Museu Iberê Camargo em Porto Alegre

Já fazem quase uns 5 anos que foi inaugurado o mais monumental e maluco prédio da skyline de Porto Alegre e vocês acreditam que eu ainda não tinha ido lá ver?

Pois é, nem eu!

Pintado de dourado Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Depois de passar tantas vezes na frente durante minhas corridinhas às margens do rio Guaíba, de muito admirar suas curvas impossíveis de concreto a caminho do Barra Shopping e de ver zilhões de fotos daquele trambolhão branco pintado com as cores do pôr do Sol mais lindo do mundo do RS, chegou enfim o grande dia!

Entrada do Museu Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

O endereço do Museu Iberê Camargo não poderia ser mais fácil: pegue a beira-rio e vá toda a vida em direção à Zona Sul de Porto Alegre. De carro, uns 15-20 minutinhos, mas isso quando não tiver jogo no estádio dos colorados, que fica bem no caminho.

O Rio em frente ao Museu Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

De longe você já avista a construção gigantesca de formato espiralado, daquele concreto branco que usaram para construir Brasília (só pode). Instigante por fora e ainda mais ousado quando visto por dentro, definitivamente é um lugar que não passa desapercebido.

A entrada para o estacionamento subterrâneo (que chique!) é bem sinalizada e é só isso que você paga: para estacionar! A entrada do museu é completamente gratuita!

E se você veio com o Ônibus da Linha Turismo, fica frio que você será deixado bem na porta. Não tem perdida como errar!

Na entrada do museu, há um café bem simpático que nos finais de tarde simplesmente lota de fãs do pop star. Acham que eu estou falando do pintor Iberê Camargo? Pop star mesmo é o pôr do Sol!!! Sério, prepare-se para disputar espaço com umas 50-60 pessoas no mínimo e desista de conseguir uma mesa nos fins de semana de tempo bom (bem, eu desisti!).

Cafe Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Daí você entra e encontra lá dentro um monte de peças (ou melhor, descobri que se chamam objetos!) de arte pós-moderna. Esses mesmos que a gente pouco entende, acha sempre estranho e sai se perguntando o que diabos há de artístico neles.

Objetos de arte Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Fui até o quarto andar, fiquei mega perdido, só tinha gostado mesmo das curvas das rampas, da amplitude dos espaços e das janelas com vista para o mar o rio e já estava quase indo embora quando descobri que a visita monitorada estava para começar!

Rampas e curvas Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

O museu até tem uns caras (identificados com uns jalecos escrito “monitores”) nas salas principais preparados para tirar dúvidas. Mas quando se é alguém como eu, que não entende nada do negócio, nem sei que dúvidas ter! Eu tinha era TODAS as dúvidas e a primeira delas era “o que eu estava fazendo ali?”

Janela do prédio com vista da cidade Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do GuaibaÀ primeira vista, eu só tinha me agradado mesmo da vista

Mas atenção! Esse tour guiado só funciona sábados, domingos e feriados das 16 às 17 horas, mas é simplesmente MARAVILHOSA! O monitor é apaixonado pelo que faz (como isso faz diferença, né?) e conseguiu empolgar a todos, chegando até a nos emocionar. Não é que eu saí de lá entendendo alguma coisa (ou não)?

Auto-retrato de Ibere Camargo

Visitantes das exposições Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Satisfeito com a minha experiência, saio eu bem feliz e dou de cara com a mais linda das obras de arte: o nosso querido Guaíba! Cultuado por todos os gaúchos pela beleza do seu pôr-do-sol e estragado pelos portoalegrenses que derramam seus dejetos diariamente em suas águas. A prefeitura até está tentando tratar o esgoto da cidade, mas o odor não me deixa mentir: infelizmente ainda tem muita merda ali dentro!

Caminhando na Orla Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Mas a uma distância segura da água, sem sentir cheiro algum (seria culpa da minha rinite?), reparo que é um dia gostoso de inverno, com céu de brigadeiro, 14 perfeitos graus Celsius e o espetáculo acontecendo da tal luz do poente transformando o prédio branco em dourado…

Plateia Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Bem como eu sonhava ver, com os meus próprios olhos.

maravilhoso Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

É… Tô começando a achar que o melhor pôr do Sol do mundo está mesmo aqui bem pertinho de casa…

Por do Sol Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

Os Andarilhos do Mundo Fundacao Ibere Camargo Porto Alegre Por do Sol do Guaiba

 

SERVIÇO

Museu Iberê Camargo
Endereço: Rua Padre Cacique, 2000 – Cristal – Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3247-8000
Horário: de terça a domingo das 12-19h (quintas até as 21h)
Página oficial: http://www.iberecamargo.org.br
Twitter | Fanpage no Facebook | Canal no Youtube | Flickr

 

Mais posts sobre o Brasil? E sobre o Rio Grande do Sul? Clique nos links e siga navegando.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:6
Posts Relacionados:
09
Jul
2012
6 comentários
  1. Lindas fotos, Gleiber! Parabéns! 🙂
    Adorei o museu e a vista!

    Abraços,
    Lillian.

  2. Alexandra
    28/04/2013

    Só fui ver agora. Post lindo, fotos lindas.
    Esse lugar merece muitas visitas
    Beijos
    Ale

    • Oi Alexandra! Que saudade de te ver por aqui! Obrigado pelos elogios… Hoje quase estive lá, inclusive…

  3. Eba, irei conferir com certeza, mas pior que nem vai dar tempo de fazer visita guiada. Depois vc me explica. rs. Abraços.

  4. […] do sol no Guaíba  Um Porto Alegre tri turística – Brique da Redenção Usina do Gasômetro  Museu Iberê Camargo  Rápida passagem por Porto […]