Dirigindo o Veículo Elétrico de Itaipu – #BlogTurFoz

Muita gente sabe que a Usina Hidrelétrica de Itaipu, ali pertinho de Foz do Iguaçu é a maior do Brasil. Alguns sabem que ela é a maior DO MUNDO em produtividade. Poucos sabem que, ao utilizar a energia da água para girar suas turbinas, não produz nem um grama sequer de poluição, sendo, portanto a maior geradora de energia limpa do planeta.

Mas essa, agora, quase ninguém sabe: eles vêm investindo no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e, em parceria com a Fiat e com a suíça KWO, montaram um protótipo de carro 100% elétrico. Para provar que o bichinho anda e bem, turistas podem contratar um test-drive e, de lambuja, passear com um “personal monitor” por toda a usina. Nós, os 14 blogueiros participantes do #BlogTurFoz, fomos lá conhecer.

Itaipu Veiculo Eletrico Mirante da Piracema

Tudo começa no centro de visitantes de Itaipu, um lugar super aconchegante, melhor que muito cinema por aí, onde a gente assiste a um vídeo institucional e começa a entender a importância e a grandiosidade deste lugar. Sério. Eu me arrepiei muito! Tipo, você sai de lá com um certo orgulho de ser brasileiro, ao saber que foi o suor do nosso povo que construiu uma das 7 maravilhas da engenharia mundial!

Itaipu Mirante da Usina

Mas, no fundo, no fundo, ninguém está ali para ficar assistindo vídeo, né não? Então vamos de uma vez pisar fundo no acelerador desse carrinho aí para ver o que acontece?

Carros para o Tour Veículo Elétrico Itaipu BlogTurFoz Vivian Veículo Elétrico (VE) estacionado próximo ao centro de visitantes de Itaipu
Foto de Vivian Dorneles – Todos os direitos reservados

Calma! Primeiro, um reconhecimento de terreno, o monitor exclusivo que acompanha o grupo de até três pessoas mostra onde fica a tal bateria que alimenta o possante e joga um balde de água fria na empolgação dos Ayrtons Sennas da vida: dentro do complexo Itaipu a velocidade máxima é 60 km/h, então eles bloquearam a velocidade dos danadinhos eletronicamente… :((((

Itaipu Painel do Veiculo Eletrico BlogTurFoz Se repararem bem ali naquela tomadinha alaranjada: 257°C de temperatura e 24,1% de carga

O veículo é ainda um protótipo, não está à venda comercialmente, e um dos motivos é ainda o tamanho da tal bateria. Ocupa o bagageiro todo!

Itaipu Veiculo Eletrico BlogTurFoz a BateriaNosso “personal monitor” mostrando a “pequena bateria”

Outro motivo de preocupação no quesito segurança é a sua temperatura interna que atinge facinho, facinho uns 250°C! Eu já fiquei imaginando aquilo explodindo durante um acidente. Não deve ser legal… Mas todo esse medo passa quando você se senta, se ajeita, gira a chave e… NADA! É que o carro liga, e você mal nota. Nenhum barulho, arranque, nenhuma pisadinha no acelerador (época antiga a dos carburadores, né?) e está pronto! E só pisar para sair andando (e puxar o freio de mão, lógico!).

Monique dirigindo Veiculo Eletrico em Itaipu BlogTurFoz Luiz Monique Ribeiro pilotando… Foto de Luiz Jr. Fernandes – Todos os direitos reservados

E embreagem? Não tem! Marchas? Nananinanão… Quanto mais você acelera, mais ele corre. Simples assim… E para abastecer? Totens espalhados pela usina com as tomadas apropriadas garantem que você não vai ficar sem “combustível”… (ou não, né?)

Totem de Abastecimento para o Veiculo Eletrico em Itaipu BlogTurFoz LuizFoto de Luiz Jr. Fernandes – Todos os direitos reservados

No mesmo lugar em que se coloca a gasosa nos carros comuns, lá está o plug receptor de energia. Só que a gente se viu apertado, tendo saído para o nosso tour com apenas 24% de bateria! Vocês acreditam que quase ficamos sem “luz” em plena Itaipu? 1,6% de carga foi, sério, muita emoção!

Como abastecer os Veículos Elétricos de Itaipu vivian Foto de Vivian Dorneles – Todos os direitos reservados

Mas onde tanto vocês andaram para gastar tanta energia? Como é esse test drive? Não é rapidinho?

Veículo Elétrico Itaipu BlogTurFoz Vivian Foto de Vivian Dorneles – Todos os direitos reservados

Claro que não! A gente percorre quase a usina toda! A primeira parada é o canal da piracema, estrutura artificial que ajuda os peixes a fazerem a sua desova mais acima no rio.

Itaipu Veiculo Eletrico Estrutura do Canal da Piracema

Nessa época do ano, a galera usa o canal para a prática de esportes como a canoagem. Rola até campeonatos nacionais e internacionais ali. Parece que é um dos melhores spots para esta atividade, inclusive, na América Latina!

Itaipu Veiculo Eletrico Canal da Piracema

Depois o rolé vai ao mirante do vertedouro, que é onde fica o letreiro institucional.

Itaipu Mirante do Vertedouro Nublado

Em épocas de cheia do rio, eles tem que desviar o excesso de água da barragem, daí escorre uma quantidade imensa de água em forma de uma mega cachoeira através daquelas pistas ali da esquerda. Como o rio não estava para transbordar na época em que fomos, temos que ficar na imaginação, né?

Itaipu Veiculo Eletrico Mirante do Vertedouro e letreiro

De lá, a gente vai para o Mirante Central, onde podemos ter uma noção do tamanho daquele negócio!!! A represa lá no alto, as gigantescas paredes de concreto e, abaixo, no leito do rio, as borbulhas trazendo a água de volta para continuar seu caminho. Um negócio de arrepiar.

Itaipu Veiculo Eletrico Mirante

Em torno deste mirante, há obras como de arte como esse painel homenageando os barrageiros: funcionários que ajudaram a botar de pé todo esse colosso de concreto e continuam, agora que está tudo pronto, mantendo as coisas em ordem.

Itaipu Veiculo Eletrico BlogTurFoz Painel do Barrageiro

Se alguém está pensando nas opções de passeio para conhecer Itaipu, saibam que o roteiro é praticamente o mesmo do Tour Panorâmico, com a diferença de que é você quem vai guiar o veículo durante o trajeto, podendo tirar suas fotos e vídeos sossegado nas três paradas acima.

O passeio termina com um rolê em torno dos condutos forçados antes de subir até o topo da barragem e regressar ao centro de visitantes. Programe-se para quase duas horas ao todo!

Capivara cruzando a Pista em Itaipu BlogTurFoz Luiz Atenção, podem haver capivaras no caminho! – Foto de Luiz Jr. Fernandes – Todos os direitos reservados

Durante todo o caminho, o monitor conta histórias da construção da Usina e de seus novos projetos, incluindo os sócio-ambientais como o Ñandeva e a participação no desenvolvimento na Universidade da América Latina: a UNILA que integra estudantes brasileiros e latino-americanos em um só campus.

Para finalizar, este post não seria completo sem um vídeo com as nossas trapalhadas durante o passeio:

SERVIÇO

Test-Drive Veículo Elétrico em Itaipu
Horários:
diariamente às 9h, 10h, 14h e 15h
Duração: 1h 45min
Preço: R$ 150,00 (PROMOÇÃO: R$ 75,00 até 30/06/2012 – corra!) por veículo
Número de pessoas: até 3 por veículo
Para dirigir: Tendo CNH em dia, todas as pessoas do grupo podem fazer o test drive.
Site: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/test-drive-veiculo-eletrico
Twitter: @turismoitaipu
Faceboook: Turismo Itaipu

Clique no banner abaixo para conferir nosso índice com todos os artigos sobre essa viagem:

BlogTurFoz5 - barra

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
05
Jun
2012
Nenhum comentário