisando tudo sobre essa viagem maravilhosa a Cuzco.
    Iremos a Cuzco no início de dezembro, de 04 a 10/12. Gostaria de informações sobre o clima nessa época do ano, se nesse período há muitos turistas, se preciso comprar as passagens de trem antecipadas.
    Como iremos nos hospedar em Cuzco (chegaremos dia 04/12 as 14h), pensei em ir a Machu Pichu dia 06/12 e sair da estação de Poroy, no trem Expedition, saindo no primeiro horário e retornando no final da tarde. Pensamos em conhecer Cuzco andando devagar pelo local, se precisar pegar um táxi… Meu noivo sonha em alugar uma moto para fazermos alguns passeios. É possível? Você recomenda? obrigada.

    • Oi Janete,

      Nesta época já começaram as chuvas, mas o clima em Cusco é sempre agradável, nunca muito quente, nem frio demais (mas leve um casaco, viu?). É uma época já movimentada (lá é sempre movimentada), mas não é altíssima temporada ainda. Quanto ao ingresso para Machu Picchu, é quase impossível esgotar a ponto de vocês não conseguirem comprar lá em Cusco. Mas quanto ao trem, este horário que você quer é o mais disputado. Seria bom comprar com antecedência sim.

      Acho uma boa ideia passear de moto. As estradas são boas, só são cheias de curvas. Dá para andar pelos arredores, visitar os lugares do city tour e até do vale sagrado por conta própria caso queiram. Achei a ideia interessante!

      Abração

  30. Marcela
    06/09/2013

    Boa noite Gleiber!
    Dá para fazer o tour do Valle Sagrado saindo de Cusco,e de lá ir para Águas Caleintes com bagagem e td para passar a noite? Obrigada

  31. EDSON E SANTO
    18/09/2013

    OLA GLEIBER, IREI A LIMA EM OUTUBRO E GOSTARIA DE ALGUMA DICA DE CIDADES PROXIMAS A LIMA QUE TENHAM ALGUM TIPO DE RUINAS, JÁ QUE NAO TEREI TEMPO PARA CONHECER MACCHU. OBREIGADO.

    • Tem ruínas na própria cidade de Lima, mas a gente não teve tempo de conhecer muita coisa. Dá uma olhadinha neste post de um blog que adoro: http://sundaycooks.com/2012/07/23/sitios-arqueologicos-de-lima/ Talvez seja isso que você esteja procurando…

      • Lucas
        03/10/2013

        Cara, estou de partida no inicio do mes que vem e queria saber mais sobre os pacotes turisticos que incluam machu picchu e a trilha salkantay.
        A trilha sei que é gratis para fazer, mas entram os custos do guia e etc… mas o que me interessa mesmo é se tem ingresso para machu picchu na hora, pois fico meio desconfiado de comprar o ingresso pela internet, alem de ser dificil de pagar o boleto aqui no brasil, pelo que me falaram…

        • Bem. Ingresso na hora é sempre arriscado. Quando chegamos em Aguas Calientes, tinha ingresso para Machu Picchu para o dia seguinte sim (tem um escritório na cidade onde se vende o ingresso). Mas eu, com o meu transtorno obsessivo-compulsivo não teria coragem de comprar na última hora. Dica: compre em Cusco antes de começar a trilha Salkantay! Daí você adquire com 5 dias de antecedência: garantia de ter ingresso disponível.

          Observação: se os seus planos são de subir Huayna Picchu, você deve comprar com ao menos 15 dias de antecedência. Mas na boa? Quem faz a trilha Salkantay, não precisa subir Huayna Picchu na minha humilde opinião, porque você já terá subido montanhas muito mais lindas (nenhuma com vista de Machu Picchu pequenininha lá embaixo, mas whatever).

  32. Juliano Luiz
    03/10/2013

    Ola Gleiber,

    Incrivel as dicas do seu blog, eu irei para Cuzco em 20.10 agora e retorno em 02.11, decidi meio que de ultima hora, poderia passar uma sugestão de roteiro, estou dando uma pesquisada, mas fica bem complicado estimar tempo de passeios, custos e os que valem realmente a pena, ficaria muito grato.

    Aos que já foram, fiquem a vontade para passar um roteiro.

    Obrigado.

  33. Luana Lumertz
    03/10/2013

    OLÁ Gleiber, gostei muito das suas dicas, gostaria de uma ajuda, estou com algumas dúvidas eh a primeira vez que irei para Cusco, vamos em dois casais, vamos chegar dia 31 de out tipo 12:00 e retornamos no dia 04 de nov de manhã cedinho 05:00. Queremos conhecer o vale sagrado e Machu Picchu, mas não sei como montar e onde comprar os ingressos , claro queremos conhecer cusco, vc pode me dar umas dicas, um roteiro e o que providenciar antes de ir…há se poder indicar um hotel bom, bonito e barato tb…:) Abraço

  34. Bruno
    03/10/2013

    Ola Gleiber,

    Comprei 2 dias de entradas para Machu Picchu, um somente Machu Picchu e outro com Huayna Picchu, você acha que dois dias é muita coisa?
    Vou sem guia, existem guias que se pode contratar na hora? Se não, tem o contato do guia que você usou?

    Obrigado e parabéns pelo site!

    • Oi Bruno,
      Então. Eu sou meio bicho-carpinteiro. Para mim, 2 dias é muita coisa. Mas tenho uma amiga que fez exatamente o que você fez e adorou fazer assim, porque ela gosta de fazer tudo com mais calma. Vai pelo espírito de cada um. Dá para conseguir guias na cidade de Aguas Calientes antes de subir e até mesmo na entrada das ruínas. Só fique atento para o crachá de credenciado.
      Abração

  35. Thayna
    13/10/2013

    Ola Gleiber,
    Tudo bem?
    Gostaria de no mesmo dia conhecer os lugares abaixo:
    Vale Sagrado Sul: Tipón, Andahuaylillas e Pikillakta
    Salineras de Maras
    Ruínas de Moray
    Calca

    Você acha possível?
    Ou só pode ser feito em dois dias?

    Tem uma noção de quanto custaria?

    Obrigada e parabéns pelo site.

    • Possível é. Mas não existe nenhum pacote pronto que percorra tantos lugares num só dia. Só mesmo se você for com um carro particular, saindo bem cedo. Quanto custaria? Difícil, você teria que negociar pessoalmente com o motorista um preço personalizado. Mas prepare-se para cerca de uns 150 dólares.

  36. Antônia Quaresma
    20/10/2013

    Olá Gleiber,
    Chego a Cusco dia 30/11/13 às 15h30 min.
    Retorno dia 07/12/13 às 07h45 min.
    Vou viajar com uma amiga e vamos nos hospedar no Hotel Hatun Wasi.
    Nosso destino é Macho Picchu.
    Você pode, por favor, traçar um roteirinho e dar umas dicas pra gente?
    Somos duas marinheiras de primeira viagem…
    Obrigadão!!!!!!!!!!
    Antônia Quaresma

  37. Antônia Quaresma
    23/10/2013

    Ok. Fico aguardando.
    E desde já muito obrigada.
    Valeu!!!!!

  38. Leliston Luiz Lelis
    02/11/2013

    Olá Gleiber,

    Parabens pelo blog. Estarei em Cusco de 27/01 a 31/01/14 e gostaria de visitar Machu Pichhu dia 30/01. Gostaria de uma dica p comprar o passeio antes de ir p o Peru, pois tenho receio de chegar e não conseguir ingressos p a visita. Entretanto antes de Cusco estarei em Lima de 23 a 27/01. Será que eu conseguiria comprar em Lima mesmo este passeio pela LimaMentor, agencia esta q vc ja indicou a outro viajante? Conto c sua ajuda pois é a primeira vez q estou indo pra lá.

    Grato

    Leliston

    • Você pode comprar o passeio em Lima sim, com certeza. Com a Lima Mentor ou com outra agência.

      Se quiser, pode comprar os ingressos para Machu Picchu na véspera da viagem, imprimir a guia de pagamento e pagar numa agência do Banco de La Nacion assim que chegar em Lima.

      A única coisa que friso é que você deve sempre comprar o ingresso com um mês de antecedência (desde o Brasil) se quiser subir Huayna Picchu (uma trilha íngreme: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/06/subindo-huayna-picchu/

      Outro ponto, os melhores horários do trem também costumam esgotar com uma certa antecedência, se você conseguir comprar pelo site, acho que vale a pena (eu consegui usando um cartão de crédito internacional comum).

      Abraços

  39. Miriani Chinelato
    16/11/2013

    Olá, estou adorando as dicas!

    Vamos em 4 (pai, mãe, marido e eu )pessoas de jipe para Cusco.
    Sairemos de Porto Velho, via Acre e de início pretendemos ficar somente em Cusco.

    Dúvidas:

    1- Em Cusco sofreremos mto com a altitude ? Há estrutura médica? hospital ?

    2- Vale a pena ficar somente em Cusco e passear pela região por cerca de 4,5 dias ? Temos poucos dias.

    3- É possível fazer esses passeios sozinhos, com nosso carro ? Ou vc aconselha deixar o carro no hotel e ir com guia?

    Desde já,
    obrigada pela atenção.

    • Em Cusco a altitude costuma incomodar sim, mas isso é muito variável de pessoa a pessoa. Tem estrutura médica sim e vários hotéis tem oxigênio a disposição dos hóspedes (alguns gratuitamente, outros cobrando). Sobre o tempo para ficar em Cusco, sugiro que você leia nosso post sobre como organizar um roteiro http://andarilhosdomundo.com.br/2013/11/como-montar-um-roteiro-para-machu-picchu/. Lá você vai achar algum dos roteiros prontos que se encaixem com os dias que você tem disponível. Dá para fazer tudo de carro sim, mas é muito interessante levar um guia para explicar as atrações. Só em Machu Picchu é que não dá para ir de carro de forma alguma.

  40. Cauhana
    16/11/2013

    Olá! Quanto custa, em média, o passeio para Moray e Maras? Parece ser lindo! O boleto inclui algum tipo de city tour ou somente as entradas nos locais? Obrigada!

  41. Lilian
    06/12/2013

    Como é o clima neste pais? estou querendo viajar para Cusco neste fim de ano o que me recomenda?
    A alimentação teremos problemas?

    • Cusco é sempre friazinha de manhã e à noite (altitude de 3500m acima do nível do mar!). Leve agasalhos, mas de tarde você vai tirar todos! 🙂 A alimentação é muito tranquila. No Peru se come sempre muito bem. E tem opções para todos os gostos e bolsos.

  42. João Carlos Truppel
    15/12/2013

    Olá Gleiber: preciso de muita ajuda e informação: estou indo de Santa Catarina, até Cusco passar o Natal por aí; vou de carro com mulher e filho de 11 anos, uma Doblo 1.8; eu conseguiria fazer os passeios tradicionais que constam do boleto turístico, eu ganharia mais tempo indo de carro; também preciso de um hotel simples, barato, só pra dormir….com garagem para meu carro; não vou precisar de aclimatação para a altitude pois vou via Bolívia; não tenho a intenção de fazer Macho pichu pois acho muito caro o preço do trem (com estes dólares faço muito passeio na Bolívia)….quero aproveitar todos os museus e sítios, artesanato; vejo alguns preços de hotéis pela net e estou assustado com os preços….. seria possível alojamento em casa de particulares ou nativos……qualquer informação me será muitomútil..abraço

    • Pois é, João Carlos. Eu costumo fazer as reservas pela internet sempre. Não saberia como lhe ajudar para ficar na casa de nativos. De carro dá para ir em todos os lugares do Boleto Turístico sim. Fique tranquilo.

  43. Cintia Moura
    18/12/2013

    Oi, Gleiber.
    Vc saberia me dizer se é possível comprar o Boleto Integral no cartão de crédito em alguma agência ou escritório em Cusco?
    Eu, meu marido e uma sobrinha, estamos planejando ir a Cusco pela primeira vez para passar o ano novo. Moramos em Rio Branco (há alguns meses) e vamos de carro até Cusco.

    Obrigada desde já!

    • Oi Cintia. Poxa, difícil ter certeza. O ponto de venda oficial é o escritório turístico lá em Cusco e ACHO que eles não aceitam cartão de crédito não. É possível, mas pouco provável. Tentei achar essa informação no site deles, mas não encontrei. Se quiser tentar também, o site é http://www.cosituc.gob.pe Dá para mandar um email para eles

  44. Maria Odete Lopes
    05/01/2014

    Oi Gleiber
    Parabéns pelo blog
    Iremos a Cuzco em março de 2014.
    Somos 9 adultos e uma criança de nove anos. Sairemos de Porto Velho -Rondônia e seguiremos pelo Acre.
    Sairemos de PVH no dia Primeiro de Março, esperamos chegar em Puerto Maldonado e pernoitar (já temos reserva de hotel).
    No dia 2 sairemos após o café da manha para Cuzco, chegaremos a tarde.
    Permanecemos em Cuzco de 2 de Março a 5 de Março, sairemos pra machu pichu no trem que saí de. Olantaytambo as 15 e 45.
    Ficaremos em Aguas Calientes desde a noite de 5 de Março , visitaremos MachuPichu e Huyana Pichu , no dia 6, dormiremos em águas calientes e retornaremos a Olantaytambo no dia 7 as 10 horas da manha e retorno ao Brasil.
    Se vc puder me de sugestão de visitas em Cusco, levando em consideração nossa saída no dia 5 a tarde, então a visita a Olantaytambo poderia ser dia 5.
    Já temos os hoteis reservados, os ingressos de trem e de machu pichu e Huyana pichu comprados.
    Deveremos alugar uma van em Cusco? Precisamos Tb de um guia.
    Obrigada
    Maria odete

    • Oi Maria Odete. Se vocês estão de carro, podem fazer os passeios em Cuzco no carro de vocês! As estradas são íngremes, mas bem sinalizadas e ajeitadinhas para o tráfego de turistas (bem conservadas). Daí é só contratar um guia para colocar no carro com vocês. Se não couberno carro, podem contratar guias com carro próprio. É só falar no hotel ou ir nas agências que vendem passeios. Vocês vão ver que achar guias lá é muito fácil (e barato! já que vocês estão em grande número).
      Se vocês têm 2 dias, façam o Vale Sagrado num dia e as atrações do arredores de Cusco no outro dia (o tal “city tour”). Vocês vão amar. Tenho certeza.
      Abraços

  45. Eduardo Pessoa
    06/01/2014

    Oi Gleiber,

    Somos da Bahia e adoramos seu site e sua presteza, eu e minha esposa vamos para MP em Abril, chegaremos em Lima dia 18, cuzco dia 20 e voltaremos dia 26, sera que do dia 20 a 25 conseguiremos ir para Machu Picchu, visitar o vale sagrado e fazer outros passeios em cuzco?, o que me sugere?, visto que vamos tentar comprar MP quando estivermos por ai dia 20. alguma sugestao de roteiro com seus respectivos valores?

    grato e parabens

  46. GISELE SOUZA
    20/01/2014

    ola
    gostei muito do seu blog
    pode me tirar uma duvida, é seguro ir para cuzco fazer todo o roteiro entre lima, cuzco e machu picchu levando comigo uma criança de 2 anos, sera que o bebe vai passar mau por causa da altitude, fico preocupada em levar

    • Oi Gisele, se os adultos já sofrem com a altitude, imagine os bebês. Eu não levaria… :/

  47. Jessica
    21/01/2014

    Adorei as dicas! Quero voltar logo para o Peru!

    Jéssica
    http://casalnomade.blogspot.com.br/

  48. Paula
    12/02/2014

    Olá,

    Nós vamos chegar as 12:40 em Cusco…será q conseguimos fazer o City Tour neste dia mesmo? Que horas costuma começar o city tour???

    Obrigada

    • Oi Paula!
      Acho corrido, viu? Acho que o city tour começa às 13h. Não me lembro mais exatamente, mas é bem depois do almoço mesmo.

  49. Felipe
    24/02/2014

    Olá Gleiber, meus parabéns pelo relatos e dicas, tem como vc dar uma olhada no meu roteiro e ver se entendi corretamente e se dá tempo?

    10 abril – Viagem SP-Cusco (chego a tarde, descansar por causa do sonoche (altitude)
    Precisamos comprar o Boleto Turistico chegando lá, que custa 130 soles (70 estudante), e da direito a entrar em 3 circuitos:
    Escolhemos o Circuito 3 : Pisaq, Ollantaytombo, Moray e Chinchero, porém não vamos a Chinchero, vamos dormir em AC. Fiquei na dúvida, neste circuito está incluso transporte, alimentação e guia?

    11 abril – Valle Sagrado e Dormir em Aguas Calientes

    Trem para Aguas Calientes: tem 2 empresas: http://www.incarail.com e http://www.perurail.com. O trem custa uns 120 dolares ida e volta (varia um pouco dependendo do horario).

    12 abril – Machu Picchu (Comprar pelo site antecipadamente)
    Vamos para Machu Picchu, e vamos subir o Wayna Picchu, que só sobem 400 pessoas por dia (200 as 7hs da manha, e 200 as 10hs). Por isso que dormimos em Aguas Calientes.

    Pegamos uma Van para subir até a entrada do parque. E marcamos com uma agência de fazer o passeio guiado.
    Para garantir que vamos ser os 200, é preciso chegar cedo.. também tem esse site do Gioverno do Peru que da para comprar o ingresso para MP (http://www.machupicchu.gob.pe/). Vi que é melhor subir no das 10hs da manha pq tem menos neblina.

    No fim do dia voltamos de trem para Ollaytambo, e pegamos uma van, taxi, transfer para Cuzco.

    No dia 13, meu voo é no final da tarde 18hs, acha que consigo fazer o city tour na parte da manhã?

    Obrigado pela ajuda.
    Abraço,

    • Oi Felipe. Está quase tudo certo. Vamos lá.

      10/04 – o boleto turístico é só o ingresso às atrações, pago para o governo do Peru. Lá em Cusco você vai ter que contratar separadamente uma agência que faça o translado/guia/almoço.

      12/04 – Você tem que comprar os ingressos para Machu Picchu + Huayna Picchu se quiser subir a montana com uns 2 meses de antecedência! Não é coisa de chegar cedo lá no dia. Se brincar os ingressos podem até estar esgotados já. Se for subir no turno das 10h, chegue cedo para visitar Machu Picchu primeiro e depois de Huayna Picchu, dá tempo de rever os lugares que mais gostou se ainda tiver pernas para isso (hehehe). Se o seu turno for das 7h, aí tem que chegar cedo também e visitar Machu Picchu junto com todos os milhões de outros turistas (milhões é modo de dizer, mas tem sempre muita gente). Então por isso, as vagas para o turno das 10h esgota com bastante antecedência.

      Dia 13/04: acho que você consegue fazer o city tour sim. Mas a agência que nos levou só fazia o tour de tarde. Vai ter que pesquisar lá.

      Abração
      Se tiver outra dúvida, é só perguntar.

  50. Nayara Alves
    03/03/2014

    Uma dica para quem for a Cusco ou a lugares com grandes altitudes:

    Individuos com traços de anemia falciforme não deve viajar a lugares de grandes altitudes, uma vez expostos a este tipo de situação a oxigenação sanguinea é reduzida podendo ocasionar infarto esplênico. Passei por esta terrivel experiência em Cusco com meu namorado que tem traços falciformes e não sabia. Infelizmente a viagem foi interrompida pela necessidade da realização de uma cirurgia de urgência para retirada do baço.Foram dias preocupantes e tensos, mas após 10 dias retornamos ao Brasil e ele está se recuperando. Então, é bom que todos os interessados procurem um Hematologista para realizar exames e viajar tranquilo.

    • Oi Nayara,
      Muito importante esse depoimento! A anemia falciforme é uma doença realmente muito grave e a redução do oxigênio no ar pode provocar crise da doença. Quem tem o traço falcêmico (uma forma normalmente assintomática) está sobre o risco de desenvolver sintomas da doença quando em situações de falta de oxigênio, como o ar de Cusco. Apesar desse risco ser baixo, há casos como o do seu namorado, em que a crise esplênica acontece. Uma pena.
      A doença falciforme hoje é descoberta no teste do pezinho em todos os bebês recém nascidos. Mas o traço falcêmico não! A única forma de saber, realmente, é indo ao hematologista antes de viajar.
      Muito obrigado pela participação aqui no blog e espero melhoras ao seu namorado, Nayara.

  51. Vanessa
    01/04/2014

    Suas dicas sao fantasticas: bem escritas e super detalhadas. Esta me ajudando demais em meu planejamento 🙂

    Vanessa
    http://www.ciaoviaggio.blogspot.com.br

  52. João Carlos Matta
    18/04/2014

    Olá Gleiber. Irei dia 26/08/2014 chegando dia 27/08 com vôo de volta dia 04/09. Então tenho 7 dias. Daria para incluir uma ida a Puno para visitar o Lago Titicaca. Devo reservar hostel (dos baratinhos mesmo hehe) em Cuzco durante todos esses dias mesmo ficando em puno talvez uns 2 dias ?? Não sei se volto de trem a Cuzco, se compro em Cuzco a passagem de ônibus até Puno. Primeira vez que vou ao Peru e vou sozinho :/. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho feito aqui 😉

  53. Carla M.
    26/04/2014

    Oi, Gleiber 🙂
    Adoro o blog de vocês. Parabéns pelo trabalho dedicado, pois se percebe o esforço de vocês em cada texto do site.
    Estou indo pra Cusco em setembro e vou a Machu Picchu também. Estive lendo sobre o Boleto turístico agora mas fiquei com uma dúvida: ele é obrigatório? Ou é recomendável comprá-lo para economizar nas entradas das atrações? Fiquei um pouco confusa 🙁

    Chego no dia 18 pela manhã. Aí pensei em ficar em Cusco, ir a Machu Picchu no dia 20, dormir na cidade pra visitar as ruínas cedinho no dia 21 e aí fiquei na dúvida entre dormir na cidade no dia 21 também pra não voltar à noite pra Cusco ou voltar depois de conhecer as ruínas…sei que não tem muito o que fazer na cidade, mas como viajarei sozinha fiquei meio receosa.
    Aí chegaria na cidade no dia 22 pra conhecer mais Cusco e pensei no tour pelo Vale Sagrado no dia 23, já que meu vôo sai no dia 24.

    O que te parece?

    Um beijo e parabéns novamente 🙂

    • Oi Carla,
      O Boleto Turístico é o ingresso para entrar naquelas atrações que estão marcadas nele. Se você chegar em Sacsayhuaman, por exemplo, e quiser entrar, tem que comprar o “ingresso” que vai ser o boleto de um dia, entendeu? E ele vai te dar o direito de ingressar a outras atrações também. Foi pelo menos isso que entendi. Acho que não são todas as atrações que tem boleto para vender na porta. Nas menores (por exemplo, Q’enqo), pode acontecer de você simplesmente não entrar se não estiver já com o seu boleto em mãos.
      Mas atenção: o Boleto não tem NADA A VER com Machu Picchu!!!
      Eu voltaria no dia 20 mesmo. Principalmente agora que já vem incluído o ônibus que faz o traslado de volta da estação de trem de Poroy ao centro de Cusco. Assim, você não vai depender de negociar com taxistas sozinha de noite no dia de voltar. O centro de Cusco é uma zona muito segura.
      No mais, concordo com toda a sua programação (detalhe: você vai precisar obrigatoriamente do boleto como ingresso às atrações do Vale Sagrado. Fora isso, contrate uma operadora para te fornecer guia + traslado + almoço).
      Abraços.

  54. Alessandto
    28/04/2014

    Irei para o peru em julho . Começo a viagem em lima , depois sigo para Cusco , águas calientes e machu Pichu . Estando em Cuzco o que poderia fazer de tours ida e volta ?Chego no dia 12 na hora do almoço . Terei ainda os dias 13 e 14 livres . No dia 15 vou pra AC via Poroy retornando no dia seguinte só pra dormir em Cuzco porque no 17 já retorno direto de lima para o Brasil .

  55. marisa
    02/05/2014

    Olá Gleiber,
    Estou começando a pesquisar sobre o Peru e gostaria que me desse umas dicas sobre qual a melhor época para visitar Cusco e Machu Picchu. Não gostaria de chegar lá e me deparar com tudo coberto de neblina.:( É possível ter uma previsão sobre isso? `Parabéns pelo site, muito claro.

    • É difícil prever esse tipo de coisa, Marisa. Mas a época mais seca é de Abril a Setembro. Abraços.

  56. Mariana de Nucci
    04/05/2014

    Olá Gleiber,
    Excelente post. E todos os comentários respondidos acima.
    Semana que vem estarei no Peru por 6 dias. Porém há falta de tempo para tudo e se puder agradeço a sua sugestão. saiu de Juliaca de manha para cusco chegando as 18:00 e vou para o hotel e climatizar. Dia seguinte para machu picchu (o que deve tomar o dia todo) e dia seguinte teria somente 4 horas para ficar em cusco. O que vc recomenda? Um taxi city tour? Qualquer dica será de grande valia. Obrigada

    • Com certeza! Faça o mesmo roteiro do city tour (exceto Qorikancha e Catedral) com o táxi! Vai durar 4 horas certinho. Abraços.

  57. Taciane
    06/05/2014

    Oi!
    Eu e meu marido vamos para Cusco+ Machu Picchu na metade do mês, sem agência de turismo nem nada.
    Podes dar uma olhada no meu roteiro e me dar algumas dicas?
    Será minha primeira viagem por conta própria, e confesso que estou com medo de chegar lá e ficar totalmente perdida!
    UMA DÚVIDA: Nos programamos para visitar Machu Picchu no sábado. É muito cheio no sábado? Deveríamos mudar o dia para aproveitar melhor? Me ajuda, rs! Ainda não sabemos se vamos contratar uma agência para ir aos locais ou táxi…
    ROTEIRO CUSCO
    19/05 Dia 1 – Viagem – Chegada a Cusco – Aclimatação
    Sus Alrededores
    *Hotel Fuente de Agua, a 3 km da Plaza de Armas de Cusco.
    *Perto do Estádio do Colégio Inca Garcilaso de la Vega.
    *Algumas quadras da Plaza Tupac Amaru.
    *A 4 km do Mercado de San Sebastián.
    *A 2 km do shopping Mall Aventura Plaza Cusco.
    *A 1.7 km do templo Coricancha.
    *A 2 km da Plaza San Blas.
    *A 2.5 km da catedral.

    Não programe outras atividades é importante fazer a aclimatação à altitude.
    Se for fazer o Tour Vale Sagrado e/ou o City Tour, providenciar o boleto turístico
    Todo mundo dá o mesmo conselho e acho prudente cumpri-lo. No primeiro dia em Cusco, fique no hotel descansando, não abuse e faça somente caminhadas leves.

    Principais atrações para conhecer Cusco a pé
    a) Plaza de Armas
    É o coração turístico da cidade. É onde estão todos os mochileiros, aventureiros, gringos e, porque não, os brasileiros.
    b) Igrejas e mais Igrejas
    O caminho entre a Plaza de Armas e a Igreja de São Pedro, onde fica o mercado mais exótico que já conheci na vida passa por várias lindas igrejas. É uma rua só que vai mudando de nome: Calle Mantas, depois Calle Marquez até finalmente se transformar em Calle Santa Clara, depois do Arco de Santa Clara.
    Perambulando entre suas ruas, veja:
    Qorikancha: ruínas incas e é pré-incas e um museu legal pra entender os povos que já habitaram a região.
    La Catedral: na Plaza de Armas, imensa e linda.
    Plaza San Francisco: igreja e feirinha.
    Mercado San Pedro: para ver e comer.
    Plaza San Blás: restaurantes e bares.

    20/05 Dia 2 – City Tour em Cusco
    Aproveite a manhã na cidade para visitar alguns museus inclusos no boleto turístico
    Almoce em algum dos restaurantes charmosos de Cusco
    City Tour completo à tarde (com excursão ou táxi privado)
    Mais tempo livre para curtir a noite em Cusco (restaurantes, barzinhos)

    O City Tour em Cusco é bem diferente de outras cidades em que esse termo normalmente traduz um passeio chato e manjado. Na verdade, é o passeio que te leva para visitar as ruínas incas que estão no entorno da cidade. Inclui em geral (pode mudar, a depender da sua agência): Saqsayhuaman, Qenqo, Puka Pukkara e Tambomachay.

    21/05 Dia 3 – Tour Maras e Moray
    COM TOURS OU POR CONTA?
    POR CONTA, mil vezes. Os tours vendidos nas agências Cusco têm preços abusivos e fazem os sítios arqueológicos de um jeito super corrido, o que tira grande parte da magia do lugar.
    A melhor coisa a fazer é: pegar os celectivos (vans) e ônibus. É só perguntar da onde eles saem em Cusco, todo mundo sabe indicar as ruas. Você viaja com o pessoal local, o que é bem bacana, paga baratinho e pode fazer seu próprio itinerário, dando tempo ao tempo em cada sítio arqueológico. Outra ideia é negociar preços com taxistas de Cusco para te levar; sai mais caro mas é mais confortável

    Acho que dá tempo de fazer Tipón, Pikillakta, Andahuaylillas, Maras e Moray em um só dia. O que é mais bonito com certeza são as Ruínas de Moray!

    Ruínas de Moray
    Uma joia da arquitetura inca, pelo formato circular dos seus terraços. Lindo, localizado num vale que por si só já valeria a visita, numa região cercada de picos nevados.

    22/05 Dia 4 – Tour Vale Sagrado
    Vale Sagrado dos Incas
    Esse passeio leva o dia todo, porque vai até vilarejos mais distantes. Detalhe que em Chinchero se chega a uma altitude ainda maior do que Cusco. Portanto, não recomendo que o façam antes de estarem bem aclimatados. Inclui Pisaq, Ollantaytambo e, óbvio, Chinchero, cujos ingressos estão pagos pelo Boleto Turístico.

    23/05 Dia 5 – Pernoite em Aguas Calientes
    Não precisa ir cedo, pois não tem muito o que fazer em Águas Calientes
    Táxi para a estação Poroy de trem
    Trem de Poroy para Aguas Calientes
    Chegada a Aguas Calientes e check-in no hotel (Ecopackers Machu Picchu Hostels / Denny´s House / Hostal Sol De Oro)
    Comprar as passagens de ônibus para Machu Picchu
    Tempo livre para passear pela cidade.

    24/05 Dia 6 – Ônibus para Machu Picchu – Visita a Machu Picchu – e retorno a Cusco
    Acordar às 5h, tomar café às 5:30h e estar às 6h na estação de ônibus
    Subir até Machu Picchu e entrar nas ruínas antes das 7h
    Ver o Sol iluminar as ruínas e visitar o restante antes dos outros turistas chegarem
    Retorno de trem para Cusco no fim da tarde
    Retorno ao hotel de Cusco
    25/05 Dia 7 – Retorno ao Brasil

    O que achou? Estamos abertos a todas as sugestões e a toda ajuda possível.
    Obrigada!!

    • Oi Taciane!
      Roteiro perfeito. Acho que vou dar um Ctrl+C Ctrl+V para todos que me pedem um roteiro pronto! 🙂 Muito bom.
      Fique tranquila sobre a questão do sábado. Como você vai chegar cedo, essa coisa se resolve.
      Uma informação. Sobre o trem de Poroy para Machu Picchu, agora eles vendem a passagem integrada de trem que já inclui um ônibus para te levar do centro de Cusco até a estação de Poroy. Daí você não vai mais precisar gastar com táxi. Legal, né?
      Sobre contratar agências locais ou táxi para ir às atrações, a gente fez algumas coisas de agência e outras de táxi e tivemos pontos positivos e negativos em ambos. Vai da sua disponibilidade de dinheiro (tour privado => mais caro) e a sua vontade de ter experiências mais verdadeiras (agência => mais corrido). O seu hotel de Cusco eu achei meio longe, mas sei que os hotéis mais próximos são mais caros.
      Boa sorte. E você vai adorar!

  58. Cusco e Machu Picchu: realmente incríveis! | Giros Por Aí
    23/05/2014

    […] em tour, há um city tour oficial em um daqueles ônibus vermelhos de dois andares, incluso no boleto turístico de 130 soles que cobre vários pontos históricos da região, mas nós acabamos fazendo somente o Free Walking […]

  59. Caroline
    27/05/2014

    Olá estou pensando neste roteiro…oq achas?

    14/01 – Chegada em Cusco
    15/01 – Passeio pelo Vale Sgrado
    16/01 – Trem para Águas Calientes, dormir em Águas Calientes.
    17/01 – Ida a Machu Pichu pela manhã, retornando a Cusco à tarde de trem.
    18/01 – Passeio em Cusco a pé ou City Tour

    Volto somente dia 19 pela manha…gostaria de alguns detalhes, valor mais ou menos de tudo hehe se souberes claro:

    1. Valor Vale Sagrado (compra na hora?)
    2. Trem para Aguas Calientes ida e volta, valor e comprar na hora? Ou se tens um site para comprar…
    3. Quero o Huayna Picchu então compro o pacote todo antes né, tem algum site para eu comprar?
    4. City Tour em Cusco é bacana, vale a pena?

    Era isso gostaria de suas dicas 🙂 também sobre este boleto turístico sou obrigada a comprar mesmo que na cidade somente passeie por locais não pagos?

    Obrigada, e parabens pelo blog.

  60. Kelsen Henrique
    08/06/2014

    Bom dia, meu amigo. Seu post me ajudou bastante. Vou abusar um pouco e perguntar: você sabe sabe me informar se as agências de turismo em Cusco ficam abertas aos domingos? Vou chegar no domingo em Cusco e desejo já negociar um tour privado para a segunda, conhecendo o Vale Sagrado e a caminho de Ollanta, então já tenho que contratar um guia e transporte ao chegar. Muito obrigado pela ajuda.

    • Com certeza! Eu não me lembro mais o dia de semana em que chegamos em Cusco (acho que foi uma sexta), mas a cidade respira turismo. Com certeza fica tudo aberto 7 dias por semana.

  61. Aline
    15/06/2014

    Olaa! vou fzr essa recomendaçao de roteiro! o que acha se pedir p nos deixarem em Ollantaytambo p pegarmos o trem p aguas calientes? da tempo? teria trem disponivel dps de realizar esse passeio do vale? Dia 4 – Tour Vale Sagrado
    Vale Sagrado dos Incas
    Esse passeio leva o dia todo, porque vai até vilarejos mais distantes. Detalhe que em Chinchero se chega a uma altitude ainda maior do que Cusco. Portanto, não recomendo que o façam antes de estarem bem aclimatados. Inclui Pisaq, Ollantaytambo e, óbvio, Chinchero, cujos ingressos estão pagos pelo Boleto Turístico. Dia 5 – Pernoite em Aguas Calientes
    Não precisa ir cedo, pois não tem muito o que fazer em Águas Calientes
    Táxi para a estação Poroy de trem
    Trem de Poroy para Aguas Calientes
    Chegada a Aguas Calientes e check-in no hotel (Ecopackers Machu Picchu Hostels / Denny´s House / Hostal Sol De Oro)
    Comprar as passagens de ônibus para Machu Picchu
    Tempo livre para passear pela cidade.

    • Oi Aline.
      Combine direitinho o Tour do Vale Sagrado que você vai fazer, e compre o tíquete de trem mais tarde possível de Ollanta. Daí dá tudo certo.
      Abraços

  62. Angelita
    24/06/2014

    No boleto turístico já está incluso transporte para as ruínas próximas a Cusco?

    Obrigada!

    • Não. O boleto turístico é só o ingresso. Você tem que se virar para ir até lá (táxi ou excursão). Abraços.

  63. Renata
    25/06/2014

    Olá,

    Gostaria de saber se esse boleto é só o acesso aos lugares.
    Para vc ir em cada um é por conta própria ou tem um guia já?

    Muito boa suas informações!

  64. Jacqueline
    29/06/2014

    olá Gleiber, li boa parte do que colocou no blog. Agradeço as dicas, todas muito boas, especialmente para alguém que depois de muitos anos dizendo a si mesma que um dia conheceria Machu Pichu, finalmente colocou isto em sua lista de prioridades…no entanto, minha ideia é fazer a viagem sozinha. pensei muito em contratar tudo por agência mas achei que teria mais cara de aventura se começasse a planejá-la por minha conta. então achei vcs. A pergunta é: que época vc acha melhor fazer esta viagem? Em que mês, especificamente. Considerando que ainda não marquei data, seria bacana acertar a melhor época. Outra dúvida: por economia imaginei ficar em hostels. Tem alguma consideração para um planejamento mais acertivo, fugindo de hoteis? Agradeço mesmo qq informação. Abraço,
    Jac

    • Oi Jacqueline
      O mês ideal é maio, mas a partir de abril e até setembro ainda é uma época boa.
      Tem bastante hostel em Cusco e muitos que são excelentes. Pesquise no booking.com que há várias opções (a gente mesmo não testou nenhum). Abraços.

  65. Christiane Correa
    30/06/2014

    Gleiber, boa tarde!
    Estaremos indo a Cuzco na próxima semana. Já agendamos passeio a Macchu Picchu e nos recomendaram conhecer Puno.
    Gostaria de sua orientação. É possível e viável ir a Puno de trem, dormir em Puno, e retornar a noite de onibus leito?
    Obrigada,
    Christiane

    • Oi Christiane,
      A gente não conheceu Puno. Mas será que vale a pena uma viagem de dia inteiro para ir e outra noite inteira para voltar para passar só um dia no local? Achei meio cansativo. E não sei se há ônibus leito no Peru… :/

  66. sandra novaes
    09/07/2014

    Gleiber, boa noite!
    estou indo p/ Cuzco mes que vem…mas primeiro, fico 2 dias em Lima. Gostaria de saber se é verdade que lá é bom para compras também…e se vc tem sugestões de onde os preços são melhores (roupas de marca, tenis, roupa de cama de algodão etc)…
    sobre as demais dicas turísticas….nossa..suas dicas foram fantásticas!!! anotei todas!!!
    obrigada,
    Sandra

    • Oi Sandra. A gente não fez compras em Lima :/ Então vamos ficar devendo essa informação.

  67. IVANA
    10/07/2014

    Espera,não sei se entendi direito.O boleto turistico serve apenas como ticket para entrar nos museus e sitios arqueologicos, porém o transporte até esses locais deve ser contratado aa parte (tipo vans ou taxis)? Nossa, achei meio furada então…

    • Oi Ivana,
      Não é furada. Quando você vai a um museu, você não paga ingresso? Quando você vai a Machu Picchu, você não tem que comprar o ingresso? O Boleto Turístico é isso, um ingresso.

  68. Fernanda Almeida
    14/07/2014

    Olá boa noite !!!
    Me diz se preciso tomar a vacina de Febre Amarela para viajar para o Peru, estou indo dia 18/08/14.
    Um abraço!!!

  69. Graziela Ricci
    23/07/2014

    Ola!
    Suas dicas estao sendo valiosas! Obrigado pelo post!

  70. Ana Luisa
    25/07/2014

    Olá Gleiber! Muito obrigada pelas dicas!
    Tenho uma dúvida: o boleto turístico inclui a entrada no Parque do Macchu Picchu?

  71. romulo
    25/07/2014

    Gleiber

    Ótimas dicas, estou indo amanha para cusco e retorno no dia 07/08, espero aproveitar muito, fiquei um pouco cansado só de ler sobre huayna picchu, vamos ver no dia. No retorno deixarei alguns comentários, abraços

  72. Carlos Mota
    17/08/2014

    Gleiber,

    parabens pelas publicações, estou montando o roteiro abaixo e suas dicas estão me ajudando muito, poderia por favor verificar e criticar se for o caso:

    08/09/2014 Chegada a Cusco – Aclimatação
    09/09/2014 City Tour em Cusco
    10/09/2014 Passeio vale sagrado e chegada a aguas calientes
    11/09/2014 Mathupichu retorno a Cusco
    12/09/2014 marras e moray onibus a noite para Puno
    13/09/2014 Lago titicaca – Ilhas flutuantes e Copacabana (Pernoite na ilha do Sol)
    14/09/2014 Trilha Ilha do Sol – retorno a Cusco
    15/09/2014 retorno para são paulo

    Dede ja obrigado pelos comentários

    • Oi Carlos
      Parece ótimo o seu roteiro. A gente não foi a Puno / Titicaca, então não podemos opinar sobre essa parte. Mas o resto está excelente!
      Abraços.

  73. luciana
    25/08/2014

    Oi Gleiber,
    Como faço para ir de aguas calientes ate a entrada do santuario de machu picchu: van, onibus, taxi. E necessario comprar com antecedencia ou posso comprar no dia.
    Abr.

    • Oi Luciana,
      Só existe uma forma, Luciana: ônibus (são micro-ônibus, na verdade). Em Águas Calientes não há carros, nem ruas, somente a estradinha que conecta a cidade à entrada do Santuário. Se não quiser ir à pé, terá que pegar esses ônibus que todo mundo pega. Os bilhetes são vendidos num balcão próprio ao lado do ponto do ônibus (pergunte quando chegar lá, é bem fácil de achar) e não tem como comprar em outro lugar. Os bilhetes não tem data nem horário definido. Com ele na mão, você pode embarcar. Então compre assim que chegar na cidade. Abraços.

  74. Ana Mendes
    06/09/2014

    GLEIBER

    Quero dizer que seu blog está show de bola. Estava com vontade de conhecer

    Machupicchu, vendo seu Blog decidir ir, estou querendo ir no meado de fevereiro 2015,

    qual é a estação climática nesse período? é baixa ou alta temporada?

    • Oi Ana,
      É época das chuvas e acho que é alta temporada, porque tem muito brasileiro de folga. Abraços.

  75. Ronan de Castro Macedo
    08/09/2014

    Olá Gleiber
    Sou estudante e decidi viajar para cuzco em janeiro de 2015 já comprei o hostel em Cuesta Santa Ana 515. gostaria de saber se você pode me indicar o pacote que devo fazer.vou ficar 10 dias sozinho pois decidi ir só

  76. Denise
    14/09/2014

    Olá Gleiber,
    Estou com as malas prontas para o Peru, e as suas dicas estão sendo valiosíssimas. Vendo o blog de voces, já me entusiasmei para o próximo destino ser Ilha da Páscoa. Obrigada

  77. Aline
    18/09/2014

    Olá Gleiber! Adorei suas dicas!! Terei 4 dias apenas para ficar no Peru (Cusco e Machu Picchu), estava pensando em no primeiro dia só de adaptação a altitude, no segundo vou fazer vale sagrado e dormir em aguas calientes, terceiro dia Machu picchu, quarto dia city tour, e no quinto dia vou embora ao meio dia. Mas fiquei apaixonada por Maras e Moray, será que da tempo de fazer? Encaixar em algum dia desses? Obrigada!

    • Oi Aline
      Só dá tempo de ir a Maras Moray se você fizer um tour do Vale Sagrado com guia privado, daí você pode fazer só Chinchero, Maras / Moray e Ollanta, desistindo de Pisaq. Entendeu? Abração.

  78. Letícia
    22/09/2014

    Olá Gleiber! Parabéns pelo blog, dicas muito boas. Esta é a segunda vez que vou ao Peru e gostaria de algumas dicas. Pretendo ficar dois dias em Cusco, dois em Urubamba (entre estes dois dias ir a Machu picchu) e depois retorno a Cusco. Uns cinco dias de viagem. Qual melhor e mais barata forma de fazer estes deslocamentos? Obrigada!

    • Oi Letícia,
      Existem ônibus para fazer esses trajetos, mas o barato às vezes sai caro. Dizem que são pouco confortáveis e que demoram muito porque são pinga-pinga. Eu iria de táxi. Abraços.

  79. Juliana
    19/10/2014

    Oi gleiber, estou programando a viagem para abril de 2015, vou fazer por agencia de viagem mesmo.essa epoca é boa pra ir? como esta o clima em abril?

  80. Luciano
    08/11/2014

    Bom dia Gleiber.
    Primeiramente, parabéns pelo blog. O mais completo que vi até agora. Mas ainda me restam umas dúvidas e gostaria que me ajudasse. Embarco daqui uma semana pra Cusco e ficarei 5 dias por lá. O roteiro já está prontinho. Pretendemos ir a Macchu Picchu e subir a Wayna Picchu no 4º dia pegando o trem em Ollanta. Vc recomenda comprar o ingresso do trem e para MP lá, assim que chegarmos ou comprar aqui pra não correr o risco? Tem diferença de preço comprando pelo site ou lá? Corro o risco de não ter mais ingresso para WP se deixar pra comprar lá? Mais uma perguntinha… Vamos levar 500 soles e o restante vai ser no cartão de crédito. Mas vale a pena levar um pouco de Real? Não estou com coragem de comprar dólar a U$2,69.
    Agradeço desde já.

    • Oi Luciano,
      Eu recomendo comprar o ingresso do trem antecipadamente. Porque pode acontecer de não ter o tíquete específico do trem específico que você precisa, justamente no dia da sua viagem. Eu não correria o risco.
      Não vale a pena levar Real não, eles não aceitam. Eu sempre uso cartão. Abraços.

  81. Anucha
    20/11/2014

    Ola Gleiber
    Duas perguntas de roteiros:

    1)
    Voce teria alguma dica para dar de paseio a Puno?
    VAle a pena ir com agencia de viagens ou podemos acertar no local?

    2) Estando em Cusco podemos ir a MP e voltar no mesmo dia ou vale a pena dormir no Vale Sagrado?

    Att
    Anucha

    • Oi Anucha,
      A gente não foi a Puno, por isso não deixamos dicas. Mas há outros blogs legais por aí…
      A gente recomenda dormir em Aguas Calientes para chegar a Machu Picchu de manhã bem cedinho, mas se o tempo estiver curto, dá também para ir e voltar no mesmo dia também. Veja nossos outros posts com essas e outras dicas: http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/america/peru/
      Abraços.

  82. ANA GUIOMAR
    22/11/2014

    Olá Gleiber,

    Muito bom o seu blog… e quero aproveitar e te pedir uma dica, farei a trilha inca de quatro dias e terei dois dias para ficar em Cusco, um dia antes da trilha e outro depois… me dá uma sugestão o que é mais bonito para se conhecer… obrigada!!!

    • No dia da chegada não faça nada. Só a aclimatação (caminhe um pouco pelas ruas de Cusco mesmo sem pressa). No último dia, faça o City Tour de Cusco. E está ótimo! Você vai adorar.

  83. ANA GUIOMAR
    26/11/2014

    Valeu. Obrigada.

  84. Orlando Tavares
    07/12/2014

    Estou indo com minha esposa ao Peru na primeira semana de maio/2015.
    Estou planejando alugar um carro em Lima e ir até CUSCO, via HUANCAYO/AYACUCHO passar 5 dias em CUSCO e depois retornar via NASCA/PISCO.
    Caso tenha informações/dicas sobre condições das estradas neste percurso agradeceria.

    • Poxa Orlando,
      Infelizmente eu não tenho, porque a gente não usou esse roteiro. As estradas de Cusco para o vale sagrado eram muito boas, mas cheias de aclives e trechos estreitos, porque estão nas montanhas. Mas a qualidade do asfalto e a sinalização davam um banho nas condições das estradas brasileiras. Abraços.

  85. Carlos
    11/12/2014

    Olá sou Guia de turismo e estarei indo com minha esposa de caro para Cusco entre outros. Saberia me informar se tenho que pagar os ingressos dos atrativos sou guia America do sul. Obrigado

  86. Lucia
    06/01/2015

    Olá Gleiber,

    Parabéns pelos posts, são os melhores que já encontrei. Ainda estou com uma dúvida, me desculpe se já respondeu e eu não entendi ou não achei.

    Quero fazer somente o passeio do Vale Sagrado e o passeio para Maras e Moray. Você disse que devemos comprar o boleto turístico que os passeios estarão inclusos, mas e o passeio que você disse ter pago 60 soles?

    – Não entendi isso, devo pagar o boleto + os passeios?

    – E se quero 2 dias de passeio somente para estes mencionados, compro duas vezes o boleto ou compro direto para 5 dias?

    – Também não encontrei você dizendo quanto gastou em toda essa viagem. Seria possível dar uma ideia?

    Muito obrigada!

    • Oi Lucia,
      Ehehehe. Realmente você não entendeu…
      Comprando o boleto, os INGRESSOS estão pagos, não os passeios.
      Para chegar lá nas ruínas de cada cidade, você tem que contratar um traslado.
      Se quiser um guia, idem.
      Para fazer somente um dia de passeio, há o boleto de um dia. Para dois dias, compra-se o boleto de 15 dias, que é mais barato do que dois de um dia.
      Já sobre o gasto da viagem como um todo, puxa… Isso é tão difícil de cotar. Porque cada dia se come num restaurante diferente… E cada turista adapta o hotel ao seu orçamento. Minhas passagens, por exemplo, foram compradas com milhas… Então por isso prefiro colocar o valor dos passeios para ajudar a pessoa a montar ela mesma o seu orçamento pessoal.
      Abraços e boa viagem.

  87. Lucia
    12/01/2015

    Obrigada Gleiber,

    Outra dúvida, por favor rs..
    Se temos que comprar o ingresso para subir a huayna picchu com antecedência, compramos no site, sem guia. Mas se quisermos um, você sabe se na hora tem como pagar para um deles acompanhar, com o passeio já comprado?

    Obrigada!

    • Oi Lúcia,
      Tem jeito sim! É só negociar com algum guia. Você pode fazer isso lá em Aguas Calientes mesmo, para ter opções e poder de barganha ou até mesmo na entrada de Machu Picchu onde sempre ficam alguns guias credenciados (com crachá) dando sopa. Abraços.

  88. […] não usei, mas tem post mastigadinho no Sunday Cooks: Sunday Cooks e no Andarilhos explicando direitinho como funciona o […]

  89. Ronaldo Rodrigues
    23/01/2015

    Gleiber, muito bom os posts e me ajudaram muito pois decidi de ultima hora!

    Vou em Março ficar 8 dias em Cusco, já tenho meio que um roteiro pré-definido mas estou muito inseguro sobre Machu Picchu com relação ao trem e ao ingresso, gostaria de saber se há muita diferença de preços em comprar pelos sites (trem e ingresso), no hotel, ou em agências nas redondezas da Plaza? E qual a média de preços dos passeios? Levo dólar,cartão de débito internacional, soles…ou os 3? O que é mais vantajoso?
    No roteiro do Vale, consigo incluir também Maras ou já é um roteiro fixo?
    Caso vá para Maras outro dia, negocio com um guia, ou direto com algum taxista? E por fim, qual a média das corridas de taxi? Com quantos soles conseguimos rodar a cidade?
    Obrigado!

    • Oi Ronaldo,
      São várias perguntas e várias que eu não sei responder, mas vamos tentar!
      1) Diferença de preços entre os sites e agências:
      Comprando você mesmo, vai sair mais barato. Mas de fato, a diferença entre comprar você mesmo e comprar lá é pequena. Muita gente acha que o trabalho que dá não compensa esta economia. Decida baseado não no preço, mas na sua programação. Se você não vai a Huayna Picchu (nesse caso precisa comprar com uns 2 meses de antecedência) e não quer decidir o dia exato de ir a MP, compre lá mesmo

      2) O preço de um pacote para MP:
      Não sei… Eu comprei eu mesmo cada coisa online: ingresso, bilhete de trem, hotel em AC…

      3) Que moeda levar?
      Leve cartão de crédito internacional, leve alguns dólares e um cartão pré-pago como esse Visa Travel Money. Compre soles por lá com o seus dólares. Sai mais barato do que comprar soles aqui no Brasil.

      4) Sobre incluir Maras no tour do Vale Sagrado
      Cada agência tem seus passeios e eles podem mudar ao longo dos anos. Mas as que a gente olhou não tinham Maras nem Moray no roteiro do Vale Sagrado. Depois li relatos de gente que fez esse mesmo tour incluindo essas duas atrações. Mas, como experiência própria, se eles colocaram mais alguma coisa no tour do VAle Sagrado, vão ter que tirar outra, porque o tour no seu formato original (Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero) já dura o dia todo!

      5) Táxi para Maras / Moray
      Dá para um taxista te levar a Maras e Moray sim! Tente achar um que também é guia turístico ou leve um guia contigo (sempre é bom!). Mas daí não saberia dizer o preço. Negocie.

      6) Quanto custa o táxi:
      Olha… É barato. Acredite. Quando você pechinchou e chorou o preço e achou que ficou barato, ainda assim estará pagando o dobro do que os locais pagam. A gente chegou a pegar um por 5 soles para 4 pessoas para andarmos 20 minutos, mas estávamos com locais. Se estivéssemos sozinhos teríamos pago uns 15 soles.

      Abraços e boa sorte.

  90. […] não usei, mas tem post mastigadinho no Sunday Cooks e no Andarilhos explicando direitinho como funciona o […]

  91. Rodrigo
    01/02/2015

    Gleiber, obrigado pelas ótimas dicas. Estão me ajudando bastante para o planejamento do meu mochilão no segundo semestre.
    Tenho apenas uma dúvida: na compra do boleto turístico, seja em agência ou no próprio hotel/hostel, eles solicitam documentação completa (carteira de estudante e rg) ou apenas a carteira de estudante caso eu queira comprar meia entrada?

    Abraços!

    • Oi Rodrigo,
      Acho que é bom ter as duas coisas. Na hora de comprar, acho que eles não pedem documento nenhum. Mas na hora de entrar nas atrações eles conferem.
      Abraços.

  92. Naira Bergo
    01/02/2015

    Oi Gleiber, estou adorando suas dicas!
    Tem algo a indicar em Lima, qtos dias ficar etc..
    Naira

  93. marcelo
    03/02/2015

    Oi Gleiber. Parabens pelo blog.
    Acho que com todas as informações consegui resolver o nosso roteiro. Eu e minha esposa decidimos ir em MAio pelas informações todas.
    vamos la:
    15/05 – chegando em cusco ( hospedaria de anita)
    16/05 – aclimatação
    17/05 – aguas calientes – conhecer o lugar etc – ( gringos bills)
    18/05 – MP + a subida – ingresso comprado e pago kkkkkk
    19/05 – volta a cusco
    20/05 ate 26/05 cusco – nesse periodo comprarei o boleto turistico completo e tb faremos o vale sagrado sul.
    a partir do dia 26/05 a ideia – ir para puno – 2 dias – arequipa – 4 dias – lima 5 dias.

    O que vc acha ????? ta bom??
    meu medo maior é passar mal com a altitude, mas acho que fiz um esquema para o corpo se adpatar…sei la…
    fico ai no aguardo
    parabens …..

    • Oi Marcelo,
      Seu esquema ficou perfeito. Acho até que você vai poder sair de Cusco antes do dia 26 para curtir melhor Puno. Pode ser dia 25 ou 24. E relaxa sobre o mal de altitude, esse tempo que você deixou será suficiente.
      Abraços.

  94. Vinicius Siqueira
    23/02/2015

    Opa Boa Noite! Tenho umas dúvidas:
    Então vc paga o boleto e depois ainda paga o guia e transporte por fora, correto?Os preços são em soles, já vi comentários que alguns preços em Machu eram dólar?

    Uma amiga me recomendou 7 dias em Cusco, é muito? Vendo suas postagens achei necessário, somente 2 dias para Cusco, 1 dia para o Vale Sagrado e um dia para Machu Pichu, fica muito corrido? é realmente necessário dormir em Águas Calientes?

    Estava pensando em visitar Lima tb, conheces? Aconselhas ir a Lima somente após Machu, pra não gastar tanta energia física e $$ !!hahah

    Agradeçooo!!

    • Oi Vinicius,
      Primeiro, sobre o boleto turístico. Sim. Ele é o ingresso para visitar as atrações. Transporte e guia você tem que procurar por conta própria. O preço no site é em soles, mas muitas empresas vendem o tour em dólar.

      A gente ficou 10 dias ao todo na região, né? Adoramos! Mas necessário mesmo é outra coisa. Dá para fazer tudo em 4 dias sim. E não é necessário dormir em Aguas Calientes não.

      Sobre Lima, a gente não teve uma experiência muito maravilhosa lá não. Escrevemos 7 artigos sobre a cidade: http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/america/peru/ e acho que é melhor ir a Lima primeiro e depois a Cusco. O ideal é sempre deixar a parte mais legal da viagem para o final.

      Abraços

  95. Vinicius Siqueira
    26/02/2015

    Brigadão ..vi seu post sobre Lima! ahaha Tava pensando em fazer Lima de entreposto pra passar uns dias em Santiago, vc acha que vale a pena?

    • Acho que sim, Vinicius
      As chances de você adorar Lima depois de evitar os perrengues que passamos por lá é muito grande!
      Abraços.

  96. Joselita
    27/02/2015

    Gleiber, boa tarde.
    Estou adorando as dicas que você nos passa.
    Não querendo abusar, já abusando…
    Viajo para o Peru de 18 à 22/04 ( cHegando por volta das 13h em Lima ) Sei que pouco tempo,e por isso e isso estou perdida quanto a montar um roteiro.
    Desde já, muito obrigada .

  97. Marcia
    03/03/2015

    Oi Gleiber,
    Adorando todas as suas dicas 😉 estou indo a Cusco com uma amiga pela primeira vêz,mês que vem, vamos passar 4 dias. Quais os principais pontos turísticos que você considera imperdíveis, e qual a melhor opção de comprar esses ingressos para esses pontos. Pleeeeease, give me a help!!! mil vzs obrigada!!!

  98. evandro
    12/04/2015

    Fala cara vou fazer a viagem a cusco e sem agencia. Estou comprando a viagem mais hotel e pretendo comprar o ticket integral. Serão 4 dias. Quais os locais que você acha imperdíveis. Dá um help aí pra nosso roteiro. Abraço!!!

  99. […] não usei, mas tem post mastigadinho no Sunday Cooks e no Andarilhos explicando direitinho como funciona o […]

  100. MANOEL MESSIAS SANTOS
    04/05/2015

    Fala Gleiber Rodrigues

    Estarei indo p CUSCO no período de 10 a 23 de Agosto de 2015. Porém antes de chegar em Cusco irei ficar 3 dias em Lima p desfrutar da Capital do Peru. Estarei viajando sozinho p TAM. Vc recomenda algum hotel em Lima e Cusco. Vc acha q 13 dias são suficientes para realizar todos os passeios.

  101. Camila
    27/05/2015

    Oi gleiber, fiquei com uma dúvida. Esse boleto de 130 soles, já está incluído o transporte até as atrações ou apenas as entradas e temos que contratar transporte a parte para chegarmos às atrações? Caso já esteja incluído, é a agência que compramos o boleto que define horário?

    • Oi Camila,
      O boleto é só o ingresso!
      Você tem que contratar o traslado e o guia à parte.
      Abraços.

  102. Rosa Maria Crescencio
    11/06/2015

    boa tarde

    estarei indo com meu marido para Cusco no inicio de outubro e ficaremos do 01 a 07/10. Você acha eu consigo fechar os passeios com agencias no primeiro dia que eu chegar em cusco, ou teria que sair com os passeios fechados aqui do Brasil?

    obrigado

    Rosa

    • Oi Rosa,
      Consegue sim. Não precisa sair com nada fechado aqui do Brasil. Inclusive isso é uma excelente ideia para o primeiro dia, que você tem que deixar para ficar de molho, por conta da aclimatação. Abraços.

  103. Marcos Gouvea
    25/06/2015

    Gleiber,
    Sensacionais tuas dicas!
    Eu estava pensando em alugar um carro em Cusco, mas agora decidir fazer o tour do Vale Sagrado até Ollanta, pegar o trem até Aguas Calientes, e na volta fazer o tour (que muitas empresas oferecem) com Maras/Moray, que inclui já Chinchero (que nome…). Vai sair mais em conta, é menos estressante e tem guia! Depois sim, pretendo alugar um carro para o “vale sul” até o Titicaca, Colca e Arequipa – mas aí não há tanta necessidade de guia e a estrada é menos confusa. Valeu mesmo!

    • Isso aí Marcos,
      Ficou muito bom seu roteiro assim.
      De carro pelo vale sagrado ia ser “indiada”
      Abraços.

  104. Alessandra
    10/08/2015

    Olá Gleiber

    Vou pra Cusco com minha família agora no começo de setembro, faremos só os passeios mais próximos de Cusco, pois não temos tempo para o Vale Sagrado, gostaria de saber se compensa comprar o boleto turístico, ou fica mais em conta pagar a entrada individual?

    • Oi Alessandra,
      Então… Não existe entrada individual. Você tem a opção de comprar o boleto de um dia ou de 14 dias. E agora tem a opção de comprar boletos mais específicos também. Mas não vai escapar de comprá-lo se quiser ir a Saqsaywaman, por exemplo. o que dá para ver é comprar o mais barato (de um dia) se vc não vai precisar dele por mais do que isso.
      Abrços.

  105. Valdilene
    17/08/2015

    Olá, Gleiber! Ótimo seu post; Fiquei na dúvida quanto o boleto turístico, que dá acesso as principais atrações. No mesmo, não está incluso o transporte, correto? É fácil conseguir transporte e guia? E os preços, são viáveis? Obrigada

    • Oi Valdilene,
      Isso mesmo. O boleto é só o ingresso, a entrada. O transporte e o guia você contrata com as agências de Cusco. Tem uma em cada esquina. Dá para pesquisar bastante enquanto estiver fazendo sua aclimatação, pegar dicas com o pessoal do hotel/hostel. Os preços são bem viáveis sim.
      Abraços.

  106. levi
    22/09/2015

    Ola gleiber, vou com minha familia mes que vem ao peru. vou fazer escala em lima e vou para cuzco. fico do dia 27 a tarde até 31 hora do almoço. voce acha que é possivel no dia 28 ir conhecer o vale sagrado e depois seguir para aguas calientes? e no dia 29 subir machu pichu? depois voltaria para aguas calientes e pegaria o trem para cuzco dia 30 bem cedo assim aproveito um pouco mais cuzco no dia 30 e um pouco no dia 31. oque vc acha sobre esse roteiro dizendo que apenas tenho 4 dias para fazer isso. assim conheco vale sagrado,machu pichu,aguas calientes,cuzco. Voce poderia me ajudar?
    Obrigado

    • Oi Levi,
      Pode ser. Abandone o tour do Vale Sagrado em Ollantaytambo no dia 28. Mas volte para Cusco no dia 29 mesmo, nos trens do início da noite, fim de tarde (para Poroy). Não precisa dormir duas noites em Aguas Calientes. Daí você terá o dia 30 inteiro livre.
      Abraços.

  107. Sérgio
    22/10/2015

    Olá Gleiber, vou viajar para Cusco em fevereiro e gostaria de pedir pra vc uma ajuda para organizar o meu roteiro. Chegarei em Cusco na sexta-feira dia 5 de fevereiro às 10h e voltarei na quarta-feira dia 10 às 8h. Como vc acha que eu devo organizar as coisas?
    Obrigado!

  108. Fernando
    23/10/2015

    Olá Gleiber,
    Primeiramente parabéns pelas informações.
    Moro em Porto Velho/RO e sempre viajo de moto com a patroa, como de costume já estou começando os preparativos para a próxima Road que em primeiro momento sera Porto Maldonado/Puno/Cusco e retorno.
    Creio que minha dúvida se encaixa em muitas outras, que referente ao período, estou pretendendo ir em Agosto/16 a partir do dia 16, quanto aos Boletos de City Tour e MP, é bom adquirir antecipadamente devido ao mês, ou é tranquilo?
    Tens alguma indicação de hotel/hostel com garagem ou alguma dica?
    Mais uma vez, parabéns e agradeço antecipadamente.
    Abraços.

    • Oi Fernando,
      Boletos sempre tem, nunca faltam (são “ilimitados”, por assim dizer).
      Já MP, também é difícil lotar. Você sempre pode deixar para comprar assim que chegar em Cusco, com 2-3 dias de antecedência.
      Sobre hotel, indico sempre pesquisar no Booking.com (são nossos parceiros). É só marcar “estacionamento” na aba “filtros”.
      Abraços

  109. Meiryelle
    08/11/2015

    Olá! Eu e meu marido ficaremos no Peru 9 dias. Chegaremos a Cusco dia 19/01 às 15h35 e sairemos de Cusco dia 27/01 às 8h05. Qual roteiro podemos fazer? Queremos ir tbm a Machu Pichu e águas calientes. Onde podemos fazer reservas de hotéis? Tudo em Cusco ou dividir entre os locais? Obrigada.

    • Oi Meiryelle,
      Fique em Cusco o máximo possível.
      Se quiser ficar um pouco em Lima, também é legal (todo mundo adora Lima).
      Sobre hotéis, eu indico o booking.com, site com o qual temos parceria.
      Abraços.

  110. Kenia
    16/02/2016

    Boa noite. Eu vou para Cusco daqui a 02 meses e estive pensando em alugar um carro lá. Procurei pelo serviço na internet e não encontrei, vc sabe me dizer se por la oferecem esse serviço? Abraço

    • Oi Kenia
      Sim, há agências de aluguel de carro. Como não utilizamos, fica difícil eu te dar uma dica.
      Abraços.

  111. Marco Túlio
    26/02/2016

    Olá Gleiber,
    Estou chegando às 05:00 em Cusco no dia 17/04,fico pela manhã no hotel e saio a tarde para visitar a cidade.
    18/04-Vale Sagrado
    19/04-Machu Picchu(devo pegar o Trem em Urubamba ou Ollantaytambo?)e retorno para Cusco.
    20/04-Puno(Lago Titicaca) Só tem de trem, pois são 10 horas de viagem?
    21/04-Visita ao lago Titicaca
    22/04-Retorno a Cusco e de volta ao Brasil.
    Gostaria de conhecer a Porta do Sol em Tiwanaku(Bolívia), porém não consigo encaixar no tempo que tenho, você tem alguma outra sugestão de roteiro, como diminuir o tempo entre Cusco/Puno/Cusco para conseguir chegar na Porta do Sol?
    Obrigado.
    Marco Túlio

    • Oi Marco Túlio,
      Com o tempo que você tem, acho melhor deixar a porta de sol para outra viagem. Dia 19 vá e volte pela estação Poroy (perto de Cusco).
      Abraços.

  112. Hilda Maia
    29/03/2016

    Olá Gleiber! Parabéns pelo blog! Tem me ajudado muuuuiiito!! Confesso q estava meio perdida, mas com suas dicas já consigo fazer meu roteiro. Viajarei para o Peru em julho e estou com uma dúvida. Ao comprar o boleto turístico, além das entradas para esses 16 locais, está incluso também o guia e o transporte? Ou estes dois últimos eu terei que contratar a parte? Outra dúvida é se o Vale Sagrado Sul também está incluído no boleto turístico. Muito obrigada

    • Oi Hilda
      É só o ingresso. Guia e transporte devem ser contratados em agências. No Vale Sagrado Sul, Tipón e Pikkilakta estão inclusos no boleto sim.
      Abração.

  113. Marcela
    26/04/2016

    Olá, Gleiber

    Tenho uma pergunta um pouco besta. Pra mim não ficou claro se além do boleto turistico temos que pagar entradas separaras para fazer os tours. Por exemplo: para visitar as atrações do vale sagrado tenho que ter o boleto turistico + ingresso do tour? A minha ideia é dividir o vale em dois dias. No primeiro dia vou saltar em Ollanta para pegar o trem sentido MP. E no segundo dia de Vale a ideia é fazer Moray Maras e Chinchero. Quis dividir pra poder fazer a viagem de trem ainda a luz do dia pois dizem que vale a pena. O porém disso é ter que comprar o boleto completo por 130 soles por causa dos dois dias de visita. Obrigada pela antemão!

    • Oi Marcela
      O boleto turístico é a entrada para a ruína em questão. Não inclui tem traslado, nem guia. É só o ingresso mesmo. Se você vai dividir em 2 dias, deverá pagar o de 130 soles. Fazendo assim, poderá ainda usar o boleto para visitar as atrações nos arredores de Cusco. Sacsayhuaman é incrível!
      Abraços.