São Miguel dos Milagres / AL – a Praia Mais Azul do Brasil

São Miguel dos Milagres é uma linda praia do litoral alagoano, bem na Rota Ecológica, litoral norte, antes de chegar em Maragogi. Eu já tinha lido em algum lugar que esta era a mais gostosa e simpática entre todas elas, a que mais merecia ser visitada, e que ali estava acontecendo uma revolução turística, trazendo dezenas de pousadas de charme para desfrutar do sossego e da paz daquele lugar tão tranquilo e sereno.

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Paraíso Azul

Então eu TINHA que ir lá conferir com os meus próprios olhos se essa praia era tudo isso!

Meio que esnobando, eu tinha até desistido de conhecê-la, depois de ter seguido uma placa no dia anterior e dado com os burros n’água com vergonha de voltar e perguntar o caminho (SIM, eu sou daqueles chatos que se perde, mas não gosta de perguntar quando está ao volante! #prontofalei).

Até que no último dia de locação do carro, fizemos uma reviravolta nos planos e rumamos para lá, quando o combinado era visitar as piscinas naturais e os arrecifes de Paripueira. Bem, mas esse é assunto para outro post…

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Maré Baixa

Ao chegar no local correto, perguntando dessa vez o caminho (que raiva!), descobri que o lugar era o mesmo que a gente tinha ido no dia anterior (viram como eu sempre tenho razão?). Com aquele negócio de ter boa gastronomia e pousadas elegantes, fiquei imaginando sei lá o que, e na verdade, a tal da praia tem só um quiosque bem simples, daqueles que mal e porcamente servem umas iscas de peixe com cerveja e olhe lá!

No fim, foi o que a gente acabou comendo, inclusive hehehe. E apesar do taLEEENTO alagoano, até que estava bom (só não gostei que não tinha Coca Zero, só linha Pepsi. Cara, eu sou VICIADO em Coca Zero e sempre fico meio triste quando tenho que beber outra coisa).

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Canto esquerdo Com muita boa vontade, vocês verão uma construção de paredes laranja ali à direita na foto, é onde tem o peixinho com Guaraná Antártica

Mas enfim, voltando ao assunto (como eu estou dispersivo hoje, né?), a verdade é que eu não encontrei as tais pousadas (depois fiquei sabendo que elas ficam escondidas na orla, cada uma com o seu cantinho/praia particular e que elas estão bem distribuídas ao longo de todo o litoral da Rota Ecológica, desde o Camaragibe, até Porto de Pedras!). E o mar era o mesmo da praia do Patacho: rasinho, com piscinas naturais mais à frente, com alguns coqueiros fazendo sombra na beira.

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Panorama

Ou seja, a praia PERFEITA.

E, em pleno carnaval, adivinhem quais eram os frequentadores? Apenas os pescadores e catadores de mariscos que caminhavam pela água batendo nos tornozelos e retiravam suas iscas por ali sobre os olhos curiosos de algumas crianças caiçaras (no nordeste os pescadores e moradores nativos do litoral também se chamam caiçaras? #ficadúvida).

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Pescadores

A gente deixou 90% das nossas coisas no carro, estacionado ao lado do quiosque, mas de mochila nos ombros sem querer largar da máquina fotográfica, da chave do carro e dos óculos escuros. Daí um dilema: como tomar banho, mergulhar e relaxar, sem largar a mochila em algum lugar? E se a gente deixasse na areia, naquele lugar ao mesmo tempo deserto e ao mesmo tempo cheio de pescadores, seria seguro?

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Águas rasas e mochila nas costas A “MALA” sendo carregada pra lá e pra cá. Como #lhedar #lidar?

A solução para o dilema não poderia ter sido mais criativa, penduramos a dita cuja nas estacas que os pescadores usam para fazer os seus “currais” (não, eu não consegui entender como eles usam essas estacas como currais para pegar peixe!!!). Ela ficou bem ali, no meio do mar, enquanto a gente se refrescava numa piscininha natural dos arredores.

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Currais de PescaA gente esqueceu de tirar fotos da mochila (até porque a máquina ficou dentro da dita cuja),
mas foi naquelas estacas ali que a gente pendurou a danada.

Nessa brincadeira, a maré vinha subindo e algumas ilhas de areia se converteram em pisos fofinhos e molhados para tomar um pouco de sol e tirar um cochilo e, quando vimos já tínhamos passado a tarde toda quase naquele lugar lindíssimo. Um pescador não resistiu e teve que largar essa: “- Boa ideia que vocês tiveram, ali na areia eles vivem roubando a mochila das pessoas”.

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Barcos e Jangadas

Caraca, meu! Aquele lugar ermo e isolado e mesmo assim com roubo! Aonde está a Dilma? Aonde está o governo? Depois dessa, voltamos para o carro para seguirmos a nossa jornada com a certeza de que tínhamos passado o dia numa das praias mais lindas do Brasil.

Tá certo que o Patacho ainda é a minha preferida, mas o Azul daquelas águas nunca vai me sair da mente…

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Piscinas Naturais Bem, essa foto não faz jus ao Azul…
É que ela está aqui para mostrar os recifes de coral e que dá sim para dar bons mergulhos no mar piscininha

Afinal, não era sobre isso o post? Sobre o Azul de São Miguel dos Milagres? Vou ter que confessar então. Vocês me pegaram feio! TODO o litoral norte de Alagoas é de um azul quase caribenho, famoso por ser o mais azul do Brasil. Só que o “mais azul” está por toda parte, em Ipioca, no Patacho, em Carro Quebrado e TAMBÉM em São Miguel.

Praia de São Miguel dos Milagres Alagoas Amendoeira

Mas é que eu tinha que escolher um título legal para vocês lerem, né? E #VouConfessarQue Ipioca andava bem mais azul que São Miguel naqueles dias. Aguardem que logo faço um post sobre mais essa praia lindíssima.

Querem ver a nossa série com todos os posts publicados sobre Alagoas?
E mais posts sobre destinos no Brasil?
É só clicar nos links e boa viagem!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:35
Posts Relacionados:
15
May
2012
35 comentários
  1. Rafael Carvalho
    15/05/2012

    Lindo lugar!!!

  2. Perrenguete
    17/05/2012

    Rindo dos seus comentários! Chocada como, em um lugar lindo e tão aparentemente tranquilo, podiam roubar as coisas de vcs!!! Cruzes, meu Brasil!

    • Ainda bem que eu dei ouvidos ao Sandro, que não me deixou largar a mochila lá na areia. E eu chamando ele de paranóico e talz… Quando o pescador veio com essa, tive que ouvir o famoso “eu não disse?”

  3. mina
    07/12/2012

    Olá!
    será que vcs poderiam me explicar o caminho pra chegar nessa praia de carro? já li que o acesso é só´pelas pousadas e só para hóspedes. E essa praia fica antes da Praia do toque?
    obrigada

    • Fica antes da praia do Toque sim, depois da Praia do Riacho (de quem vem de Maceió rumo norte, sentido Maragogi). Tem uma ruazinha asfaltada e recém-reformada que sai da BR em direção ao mar bem no meio do povoado. Essa rua segue por cerca de 1km no meio das casas. O asfalto segue até bem a beira-mar, onde tem um só quiosque de praia e lugar para estacionar. Na praia do Toque é que o acesso se dá por dentro das pousadas (dizem que a praia do Toque é ainda mais bonita, com piscinas naturais mais próximas da areia). Tem um mapa com todas as praias neste post aqui: http://andarilhosdomundo.com.br/2012/05/rota-ecologica-de-alagoas-guia-completo-do-paraiso/ Qualquer outra dúvida, avise!

  4. Nadja de Castro
    26/12/2012

    Que maravilha!
    Muito parecida com a Praia do Xaréu, ao lado de Maragogi.
    Também fiquei apaixonada pela cor do mar. É algo impressionante, digno de fotos tão belas quanto as que você tirou. Já fui 4 vezes à Alagoas e pretendo voltar para conhecer essa praia que não inclui em meus roteiros anteriores.

    • Esse litoral de Alagoas todo é muito lindo, né? Adoro lugares sossegados e conseguimos nos esbaldar quando estivemos por lá. Depois conta pra gente como foi a experiência! Abraços

  5. Julio Gonçalves
    12/01/2013

    Obrigado pelas dicas, estou indo visitar São Miguel amanhã. Sobre o título da praia mais azul do Brasil, conheça a praia de Lopes Mendes em Ilha Grande – RJ e compare.
    Abs,

    • Nossa! Eu conheço Lopes Mendes sim! Mas a minha preferida naquela viagem foi Dois Rios… Não sei se foi o trabalho que deu para chegar que a deixou tão bonita, mas enfim… O título de praia mais azul é só força de expressão…

  6. Leticia
    17/01/2013

    Você teve que deixar o carro muito longe para poder andar pela praia de Patacho, praia do Toque, do Riacho?
    Lá existe alguma placa dizendo os nomes das praias?
    Lindo post, lindo passeio!

    • No Patacho e em São Michel dos Milagres o carro ficou na beira da praia, praticamente. Deu para ficar usando como “barraca”, trancando as coisas lá dentro enquanto entrávamos mar adentro, na maior tranquilidade. No Toque e no Riacho a gente não chegou a descer. Na estrada, a entrada para cada praia é bem sinalizada sim. Impossível se perder.

  7. Lis Saldanha
    19/02/2013

    O litoral Alagoano eh rico de praias de areias brancas e o mar da cor do céu. A beleza maior eh que são emolduradas pelos coqueirais, oferecendo um descanso para o corpo e a alma…

  8. Adriana
    05/08/2013

    Pessoal, indico praia de Barra Grande, em Maragogi AL. Fica no litoral norte de Alagoas. Maragogi litoral sentido Recife. Bem próxima até a praia de Maragogi. Chovei quando vi aquele azul. Lindo!

  9. Rubens Fontoura Mendes
    23/08/2013

    Realmente tudo que contaste é verdade estive no mes de junho/13,as praias são lindas, pretendo um dia voltar, pois sou gaucho Moro a 500 km de Porto alegre em uma cidade cchamada de Alegrete no estado do RS.

  10. Luiz
    26/08/2013

    Gleiber, dá para andar da praia do Toque até a praia do Patacho? o

  11. bruno
    25/03/2014

    Sem dúvidas são Miguel dos Milagres-AL é uma maravilha!!!!lindo demais++++

  12. bruno
    25/03/2014

    Eu moro nesse paraiso!!privilégio

  13. Patrícia Paes
    04/10/2014

    Primeiramente,quero dizer que virei fã do blog, as narrativas já me fizeram rir e chorar … rs
    Então, fui a Sergipe e Alagoas logo após o carnaval e fiquei apaixonada !!!
    Em Sergipe fiz o passeio de Xingó, no Rio São Francisco. O passeio é feito de escuna, mais a melhor parte foi no momento em que paramos nas piscinas naturais e tinha uma opção de ir de barquinho até umas grutas próximas. Foi o que mais me encantou em todo o passeio.
    Depois, já em Alagoas, conheci a Praia do Gunga e fiz o passeio de triciclo … que LUGAR LINDOOOOOOOOOO ! Do mirante só era possível enxergar coqueiros e mar, sentei, como uma louca, no mirante e fiquei ali, parada, contemplando aquele .
    O único lugar que não consegui ir foi a Maragogi, a maré não permitiu. Por isso volto mês que vem, só de raiva … rsrsrs

    Então é isso, no nordeste tem lugares fantásticos e já vou incluir patacho no roteiro.

    Obrigada por dividir essas experiências e pela atenção em responder nossas perguntas 🙂

    E ano que vem, Machu Picchu <3

    Até breve 🙂

    • Oi Patrícia
      Que legal ler essas suas palavras! A gente fica super feliz quando consegue fazer nossos leitores se envolverem com as nossas histórias. Alagoas é um pedaço do paraíso perdido aqui pelo Brasil, com certeza. Vira e mexe, vejo reportagens sobre o Patacho na TV!
      Vá logo antes que descubram.
      Abraços.

  14. Fabiana
    05/10/2014

    Oi Gleiber!

    Adorei o blog!!! Estarei indo para Maceió dia 10/10, reservamos um hotel apenas para um dia. nossa intenção é alugar um carro e ir rumo ao norte, até Porto de Galinhas. Pensei em passar pela Rota ecológica…Fico um pouco preocupada, pois não conheço.Por gentileza se você tiver, gostaria que me enviasse uma mapa com um roteiro. =)

  15. Liliane Inglez
    07/01/2015

    Adorei o relato! Cadê a Dilma? (Rindo muito!!! kkkkk).
    Estou indo pra lá no final do mês e estou lendo todos seus posts! Muito, muito bons, por sinal! Abs!!

  16. Deuza
    31/01/2015

    Oi. Adorei tudo que mostrou, moro em Mt fica muito caro esta viagem de carro?

    • Oi Deuza,
      Você quer ir até Alagoas de carro desde o MT???? Acho que fica bem caro sim. Melhor ir de avião e alugar um carro lá. Abraços

  17. Eliana
    21/03/2015

    Adorei seu blog! Parabéns!
    Não li muito até agora, mas vc descreve muito bem!
    Já me hospedei na Praia do Toque algumas vezes, e é isso mesmo, pousada de charme na orla, com praia quase deserta. Tratamento quase individualizado e uma comida padrão internacional. Mas $$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nesse sentido, Carneiros em Pernambuco é um ótimo concorrente né?

    • Oi Eliana,
      Acho que sim. A gente até conheceu Carneiros, mas não dormimos lá (fomos de tour, passamos o dia todo e voltamos no fim da tarde). É uma região do Brasil que parece um outro país, né? Mas o conforto custa caro, hehehe.
      Abraços.

  18. Jonice
    22/03/2016

    Se você voltar hoje, vera que mudou bastante. Muitas e boas pousadas.
    Mas o mar continua belo.
    Tchau

  19. Nelly
    04/05/2016

    Nossa ri demais… Minha mãe assistiu uma reportagem sobre São Miguel dos Milagres e estamos indo neste dia das mães. Conheço o litoral alagoano mas esse pedacinho ainda não tive o prazer… Mas… simbora conhecer esse paraíso. #partiupraias

  20. Dayana
    20/01/2017

    OLa, eu vou me hospedar em sao miguel dos milagres e depois quero descer e me hospedar em maceió, vou na primeira quinzena de dezembro gostaria de saber os trasporte que posso fazer esse translado e quanto fica?