Guia para Hanga Roa – Ilha de Páscoa

Hanga Roa é o nome da “cidade” da Ilha de Páscoa. Coloco assim mesmo, entre aspas, porque o lugar está mais para um vilarejo do que cidade de verdade.

Nada contra, adoro lugares pequenos. E, fala sério, você está no lugar mais remoto do PLANETA e espera o quê? Uma metrópole?

Simbolo Rapa Nui Ilha de PascoaSímbolo Rapa Nui, em frente à prefeitura e retratado na bandeira da ilha

Mas vou confessar que cheguei à Ilha de Páscoa imaginando mega hotéis lotados de turistas, feirinha-hippie na beira da praia e aborígenes dançando hula-hula em barzinhos com fila de espera na porta.

Não poderia estar mais enganado…

 

Na real, não sei de onde tirei essa fantasia de que Hanga Roa era a Cancun do Pacífico Sul. Talvez tenha sido culpa da falta de informações em português na internet, talvez só a minha imaginação fértil mesmo.

Hora do Rush na Ilha de PascoaHora do Rush em Hanga Roa

Sei que agradeci aos deuses locais quando percebi que o lugar não tinha badalação nenhuma. N-E-N-H-U-M-A. Estão lá alguns restaurantes e barzinhos, mas todos no estilo sossegado de cidadezinha do interior.

Também, pudera. A Ilha inteira tem apenas 3.791 habitantes. É o lugar para curtir natureza, esportes de aventura e para ouvir as lendas e histórias dos Rapa Nui.

Passeio de barco e surf em Hanga Roa

 

Como se localizar em Hanga Roa

É a coisa mais fácil. Tem uma avenida principal, uma avenida beira-mar e umas ruazinhas que ligam essas duas. Simples assim. Até existem algumas outras vias asfaltadas, como a do aeroporto (a mesma do posto de gasolina, que já é também a estrada que vai para o leste da ilha) e a rua do hospital. E fim.

Lojinhas de Hanga Roa - Ilha de Pascoa

É uma dificuldade achar um mapa legal da ilha pela internet. O Google Maps, por exemplo, está totalmente errado (as imagens do satélite não correpondem às ruas). E os mapas novos da Apple para iPhone então… deixa quieto!

Então nós, dos Andarilhos do Mundo, resolvemos montar uma mapa de Hanga Roa de mão beijada para vocês. Viu como somos legais?


Visualizar Hanga Roa em um mapa maior

E vamos lá explicar o que tem de bom para ver em Hanga Roa:

Rua Principal

É tudo ali: mercadinhos, barzinhos, umas duas cafeteriazinhas, restaurantesinhos, lojinhas, aluguelzinho de carros… A única coisa que não é “inho” é o preço das coisas. Se você ainda não leu nosso post sobre o Restaurante Hetu’u, clique e você vai entender do que estou falando.

Tem também loja da LAN, tem associação de moradores – com a interessante placa “Isla de Pascoa não entregou sua soberania ao Chile” e o “Shopping” dos artesãos locais – que estava fechado nos quatro dias que estivemos por lá por causa do feriadão das festas pátrias.

Tem até feira de legumes, frutas e moais de pedra (que dia de semana foi aquilo que não me lembro? Segunda?).

Feirinha Rapa Nui Ilha de Pascoa

Esqueça lojas chiques, de grife. É tudo no estilão boutique de bairro. Ou melhor, estilo vendinha da esquina: no mesmo lugar tem remédios, toalhas, cuecas, brinquedos e pão.

 

Beira-mar

Na avenida beira-mar está já o primeiro dos muitos moais que você vai ver ilha afora. É o Ahu Tautira, pertinho do cais, onde ficam barcos pesqueiros e agências de mergulho. Não é a nossa praia, mas dizem que vida marinha da região é bem bonita.

Cais e Moai Hanga Roa

Ali também está um bar-restaurante-boate bem grande, o Restaurante Pea (não fomos lá à noite ver se faz sucesso ou não, mas durante o dia estava às moscas). Bem à sua esquerda, tem uma espécie de piscina meio natural, meio artificial em que dá para tomar um banho de mar. Nos disseram que se vê muitas tartarugas marinhas por ali. Mas a gente não viu nenhuma.

Colagem beira mar Hanga Roa Ilha de Pascoa

E tem uma nesguinha de areia de praia. O clima estava meio chuvoso e a temperatura na casa dos 18-20 graus ao sol. Só tinha surfista dentro d’água. Mas parecia que eles estavam se divertindo.

Colagem mar e surf Hanga Roa Ilha de Pascoa

 

Restaurantes

Por mais cara de muquifo que o lugar tenha, pode ir tranquilo. Por incrível que pareça, achei todos os estabelecimentos muito limpos e as pessoas muito simpáticas. Eles nem sempre são rápidos com o serviço, mas pode ter certeza de que tudo é feito com muito capricho.

Cafeteria e suco de manga - ilha de páscoaCafeteria Moiko Ra’a à esquerda e suco no barzinho Mahina à direita – tudo na rua principal

Tentamos até comer em outros lugares, como o jantar-show do Te Ra’ai, ou o X-tudo do mercadinho, mas apesar do preço, bom mesmo é o Restaurante Hetu’u. Esse mesmo que a gente já mostrou no nosso review aqui no blog. Entra lá depois e me diz se não é de dar água na boca!

 

Dicas Práticas de Hanga Roa

Precisa de caixa eletrônico? São três opções, marcadas no mapa. O do Santander estava fora do ar justamente no dia em que precisamos dele. E detalhe: o do Banco do Estado não aceita Visa, só Mastercard! Descobrimos isso só depois de quase cortar os pulsos achando que nosso cartão tinha sido bloqueado. Pensamos que íamos ficar sem dinheiro em plena Ilha de Páscoa!

Banco Santander Hanga RoaBanco Santander

Minha dica: leve grana em espécie (muita grana!!! lá você vai precisar!).

Posto de gasolina? Só tem um. E pasmem: o mesmo preço do Brasil!

Para alguma emergência, marcamos no mapa a localização do hospital (bem grandinho, viu?).

No mapa também marcamos os 3 lugares que descobrimos para assistir shows folclóricos de música e dança Rapa-Nui (aguardem que em breve escreveremos um post só sobre isso!).

Vai Te Mihi show folcloricoVai Te Mihi – onde acontece um dos shows folclóricos Rapa Nui

Sentiu falta do ponto de informações turísticas? Fica na rua principal. Mas o lugar é tão pequeno que eu não consegui reconhecer na foto do satélite. E o lugar fecha no horário de almoço.

Centro de Informacoes Turisticas Hanga Roa Ilha de Pascoa

 

Hotéis em Hanga Roa

Nós fizemos um post específico com a nossa resenha sobre o Hotel Tupa, onde ficamos hospedados. É só clicar no link.

 

Aluguel de Carro em Hanga Roa

Muita gente escolhe conhecer a ilha de Páscoa por conta própria em carro alugado. Foi a nossa também. Prepare-se para desembolsar entre 35.000 e 60.000 pesos chilenos por um 4×4. Preço bem proporcional a tudo o que há por lá.

E esqueça! Eles não têm carrinhos compactos ou econômicos, até porque por lá não há como transitar em algumas estradas sem tração. A maioria das estradas, felizmente, é muito boa. A gente alugou na Insular (na rua principal), mas também tem a Oceanic.

Insular Aluguel de Carros - Hanga Roa

Uma opção econômica é o quadriciclo, as motos e as bikes. Mas quando chove já viu, né? E pelo que percebemos, lá chove bastante!

Um dica. Não sei se é porque a gente estava lá em altíssima temporada (era feriadão no Chile), mas a gente por muito pouco não fica sem carro. Como o estoque deles é limitado, recomendo que façam reservas antecipadas.

Esse mapinha a gente ganhou por lá e escaneei aqui para vocês:

mapa escaneado de Hanga Roa Ilha de Pascoa

 

Quem ver mais sobre a Ilha de Páscoa no nosso blog? Clique no banner abaixo!

andarilhos do mundo banner ilha de páscoa

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:57
Posts Relacionados:
25
Oct
2012
57 comentários
  1. Edson Maiero
    25/10/2012

    Post devorado. Vou usar muitas informações daqui no planejamento de minha viagem.

  2. Flavia Peixoto
    27/10/2012

    amei o post.. vou seguir tudo à risca quando for.. é um sonho antigo

  3. Ei Gleiber,

    Adorei o post! Agora já tenho uma base para planejar um passeio à Ilha de Páscoa. Sonho muito em conhecer esse lugar! Vou ficar babando nos posts! 🙂

    Abraços,
    Lillian.

  4. Rosa
    12/11/2012

    Gleiber, estamos indo em um pacote da SurpreendaMastercard, janeiro/2013.
    “Minha dica: leve grana em espécie (muita grana!!! lá você vai precisar!).”
    Para 04 noites, o que quer dizer muita grana? Que moeda devemos levar, dólar ou peso chileno?
    Abraços,
    Rosa – Brasília/DF

    • Se puder e conseguir uma boa tarifa de câmbio, leve peso chileno. Os hotéis até aceitam dólares como pagamento, mas a taxa de conversão não é das melhores (tem que pesar custo x benefício direitinho, porque comprar pesos chilenos no Brasil também não é lá uma boa). A gente conseguiu sacar pesos chilenos no caixa eletrônico usando a função crédito com mastercard (não aceitavam visa) – Banco do Estado no centro. Sacamos 400.000 pesos chilenos para 4 dias (e três noites) e gastamos TUDO em duas pessoas. Com esse dinheiro cobrimos todas as despesas, incluindo hotel, aluguel de carro, show típico, gasolina e restaurantes. O ingresso para Ranu Rarako e Orongo nós pagamos à parte (US$ 50,00 por pessoa, comprados no aeroporto em cash, serve para as duas atrações). Se você vai de pacote, já deve ter o hotel pago, então poderá descontar a hospedagem do valor acima.

      Atualizado em 05/04/13: atenção: pagamos a hospedagem com dólares que havíamos trazido e não com os pesos chilenos que sacamos.

  5. Rosa
    16/11/2012

    Obrigada, Gleiber.
    O pacote da Master é esse: Passagem aérea ida e volta + Hospedagem + Excursão ao centro arqueológico de Akahanga (inclui almoço piquenique na praia de Anakena) + Excursões a Ahu Akivi (7 Moai) e ao Vulcão Rano Kau, aldeia ceremonial de Orongo e Vinapu.
    Muito bom ter as informações postadas por vocês, assim já sei o que esperar e não vou me assustar com o lugar. Em 2002, eu e o meu marido fomos à Fernando de Noronha e ficamos em estado de choque quando chegamos na Ilha. Só depois a gente se apaixona.

    • Olha só, de todas as coisas que você vai conhecer no pacote, ainda não contamos aqui no blog do vulcão Rano Kau e nem sobre Orongo (L-I-N-D-O-S), mas em breve sai o post, ehehehe. A praia de Anakena é uma delícia, meio fria, mas a gente que é gaúcho já está acostumado. Eu mesmo até tomei banho de mar, mesmo com vento e temperatura de 20-22 graus. Você viu os nossos posts sobre Ahu Akivi, Akahanga e Vinapu né? Senão, tem aqui: http://andarilhosdomundo.com.br/2012/11/cacando-os-moais-da-ilha-de-pascoa/

      Agora, o legal de ir de excursão é que os guias turísticos sempre têm histórias para contar que engrandecem em muito a viagem. Em Vinapu mesmo (cortei essa parte para não alongar muito o post), a plataforma cerimonial (Ahu) tem pedras finamente talhadas para se encaixarem uma na outra, igualzinho o que se vê em Machu Picchu. Super interessante.

      Reparei uma coisa. Na sua excursão não está incluido Rano Raraku??? Ih… então te prepara que vai ter passeio extra para você comprar lá e esse é simplesmente IMPERDÍVEL. É o lugar mais lindo da ilha de páscoa, onde está a “fábrica” dos Moais. Fica do ladinho do Ahu Tongariki.

      Se eu tivesse que escolher apenas dois lugares para conhecer na ilha toda, seria Rano Kau e Rano Raraku.

      No pacote vocês não tem jantar temático com comidas típicas show de dança Rapa Nui? É outra coisa imperdível! #ficadica

  6. Marcos Cardoso Hau
    27/01/2013

    Blog Perfeito. Parabéns!

    Nota10!!!

  7. Monique
    18/02/2013

    Oi! Gostaríamos de ir para IP mas estamos perdidos quanto a media de gasto de uma viagem como essa para duas pessoas por seis dias. Poderia nos dar uma estimativa? Passeios, guia, alimentação, pousada…

    • A gente alugou carro (não fizemos passeios): $ 60.000/dia (por carro). Refeições: R$ 100,00-200,00 por dia por pessoa (uma refeição em restaurante, outra comendo um lanche comprado no supermercado). Pousada: R$ 300,00 por quarto por casal. Passagens: R$ 800-1600,00 por pessoa. Ingresso para Orongo/Rano Raraku: US$ 50,00 por pessoa. Souvenir: R$ 100,00 por pessoa. Faz aí as contas: é caro viajar para lá. 🙁

  8. danilo
    23/02/2013

    olá,será que vs podia me informar se na ilha tem casas para vender ??
    e o preço

    • Nossa Danilo. Isso honestamente eu não sei. Como o lugar é um parque nacional e uma área de preservação, imagino que não deve ser fácil se mudar para lá não..

  9. Renan Veiga
    27/02/2013

    Olá Gleiber, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo site! Muito bom mesmo!
    Estou indo para a IP em Junho e queria tirar algumas dúvidas com você.
    Quero alugar um carro, o que preciso exatamente? *minha carteira eu tirei tem menos de um ano, tem algum problema?
    É difícil andar de carro lá? Tem como acessar todos os lugares de carro?
    Pra acessar determinadas áreas, mesmo de carro, eu preciso pagar, certo? Quanto seria em média?
    Gostaria também de fazer um mergulho. Sabe me dizer se consigo fazer mergulho lá mesmo sem ter nenhuma experiência?
    No mais, quais dicas que você me daria pra aproveitar da melhor forma a IP em três dias? Lugares, tempos, valores, o que achar relevante.

    Abraço!
    Renan Veiga

    • Para alugar carro, você precisa de um cartão de crédito internacional, do passaporte (eu acho que precisa, não tenho certeza) e da carteira de habilitação. Agora é comum as locadores exigirem um tempo mínimo de carteira de motorista para liberarem a coisa. No Brasil, por exemplo, eles costumam exigir 2 anos de carteira e idade mínima de 21 anos. Creio que lá não seja diferente… 🙁 Só que, como lá é um destino muuuuito turístico, às vezes no vuco-vuco eles podem nem perceber isso. Eu, se fosse você, tentava. Vai que eles não encanam com isso, né? É muito fácil se achar na ilha, embora haja algumas estradas que são MUUUUUITO ruins. Buracos, pedras e pirambeiras estão por toda parte, principalmente no trecho que vai do Ahu Tepeu até o Ahu Tahai (a pior parte). Outro trecho ruim é entre o Ahu Tongariki e Anakena. Por isso eles só alugam jipes 4×4 (ou motos/quadriciclos). Não há carro “normal” lá. Mas é fácil de encontrar tudo, até porque a ilha é pequena e não tem como se perder. Os únicos trechos asfaltados ligam HangaRoa a Tongariki/Rano Raraku e o trecho que liga Hanga Roa a Anakena. Toda a zona de Teravaka é livre de veículos, assim como Poike. Só precisa pagar para entrar DENTRO de Orongo e de Rano Raraku, que são sítios arqueológicos protegidos (como museus ao ar livre), as estradas, entretanto, são livres e não há pedágio. O ingresso combinado às duas atrações custa US$ 50,00 se comprar no aeroporto e US$ 60,00 se comprar no próprio parque. POR PESSOA. A gente não mergulhou lá, então não estamos por dentro dessa parte. Pretendo ainda nesta semana (fique de olho!), publicar um guia com um resumo das principais atrações para facilitar quem estiver montando um roteiro. Abração!

  10. Renan Veiga
    27/02/2013

    Ah sim, caso não alugue o carro, vou fazer os passeios com as empresas de turismo de lá. Você me recomenda passeios específicos? Pelo que li tem 3 passeios básicos que são vendidos, sendo um de um dia inteiro e dois de meio dia cada. Estes três passeios já cobrem toda a ilha? Sabe me dizer se realmente dá pra aproveitar bem a ilha se for em passeios ao invés de carro por conta própria?

    Se puder, depois me adiciona no facebook: https://www.facebook.com/renan.veiga.18

    Mais uma vez obrigado!
    Renan Veiga

    • A gente fez tudo por conta própria e de carro. TUDO. Então não nos interamos dos passeios. A gente olhou os preços na época e saia mais barato o aluguel do carro (a gasolina é muuuuuito barata! acredite!). O papel de um guia, entretanto, deve ser valorizado, porque é quem vai explicar a história que há por trás do que está se vendo. A gente, no caso, foi atrás das histórias por conta própria, usando wikipedia e a internet e muitas coisas fomos descobrir depois de termos voltado do Brasil.

  11. Renan Veiga
    28/02/2013

    Muito obrigado pela dicas, Gleiber! Vou ver se consigo alugar o carro sim rs, na pior das hipóteses, pago os passeios… Vi que você também foi em alguns lugares que eu estou planejando ir ainda este ano ou no máximo ano que vem, como Londres, Edimburgo e Berna. Se der, quando eu for mesmo pra esses lugares, pego umas dicas com vc! 🙂
    Abraço

  12. PEDRO VITORIO
    04/03/2013

    Parabes pelo relato. Estou indo sozinho em maio para Ilha de Pascoa. Vc sabe me dizer como e a vida noturna na ilha? Se tem algum tpw de pub ou balada?

  13. Evelise
    04/03/2013

    Estou ‘devorando’ as suas dicas, pois vou em Maio, por conta própria, com um amigo, e o seu blog está nos ajudando muito.. Parabéns!!.. e Obrigada pelas dicas valiosas.

  14. danilo
    24/03/2013

    quanto ficou o orçamento da viajem ??

    • Como eu havia respondido a um comentário acima:

      “A gente alugou carro (não fizemos passeios): $ 60.000/dia (por carro). Refeições: R$ 100,00-200,00 por dia por pessoa (uma refeição em restaurante, outra comendo um lanche comprado no supermercado). Pousada: R$ 300,00 por quarto por casal. Passagens: R$ 800-1600,00 por pessoa, conforme a promoção que você conseguir. Ingresso para Orongo/Rano Raraku: US$ 50,00 por pessoa. Souvenir: R$ 100,00 por pessoa. Faz aí as contas: é caro viajar para lá.

  15. danilo
    02/04/2013

    essa passagem é só de ida , ou volta tbm ??

    • As passagens para a Ilha de Páscoa varia muito de preço, a gente deu sorte de pegar uma promoção. Em média, costuma custar de 800-1600 reais por pessoa ida e volta. Abração.

  16. Milene Faria
    15/04/2013

    Acabo de chegar da Ilha de Páscoa e as informações que peguei aqui com vocês me foram muito úteis. Fiquei 7 dias na ilha (de 01 a 08/04/2013) e olha que não achei muito não. Adorei conhecer tudo com calma. Restaurantes tb fui ao Te Moana, ao La Taverne du Pecheur, ao La Kaleta….todos muito bons, mas bem carinhos também!

    • Mas o que acha de ficar mais de 7 dias? Não precisa, né?

    • Bianca Monteiro
      28/04/2013

      Gleiber o blog é show!!!! Adorei…

      Milene Faria, vou pra Ilha e ficarei 7 dias também, quanto gastou em média?

      Abraços

      • Eu fiz esse orçamento médio respondendo à pergunta de um outro leitor: “A gente alugou carro (não fizemos passeios): $ 60.000/dia (por carro). Refeições: R$ 100,00-200,00 por dia por pessoa (uma refeição em restaurante, outra comendo um lanche comprado no supermercado). Pousada: R$ 300,00 por quarto por casal. Passagens: R$ 800-1600,00 por pessoa. Ingresso para Orongo/Rano Raraku: US$ 50,00 por pessoa. Souvenir: R$ 100,00 por pessoa.” É mais ou menos isso…

  17. Igor
    26/05/2013

    Acabei de voltar de lá, viagem simplesmente fantástica!
    Estava em um grupo de nove pessoas – todos amigos já antigos – e utilizamos muitas dicas daqui de vocês. Todos os posts retratam exatamente aquilo que você vai encontrar lá, e eu só tenho a agradecer aos Andarilhos. Continuem assim.

    Passamos nove dias lá, e acredito que exploramos tudo o que a ilha tem a oferecer: grutas, cavernas, vulcões, petroglifos, moais, passeio a cavalo, mergulho, praias, trilhas, etc, etc. Se quiserem estou a disposição do site, para ajudar vocês tanto quanto vocês ajudaram a gente.

    Um abraço.

  18. Irapuan Ramalho Valverde
    02/06/2013

    Gleiber, e andarilhos…
    Passei por todos os comentários e dicas e só tenho a agradecer e parabenizar.
    Estamos indo a IP agora em 9/06/13,com retorno em 18/06, por conta de uma promoção na parte aérea (R$ 899,00 por pessoa, ida e volta e ainda pagando em 5x). Não deu para pensar duas vezes!!!
    Agora vamos ao resto se pude entender corretamente:
    Hotel; estamos fechando por aqui mesmo 8 noites com “rewards”.(Hotel Victoria)
    Aluguel de carro: $ 60.000 )pesos por dia.
    Entrada de parques US$ 50,00 por pessoa se pago no aeroporto.
    Refeições: R$ 100 pila por dia por pessoa (1/2 a 1/2 no sanduiche)
    Como é tudo pequeno, qto. de gasolina?
    O que fazer? – vou “colar” as suas dicas…
    Gostaria de fechar o aluguel do carro por aqui, antecipadamente, acha que é possível?
    Poderia me confirmar se entendi tudo certo?

    • Olá! É isso mesmo quanto aos preços. Quanto à gasolina, nós gastamos o equivalente a meio tanque para 3 dias, o que resultou nuns R$ 60,00 mais ou menos (ao menos a gasolina é barata na ilha!). Acho que não dá para alugar o carro antecipadamente não. 🙁 Quanto a dicas do que fazer: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/03/guia-da-ilha-de-pascoa-monte-seu-roteiro/ Nesse post você terá tudo mastigadinho.Boa viagem! (a propósito, você conseguiu uma promoção mega barata, hein?)

      • Irapuan Ramalho Valverde
        04/06/2013

        Vou ao “post”para as dicas…mais uma vez obrigado!!!
        A promoção da (www.melhoresdestinos.com.br/promocao-passagens-ilha-pascoa.html)acho que durou alguns minutos no ar!!!!
        Coisas da minha mulher que fica “pendurada” na internet…conseguiu boas esse ano!!!
        Na volta, entro em contato novamente para atualizar, as fotos vão estar no Instagram…
        Grande abraço

        • Beleza! O Melhores Destinos é um dos melhores sites de turismo no Brasil, na minha opinião, hehehe. Já estou te acompanhando no Instagram! Abraços

  19. Irapuan Ramalho Valverde
    02/06/2013

    Gleiber, sorry!!!não deixei o meu abraço e :
    Fb==>> @irapuanvalverde
    Instagram==>>@irapuanvalverde e @iraps_slight

    Grande abraço

  20. Anninha Xavier
    18/06/2013

    Gleiber, você por acaso prestou atenção nos preços do aluguel de quadriciclos? Se prestou, lembra quanto? Porque irei e pensei que, conhecer a ilha de quadriciclo deve ser muuuuuito legal! Desde já obrigada. Um abraço, Anninha.

    • Puxa, Anninha. Não me lembro mesmo… Foi em setembro do ano passado! Quase um ano atrás. 20.000? Tô chutando, hein…

  21. Anninha Xavier
    18/06/2013

    Rsrsrsrsrs… sem problemas! Era querer demais que você lembrasse. Mesmo assim, o site está sendo bastante útil no sentido de me judar a montar meu roteiro, já que gosto de viajar sozinha, mochilando e conhecendo tudo do meu jeito. Além do mais, estou me programando para ir na baixa estação. Não é possível que todos que estejam por lá tenham a mesma ideia que eu! Já que eu vou sozinha (pois está sendo um trabalho hercúleo convencer uma amiga a mudar seu período de férias) não tem lógica alguma alugar um 4×4. (E mesmo se eu conseguir convencê-la, ainda não há.) Chegando lá, providencio isso em dois tempos. Mais uma vez, parabéns pelo site e obrigada! 🙂

  22. Irapuan Ramalho Valverde
    21/06/2013

    Oi, Gleiber – Feed back
    De volta e inteiros. 3 dias iniciais de sol e 4 de chuva sem parar. Acho que não eram necessários os 7 dias, erramos na mão. Em 3 dias deu para ver tudo com sobras. Os 4 dias de chuva foram um tédio completo, reclusos no quarto do hotel, sem internet no quarto, etc. Com chuva não dá para fazer nada, e olha que estávamos com carro alugado. Respondendo acima, o quadriciclo custava 35.000, pouca diferença do carro, que estavam pedindo 40.000 pesos. “Chorando” conseguimos os 6 dias por 30.000 o dia.
    Ficamos no Hotel Vitória, razoável, no padrão Rapa Nui, únicos clientes na semana toda.
    Restaurante; recomendo o “Dominique”, como não podia deixar de ser, fica na rua principal. Restaurado e renovado, o casal proprietário super atencioso, aceita cartão e os pratos muito bons. Camarão ao Pil Pil deve ser a pedida.
    De resto, as dicas etc, vcs já cobriram tudo.
    Grande abraço, mais uma vez obrigado, e as fotos estão no instagram.
    Irapuan

    • Perfeito, brother! Eu sou desses também, que se fico tempo demais me entedio. Recebo várias críticas por conhecer tudo “rapidinho”. Mas é coisa de perfil, pelo jeito somos parecidos nisso. Conheço gente que ficou 7 dias e queria ficar mais, hehehehe. Mas a chuva é assim mesmo, estraga a vida do turista, principalmente num lugar “no meio do nada” como Rapa Nui. Adorei a dica de restaurantes e essa mãozinha com o preço das coisas. Um abração!!

  23. Irapuan Ramalho Valverde
    22/06/2013

    É meu amigo, o perfil é esse.
    Alguma dica de Fernando de Noronha, estamos indo pra outro fim de mundo amanhã.

  24. Diana
    14/11/2013

    Olá Gleiber,
    Parabéns pelo site e pela iniciativa de ajudar os outros viajantes!
    Vou fazer uma conexão na Ilha de Páscoa e ficar somente de 11:00 da manhã as 23:00 horas na Ilha.
    Gostaria de saber o que me recomenda fazer nessas 12 horas que ficarei por lá!
    Sei que o tempo é limitado, então queria alguma dica de algo imperdível que tenha feito, e que não seja muito longe!
    De antemão te agradeço pela ajuda!

    • Puxa. Esse desafio foi dos mais difíceis. Mas vamos lá. O que é mais imperdível? Acho que dá para fazer Orongo e Rano Raraku em um só dia, desde que você tenha um táxi a sua disposição (ou alugue um carro).

      A dica é chegar, almoçar e enquanto almoça, conseguir alguém que te leve para os passeios. Orongo é bem perto do centrinho (Hanga Roa) e, consequentemente, bem perto do aeroporto. Se brincar dá para ir à pé! (são 5km) A visita dura de 2-3 horas, no máximo.

      De lá, você pode ir para Rano Rarako, mas fique de olho, que o sítio fecha às 18h. Lá é onde você vai ver os moais em todos os estágios possíveis de construção: desde a pedra bruta até alguns que estavam prontos para serem levados até os ahus. Esse sítio fica mais longe (por isso a obrigatoriedade do carro), mas é o lugar mais legal.

      Pertinho (mesmo) fica o Ahu Tongariki, a maior plataforma de moais. Você pode ficar lá até o Sol se por e depois ainda dá para fazer umas comprinhas (e jantar) em Hanga Roa antes de pegar o seu voo.

      Se não quiser ir em Rano Raraku (ou não quiser pegar carro), vá até o Ahu Tahai e o museu, que também ficam do lado de Hanga Roa e dá para ir a pé. Do ahu Tahai o por do Sol é incrível, a propósito!

      Viu? Vai dar tempo de conhecer muita coisa!

      Posts relacionados:
      http://andarilhosdomundo.com.br/2012/10/guia-para-hanga-roa-ilha-de-pascoa/
      http://andarilhosdomundo.com.br/2013/02/a-fabrica-de-moais-da-ilha-de-pascoa/ – sobre rano raraku
      http://andarilhosdomundo.com.br/2012/11/cacando-os-moais-da-ilha-de-pascoa/ – sobre ahu tongariki e ahu tahai
      http://andarilhosdomundo.com.br/2013/02/orongo-e-o-ritual-do-homem-passaro-ilha-de-pascoa/

  25. Tatiane
    20/05/2014

    Gleiber, vou para Ilha de Páscoa em dezembro, e vi que algumas pessoas alugam bicicletas. O que você acha? A ilha é plana? Dá p fazer os passeios de bike?
    Adorei seu blog! Bj

    • Oi Tati. Dá para fazer a ilha de bicicleta sim. Não que a ilha seja plana, mas a maior parte dos caminhos é feita de elevações suaves. O problema é mais o clima. Como chove muito, leve uma boa capa para não ficar ensopada. Abração.

  26. Mireile
    01/07/2014

    Pessoal, boa noite!
    Alguém sabe me dizer se dá pra curtir este passeio com uma criança de 6anos de idade(aventureiro)???
    Abraços

  27. Karin Scarpa
    17/09/2014

    Gleiber, super bacana o blog de vocês! Nos ajudou muito em nossa viagem para a Ilha. Tenho escrito sobre as aventuras de minhas crianças de apartamento. Estou terminando o post sobre a Ilha e cito a imensa ajuda que vocês nos deram, os mapas detalhados, as dicas incríveis e o bom humor impagável. Parabéns para vocês e muito obrigada por continuarem compartilhando!

    • Oi Karin,
      Que legal você dividir aqui com a gente a sua opinião de blogueira. Entrei no seu site e achei super legal. Sabia que eu sou pediatra, né? Amo histórias do dia a dia das crianças! Abração.

  28. Luiz Fernando Franciosi
    18/09/2015

    Preciso saber de alugueis de carro e sites e operadora de mergulho na Ilha da Páscoa.
    Estarei indo no início de outubro e gostaria de ter informações sobre o tempo – temp, chuvas, etc.
    Desde Já agradeço
    Franciosi

    • Oi Luiz Fernando,
      A gente teve bastante dificuldade de achar esse tipo de informação pela internet também.
      🙁
      Vou ficar te devendo
      Abraços

  29. Rodrigo Azevedo
    16/10/2015

    Olá Gleiber,

    Uma coisa que estou bem curioso sobre a ilha que não li em nenhum blog é sobre observação de estrelas. Imagino que devido ao clima úmido o céu não seja tão bonito como nos desertos. É possível ver um céu realmente estrelado nas noites com tempo aberto?

    Obrigado e parabéns pelo site !

    • Oi Rodrigo,
      A gente não pegou noites de tempo bem aberto. Mas creio que sim, devem ser noites estreladas porque a cidade de Hanga Roa é beeeem pequena (poucas fontes de luz artificial).
      Abraços.

  30. Sandra Marussig
    15/11/2016

    Ola Gleiber,
    Estou indo pra la em dezembro, e tenho algumas horas de intervalo entre os voos(das13:00 as 23:00) . Quero ir para rano raraku e mais algum sitio perto(aceito sugestoes) e depois ver o por do sol, que pelo que vi é na praia da vila que ele se poe. Eu e meu marido estamos pensando em alugar carro. Da pra alugar na hora ou é melhor reservar pela intermet antes?
    Abraços,

    Sandra

    • A gente alugou na hora porque não conseguimos reservar antes (na época não achamos em nenhum site). Isso já faz vários anos. Se puder reservar com antecedência, faça!