Hoje é #BlogActionDay – Power of We

Hoje, dia 15 de Outubro milhares de blogs em todo o mundo estão postando sobre um assunto em comum. É o #BlogActionDay 2012, também abreviado como #BAD12, evento virtual que acontece desde 2007. O tema deste ano é o Power of We, que pode ser traduzido livremente como o “Poder do Coletivo”, ou o poder da união, o poder que temos quando estamos juntos.

A ideia por trás desse movimento é mobilizar a internet sobre a importância social, política ou filosófica do tema proposto. Foi no ano passado que descobrimos o movimento, quando o #BlogActionDay falou sobre “Food” (Comida). E neste ano de 2012, os Andarilhos do Mundo não poderiam ficar de fora.

BlogActionDay BAD12 PowerofWe

Mas o que um blog de Turismo tem para dizer sobre o Power of We?

 

 

Para que serve um blog mesmo?

Vou começar lembrando que o “Power of We” (meu! Não consigo achar uma tradução decente desse termo, então vou usar em inglês mesmo!) é justamente a razão de existir de um blog. Ou melhor, a existência de milhares de blogs com a audiência de milhares de visitantes por dia é a prova de que o “We” tem poder.

O que faço eu aqui da minha casa, digitando essas palavras e publicando isso numa tal de internet? Estou tentando transmitir informações, emoções, ideias! Para quem? Para uma comunidade de leitores que deseja encontrar tudo isso para se divertir, para se inspirar ou para planejar sua viagem.

Diferente de um livro em que a informação está impressa de forma imutável e cujo autor pode se resguardar a uma distância confortável do seu público, os Andarilhos do Mundo são nada mais, nada menos que a materialização de um canal de interatividade que integra milhares de pessoas por mês.

Extrapolemos isso para as dezenas de sites e fóruns e redes sociais que frequentamos diariamente e teremos a dimensão do que o “Power of We” é capaz de criar! Uma rede intricada em que todos geramos e consumimos conteúdo com a liberdade e a facilidade que as conexões de banda larga são capazes de proporcionar.

Para cada sonho, haverá alguém para lhe ensinar como alcançar. Para cada reflexão, haverá alguém com quem debater. Para cada frustração, haverá alguém que queira se unir à sua batalha.

 

Os Blogs de Viagem precisam uns dos Outros

E como se não bastasse cada blog viver no seu mundinho, criando o seu conteúdo e alimentando a sua comunidade de leitores, o “Power of We” acaba fazendo com que diversos autores se conheçam entre si, criem fortes laços de amizade e passem a compartilhar aquilo que o colega produz de interessante com sua rede de contatos.

No ramo do Turismo isso é quase uma necessidade. Não há ninguém que tenha visitado TODOS os destinos do mundo. Então quando alguém me pede dicas sobre algum lugar que eu ainda não conheço como o Rio Grande do Norte, me lembro na hora do brother Jodrian Freitas, do blog Aventuramango que mora lá.

E mesmo quando se trata de países que eu já tenha visitado isso continua acontecendo. Passei 12 dias na Suíça, peguei várias dicas legais. Mas a Clarissa, do blog Viagem e Viagens morou lá por alguns meses e ela tem, com certeza, várias dicas que eu não tenho. O mano Michel, do blog Rodando pelo Mundo ainda mora lá hoje em dia, numa região que eu sequer conheci!

Isso sem falar que o meu relato sobre 3 dias em Santorini, na Grécia, vai ser CERTAMENTE diferente do relato dos mesmos 3 dias da Gardênia, do blog As Peripécias de uma Flor. Então quer coisa melhor do que disponibilizar vários pontos de vista diferentes para um mesmo roteiro para alguém que está fazendo suas malas pra lá?

Por isso blogs de viagem estão sempre indicando uns ao outros, compartilhando seu público, convivendo para fortalecer cada vez mais essa ferramenta de criatividade e informação que é a internet.

 

Ações de Indicação Mútua na Blogosfera – Power of We

No último ano, várias ações começaram a pipocar com blogueiros cedendo espaço a outros dentro de suas páginas, demonstrando que o conteúdo compartilhado é sempre melhor do que a vida em isolamento. Posso citar aqui o #Viajosfera do blog Viaje na Viagem do grande Ricardo Freire como, talvez, um dos precursores desse movimento.

Mas acho que foi com o Domingão de Twittadas do blog Diário de Mochileiro (graaaande Júnio Gomes!) que eu vi alguém, pela primeira vez, tirar um baita tempo e trabalhar arduamente em compilar dicas e informações de diversos blogs para deixar disponível ali, mastigadinho.

Domingão de Twittadas Diário de Mochileiro

Daí vem o Maurício Oliveira, do Trilhas e Aventuras, que depois de fazer algumas viagens patrocinadas sozinho, resolve estrear no Brasil o conceito de unir vários blogueiros (14, mais precisamente) para uma ação conjunta de marketing em Turismo, chamada BlogTur. 14 fazem muito mais barulho do que 1, e o projeto foi um sucesso! Foi uma honra, por sinal, ter participado da segunda edição do evento, em Março deste ano.

E não é que até mesmo a gente aqui dos Andarilhos do Mundo entramos nessa? Criamos a nossa série “os Mais do Mês” indicando nossos posts preferidos dentre mais de 200 blogs cadastrados, sempre nos primeiros dias do mês. Se você não conhece, confira nossa página índice.

 

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Mas a prova de que o #Power of We está presente no mundo dos blogs de Turismo, definitivamente, foi a criação da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) lá naquele grupinho fechado do Facebook, há cerca de um ano atrás.

Dezenas e dezenas de integrantes passaram a conversar juntos sobre TUDO: de design a ética, de marketing a SEO. Se não fosse a contribuição livre da galera mais experiente, com certeza os Andarilhos do Mundo não estariam no patamar de qualidade que se encontra hoje.

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - RBBV

O legal é que além do grupo se ajudar muito quando acontece qualquer perrengue com um dos membros, ou quando alguém tem uma dúvida, a galera vem criando oportunidades para se conhecer pessoalmente em eventos como o Eibtur e o Encontro de Viajantes RJ, que já vai para a sua segunda edição agora em 27/10/2012.

 

O Site da RBBV

Mas a minha menina dos olhos mesmo é o site da RBBV. Ali a Rede deixa de ser um grupo fechado de debates para se tornar um portal em que o conteúdo de todos os membros está disponível para a comunidade de leitores. Assim, todos os blogs se ajudam uns aos outros.

Reparem que tem destinos do mundo inteiro! A cada semana, os 5 destaques da primeira página vão se revezando entre o material enviado pela galera, em ordem de sorteio. É um verdadeiro site Wiki, mantido pela própria comunidade de blogueiros. Uma prova de que o “Power of We” consegue construir coisas muito melhores do que cada pessoa trabalhando sozinha em seu mundinho.

 

Bem pessoal, acho que é isso aí. O texto ficou bem mais longo do que eu imaginava. Mas achei legal poder falar do quanto crescemos profissionalmente quando nos unimos aos outros companheiros de jornada.

 

Quer ver a cobertura ao vivo do Blog Action Day? Clique neste link.

Quer ler outros blogs de turismo participantes da ação?

Blog Action Day: The Power of We | Viaggiando
Blog Action Day | Dicas e Roteiros de Viagem
Blog Action Day – The Power of We | Nerds Viajantes
A União dos Blogueiros de Viagem faz um Mundo Melhor | Aventuramango
O Poder da União dos Blogs de Viagem | Viajando com Eles
Blog Action Day – Power of We (Poder da União) | Aventure-se
O poder do nós e o turismo – Blog Action Day 2012 | Vida de Turista
Blogagem coletiva: #BAD12 – The Power of We | Revista de Viagem
Blog Action Day 2012: “The Power of We” | Mala de Rodinha e Necessàire
Hoje é dia do Blog Action Day !!!! | Do Outro do Lado do Mundo
Todos por Todos – BlogActionDay #BAD12 #Powerofwe | As Peripécias de uma Flor
#BlogActionDay 2012 – Power of We | Descortinando Horizontes

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:19
Posts Relacionados:
15
Oct
2012
19 comentários
  1. Gleiber, você conseguiu neste post expressar o poder de nossa rede brilhantemente. Graças à nossa união, conseguimos a cada dia gerar conteúdo de primeira linha à viajantes do mundo inteiro, graças à nossa união, temos conseguido parceria maravilhos, tais como, com o HI e o Ministério do Turismo. Os “mais” do mês que você promove é sem duvida um elogio e uma forma de reconhecimento da parceira que nós temos. Parabéns, meu amigo! E que o Andarilhos brilhe mais e mais a cada dia, pois você merece…;o)! Bjoca, Gardênia

    • Liiinda! Vamos que vamos contagiar essa internet com as nossas histórias, né não? Um beijão, querida!

  2. Jodrian Freitas
    15/10/2012

    Excelente post, amigo. Sou entusiasta desse, digamos, movimento que está crescendo a cada dia. Não posso sequer imaginar o que ainda conseguiremos com nossa tuação conjunta.
    Grande abraço e obrigado pela citação 🙂
    Jodrian

    • Vamos muito longe sim! E fico feliz em estarmos participando juntos desse processo, companheiro!

  3. Garon Piceli
    15/10/2012

    Ótimo post, Gleiber.

    Na internet, precisamos estar unidos. O poder da rede é inevitável.

    Abraços!

    • Valeu Garon! Que legal ver você por aqui! Você e toda a galera aí da Loumarturismo sabem como ninguém construir dentro desse espírito do coletivo. Um grande abraço do amigo aqui e mande um também à toda a galera aí da Loumar, além de um especial ao Marcelo Valente!

  4. Belas palavras! Fez um resumão de tudo de bom que vem acontecendo na blogosfera ultimamente. 😉
    Obrigado por me citar e ainda mais os projetos que tenho como filhos.
    Foi uma grande honra conhecê-lo pessoalmente no segundo BlogTurFoz e o melhor foi saber que essa amizade fortaleceu.
    Grande abraço e #vamoqvamo. 😉

    • Graaaaande brother! Valeu pelas palavras! Teus projetos extrapolam a ideia do “I” e vão direto ao “Power of We”. E isso é o que mais admiro em ti! Abraços

  5. Thiago
    15/10/2012

    Uau! Parabéns meu caro! E que a gente caminhe junto!

  6. Meu Brother,

    Seu artigo ficou completissimo…PARABÉNS!!!

    Abraços

  7. Olá Gleiber,

    Eu não podia deixar de dá uma passada por aqui! 🙂

    Você conseguiu consolidar os mais qualificados agregadores, digamos assim, da blogosfera viajante!!!!

    Parabéns pela sua iniciativa, você que puxou o grupo para a participação coletiva no #BAD2012. Infelizmente este ano eu não pude participar!!!! Espero que no próximo ano eu possa participar…

    Beijo grande!!

  8. Marcia Tanikawa
    16/10/2012

    Olá Gleiber,
    Belíssimo post, principalmente pelo poder agregador e inspirador que está inserido no contexto.
    Vc sem dúvida, faz a diferença com o seu árduo trabalho dos “Mais do Mês”.
    Parabéns mais uma vez!

  9. Andrea
    17/10/2012

    É ISSO AÍ!! PARABÉNSSSS GLEIBER, PELO EXCELENTE TRABALHO! BJSSS

  10. Gleiber, parabéns pela iniciativa e pelo ótimo trabalho que vem fazendo, pena que não participei este ano! Mas como a união faz a força, espero no ano que vem estar junto com todos vocês fortalecendo ainda mais este dia tão importante!

    • Pois é, ano que vem vou tentar agitar a coisa com um pouco mais de antecedência. Acho importantíssimo esse nosso espírito de equipe na RBBV. E se não deu para escrever lá no seu blog sobre o tema, a sua participação aqui nos comentários já é uma baita contribuição. Afinal, vc bem sabe que comentário no blog = blogueiro feliz! 😀

  11. […] Agradeço muito a meus novos amigos do grupo no facebook da RBBV pois fiquei sabendo dessa data por lá. Aqui vai outros blogs que abordaram o tema: – Viaggiando – Dicas e Roteiros de Viagem – Nerds Viajantes – Aventuramango -Andarilhos do Mundo […]

  12. […] Andarilhos do Mundo – Hoje é #BLOGACTIONDAY – Power of We […]