Maceió, linda e pacata como eu gosto

Confesso que Maceió arrebatou o meu coração desde o primeiro minuto. Apesar de ter sido uma viagem cara em pleno Carnaval (e eu não gosto de Carnaval!), o charme dos coqueiros à beira-mar e sua aparência pacata me seduziram bonitinho.

Pôr do Sol em Maceió

A única coisa de que me arrependo, foi justamente não ter dormido na cidade de Maceió propriamente dita, mas em uma praia afastada, Ipioca.

Nada contra a praia de Ipioca em si, que é paradisíaca e mereceu até um post exclusivo aqui no blog. Mas é que a vibe da orla do centro da cidade é vibrante, gostoso, contagiante. Fiquei com vontade de passar todos os meus fins de tarde caminhando por aquele calçadão.

Nessa viagem, zanzamos de carro de um lado para o outro, procurando conhecer bem o litoral norte de Alagoas e também algumas praias do litoral sul, como a praia do Gunga. E no final das contas, ficamos só um finzinho de tarde curtindo a capital.

 

Praia da Pajuçara, Maceió

A Pajuçara é a minha preferida dentre as praias urbanas da cidade. Eventualmente poluída, estava com o banho liberado nos dias em que estávamos por lá.

Além da praia, que é a atração principal, a estrutura do entorno também é nota 10, sem excesso de quiosques, sem multidões, sem vuco-vuco. E olha que era pleno Carnaval, hein? O verde dos coqueiros e a simpatia dos vendedores de tapioca completam o cenário perfeito.

Maceió

Foto de Erika Marques, do blog Outros Ares. Todos os direitos reservados.

Dezenas de jangadas estão a postos para os turistas até os arrecifes, poucos quilômetros mar adentro. Lá as piscinas naturais, os peixinhos coloridos e as formações de coral fazem a diversão da galera. Entretanto, para quem já conheceu Maragogi ou a própria praia do Patacho, na Rota Ecológica, é bom saber que ali o negócio não é assim tão espetacular.

Jangadas da Pajuçara no fim de tarde Maceio

Passeando por ali, vimos o alto astral das mega barracas Lopana e Kanoa, sucessos de público e no quesito gente bonita por metro quadrado.

Barraca Kanoa em Maceió

Recomendo muito ambos os lugares para quem estiver afim de um pouco de azaração.

Barraca Lopana em Maceió

E outro point divertido é a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Organizada, com artigos bonitos e muita renda de filó, vale a visita com certeza. Compramos ali uns tais de sequilhos de Maragogi que, olha… Quando alguém for a Maceió de novo, por favor me traz uns 3 kg, tá?

Feirinha da Pajuçara foto blog MatraqueandoFoto de Silvia Oliveira, do blog Matraqueando. Todos os direitos reservados

 

Praia da Jatiúca e Ponta Verde

A gente não chegou a caminhar por essas praias, mas elas são a continuação esquerda da Pajuçara, formando a orla urbana de Maceió. De ponta a ponta, são só 5,5km! Ou seja, hospedado na Ponta Verde, por exemplo (bem no meio), você está perto de tudo!

Avisei que a cor do mar por ali costuma ser Azul, Azul, Azul?

 

Restaurantes em Maceió

Não sou um bom crítico de restaurantes, mas confesso que fiquei muito tentado a conhecer o Imperador dos Camarões, de tanto que recomendavam, onde quer que a gente fosse. O resultado? Adoramos!

Alguns amigos acharam meio gordurosa a foto do “chiclete de camarão”, prato que é o carro chefe da casa. Aquilo tudo é queijo, gente! E o bom mineiro aqui aplaude! #FicaDica: O Imperador tem um restaurante à beira-mar e outro do outro lado da rua, bem perto da feirinha da Pajuçara.

Chiclete de Camarão

Outra coisa que comemos (deixamos de jantar de graça no nosso Resort só para conferir essa, hein?) foi uma caranguejada restaurante meio bizarro chamado Dragão (ou Novo Dragão, sei lá!), que fica bem no cantinho sul da Pajuçara. Bizarro porque ele também é um restaurante chinês, pode? E honestamente, não curti muito ficar quebrando aquelas casquinhas…

Restaurante Dragão - Maceió

 

Praias dos Arredores

Indo mais para o Sul, a estrada à beira-mar te leva para a praia da Avenida, que não dá para banho, mas é bem bonita.

Praia da Avenida Maceió

As pessoas seguem esse caminho para chegar até a praia do Gunga, mais longe, ou para a praia do Francês, mais próxima.

Praia do Francês - AlagoasPraia do Francês

Apesar da praia do Francês ser um sucesso e todos falarem bem da sua beleza, achei tão cheia de gente, que desci vi, tirei duas ou três fotos e segui adiante.

Quiser saber das outras praias lindíssimas que a região tem para oferecer, sendo várias delas pertinho de Maceió? Confira os nossos outros 9 posts detalhando cada uma daquelas que a gente visitou. É só clicar na nossa página-índice sobre Alagoas.

 

Bairro das Rendeiras

Também na direção do litoral sul, já no município de Marechal Deodoro, fica o Bairros das rendeiras, às margens da Lagoa Mundaú. Bom para compras, mas o acesso é meio escondido, custamos um pouco a encontrar.

Lagoa do Mundau maceio pôr do sol A lagoa Mundaú, vista do Bairro das Rendeiras

 

Pólo Gastronômico da Massagueira

Esse, infelizmente, a gente não teve tempo de conhecer, mas dizem que é bem legal. Tem que ir de carro e esse sim fica bem sinalizado na rodovia que leva para o litoral Sul. Uma pena não termos conseguido ir até lá para trazer as dicas aqui para o blog.

 

Depois dessa viagem eu prometi a mim mesmo que ainda volto a Maceió, mas para ficar bem no centro da cidade. Assim, poderemos curtir com calma toda a beleza da capital com a orla mais bonita do Brasil. Demos umas voltinhas de carro também pelo centro histórico da cidade e vimos prédio suntuosos e igrejas magníficas.

É… realmente fiquei devendo um monte de coisas aqui para vocês, né? Mas um dia eu ainda pago essa dívida!

A orla de Maceió

 

Querem ver a nossa série com todos os posts publicados sobre Alagoas?
E mais posts sobre destinos no Brasil?
É só clicar nos links e boa viagem!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:9
Posts Relacionados:
09
Aug
2012
9 comentários
  1. Eita! Seu post caiu como uma luva!! To indo dia 30 para Maceió e vou conferir as dicas aqui no Andarilhos!!! :))

    • Que legal, Luciana! Temos outros posts também sobre os arredores. Muito obrigado por participar aqui nos comentários.

  2. Gleiber, adorei o seu post. As fotos estão lindas e com seu relato dá vontade de arrumar a mala e ir. Não conheço Maceió, tenho esse pecado 🙂
    bjs

  3. Raimunda
    22/08/2013

    Estou indo para Maceió dia 28/08/13, adorei as dicas.

  4. Uma pena que a praia de pajuçara esteja poluida pois ela é uma das melhores de se visitar…

  5. Mariana Almeida
    18/04/2014

    Gente do Céu, Maceió é tão linda e alto astral, que realmente nenhum resort 5 estrelas compensa. Fui para um congresso, mas mesmo assim aproveitei o final de semana. Fiquei no Ritz praia, que é numa rua perpendicular a praia, mas bem pertinho, bem no meio entre os badalados Kanoa e Lopana, e o Maikai( Chopperia bem legal lá), sem falar do Maria Antonieta, Italiano perfeito!!
    Fiquei também no Hotel Ponta Verde, com uma vista perfeita da praia de Ponta Verde.

    Vale a pena!!!

    • Perfeito, Mariana! Porque você não me deixou essas dicas antes??? Esses hotéis seriam perfeitos para o meu perfil de viajante. Teria curtido Maceió ainda mais do que curti. E olha que curti muito!!!