Guia de Compras – Paraguai para medrosos #BlogTurFoz

Era uma bela manhã de sábado e não dava para fugir. Estava bem legível no nosso roteiro, sem choro nem vela: Paraguai (e a nobre intenção de montar para vocês, queridos leitores, este lindo guia de compras).

Confesso que Ciudade del Este era o último dos lugares do mundo em que eu queria estar depois do tudo que tinha rolado na Night do #BlogTurFoz.

Guia de Compras nas ruas do Paraguai

Mal dormido, cansado e cheio de preconceitos na cabeça, lá fomos nós cruzar a Ponte de Amizade direto para uma das mais loucas experiências antropológicas que já vivi. E quem diria que um cara tão avesso a compras como eu ia sair de lá sem nenhum realzinho no bolso para contar história?

Entrar no país é coisa mais sem-graça. Não precisa passar em aduana, não carimbam passaporte, não pedem sequer para olhar os documentos. É tipo livre, como se Ciudad del Este fosse uma extensão de Foz do Iguaçu.

Ponte da Amizade Brasil - Paraguai Ponte da Amizade Brasil – Paraguai

O país que ganhou má fama por facilitar o contrabando e outras práticas ilícitas estava prestes a se descortinar para nós. E eu só pensando com os meus botões: como recomendar aos leitores do nosso blog um passeio que jamais faria se não estivesse no #BlogTurFoz?

 

A Primeira Impressão

Centenas de moto-táxis, milhares de pessoas, poluição visual, barulho, confusão. A minha agorafobia estava começando a dar sinais de vida e o sono insistindo em pesar minhas pálpebras. Não sabe o que é agorafobia? É tipo uma vontade louca de sair correndo quando estou no meio de multidões!!! Sentiu o drama?

Mototaxistas Paraguai Ciudad del Este BlogTurFoz

Para provar minha boa intenção para este passeio, eu tinha até feito uma listinha básica para este guia de compras com itens genéricos tipo “capinha de iPhone”, “camisetas dry-fit para corrida” e quem sabe até uma “Time Capsule da Apple”.

 

Shopping del Este

Nossa primeira parada na cidade foi o aconchegante Shopping del Este. Ali eu consegui dar uma respirada, pois o ambiente era bastante familiar: shopping é shopping em qualquer lugar do mundo.

Shopping del Este Paraguai

Ali a gente encontrou com as meninas que seriam o nosso guia de compras na cidade. São três corajosas guerreiras que sabem como ninguém os segredos e a diversidade das lojas do Paraguai. Com vocês, as blogueiras do “Paraguai Pink“: Ju, Fabi e Karla!

Paraguai Pink

O grupo de 14 blogueiros então se dividiu em dois: meninas para um lado e meninos para outro! Mentira, tô brincando… Eletrônicos de um lado e cosméticos/maquiagens do outro, o que é praticamente a mesma coisa. Como as pink eram três, fiquei torcendo para ter um grupo para “ficar ali mesmo no Del Este”, mas não rolou.

Shopping del Este Paraguai Shopping del Este, como qualquer outro Shopping: bem normal 

 

Galerias de Ciudad del Este

Começamos a nos embrenhar no meio das pessoas e entrar nas galerias. Do lado de fora, centenas de camelôs, um certo empurra-empurra, produtos falsificados a perder de vista. Mas sabem que dentro das galerias, onde ficam as lojas quentes, a coisa é até civilizada?

Ruas de caos em Ciudad del Este Paraguai

Uma característica engraçada. As vitrines são só para olhar. Para pegar qualquer coisa você tem que retirar sua senha e falar com um vendedor que te atenderá exclusivamente. Bem organizado! Depois, fila para pagar e fila para o pacote.

Boas lojas nas galerias e shoppings do Paraguai

Mas depois de alguns minutos batendo perna, começou a me dar aquele nervoso de novo. Eu já me conheço, começa com mal humor, depois já não gosto de mais nada do que vejo, até terminar com um pavor desesperador e vontade de sair correndo… Olhei para a Bia, que parecia estar entendendo a minha angústia e larguei: “- Vamos voltar para o shopping?”

Graças a Deus ela topou e a Karla (queriiiida!) nos acompanhou até lá para a gente não se perder.

 

Guia de Compras no Paraguai

Pessoal, não me entendam mal. Apesar de eu não estar muito no espírito, a galera fez EXCELENTES compras por lá. O grupo das maquiagens foi em lojas como a Monalisa, a Amadeus e a Mina Índia e acharam boas pechinchas.

Monalisa Paraguai Monalisa, uma das lojas mais famosas do Paraguai

A gente até ganhou das gurias do Paraguai Pink um mapa da mina, um verdadeiro guia de compras com as principais lojas da cidade. Faço questão de compartilhar com vocês, pois o que não falta no Paraguai é variedade e bons produtos.

Mapa das Lojas by Paraguai Pink

Nas minhas viagens, mesmo em grandes cidades como Londres, Paris ou Roma, onde há lojas incríveis, dificilmente eu paro as nossas andanças para “perder tempo” com compras. Então entendam, o problema em desbravar essas lojas está em mim, não no coitado do país.

Bons shoppings - oásis no ParaguaiHá vários oásis no meio da muvuca

Hoje Ciudad del Este quer deixar para trás essa imagem “anos 80-90″ de lugar de produtos falsificados made in China. E comprovamos o boom de novos empreendimentos procurando oferecer artigos originais, de qualidade e com aquele precinho que só lugares Tax-Free podem alcançar (o Duty Free Shop lá na Argentina é um outro exemplo de sucesso nesse quesito, hein?).

Café no Shopping del Este Paraguai

 

E os preços? E as falsificações?

Apesar de tudo lá ser mais barato, não vá pensando que as coisas são de graça! Produtos americanos importados vão custar um pouco mais do que trazer direto dos Estados Unidos. Afinal, há a margem de lucro do comerciante.

Eletrônicos no Paraguai GaleriasFaça as contas antes de comprar eletrônicos

Pensem nisso quando achar algo ridiculamente barato. É óbvio que não é de verdade. E, principalmente, não entre em qualquer muquifo. Furada na certa! E jamais, jamais, JAMAIS comprei algo das pessoas na rua, a não ser quer você queira propositalmente trazer um artigo de “segunda linha”.

Vá com uma lista de compras e com uma ideia de quanto custa o produto no Brasil e no seu país de origem. Com essas dicas, você com certeza vai conseguir fazer bons negócios no Paraguai, sem correr o risco de ser enganado.

 

E aí? Afinal ir ao Paraguai é bom ou ruim?

Vocês não deixam eu terminar a história! Voltamos eu e a Bia para o Shopping, né? Então…

Achei uma loja oficial da Nike! E fui me soltando… Achei uma mala para bagagem de mão em avião! E fui gastando meu dinheirinho… Eles aceitam reais livremente, sabiam? E uns games para Playstation em promoção! Como resistir? Tinha até loja de artigos médicos e eu tive que levar um esteto, né? Detalhe: 1/4 do preço praticado no Brasil!

E para finalizar com chave de ouro, fomos almoçar na S.A.X., uma loja de departamentos parecida com as de Miami ou de Nova Iorque. É a pura tentação das grifes de luxo com preços BARATÍSSIMOS!!!

Onde almoçamos na SAX Paraguai

Eu já contei como foi conhecer o mundo encantado da S.A.X. no Paraguai em um outro post imperdível aqui do blog. Só sei que o chato aqui que não gostava de compras só não gastou mais porque o cartão de crédito foi recusado (e o dinheiro ACABOU!!!).

SAX Department Paraguai óculos

 

Cartão de Crédito e Limites

A maioria das lojas aceita dólar, reais e até pesos argentinos como pagamento, mas cobrará alguma taxa para te vender no Cartão de Crédito. Mas nada disso importa se você fizer como eu e esquecer de AUTORIZAR o seu cartão para fazer compras no exterior. Vai ser burro assim lá na China!

Se está pensando em ir ao Paraguai, amigo, ligue antes para a sua bandeira e faça a liberação!

Galerias de Ciudade del Este Paraguai CosmeticosMulheres, cuidado com as tentações (olha quem fala!)

Só não se empolgue muito. Os baixos preços e a enorme variedade vai ser tão tentadora que até um cara que ODEIA COMPRAS como eu chegou perto de estourar a cota! Guarde todas as notas fiscais no caso da Receita Federal resolver encrencar no aeroporto, na hora de voltar para casa.

Cada pessoa só pode trazer US$ 300,00 dólares. 

 

Como ir e voltar do Paraguai?

Este guia de compras feito por um Andarilho que tem medo de multidões não estaria completo sem indicar o serviço Leva e Traz da Loumar Turismo, nossa patrocinadora lá no BlogTurFoz. Eles têm saídas horárias dos principais pontos de Foz do Iguaçu e te deixam no Shopping del Este. Na hora de voltar, as vans também saem de hora em hora. Tudo na maior mordomia.

No fim das contas, o Paraguai foi muito revelador para mim. Acabei descobrindo que gosto muito mais de fazer compras do que eu imaginava. E principalmente: que não se deve ter preconceito nunca!

 

 

Clique no banner abaixo para conferir nosso índice com todos os artigos sobre essa viagem:

BlogTurFoz5 - barra

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional
ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros - Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores - Moleco - Pulp Edições – Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:60
Posts Relacionados:
02
Aug
2012
60 comentários
  1. Garon Piceli
    02/08/2012

    Ótimo post, Gleiber!!!
    Não sabia desta sua resistência ao paraguai.. mas ótimo que deu td certo!
    Abraços

    • Eu tenho medo de multidões, isso é muito sério. Mas o psiquiatra tá me tratando direitinho, ehehehehehe (#brinks)

  2. Marcelo Silva (@marcelosilva79)
    02/08/2012

    Excelente post! Tudo o que eu precisava saber, pois pretendo ir por lá em janeiro (e se compensar, talvez, quem sabe, eu me renda à apple e compre pelo menos um simplório Ipod, rs). O Tulão quer que eu aproveite e compre umas caixas de whiskey pro casório dele. Os preços de bebida lá serão que são bacanas também? Enfim… parabéns pela coragem; “povofobia” é difícil de superar hahaha

    • kkkkkk. Marcelo, tem muuuuito whisky barato. Mas tem que ficar de olho na cota. Só dá para trazer 12 litros de bebida alcoólica, independentemente de quanto custou. E na dúvida, nunca traga várias garrafas iguaizinhas para o cara da Receita Federal não encrencar que é revenda! Se for de avião, bebidas devem ir na bagagem despachada e TUDO TUDO passa num Rx antes mesmo do check-in. Fique de olho!

  3. Bateu uma mega saudade do #BlogTurFoz e de você lendo esse post.
    O Paraguai é realmente uma loucura, ainda bem que tivemos a ajuda das meninas do blog Paraguai Pink.
    Eu também morro de aflição de muvuca, você deve ter percebido, sua companhia foi ótima. Também comprei um tênis na Nike, que você me indicou, com ótimo preço.
    Beijos

  4. José
    10/09/2012

    Um alerta importante: EM HIPÓTESE ALGUMA EFETUEM COMPRAS NA LOJA ISONY no 1º piso da Americana. Experiência no último feriado, sofremos extorsão dentro da própria loja. Se não pagássemos por um ítem que já estava incluso no produto (e que já havia sido pago), não poderíamos levar o que havíamos comprado. Só há vendedores psicopatas, dissimulados, sem nenhum remorso, agem com a maior frieza e acham que todo mundo é idiota. O pior de tudo é que, ainda que tenham o golpe desmascarado, continuam mentindo olhando no seu olho, com a maior naturalidade do mundo. Honestamente, não vejo muitas vantagens em fazer compras em Ciudad del Leste. Prefiram o Shopping China de Salto del Guairá, onde ao menos os produtos são originais. E mesmo em CDL, em lojas mais conhecidas como o Shopping del Este, as fasificações são grotescas. Não percam seu tempo e sua dignidade com pessoas tão baixas.

  5. Beta Rodrigues
    02/10/2012

    Adorei seu post. E fiquei com falta de ar junto com você!
    Também tenho essa fobia. Abandono até carrinho de compras cheio no supermercado. A ultima vez que fui no Paraguay atravessei a ponte quase correndo. Rsrs. Mas o problema não é o Paraguay, já que isso me dá em mercados e shoppings lotados. Me auto intitulo “sociopata” rsrs.

    • Não diz isso!!! Sociopatas são aqueles criminosos que não tem empatia pelo outro ser humano. Bate aí, a gente é agorafóbico!!! Muito mais chique, né?

  6. Vivian Cattaneo
    06/10/2012

    amei seus post, estou indo agora para Foz do Iguaçu, por causa do trabalho do meu marido, claro que queria atravessar a ponte,( Paraguai) mas pensei só na quinquilharia que ia achar por lá ( faz anos que passei por lá) mas agora com suas dicas vou com mais fé.

    • Obrigado pelas palavras de incentivo, Vivian! Eu tinha todos os motivos do mundo para não ir. E, olha, não ia me perdoar se tivesse perdido essa experiência única.

  7. Vivian Cattaneo
    19/10/2012

    AMEiiiiiiiiii O PARAGUAiiiiiiiiii !!!!!!!!!!!!!!!
    muito diferente do que era uma vez, assim que entrei na Van , já marquei o horário da volta..COMO ME ARREPENDI !
    é muito pouco tempo pra tantas coisas lindas, não consegui ver quase nada.
    a loja” Diva” é tudo de bom, papel de parede que aqui custa uma fortuna, lá paguei em torno de 30$.
    Quero voltar!!!!!!!!!!!
    agora já me disseram que Guairá…ou Guaira…é tão bom quanto, será?

    abraço,
    Vivian

    • Pensa no lado positivo: O bom de marcar o horário é que assim a gente não cai em tentação de estourar a cota. Nunca ouvi falar de Guaíra. Mas Rivera aqui no Uruguai eu recomendo, viu?

      • Vivian Cattaneo
        22/10/2012

        pensando pelo lado positivo com certeza os gastos são menores, mas da próxima vez com certeza não vou marcar a volta, vou deixar rolar….que cota que nada…..brincadeirinha.
        Vou anotar na agenda “Rivera”.
        Obrigada,
        Vivian
        Em breve meu blog mudara de endereço : http://www.tititideias.com.br
        Tema : Variedades
        se um dia quiser conhecer, será um prazer!

  8. Vivian Cattaneo
    28/10/2012

    coloquei no meu site os blogs que mais gosto , e o seu está entre eles.
    se não concordar eu posso tirar, ok?
    abraço,
    Vivian

  9. Vivian Cattaneo
    12/11/2012

    Blog no ar…..dá uma passadinha por lá,
    abraço,
    Vivian Cattaneo

  10. rafaela
    01/01/2013

    cara, muito legal em… me ajudou pra caramba msmo.
    parabens

  11. Simon Ojuara
    03/01/2013

    Confirmo com tristeza a recomendação do José. Viemos passar o ano novo em Foz do Iguaçu e pensamos em estender um dia para comprar uma câmera e algumas besteirinhas no Paraguai. Fomos totalmente desrespeitados e extorquidos na loja ISony do Shopping Americana, pelos vendedores Eduardo, Naim e 2 árabes. Depois de termos escolhido o produto que viemos comprar (uma T4i) nos ofereceram uma Nikon com a recomendação de ser uma câmera ainda melhor e apenas 100 reais mais cara. Fiquei desconfiada pois não conhecia essa séria da Nikon, cujas lentes são bem mais caras que a Canon, mas que todo mundo sabe ser mais câmera. Na tentação meu esposo optou por levá-la. Ainda deu tempo de eu sair da loja e perguntar na do lado pelo mesmo produto, 200 dolares mais barato do que eles ofereceram, ao que eles acusaram a loja de vender produtos falsificados e refurbished. Quisemos desfazer a compra após ter págo R$400,00 a eles (o restante seria pago no cartão, que não passou por não estar liberado para uso no exterior). Eles não aceitaram. Dissemos que queríamos levar a câmera negociada primeiro, mas eles mentiram descaradamente que o preço não era esse, que o preço que tinham dado era só do corpo da câmera. No final das contas levamos uma câmera fora de linha da Nikon pelo preço de uma lançamento da Canon, sob ameaça de perder os R$400,00 já pagos. Um absurdo que reclamamos e quando dissemos para serem honestos e manterem suas palavras eles tiveram a cara de pau de dizer: “Honestidade no Paraguay?”. Sei que nem todos são assim, mas esses com certeza são criminosos, ladrões. Essa loja precisa ser fechada urgentemente.Espero poder ajudar outras pessoas, pois se tivesse vindo ao blog antes de comprar, certamente não cairia nesse truqye que eles chamam de “brumo” e que é bastante comum no Paraguai. Nunca mais quero voltar.

    • Valeu pelo depoimento, Simon! Fica o alerta a todos. Não adianta a gente propagar o lado bom do Paraguai e negar alguns dos seus defeitos. Sim! Está cheio de lojas e vendedores desonestos lá e precisamos evitá-los a todo custo! Obrigado pela grande contribuição ao nosso blog!

  12. André Luiz Daros
    30/01/2013

    Sabe qual o nome da loja oficial da nike? e o site? Obg

  13. vendedor
    31/01/2013

    gostaria de saber quanto de creme da victoria secret posso trazer, e outra duvida, em relação a quantidade posso trazer essa quantidade de varios tipos de produtos como cremes, loções etc. obrigado e parabéns

    • Puxa… Acho que não tem nenhuma especificação exata sobre a quantidade de um determinado tipo de creme que você possa ou não trazer. O que se recomenda é que não se traga vários itens repetidos (sei lá, mais de 3?). E PRINCIPALMENTE: tenha a nota fiscal de cada item e não ultrapasse a cota.

      • vendedor
        01/02/2013

        obrigado. vc quer dizer 3 do mesmo tipo de fragancia, ou 3 do mesmo tipo de creme porem com fragancia diferentes?

        • Acho que se forem fragrâncias diferentes não deve haver problema. É que a ideia é que o que você compra no exterior seja para uso pessoal. Daí se você traz muito itens repetidos, fica implícita a sua intenção de vender o produto. Nesse caso, se eles te pegarem, podem exigir o pagamento do imposto ou até multa, se você não estiver com as notas fiscais.

  14. vendedor 2
    26/02/2013

    queria saber , qual o preco em media das camisas da tommy, lacoste entre outras. o preco em media das polos, calca jeans entre outras pecas . na argentina e paraguay. e se sao originais mesmo

    • Para encontrar as originais, vá nas lojas mais bem conceituadas, dentro de Shopping Centers. Agora preços, meu caro, vou ficar te devendo…

  15. FFT
    18/06/2013

    Em relação a IPAD , tem alguma dica de loja com bom preço por lá ?

  16. Parabéns pela postagem. Muito útil para quem quer conhecer.

  17. Léo Franco
    19/08/2013

    Olá, Gostaria de Comprar algumas peças da HP no Paraguai, como posso fazer isso sem sair do Brasil ( São Paulo).

  18. Rosana Martins
    07/10/2013

    Gente,por favor ,tirem o mapa de lojas,no Paraguai,feito pelas 3 blogueiras.
    Esta todo errado,me confundi toda. Sorte que ainda não viajei.
    Mas para que outras pessoas não fiquem mal informadas em relação á localização das lojas,tirem o quanto antes.
    É apenas uma crítica construtiva.
    O blog de vocês me deu várias informações legais,só essa que não esta correta.
    Um abraço !!!!

    • Qual o tipo de erro, Rosana? A posição das lojas? Ou o que tem em cada uma? O mapa pode até ter ficado desatualizado (afinal já vai fazer quase 2 anos!), mas para eu corrigir, seria legal saber o que mudou, pq estava certinho quando estivemos por lá. Abração.

  19. Vinicius
    29/10/2013

    Bom dia. Muito bom o post. Já fui para o paraguai e sei bem o que é isso ai…

    Como vi que você gosta de RPG queria saber se você sabe se há alguma loja que vende miniaturas de D&D/Pathfinder, livros importados etc…

    Abraços

    • Pois é. Não vi nada nesse sentido por lá. :( Acho que não deve ter, cara… Se bem que tem tanta coisa naquele Paraguai que eu não duvido de mais nada.

  20. tiago
    10/11/2013

    olá amigo! vc sabe me dizer se encontro camisas de times de futebol primeira linha? e o valor?

  21. Janaina Rodrigues
    17/11/2013

    Olá Gleiber, excelente relato. Você poderia me informar qual esteto vc adquiriu e qual foi o valor? Pesquisei na net se encontro preços de marcas como Littmann por exemplo, porém nada encontro. Realmente é tão mais barato que aqui. Outra pergunta é sobre tênis, no shopping Del Este eu consigo encontrar tênis especifico para corridas?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,
    Janaina Rodrigues.

    • Oi Janaina. Comprei um Littmann pediátrico sim, já faz um tempo, mas acho que foram 160 dólares. E no Shopping del Este há uma loja Nike oficial! Além de outras lojas, com outras marcas. Tem várias opções em tênis de corrida com certeza! Comprei um par por 100 dólares.

      • Janaina Rodrigues
        18/11/2013

        Bom dia Gleiber, agradeço imensamente por ter-me respondido.Tenha uma boa semana.

  22. Amanda
    30/11/2013

    Eu irei ao paraguaí e não sei quando de dinheiro levo suficiente para comprar as coisas .

    • Oi Amanda, o limite é 300 dólares para não correr o risco de ser pega pela Polícia Federal. Meu conselho. Leve esse valor e aproveite!

  23. ola gostaria de saber pretendo ir ao paraguai em março gostaria de saber onde compro pefumes importados originais e com preços acessiveis e desde ja um feliz 2014.

    • Oi Narcelo. Eu fui lá só uma vez. Minha dica é ir aos shoppings e as grandes galerias. Jamais compre em qualquer esquina. Abraços.

  24. matheus
    05/01/2014

    Ola gostaria de saber qual a loja de eletrônicos mais famosa(confiável) do paraguaí, pois quero comprar um iphone 5s e queria saber a loja que posso comprar. E gostaria de saber se você tem uma noção de preço do iphone 5s por la.

  25. Lilly Shmit
    07/01/2014

    Olá, gostaria de saber em quais lojas e onde eu posso procurar capinhas de iphone!?

    • Oi Lilly, vou ficar te devendo uma informação mais precisa. Mas lá tem váaaaarios lugares para isso. Fique tranquila.

  26. Gustavo
    22/01/2014

    Gostaria de saber se no Paraguai tem alguma loja da Asics e onde fica? preciso comprar um tenis.

    • Loja específica não sei se tem, mas nos shoppings terá lojas multimarcas com tênis original. Certamente você vai encontrar o modelo que precisa – mas vá nos shoppings!!!

  27. Paola
    31/01/2014

    Adorei todos seus comentários…estarei viajando e tenho uma duvida, tb qro comprar um iPhone 5s, porem me disseram uma vez q celular la é tudo falsificado…iPhone entao pior ainda…isso é verdade???…tem alguma loja da Apple ou se compra em outras lojas la?…nessas lojas confiáveis que vc mencionou nos comentários sobre o iPhone, eles são originais???…enfim…desde ja agradeço a atenção, e depois que eu voltar conto aqui como foi, pois nunca fui e estou mega ansiosa!!!!bjs!!!

    • Olha. Todo cuidado é pouco! Exija nota fiscal. Ligue o aparelho, veja como funcione, não pague antes de ter certeza de que é original (tem que vir na caixinha, tente ver com alguém que comprou um para saber como é). Compre só em lojas grandes, nos shoppings e se estiver barato demais, desconfie. Eu, honestamente, não arriscaria. Depois me conta se deu certo, hein?

  28. Alina
    22/03/2014

    Em qual loja você comprou o esteto. Gostaria de saber em qual loja encontrou artigos médicos.

    • Foi um quiosque no corredor do Shopping Del Este. Lá havia também alguns artigos médicos. Alguns.

  29. Ei Gleiber
    Muito obrigada pelo post. Assim como você tenho mil preconceitos em relação ao Paraguai e tava morrendo de medo daquele lugar.
    Só fiquei com dúvida em um ponto do seu post: “ter nota fiscal de tudo para quando parar na Receita Federal”. Vamos viajar em voos domésticos dentro do Brasil para Foz. Mesmo assim somos parados pela Receita Federal no aeroporto? Como funciona?
    Agradeço muito se puder me responder.
    Obrigada
    Gaby

    • A Receita Federal em Foz fica no Aeroporto, antes do check-in, antes do despacho de bagagens!