O que é que Bucareste tem?

Tadinha de Bucareste, a capital da Romênia. Europeia do leste, do lado B, do lado comunista, do lado errado desse continente cheio de cidades tão imponentes, ricas e interessantes. Duvido que vocês conheçam alguém que diga: “- Nossa, tenho uma vontade de conhecer Bucareste…”

Piata Universitatii Bucareste

Praga na República Tcheca, Budapeste na Hungria e Moscou na Rússia já deixaram de ser patinho feio faz tempo para se tornarem hoje sonhos de consumo da indústria do Turismo. Será que Bucareste não tem esse mesmo potencial?

Ou será que a falta de um monumento, praça ou edifício que a represente continuará afastando essa metrópole de quase 2 milhões de habitantes para longe dos circuitos de turismo de massa?

Venham comigo que hoje pretendo mostrar para vocês o que é que Bucareste tem. Daí decidam por si mesmos se a cidade vale ou não uma visita.

 

Não adianta! Sem querer zoar muito os pobres romenos (mas já zoando), ir a Bucareste significa ter que responder dezenas de vezes a pergunta: “- Onde?” e logo a seguir ” – O que diabos você vai fazer lá?”.

Vou ter que confessar que nem mesmo a gente estava lá muito interessado. Nosso objetivo era conhecer o interior do país, suas montanhas e seus castelos (e quem sabe conhecer o Drácula pessoalmente, né?). Mas Bucareste era parte inevitável da jornada e resolvemos, sem muitas referências e nem expectativas, dar uma chance para ela.

Parc Herastrau - LagoLago no Parque Herastrau, Bucareste é uma das cidades mais verdes da Europa

Chegamos no fim de tarde de um sábado famintos e super cansados depois de 24 horas de viagem. Não deu tempo de grandes expedições, mas acabamos jantando num lugar próximo à Piata Revoluteii e fizemos um cliques.

No outro dia, recuperados, a cidade acordou debaixo de muita água. Até tentamos dar uma volta, comprar um guarda-chuva e embarcamos naqueles ônibus turísticos para um city tour, mas não deu. Voltamos para o hotel e dormimos até as 4 da tarde.

City Tour em Ônibus Panorâmico

E daí, o mais estranho! Estava um lindo dia de sol (que horas será que a chuva parou? nunca saberemos!) e saímos alucinados, para desbravar nas 3-4 horas de luz que ainda tínhamos. E ali fomos nós caminhar bastante para fazer juz ao nome deste blog.

 

Piata Universitatii

Era a parada mais próxima para embarque no Ônibus Turístico panorâmico. Fora isso, não tem nada muito interessante para admirar. Uma passagem subterrânea serve para cruzar a super mega larga avenida.

Show ao ar livre na Piata Universitatii - Bucareste

Ali ficam o museu da história de Bucareste e também o prédio da Universidade, cinza e sem graça. No dia que estávamos lá, pegamos um concerto ao ar livre. Este sim lindo, com os senhores e senhoras sentadinhos para assistir e todo mundo parando seus afazeres por uns minutos.

 

Piata Romana e Piata Victorei

São as próximas duas paradas do busão turístico. Mas a gente nem chegou a descer. Na Piata Romana, aparentemente só há de interessante uma estátua de Rômulo e Remo sendo amamentados pela loba.

Avenidas de BucaresteEntre as diversas praças, avenidas largas e muito, mas muuuuuito concreto

Já na Piata Victorei, há um museu de História Natural que fica num lindo edifício e o Museu do Camponês Romeno, que a gente até deveria ter visitado (com chuva era uma boa pedida, né?).

Dizem que o Museu de Geologia, do outro lado da rua também vale a pena.

 

Arco do Triunfo de Bucareste

Ligando a Piata Victorei até a Piata Presei Libere, fica a mais linda avenida da cidade, a Sos Kiseleff. Dos dois lados da rua, só casarões lindíssimos e chiquérrimos. De encher os olhos e deixar para trás a imagem cinza do concreto das outras áreas da cidade.

Arco do Triunfo de Bucareste

Bem no meio do avenidão, um Arco do Triunfo à imagem e semelhança do parisiense comemora a unificação do país (monumento de 1935).

 

Parc Herastrau

Ali, finalmente, descemos do busão e fomos dar uma voltinha. E serviu mesmo só para me morder de raiva pelo tempo que perdemos dormindo! Tá certo, não dá para aproveitar um parque debaixo de chuva, mas assim que o tempo abriu a gente deveria ter vindo direto para cá, sem perder um só segundo!

Parc Herastrau em Bucareste

O lugar é incrivelmente grande, arejado, espaçoso, com um lindo lago no meio e a possibilidade de se divertir de diversas formas. Muita gente andando de pedalinho, fotografando as esculturas, levando as crianças no aquário.

Tinham até uns marinheiros (de verdade, gente) brincando de cabo de guerra!

Cabo de guerra dos marinheiros no Parc Herastrau - Bucareste

No próprio parque, uma das atrações mais interessantes da cidade, o Muzeul Satului. Um dos mais antigos museus a céu aberto da Europa, tem ali dezenas de casas reconstruídas a partir de cenas da Romênia rural. São igrejas, moinhos de vento, estábulos, cercas e pórticos de beleza rústica que você não vai encontrar em nenhum outro país do mundo.

Museu Satului - Parc Herastrau - Bucareste

A gente não chegou a entrar (estava tarde, lembram?), mas deu para fotografar a entrada. Em Sighetu Marmatiei, no extremo norte do país, visitamos um museu-irmão e adoramos!

 

Piata Presei Libere

Apesar de não ser lá muito bonito, o gigantesco edifício em estilo bolo de noiva que fica ao fundo dessa praça era um símbolo do poder comunista sobre a cidade. Hoje celebra a liberdade de imprensa.

Piata Presei - Bucareste

Onde antes ficava uma estátua de Lênin, hoje temos uma estátua em estilo moderno, a Hidra de Costin Ionita.

 

Piata Revoluteii

Essa sim, linda de se visitar, acabamos conhecendo melhor no dia anterior à noite, pois é bem próxima de onde jantamos. Vários skatistas aproveitavam as superfícies lisas para praticar e as luzes noturnas deram um ar misterioso ao grande Palácio Real, hoje sede do Parlamento.

Piata Revolutiei - Bucareste

Ali também ficam o lindo Ateneu Romeno, construído em 1888 para abrigar apresentações de música erudita e o Museu Nacional das Artes.

 

Palácio do Parlamento

Seria um candidato a ícone da cidade se não fosse a vergonha que os romenos têm da sua história. Com certeza, é uma construção que não tem como passar desapercebida a um visitante de Bucareste.

Palatul Parlamentului - Bucareste - Palácio do Parlamento

O segundo maior edifício administrativo do mundo (só perde para o Pentágono) é um colosso de concreto de beleza duvidosa construído às custas do despejo de centenas de famílias e da demolição de dezenas de edifícios históricos.

Fruto da megalomania do ditador Ceausesco, que governou o país por 25 anos, custou cerca de 3,3 bilhões de euros! Como deu para ver, também não tivemos tempo de entrar dentro, mas os seguranças simpáticos deixaram que eu me aproximasse dos portões para dentro para umas fotos.

Grandiosidade do Palácio do Parlamento de Bucareste

Bem em frente dele, fica a Piata Constitutiei que, curiosamente, estava sendo preparada para um show da Lady Gaga que ia rolar dali uns 4 dias.

 

Piata Unirii

Nosso City Tour terminou na Piata Unirii, o coração da zona Ceausesquiana da cidade. Gigantesca e rodeada de concreto e grandes edifícios sem personalidade, tem hoje a vantagem de abrigar uns bons shoppings centers e bons hotéis.

Fim de tarde na Piata Unirii - Bucareste

Dizem que o mercado da cidade fica por aqui, mas não encontramos (adoramos mercados!).

 

Centro Histórico de Bucareste

Caminhamos bastante pelos calçadões do centro histórico de Bucareste para dizer: não tem lugar mais legal de ficar! Não há hoteis 5 estrelas e nem vista para áreas verdes, mas a vibe não tem como ser melhor.

Muito diferente do que imaginávamos, Bucareste tem uma vida noturna alegre, vibrante e descolada. Obviamente com muito Michel Teló e “Eu quero tchu”… Barzinhos e casas noturnas aos montes, gente bonita, comidinha de rua, sorvete…

Barzinhos do centro histórico de Bucareste no sábado à noite

A juventude romena de hoje, que nem sabe o que é comunismo, se diverte como se estivesse na Picadilly Circus de Londres (só que sem os espetáculos) ou no Quartier Latin de Paris (só que sem virar a cara a quem tenta se comunicar em inglês).

 

Uma Cidade em Busca de Identidade

Se Bucareste ainda não atrai grande levas de turistas por causa do cinza dos seus edifícios da época do Comunismo, posso dizer que o verde dos seus parques, a animação dos jovens e as manifestações artísticas estão transformando essa metrópole em um lugar gostoso de se visitar e que, definitivamente, nos surpreendeu.


Visualizar Bucareste em um mapa maior

Os romenos são carinhosos e acolhedores, e em todos os momentos procuraram nos ajudar a conhecer o melhor ângulo dessa capital tão multifacetada. Acho que tem gente que vai odiar a cidade. Eu, como sempre, queria ao menos ter mais uns 2 dias para conhecê-la melhor.

Veja também nossas dicas de hotel e restaurante além dos relatos das nossas surpresas com a cidade (e alguns perrengues para vocês rirem da nossa cara).

Trajeto do City Tour no Ônibus Panorâmico de BucaresteTrajeto do ônibus panorâmico turístico em seu City Tour

Serviço

 

City Tour de Ônibus Panorâmico
Diariamente das 10 – 21h
Passe válido até o final do dia (pode subir e descer à vontade nas paradas indicadas)
Preço: RON 25,00 por pessoa (paga-se direito ao cobrador dentro do ônibus)
Intervalo: a cada 15 minutos.
Duração do percurso completo: 50 minutos.

andarilhos do mundo na transilvânia

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:86
Posts Relacionados:
01
Sep
2012
86 comentários
  1. Tereza Gonçalves
    02/09/2012

    Lindo o passeio on line q me proporcionastes. É maravilhosa a tua maneira de viver a vida. Bjão!

    • Obrigadão pelas palavras doces, Tereza… Beijão!

    • walmy vidal de araujo
      16/02/2016

      La tem igrejas evangélicas ? Existe alguma lei que proibi falar do Evangélho ?
      Existe algum trabalho social, que podemos ir como voluntário ?

      • Oi Walmy
        Não sei sobre essas informações.
        Proibido não é, mas a religião predominante no país é a Católica Ortodoxa.
        Abraços.

  2. Milton Kennedy
    02/09/2012

    Saudações Legionário Gleiber, gosto muito da forma humorada como descreve suas viagens.
    Abraços e paz.

  3. PAULA BRUM
    04/09/2012

    A patinha feia aí é linda, hein? Só a imagem da Piata Unirii já comprova a beleza da cidade. Adorei viajar um pouco c vcs! Paabéns e vou ficar aguardando mais post dessa viagem! Abraços,
    Paula
    http://www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ….

  4. Andrea
    04/09/2012

    tô curtindo tudo!!! amo muito tudo isso!!! beijão gente!

  5. Celina
    04/09/2012

    To quase convencida!

  6. Marcia Tanikawa
    05/09/2012

    Oi Gleiber,
    Realmente, Bucareste é algo que nunca passou pelas nossas cabeças, e é lindo, surpreendeu!
    Louca para ver as postagens que vc falou aí em cima!
    Abs.
    Marcia

    • Então… Eu estou recém nos primeiros posts, contando nossos primeiros dias por lá. A gente andou 12 dias percorrendo todo o país. Tem bastante coisa ainda pela frente!

  7. nanda
    22/10/2012

    Estive em Bucareste ano passado, no verão e agora vou voltar la, no inverno. Realmente é uma cidade incrível. A propósito….deveriam ter entrado no Palácio do Parlamento. É uma coisa incrível de se ver. rss

    • Era o nosso plano… Mas com a história de chover forte e a gente estar morto de sono… Uma pena! 🙁

  8. ROBERTO LACERDA
    24/05/2013

    Estive lá de 17 a 19 de maio 2013 e constatei que a cidade realmente vale muito a pena

  9. Denise Bianco
    13/06/2013

    Me apaixonei por Bucareste e lamentei muito não ter conseguido fazer os deslocamentos pelo interior país.
    Quando estive lá, o centro histórico estava sendo calçado, e mesmo assim me senti muito bem na cidade. Lindas avenidas e prédios.
    Voltando a Bucareste, não deixe de ir no restaurante Caru’cu bere (http://www.carucubere.ro/en/homepage) que fica dentro do centro histórico e tem mais de 120 anos, ótima comida,cerveja, ambiente e arquitetura.

    • Nossa! Excelente dica. Fica aí para todos os leitores. Eu também ando com coceiras para voltar a Bucareste com um pouco mais de calma. Obrigado pela visita e pela contribuição ao blog.

  10. Luz
    01/09/2013

    O que Bucareste tem? O meu amor! Obrigada, estou amando o blog.
    Te iubesc Romênia.

  11. Luz
    02/09/2013

    Olá Gleiber!
    Realmente a Romênia tem o meu amor, meu noivo é um romeno que ama o Brasil, aliás não só ele, na Romênia eu ouvi cantores com músicas em homenagem ao Brasil. Uma delas é a cantora Andreea Banica, com duas lindas canções, “Samba” e “Love In Brasil”, mesmo em inglês dá para emocionar, e os clips então… pois fala do nosso querido Brasil. E essas músicas embalam o amor verdadeiro de um romeno e uma brasileira. Ficam as dicas.
    O blog está ótimo, parabéns!

  12. Luz
    07/09/2013

    Sim, tem no youtube, ela até arrisca uns passinhos de samba! Muito legal!

  13. Pedro Linhares
    17/12/2013

    Muito bom, para mim apenas necessito de uma pergunta?
    Segurança?
    Tou a pensar em ir a bucareste 5 dias, em comida e boemia, a vida é cara?
    obrigado

    • Bucareste é muito segura. A Romênia é um país tão europeu quanto qualquer outro, pode ficar tranquilo. O lado bom de não ter adotado o Euro é que os preços das coisas é ridiculamente barato! Você vai se divertir muito, acredite!

  14. Pedro Linhares
    18/12/2013

    Obrigado pela resposta, o Sr. se possivel entra entra em contacto para o meu mail.

  15. Luiz Filipe
    07/07/2014

    Gostei muito do conteúdo, pois estou escrevendo um livro e escolhi como cidade Bucareste, é realmente uma cidade maravilhosa! Bom trabalho 😉

    • Obrigado Luiz Felipe. É linda mesmo! Pena a gente não ter conseguido mais tempo para passar por lá.

  16. sylvia
    15/08/2014

    Obrigada Gleiber e Sandro.
    Estou indo para Bucareste no proximo 05/10.
    Suas dicas sao valiosas.
    Pretendo pegar um tour no primeiro dia e ficarei no NH. Voce sabe se fica bem localizado? Fica no distrito financeiro, perto da Unirii e do Parlamento.
    Obrigada,
    Sylvia

    • Oi Sylvia. Super bem localizado. A Unirii é uma praça bem charmosa. É uma pernadinha (15min?) até a região boêmia à noite (o centro histórico). Volte de táxi para o hotel depois de jantar por lá e fica tudo certo (os táxis são bem baratos, compensa!). Abraços.

  17. Isabela Roveratti
    27/08/2014

    Adorei as dicas! Estou indo fazer um curso na Universidade de Bucareste e queria mto saber o que vou encontrar por lá. Através de vocês pude ter uma idéia positiva, me deixando mais motivada!

    • Oi Isabela,
      Você vai amar a cidade (se bem que dizem que é de gelar a alma no inverno!).
      Boa sorte no teu curso e obrigado pela visita.
      Abraços

  18. Maurício Franco
    09/09/2014

    O site de vocês salvou minha vida, tinha muitas dúvidas sobre a Romênia e acabei desvendando algumas aqui. Vou visitar Bucareste em Dezembro, embarco em São Paulo dia 25, vocês sabem me dizer se muitos pontos turísticos são fechados nessa época do ano, devido o inverno rigoroso? Em especial, o castelo de Bran, em Brasov, quero muito conhecer. A viagem ao Castelo, utilizando o trasporte público, saindo de Bucareste é de fácil acesso, tranquilo de usar? Desde já obrigado, tudo o que li me deixou mais ansioso pra conhecer este incrível país.

    • Oi Maurício,
      O castelo de Bran deve ficar aberto o ano todo. Mas você deve ter visto que a gente visitou tudo de carro, justamente porque o transporte público romeno tem fama de ser desorganizado e imprevisível. Então não arriscamos. Até existe, mas você vai ter que procurar por si mesmo. O inverno na Romênia é incrivelmente frio, assim como o verão é incrivelmente quente!
      Boa sorte. Você vai amar o país.
      Abraços.

      • Maurício Franco
        11/09/2014

        Gleiber, vou procurar algo turístico por lá que vá até o castelo, talvez seja mais fácil e confiável, pesquisei algumas agências de viagens aqui do Brasil pra ver se encontrava algum passeio do tipo, mas as que fazem cobram muita caro, por ser um país quase sem procura turística.
        Já achei aqui no site dicas sobre roupas para frio extremo, só falta correr atrás pra comprar. Achei aqui também outras 2 cidades que irei visitar nessa minha mini eurotrip, Praga (irei de avião partindo de Bucareste) e Budapeste (irei de trem partindo de Praga), também parecem ser lugares incríveis. Contando os dias…
        Obrigado, abraços!!!

        • Oi Maurício.
          Então… Compre os passeio lá mesmo em Bucareste. Esse tipo de coisa não compensa comprar aqui no Brasil antecipadamente. As agências compram passeios das agências locais e sempre dão uma mordida! Compre direito e sua economia pode chegar a 50%! Praga e Budapeste são fantásticas! Vc vai gostar muito, tenho certeza.

  19. Franco Will
    14/09/2014

    Ola Gleiber,

    Tudo bom?

    Parabéns pelo blog. Seus comentários e dicas são de suma importância.
    Ja morei em Bruxelas, hoje moro no Brasil, mas, pretendo morar em Bucareste no começo do ano que vem. O que achas da cidade para quem pretende morar?

    Abraco

    Franco

    • Oi Franco,
      Bucareste é uma cidade bem grande. A região central é muito bonita e simpática, e parece mais com uma cidade grande brasileira do que a maioria das outras metrópoles européias que conheci. A qualidade de vida é satisfatória, há pouca violência, o trânsito é menos caótico proporcionalmente que o Brasil. Mas com certeza é bem mais cinza e menos rica do que Bruxelas. Abraços.

  20. Antonio Nascimento
    05/10/2014

    Hoje pela manhã eu já tinha perguntado a um amigo se topa ir um dia a Bucareste, depois de ter visto mais umas fotos na net. Isso porque adoramos a cinematografia romena. No ano passado até falamos com uma atriz romena que veio para uma mostra internacional que ocorre no Recife no fim de outubro. E agora, com mais dados, temos mais vontade de ir até lá.

    • Nossa Antonio, a gente adorou o país inteiro!
      Sabe quando você já viajou bastante, mas repara que nas conversas de amigos, acaba só falando de uns 2 ou 3 lugares? Ir à Romênia foi muito mais marcante do que a nossa viagem para a Suíça. Acredite!
      Abração.

  21. Kennedy
    20/10/2014

    Vou fazer um intercâmbio de um mês para Bucareste, espero ter uma experiência tão boa quanto a de vocês na Romênia! Parabéns pela matéria! Muito boa! Abraço…

  22. Celso Mainardi
    27/10/2014

    Estive visitando a Romênia, oportunidade em que conheci várias cidades e pontos turísticos. Gostei muito. É um país bonito, que está se desemvolvendo e muito seguro. Vale a pena passear por lá.

    • Oi Celso
      Obrigado pela contribuição ao nosso blog
      Tive as mesmas impressões que você.
      Abração.

  23. DANIELA STURARO
    14/11/2014

    Obrigada por me fazer viajar em mente e no coração para o lugar que sonho conhecer desde criança..Obrigada amigos!

    • Oi Daniela,
      A Romênia é realmente fascinante. Merece que mais turistas e mais brasileiros vão conhecê-la.
      Abraços.

  24. dinu manole
    17/12/2014

    gleiber,nasci na roumenia veio para o brasil em 1961.eu fico admirado que você,brasileiro,pediatra gaúcho,conheçe a roumenia melhor do que eu.queria saber quanto tempo levou para chegar da transilvania em maramures e por que estrada. não deu vontade de conhecer vatra dornei?parabens,voce pratica o verdadeiro turismo perto da natureza.dinu

  25. Jorge Santos
    21/01/2015

    Gostaria de perguntar ao Gleiber se na primeira semana de Abril estará ainda muito frio ou mesmo neve em Bucareste. Estou pensando em ir nessa altura ! e tenho dúvidas. o Novotel bucarest citty ceter é Hotel central? E o City tour Onibus funciona nesse período? obrigado

  26. Bianca
    26/01/2015

    Boa tarde!

    Estou planejando uma viagem para Bucareste para dia +- 17 de fevereiro, e vi seu blog!
    Muito bom!

    Estou planejando fazer esse Bus Tour… onde posso encontrá-lo?

    Irei chegar em Bucareste no aeroporto de OTP. Voce poderia me dar umas dicas de como achar o bus tour?

    voce acha que 1 dia em bucareste é pouco? Pretendo ir de Bucareste até Sofia ou Istambul… mas não consegui me decidir…

    Obrigadaaaa!!!

    • Oi Bianca,
      Você pode comprar os bilhetes dentro do próprio ônibus. Veja o mapa com as paradas.
      Um dia em Bucareste foi muuuuito pouco! Ficaria pelo menos duas noites, com certeza.
      Abraços.

      • Bianca
        27/01/2015

        Olá!
        Pretendo ficar apenas um dia porque estarei mochilando!
        Gleiber, mas aonde eu encontro esses ônibus de City Tour?

        Pretendo ficar só um dia em bucareste porque pretendo pegar algum meio de transporte ou peara Sofia ou para Istambul… voce me aconselha algum meio de transporte e algum caminho?

        gostaria de visitar : bucareste(passagem comprada)-sofia-istambul-atenas (passagem comprada). [Sofia e Istambul não precisa ser essa ordem]
        Voce pode me ajudar? Procurei em sites, mas nenhum que conseguisse tirar minhas duvidas por completo sobre o preço e qual meio de transporte pegar…

        Obrigada!!

        • Oi Bianca,
          O City Tour passa pelo roteiro apontado no mapa que está no próprio post (a imagem em amarelo, com os pontos numerados de 1 a 14).
          Sobre a ida a Sofia / Istambul, imagino que o mais fácil seja pegar um trem. Não é muito fácil achar preços e horários online de trens na Romênia, viu? Mas eles existem! E são baratos. Só que são demorados (pelas histórias que ouvi).
          Abraços.

  27. Natalia
    06/03/2015

    Adorei o blog! Parabéns!!
    Fiquei ainda mais animada para minha ida para lá!
    É muito bom encontrar informações assim!

    Obrigada!

  28. Marlene P. Severo
    23/03/2015

    Sei que em Bucarest há muitas chocolaterias, algumas, inclusive, pertencentes a belgas que lá se estabeleceram. O que vocês acharam? E sobre músicos e concertistas, o que têm a dizer?

    • Oi Marlene,
      A gente não reparou em chocolaterias não… Tivemos só um dia para conhecer a cidade e choveu quase todo o dia…
      Abraços.

  29. Marlene P. Severo
    23/03/2015

    Vocês não mencionaram ciganos, muito numerosos na Romênia. Porquê?

    • Oi Marlene,
      Porque a gente ou não viu os ciganos, ou não os reconhecemos como tal.
      Na verdade a gente viu ciganos sim, porque vimos gente acampando na beira das estradas à noites e daí supomos que aquelas pessoas eram ciganos. E nas feirinhas sempre dava para reconhecer algumas barraquinhas de badulaques vendidos por eles. Veja:
      andarilhosdomundo.com.br/2013/05/hora-la-prislop-festival-de-tradicoes-na-romenia/

  30. HAILA
    06/05/2015

    ENGRAÇADO COMO VOCE SE CONTRADIZ: ACHO ATÉ FALTA DE RESPEITO VISTO QUE TEM MUITOS ROMENOS NO BRASIL E QUE VAO ENTENDER O QUE VC TA FALANDO.
    NO INÍCIO:
    Tadinha de Bucareste, a capital da Romênia. Europeia do leste, do lado B, do lado comunista, do lado errado desse continente cheio de cidades tão imponentes, ricas e interessantes. Duvido que vocês conheçam alguém que diga: “- Nossa, tenho uma vontade de conhecer Bucareste…”
    Será que Bucareste não tem esse mesmo potencial?
    Ou será que a falta de um monumento, praça ou edifício que a represente continuará afastando essa metrópole de quase 2 milhões de habitantes para longe dos circuitos de turismo de massa?

    NO FINAL:
    VOCE FALA TÃO BEM, DE LUGARES LINDOS COMO O HERASTRAU, DO ATENDIMENTO ETC…
    Os romenos são carinhosos e acolhedores, e em todos os momentos procuraram nos ajudar a conhecer o melhor ângulo dessa capital tão multifacetada. Acho que tem gente que vai odiar a cidade. Eu, como sempre, queria ao menos ter mais uns 2 dias para conhecê-la melhor.

    ENFIM, DE QQ FORMA FOI BOM REVIVER UM POUCO DO LUGAR QUE ESTIVE EM 1998 COM MEU MARIDO e achei encantador, muito interessante, alias bem diferente daqui, educacao, cultura, seriedade, respeito, coisa que nao vemos por aqui….E HOJE, ESTAMOS PRETENDENDO VOLTAR COM NOSSAS FILHAS!
    *** TEM MUITA GENTE QUE TEM O SONHO DE CONHECER A ROMENIA, SIIIMMM !!!! MINHAS FILHAS, POR EXEMPLO… E OUTROS QUE LI POR AQUI…
    VOU PROCURAR AINDA AS NOVIDADES (COM CERTEZA MUITAS) POIS LÁ CRESCE RÁPIDO, NÃO É COMO O ATRASADO DO BRASIL… E COM CERTEZA DEVE TER PROGRAMACAO, PARQUES E DIVERSÃO PRA CRIANÇA, POIS COM CERTEZA TEM MUITAS….
    VALEU !!!

    • Oi Haila,
      Claro que eu ia aprovar o seu comentário!

      Afinal, precisava que você entendesse melhor a minha intenção ao escrever esse artigo sobre Bucareste. O mal entendido também pode acontecer com outros leitores.

      Claro que eu amei Bucareste, e se em algum momento eu fui desrespeitoso com a cidade, ou com a Romênia, desculpa. Jamais seria a minha intenção.

      No início do texto, eu brinco com os preconceitos sobre um país que é praticamente desconhecido aos brasileiros. Muita gente até hoje me pergunta: “- o que você foi fazer na Romênia?” “- Com tanto país desenvolvido para conhecer na Europa, o que você foi fazer do lado de lá do muro de Berlim?”. Essas mesmas pessoas se chocam quando eu digo que a Romênia é mais desenvolvida economicamente que o Brasil.

      E se você conhece bastante gente que sonha em conhecer a Romênia, legal. Mas o meu trabalho aqui é justamente mostrar que o país é fantástico aos muitos que nem sabem onde a Romênia fica.

      Abraços.

  31. Iêda
    04/06/2015

    Adorei o Blog. Iremos a Bucarest agora no final de junho, eu e meu marido, onde passaremos 2 dias. As informações vão nos ajudar muito a organizar nosso roteiro.
    Valeu!

  32. Andréia Rödel
    30/07/2015

    Olá!

    Sou de Porto Alegre, e apesar do sobrenome alemão, minha família materna é romena. Meus avós vieram fugidos da guerra e não gostavam de falar das coisas que passaram por lá. Então nunca tive ‘boas referências’ do país. Apenas maus comentários dos soldados russos. O que me chamou atenção para a cidade de Bucareste foi o filme ‘Charlie Countryman’ (que recomendo, principalmente a vocês que já visitaram a cidade).
    Despertado o interesse, procurei mais informações e cheguei aqui. Gostaria de agradecer a postagem e elogiar a maneira sincera pela qual foi escrita, digna de uma visão honesta. Quem sabe um dia eu busque pelos parentes perdidos por lá, ou os restos do armazém da bisá (confesso que com essa postagem fui mais auxiliada do que pela própria embaixada), ai retorno pra contar como foi.

    • Oi Andréia,
      Nossa! Que legal o seu depoimento. E, olha, muito recomendo visitar o país. Nós, que não temos nenhuma ascendência ou relação histórica, ficamos apaixonados. Vou dar uma espiada no filme. Muito obrigado. 😉

  33. CLÁUDIO TAVARES
    14/08/2015

    Olá Gleiber, gostei muito de todas as dicas e comentários, o que só fez foi aumentar minha vontade de conhecer essa bela cidade.
    Sou de Sampa e pretendo fazer essa viagem em breve. Conheci dois romenos em um cruzeiro que fiz e foram bem amistosos mesmo e até começamos um exercício de falar o idioma, que é bem interessante, ainda que difícil…
    enfim, um grande abraço e parabéns pelo Blog.

    • Oi Cláudio,
      Só ouvi coisas boas de quem foi pra lá. Mas aprender a língua não é moleza mesmo não.
      Abraços.

  34. Claudemir Garattini
    23/08/2015

    Muito bom o post sobre Bucarest, comprei passagem pra la pra junho/2016 e confesso que não tinha nenhuma noção da cidade ainda, esse post com os lugares pra conhecer vai me ajudar muito, penso em ficar uns 4 dias la, e aproveitar e pegar um trem para Istambul ja que não fica muito longe de lá. Parabens pelo blog.

    • Oi Claudemir,
      Fica bem fácil ir de lá a Istambul, boa ideia.
      E dá para conhecer muita coisa em 4 dias. Você vai adorar.
      Abraços.

  35. Estou aqui em Bucareste e fiz um roadtrip pelo país. Tenho agora mais dois dias aqui em Bucareste. Adorei a página e com certeza vou ao Parc Herastrau. Obrigada pela postagem!

  36. Rene
    28/09/2015

    Bom dia. Eu tambem tive a mesma impressao da Haila mas acabei entendendo a sua intencao. Foi mais irônica do que desrespeitosa. Agora lhe pergunto. Se dezembro é um frio de rachar e abril tambem é frio, quando é o verao desse lugar ??? Preciso de pelo menos 20 graus

    • Oi Rene
      No verão (fim de maio até meados de setembro) faz 40 graus fácil. A gente esteve lá em Agosto e estava muito quente!
      Abração.

  37. César
    10/10/2015

    Olá,

    Estou indo para um intercambio de 10 semanas em Bucareste nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Mas ainda não encontrei nenhum curso (nem mesmo online) de romeno, e eu gostaria MUITO de já chegar lá falando alguma coisa. Você sabe de algum lugar em Bucareste onde eu possa estudar a língua? Pode ser de Inglês pra Romeno, sem problemas. Se você também tiver dicas para estudantes/jovens, por favor me dê. Terei tempo de sobra por lá hahaha

    Grato 🙂

    • Oi César,
      Poxa que legal, cara! Mas infelizmente não tenho essa informação para te ajudar. A gente ficou menos de 48h na cidade, infelizmente. Eu é que preciso de dicas suas quando tu voltar! kkkkk 🙂
      Abraços

  38. […] O que é que Bucareste tem? – Andarilhos no Mundo […]

  39. Solange
    24/02/2016

    Oi, meninos. Olha fazia tempo que não ria tanto, parece que estava lendo um livro de história. Estou fazendo algumas pesquisas e o site me ajudou muito…

  40. carlo
    25/05/2016

    Olá pessoal. Muito legal e útil o blog de vcs!!
    Estou com viagem marcada para romênia durante 6 dias (vou a bucareste, e depois brasov ou bran para explorar o interior).
    Minha dúvida é sobre que moeda levar? Eles trabalham com o Euro em lojas, mercados, etc…, ou vcs aconselham a fazer câmbio para o RON? Quanto a cartões de crédito, sabem se são bem aceitos em bares, restaurantes, lojinhas, etc…?

    Abraços e obrigado pelas dicas até agora!

    • Leve Euros, Carlo
      Mas lá você terá que trocara para RON nas casas de câmbio. São aceitos cartões por todos lados, isso é bem fácil.
      Abraços.

  41. francisca vieira
    03/06/2016

    adorei saber que ainda é uma cidade de poucos turistas, conheci praga quando era com menos turistas, amei e queria sempre voltar lá, voltei ano passado e odiei a praça do relogio astronomico parece os quatro cantos do carnaval de olinda, nao vou la nunca mais, conheci budapeste tambem ainda com pouco turista, espero que continue como é ainda adoravel, vou conhecer o interior da romenia mas adorei saber as dicas de bucharest, obrigado.

  42. Marcelo Barbosa
    16/09/2016

    Estamos neste momento em Bucareste…
    Mas não achamos os romenos acolhedores e simpáticos…ponto de vista diferentes!

  43. Sergio
    20/09/2016

    Boa tarde, Gleiber.
    Vamos (eu e esposa) fazer um circuito Sérvia – Romênia – Bulgária
    em maio/junho de 2017 (30 dias, mais ou menos) e estou coletando
    algumas informações.
    Inicialmente, democrática e equilibradamente, planejamos ficar 10
    dias em cada país.
    Pretendemos visitar, na Romênia (vindo de Novi Sad, Sérvia),
    Timisoara – Sibiu – Sighisoara – Brasov (e arredores) e Bucareste
    Como estaremos com carro alugado na Sérvia, não haverá muito
    desperdício de tempo com translado.
    Fizemos a seguinte distribuição de tempo:
    Timisoara – 1 pernoite
    Sibiu – 2 pernoites
    Sighisoara – 1 pernoite
    Brasov – 3 pernoites
    Bucareste – 3 pernoites

    Agora, lendo o blog, começo a pensar se 2 pernoites em Sibiu, 3 em
    Brasov e 3 em Bucareste são suficientes…
    O que acha? Devemos suprimir/acrescentar algum lugar?
    Aumentar/diminuir o tempo de estadia? Talvez mais tempo nos
    lindíssimos Cárpatos?
    Um forte abraço e obrigado.

    • Oi Sérgio,
      Então… A gente não dormiu em Timisoara, então não sabemos se realmente é uma noite que vale a pena (provavelmente para a estrada não ficar muito cansativa, né?). No mais, acho que ficou bom. A gente ficou bem menos tempo em cada um desses lugares e conseguiu visitar tudo (às custas de jornadas cansativas às vezes, é verdade, mas deu certo!).
      Abraços.

  44. Sergio
    25/09/2016

    Obrigado pelo comentário, Gleiber.
    Bem, então acho vou deixar como está por ora e, à medida que encontro mais informações, vou ajustando aqui e ali.
    Um abraço.