Budapeste parte 3 – Parque Municipal, Gastronomia e o Centro de Peste

A parte final da jornada por Budapeste, a charmosa capital da Hungria, visitada durante o Carnaval deste ano pelo nosso correspondente especial pelo Leste Europeu: Rodrigo Molina.

Castelo Vajdahunyad no interior do parque de Budapeste

Os outros posts já publicados, se você não viu, foram a parte 1 – Buda e a parte 2 – Pontes, Ruas e Parlamento de Peste.

Parque Municipal de Budapeste

Atrás da Praça dos Heróis está o maior parque da capital, o Parque Municipal, com área maior que um quilômetro quadrado.

praca com patinacao no gelo budapeste

No parque há inúmeras estátuas, um lindo lago – local romântico e popular para um passeio de barco no verão e na parte leste uma pista de patinação no inverno – o Museu dos Transportes e o Museu da Agricultura, O Jardim Zoológico e Botânico, o Grande Circo, o Parque de Diversões, o Castelo Vajdahunyad e os Banhos Széchenyl.

varias opções em peste - budapeste

O Castelo Vajdahunyad é um complexo de 21 componentes, com vários estilos ao mesmo tempo – romântico, gótico, renascentista e barroco. O acesso é por uma ampla e robusta porta por uma ponte de pedra que leva ao interior da ilha Széchenyi.

Capela de Ják no interior do Castelo Vajdahunyad

As torres e capelas dentro do pátio são cópias idênticas dos detalhes dos monumentos nacionais nas várias partes do país. Não deixe de tirar fotos com uma das estátuas mais lendárias da Hungria – A Estátua do Escritor Anônimo.

estatua ao escritor anonimo budapeste

Ainda no parque há os famosos Banhos Széchenyi. Em toda Budapeste há inúmeras fontes termais com medicinais. Este é um dos maiores banhos terapêuticos de toda Europa, com a água mais quente.

Fica aberto no verão e inverno, tendo sido construído entre 1909-1913, em estilo eclético. Foi reformado em 1927 sendo construídas três amplas piscinas ao ar livre. No edifício funciona banho de espuma, de banheira, sauna, sala de fitness com serviço de massagem.

 

Região Central de Peste

Na região do Centro de Peste há inúmeras outras atrações imperdíveis. Ainda na Andrássy há o Museu do Terror (Terror Háza Múzeum). O museu é um memorial às vítimas do nazismo e do comunismo, organizado no local que sediou os nazistas durante a ocupação da Hungria pela Alemanha.

Terror Háza Múzeum Budapeste

Basílica Szent István (São Estêvão) – A maior igreja de Budapeste, batizada com o nome do primeiro rei católico, que fundou o Estado húngaro, cristianizou-o e depois de morto foi canonizado.

Catedral de São Estevão em Peste

Szent István Bazilika em Budapeste cúpula

Da basílica é possível ir andando até outro importante templo – A grande Sinagoga (Nagy Zsinagóga). Construída em 1859 em estilo romântico, com duas torres ornamentadas, é a maior sinagoga da Europa.

Sinagoga de Budapeste

Lá dentro você vai conhecer o Zsidó Múzeum (Museu Judáico) que conta a a história e tradição do povo judeu, chegando até o holocausto. Realiza tours guiados de hora em hora. Não deixe de fotografar usando seu kipá (aquele chapeuzinho que os judeus usam em lugares sagrados).

usando o kepat na sinagoga de budapeste

Não deixe de conferir um belo por do sol às margens do Danúbio no lado de Pest onde uma caminhada irá revigorá-lo.

 

Comer, beber e comprar em Budapeste

Bem. Até agora andamos bastante e quem me acompanhou até aqui deve estar morrendo de fome e até cansado de tanto andar. Então uma paradinha sempre é bom.

E em Budapeste há excelentes pontos para comer, principalmente maravilhosos cafés.

Ponto obrigatório é o New York Café – Anexo ao New York Hotel – localizado na rua Erzsébet. Este café leva o título de “O Café mais bonito do Mundo”. E eu concordo. Entre fantásticas tortas, deliciosos cafés você vai ficar extasiado com o luxo do lugar!!!

New York Café em BudapesteNew York Café

New York Hotel BudapesteNew York Hotel

Gerbeaud Café – Outro excelente café desde 1884, onde até um almoço pode ser feito. Muito bem localizado em frente à saída do metro na Vörösmarty Tér.

Gerbeaud Cafe Budapeste

Restaurante Tigris – Tigris Étterem (Mérleg utca) – excelente em gastronomia húngara. Não deixe de provar o famoso Goulash. Bem diferente do goulash tcheco, é bem semelhante a uma sopa de legumes com pedaços de carne… muito saboroso.

Restaurante Citadella – Citadella Étterem – quando estiver em Buda, passeando pela parque da Citadella uma almoço com uma linda visão erá aumentar seu apetite.

Restaurante Citadella Budapeste

Gundel Étterem (http://www.gundel.hu) – um luxo. O máximo da culinária húngara. Recepção com direito a cartola e fraque. Não deixe de comer o delicioso Pato do Danúbio. Faça reserva antes, principalmente para o jantar. Atenção brasileiros o traje é social, mas o preço é excelente. Altamente recomendado!!!!

Restaurante Gundel Budapeste

E o que comprar em Budapeste? Com certeza indico os maravilhosos cristais húngaros. De qualidade mundialmente conhecida, seus olhos se encherão com tamanha diversidade de modelos e cores. Cada um mais lindo que outro.

cristais húngaros em budapeste

Comparados seus preços ao Brasil você não vai resistir e vai levar pelo menos uma tacinha. Qualquer funcionário das lojas vai saber embalar bem pra você levar na bagagem. Indico a loja Ajka – Ajka Kristály Üvegipari Kft – na rua József Attila, 7.

compras no centro de Peste

E o dinheiro? Não se esqueça. A Hungria faz parte da comunidade europeia, mas ainda não adotou o euro, para a nossa sorte. A moeda do país é o Florin Húngaro – Forint. Bem desvalorizado em relação ao Real Basileiro vai te ajudar a fazer a festa na hora das compras. Se você tem mais de 30 anos vai se recordar da época do Cruzeiro e Cruzado devido aos muitos zeros nas notas.

Espero que este pequeno guia te ajude a situar nesta bela capital conhecida como a “Rainha do Danúbio”

 

Gostou? Quer ler mais?Acompanhe a saga húngara de Rodrigo Molina por Budapeste:

Parte 1: Buda
Parte 2: Pontes, Ruas e o Parlamento de Peste
Parte 3: Parque Municipal, Gastronomia e o Centro de Peste

Ou mais posts sobre a Europa?

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:3
Posts Relacionados:
26
Jul
2012
3 comentários
  1. Paula Brum
    01/08/2012

    Post maravilhoso para iniciar o mês… imagens sensacionais… Cristais, New York Café e Basilica de São Estevão.
    Parabéns Rodrigo
    Abraços,
    Paula
    http://www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br

  2. Ari Gold
    25/08/2013

    Budapeste é fantástica, ainda mais se você for homem! Vejam este relato sobre a cidade (mulheres não vão se interessar tanto): http://www.viajanteanonimo.com/forum/post-Budapeste-Hungria