Poço Preto – Aventura no Rio Iguaçu – #BlogTurFoz

Não tinha um nome melhor para esse passeio não, hein? Quando me disseram que a gente ia fazer uma tal de Trilha do Poço Preto, vou te dizer que a minha sensação foi de “Putz, onde vão nos meter, hein? Num buraco dentro da terra?”.

E, como todo preconceito acaba sempre se mostrando idiota no final, acabei tendo que dar o braço a torcer. A turma toda, lá no #BlogTurFoz se divertiu a valer, ciceroneada pela maravilhosa equipe da Loumar Turismo que patrocinou essa verdadeira aventura em meio à natureza selvagem, lá pertinho das cataratas do Iguaçu.

Pode deixar que eu vou explicar tudo, tim-tim por tim-tim:

Tudo começa chegando dentro do Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro, ali mesmo onde estão as cataratas. Depois de comprar os ingressos e entrar, há um ônibus panorâmico (incluído na tarifa) que te leva parque adentro. A primeira parada é justamente a que você vai descer: TRILHA DO POÇO PRETO.

Há uma espécie de recepção por ali, onde você pode comprar direto o seu ingresso, caso não tenha aquirido antes com sua operadora de turismo ou na entrada do centro de visitantes. Dali, a trilha te leva em direção ao Rio Iguaçu através da mata (em grande parte reflorestada).

Você pode percorrer esses 9km à pé, de bike ou com um carro elétrico, com capacidade para, sei lá, uma galera! Como nós não tínhamos tempo para fazer o esquema hardcore, fomos a reboque mesmo. Eu bem que queria fazer caminhando, mas sabe como é, nem todo mundo tem o mesmo preparo físico do corredor aqui.

Durante o trajeto, biólogos do parque acompanham o turista (no caso, nós!) falando sobre peculiaridades da região. E tivemos nosso momento de fortes emoções quando encontramos teias gigantes com aranhas sanguinárias prestes a nos devorar vivos!!!

Então…

Pudemos brincar com umas aranhas mansinhas e sem veneno, tudo sobre a orientação e supervisão dos que entendem da coisa. Nem todo muito teve coragem de pegar na aranha… Vai entender!

E eis que chegamos ao tal de rio. Passamos para um barquinho e daí começa a navegação no rio Iguaçu. Do lado de lá, a Argentina. E seguindo adiante, cairíamos catarata adentro!!!

Tá certo que os caras não iam arriscar as nossas vidas e nem chegaram perto das quedas, mas que dava um medinho só de imaginar, ah isso dava!

E então, para a nossa surpresa, lá pelo meio da navegação, depois de atravessar algumas corredeiras, falhas geológicas, avistar jacarés, tirar racha, virar cavalinho de pau, pular ondas de 5 metros de altura… , liberaram geral para a gente remar em uns caiaques infláveis.

É agora que eu me jogo catarata abaixo????

Nem todo mundo quis participar da brincadeira (é assim mesmo, quem não estiver afim, fica no barco, de boa). Mas o Gleiber aqui, ansioso que estava para brincar um pouco na água, já foi logo se atirando! O esquema era em duplas, o que tornava necessário um mínimo de coordenação e combinação.

Minha parceria não poderia ser melhor, a querida Roberta do blog Territórios. Num instantinho já estávamos sintonizados e conseguimos não virar o caiaque de ponta cabeça, e até aprendemos a andar em linha reta! Não é muita emoção??? <3

Claro que rolou guerrinha, usamos os remos para nos molharmos uns aos outros, e até a galera do barco entrou na onda usando o motor para nos dar uma chuveirada! Legal demais!!! No calorão de mais de 50°C 30°C, era tudo o que precisávamos!

No final, hora de achar um lugar para atracar os caiaques, eu e a Roberta deixamos todo mundo para trás e chegamos junto com o grande Lucas Girão no atracadouro (ele trabalha na Loumar e deve fazer isso todo dia, né? SÓ POR ISSO ele chegou na nossa frente!!!).

Caiaque Trilha do Poco Preto Foz do Iguacu BlogTurFoz

Lá, tomei até banho de rio, para lavar a alma (e o suor, que ninguém é de ferro)!

Só que tive que esquecer meus óculos ali na muretinha, né??? Galera, se alguém que está lendo esse post achou um óculos escuros ali perto da rampinha onde os caiaques são recolhidos, é meu tá?

Meus óculos ficaram ali, ondes os caiaques ficam atracados

Quando acabou, vou confessar que eu quase já tinha até me esquecido que ainda tínhamos as Cataratas do Iguaçu para conhecer, ali do ladinho. Mas isso é assunto para um outro post, também contado tim-tim por tim-tim (e certos requintes de crueldade):

Cataratas do Iguaçu – É do Brasil!

Ahn… Já ia me esquecendo! Ninguém quer saber por que a trilha leva o nome de Trilha do Poço Preto? É que dentro do rio, numa parte onde o barco navega, há uma falha geológica formando um poço de sei lá quantos metros de profundidade. Quando passa por elas, olha para as águas e elas são completamente negras.

Fala sério! Acho que dava para mudar o nome dessa tilha para algo mais legal, né? Tipo: Trilha das Aranhas Assassinas, ou Tilha dos Vencedores da Corrida de Caiaque. #FicaDica.

E para terminar, um videozinho maneiro! Curtam em volume máximo:

SERVIÇO

Trilha do Poço Preto
Passeio dentro do Parque Nacional do Iguaçu
Horário: Diariamente às 09:30h, 12:00h e às 14:00h.
Fone: 55 (45) 3529-9626
Email: pocopreto@macucoaventura.com.br
Ingresso: à venda na portaria do parque ou com sua agência de turismo.

 

Clique no banner abaixo para conferir nosso índice com todos os artigos sobre essa viagem:
BlogTurFoz5 - barra

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Imagens não identificadas com a nossa logo foram gentilmente cedidas por Anna Martinelli, Bia Mignolo, Daniella Mendes, Maurício Oliveira, Roberta Martins e Vivian Dorneles – todos os direitos reservados.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:10
Posts Relacionados:
23
Jun
2012
10 comentários
  1. Muito legal Gleiber!

  2. Jodrian Freitas
    23/06/2012

    Ótimas aventuras. Dá para perceber que foi diversão pura !!

  3. Oi Gleiber! Muito bacana a postagem! Em 2007 estive em Foz do Iguaçu para um Congresso de Adolescência e fiz este passeio, com outro nome. Mas me lembro do reboque. No rio fomos em um bote, com um cara guiando e outro filmando! Tenho até hoje o vídeo aqui! Muito legal mesmo! Vale a pena conhecer!!! Abração.

    • Meirelle, vc foi no Macuco Safari! O barco entra debaixo das cataratas para todos tomarem banho, não é? A gente fez esse passeio também, mas contratado no lado Argentino. Em breve contaremos tudo aqui no blog (e terá vídeo também!)

  4. Foi isso mesmo!!! Macuco Safari! Legal! Espero ansioso pelo vídeo! Abração!

  5. O blog Andarilho do Mundo também esteve em Foz do Iguaçu... | Fronteira sem Limites
    26/06/2012
  6. Daniela
    22/08/2016

    Oi. Nós do D&D Mundo Afora fizemos um post superbacana com 37 atrações sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

    Entre as atrações, citamos o post do Andarilhos do Mundo sobre a Trilha do Poço Preto. Quando puder, dê uma olhadinha lá!!!!
    http://www.dedmundoafora.com.br/2016/08/37-atracoes-foz-do-iguacu-puerto-iguazu-ciudad-del-este.html