O Poder dos Blogs de Turismo – Debate no #BlogTurFoz

Estão pensando que a galera por trás dos 14 blogs de Turismo do #BlogTurFoz só tiveram vida mansa, passeios e diversão lá em Foz do Iguaçu? E que os 6 dias aproveitando todas as atrações da Tríplice Fronteira seriam assim, só alegria?

Acertaram! (ops!)

Andarilhos do Mundo no BlogTurFoz

Apesar de toda a animação desses dias inesquecíveis, teve uma hora que a gente se sentou para falar de coisa séria. Debatemos sobre o trabalho duro e sobre o poder dos blogs de Turismo e da internet para este que é um dos ramos emergentes e estratégicos para o desenvolvimento brasileiro.

Tiramos uma tarde inteira de sábado para conversar sobre o Poder dos Blogs de Turismo. Uma discussão mais do que relevante para nós, Andarilhos do Mundo, que queremos trazer cada vez mais qualidade aqui para a nossa casa virtual.

E depois das lições que o Eibtur deixou e do que aprendemos durante o debate do #BlogTurFoz, acho que temos bagagem suficiente para escrever algumas linhas sobre o assunto.

 

Blog = Diário?

Dizem que os blogs nasceram na internet imitando o hábito das menininhas de escrever “Meu Querido Diário…” A verdade, segundo esse artigo de Luiz Jr. Fernandes, blogueiro do Blog Boa Viagem, é que o primeiro blog foi feito pelo próprio criador da internet para trazer informações e notícias.

Ou seja, o blog pode até parecer um diário e ser escrito com esse formato, mas seu papel vai muito mais além. Ele serve para mostrar a opinião pessoal de alguém sobre um tema, servido para inspirar ou munir de informações o leitor interessado.

 

Blogs na Internet 2.0

Na fase que a internet se encontra hoje, qualquer pessoa pode prover conteúdo. Ficamos plugados através de smartphones, por exemplo, 24h por dia! Basta compartilhar o que está acontecendo conosco através das diversas “mídias sociais” e temos um blogueiro em potencial em cada usuário da internet no mundo.

Os diferentes indivíduos têm também gostos e interesses diferentes. Enquanto um curte games e nerdices, outros gostam de futebol. Se fulano gosta de ler sobre humor e piadas, siclano gosta de estar por dentro do último grito da moda (ainda se usa essa expressão?).

 

Blogs Bons e Blogs Ruins

Apesar de haver tantos blogueiros em potencial, isso não significa que seja fácil ter um blog realmente legal. É preciso um certo talento e alguns conhecimentos técnicos para que a coisa faça sucesso.

Nós mesmos, aqui nos Andarilhos do Mundo, apesar de estarmos há 2 anos e meio na estrada, ainda patinamos em diversos aspectos. E seguimos aprendendo um monte de novas coisas para que possamos, um dia, ser considerados um bom blog.

Debate BlogTurFoz 2Só gente fera reunida, e nós ali para aprender um pouco com eles

E até por uma lei de mercado ou de seleção natural, só bons blogs vão se mantendo no ar e crescendo com o passar do tempo. Se a internet é o paraíso da informação, também é o inferno das porcarias inúteis e mal feitas… (peguei pesado agora, né?)

 

Onde os Blogs de Turismo entram nessa?

Segundo pesquisas feitas pelas empresas do setor, 80% dos turistas hoje pesquisam na internet informações sobre seu destino. Ou seja, difícil alguém que não leia aquilo que um blogueiro falou antes de planejar suas férias.

Ajudamos tanto na fase de inspiração (para onde ir?), quanto na fase de planejamento de uma viagem (onde é melhor se hospedar? quais os passeios disponíveis? quanto tempo ficar em cada cidade?).

Embora ainda sejam poucos aqueles se aventurem a viajar de forma completamente independente (no Brasil), hoje já é possível programar todos os detalhes de um tour exótico sem sequer levantar a bunda da cadeira para ir até uma agência de viagem.

 

O Poder dos Blogs de Turismo – Elogios x Críticas

Os bons blogs de turismo são feitos por viajantes que descrevem os prós e os contras de seus roteiros. Portanto, conseguem formar opinião entre seus leitores, incentivando potenciais clientes a conhecerem determinados destinos.

Por outro lado, um blogueiro também tem o poder de queimar o filme de um estabelecimento através de uma crítica ruim. Eu mesmo já meti a boca no trombone pelo péssimo serviço recebido pelas Aerolineas Argentinas.

Então empresários, #ficadica, prestem bons serviços, que os blogueiros terão todo o prazer em passar a notícia adiante. Tratem mal seus clientes e também iremos avisar nossos contatos para que eles não caiam em roubada!

 

Parcerias entre Blogs e Empresas

Nós amamos o que fazemos e gostaríamos de passar nossas vidas viajando e contando nossas histórias. Só não é assim porque precisamos ganhar dinheiro para viver. A maioria de nós, portanto, acaba tendo que ter uma outra fonte de renda mais “fixa e confiável”.

Uma pena, porque daí não podemos nos dedicar o quanto gostaríamos para preencher o blog com mais qualidade e conteúdo interessante. Já pensou ser blogueiro em tempo integral como cada vez mais acontece no exterior?

Eu mesmo tenho tantas coisas que gostaria de fazer neste blog… Mas tenho outro trabalho e jamais vou poder abrir mão do tempo que dedico à minha profissão em prol de uma atividade que não me gere uma renda equivalente. Eu até sou meio doido, mas ainda não estou rasgando dinheiro não, gente!

BlogTurFoz Debate MauricioSerá que em vez de estar nessa mesa eu não deveria estar dando um plantão, hein?

Já do outro lado desta mesma moeda, muitas companhias gostariam de ter seus serviços e atrativos divulgados na internet (onde o seu cliente certamente está fazendo suas pesquisas ao planejar sua viagem).

Então quer coisa melhor que patrocinar ou financiar bons blogueiros para permitir este encontro entre clientes e prestadores de serviço? É ou não é uma forma justa de honrar nosso árduo trabalho?

 

#BlogTurFoz, exemplo de sucesso

Como exemplo de parceria bem sucedida, o #BlogTurFoz veio provar que todo o barulho gerado na internet usando a influência de bons blogs de Turismo é muito lucrativo para o destino promovido.

Debate BlogTurFoz Mauricio

Tanto que a Loumar Turismo, patrocinadora oficial do evento, segue incentivando o setor e investindo na visibilidade que nós conseguimos trazer à cidade e aos bons serviços prestados.

Vocês vão ver que todos nós, sem exceção, nos rasgamos em elogios à Loumar e aos passeios que fizemos durante o evento. E em nenhum momento nos pediram que a gente se omitisse em criticar aquilo que por ventura, não gostássemos. Ou seja, tem que ter confiança no seu cacife e prestar um bom atendimento para se expor diante de tanta gente.

Debate BlogTurFoz

Parabéns à Loumar e parabéns a todos os outros colegas de evento. Tomara que, em muito breve, outras empresas, hotéis e prestadores de serviços turísticos também enxerguem o nosso papel de formadores de opinião e invistam para que possamos ampliar nosso trabalho e, quem sabe, os bons blogueiros possam viver do seu talentoso trabalho, como já acontece no exterior.

Quem sabe quando o Brasil encontrar sua vocação como um bom destino de turismo no mundo as coisas melhorem, não é mesmo?

 

Clique no banner abaixo para conferir nosso índice com todos os artigos sobre essa viagem:

BlogTurFoz5 - barra

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional
ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – Moleco – Pulp Edições – Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:3
Posts Relacionados:
06
Aug
2012
3 comentários
  1. […] No blog Turismo Backpacker, existe um post publicado dia 13/08/2012 (anterior ao nosso) com a mesma opinião, e com informações parecidas com as que publicamos na data de 22/08/2012, ficamos felizes em saber que a nossa opinião já é compartilhada e que estamos com o mesmo pensamento em relação a blogosfera de viagem e turismo, vale a pena dar um lida 2012, O ANO DOS BLOGS DE VIAGEM. E no blog Andarilhos do Mundo tem um texto ótimo sobre O PODER DOS BLOGS DE TURISMO. […]

  2. João Lucena
    20/09/2012

    Gleiber, excelente artigo esse sobre a realidade dos Blogs de Viagens. Seria bom que essas palavras ecoassem pelas várias empresas de turismo. Assim quem sabe, o setor não passaria a ver os Blog com outros olhos.
    Essa é uma realidade que chegou para ficar, e com certeza, os blogueiros vão ser uma peça importante para todo e qualquer viajante nos próximos anos. Eu me aventuro a trazer algumas informação, mas ainda sou muito pequeno, mas com a intençào de ser grande um dia. Por isso continuo aprendendo como ser um bloogueiro. Mas tenho certeza que em algum momento posso fazer a diferença para muitos viajantes.
    parabens pelo artigo, ficou muuito bom mesmo!

    • Obrigado João! Fico feliz que tenha entendido e, mais ainda, concordado com meu ponto de vista. Nós blogueiros estamos ainda todos aprendendo como fazer para sermos reconhecidos no mercado de turismo. Mas acredito que tudo seja uma questão de tempo. E nos tempos de hoje, o tempo voa! Felizmente.