Santorini: o Pôr do Sol Perfeito – Série Grécia parte 5

Podem me chamar de clichê, podem me chamar de piegas, podem até dizer que pôr do sol é lindo em qualquer lugar e que ir a uma ilha grega só para admirá-lo é puro desperdício. Duvido, entretanto, que alguém vai ousar dizer esses sacrilégios depois de presenciar aquele espetáculo ao vivo, em um dia lindo de céu azul.

Por do Sol Santorini Grecia

Mas afinal de contas, o que tem nessa ilha de tão especial para fazer de um “simples” pôr do sol uma verdadeira atração turística?

Me acompanhe, que eu vou tentar explicar!

Pôr do Sol na Água

 

Esse é o primeiro requisito básico para fazer um pôr do sol subir vários pontos na sua classificação de beleza. Quando ele, o astro-rei, deita-se para dormir fazendo o céu multicolorido se refletir em um espelho d’água, pode saber que vai ter sempre plateia para admirar.

Por do Sol do Guaiba Porto Alegre Esse é aqui em Porto Alegre, no Rio Guaiba

É por isso que o mundialmente famoso pôr do Sol do Guaíba, em Porto Alegre é sim, lindo de verdade. Assim como aqueles das praias cearenses em que o Sol apronta espetáculo parecido.

 

Pôr-do-Sol em uma Ilha

 

Quando se está em uma ilha, com vista para o mar em direção ao infinito, a coisa fica ainda mais linda! Bônus dobrado na escala de beleza poêntica! Fácil de explicar: entre você o horizonte não haverá terra, montanhas ou cidades, só Ele e o oceano, completamente desobstruído de interferências.

Por do Sol Mykonos Grécia Esse é na ilha grega de Mykonos

E quando esse mar é o Egeu, com aquela cor de azul profundo que só existe lá, a coisa toma uma dimensão poética ainda maior, principalmente se você parar para imaginar quantas cenas históricas aconteceram naquelas águas nos últimos milênios.

 

Fachadas para o Oeste

 

Toda a cidade central de Santorini (também chamada de Thira), assim como seus principais vilarejos – Oia, Firostefani e Imerovigli – foram construídos no topo do penhasco com suas ruas, praças e janelas voltadas para o Oeste.

 Santorini Grecia
Foto olhando para o lado sul da ilha

Claro que tem hotéis e casas para o Leste, com vista para o Nascente (e com diárias que custarão a metade #ficadica), e que só proporcionarão alguma epifânia se você estiver disposto a acordar, tipo, 5 da manhã para admirar o nascer do Sol.

 

Geografia Surreal

 

Pelos critérios acima, TODAS as ilhas gregas teriam algum mirante com um pôr do Sol digno de nota. Basta ser ilha, e ter algum lugar alto para admirar o ocidente, não é mesmo?

Por do Sol Santorini Grecia Imerovigli

É aí que chegamos ao X da questão: que lugar do mundo tem milhares de casinhas branquinhas penduradas (é sério! elas parecem que vão cair lá em baixo) no topo de um penhasco de 300m de altura???

Por do Sol Santorini Grecia Imerovigli

E quando você está ali sentado tomando a sua birinight, essa cenário todo surreal inevitavelmente lhe permeia, lhe cerca e, sem dó, lhe arrebata. O mar, onde o Sol está refletindo seus últimos raios, não está à sua frente, mas láaaaaa embaixo. Difícil explicar, mas estando lá é facinho, facinho de entender!

 

Oia, o Point Perfeito

 

Não basta estar em Santorini, tem que estar em Oia (ou Ia, que é como se pronuncia). Este é um dos vários bairros (ou vilarejos?) do local, distante 10km de Thira. Como fica bem na extremidade norte, ao assitir o pôr do Sol, você não terá nada, mas nada mesmo além do Egeu entre você o Sol que se despede de mais um dia.

Por do Sol Santorini Oia Moinho de Vento Grecia Esse é o pôr do Sol de Oia

Cá entre nós, pessoalmente, eu achei mais bonita a vista com o vulcão da ilha de Neo Kameni aparecendo para compor a paisagem. Essa foi a imagem que tivemos do terraço do nosso hotel em Firostefani.

PrimeiroPordoSolHotel 039 A ilha Neo Kameni é a da esquerda

É assim mesmo: depois de três dias na ilha, a gente começa a se achar entendido no assunto. Vale até esnobar aquele que todo mundo elegeu como “o melhor” para eleger um pôr do Sol mais autêntico, personalizado, recheado de boas lembranças e da certeza de que estivemos em um dos lugares mais lindos do mundo.

Por do Sol Santorini Grecia

Quem vier falar depois de tudo isso que pôr do Sol é tudo igual apanha, hein?

Por do Sol Santorini Grecia

P.S. Já ia me esquecendo! Não contei que em Santorini chove muito raramente no verão, né?

 

Quer ver todos os posts publicados no blog sobre a Grécia?
Clique no link para navegar e boa viagem!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:6
Posts Relacionados:
16
May
2012
6 comentários
  1. Perrenguete
    17/05/2012

    Adorei! Concordo plenamente! Lá no blog tem dois posts sobre o por-do-sol em Santorini, porque é realmente um dos mais lindos que já vi! Parabéns pelo post e pelas belas fotos! Bjs, lu.

  2. Luciana Almeida
    18/05/2012

    Para tudo! Que lindas fotos e que lugar incrível! Eu não conheço, mas concordo com você: tá difícil achar um por do Sol mais bonito!

    • Ai gente… nem me lembrem… como eu gostaria de entender mais de fotografia para captar melhor essas cenas… Porque ao vivo, acreditem, era ainda mais lindo!!!

  3. Erik Trovão
    07/06/2012

    Concordo plenamente com o post!!! O por do sol em Santorini é o mais bonito que já vi, assim como a própria ilha é uma das paisagens mais belas que conheci!! Prometi voltar em 2015 (para comemorar 5 anos de casamento) e espero poder cumprir a promessa!!!
    Santorini é perfeita!!!

    • Eu também sonho em um dia voltar lá. Mas não marquei uma data, assim como você fez. Talvez devesse fazer isso, né? Abração Erik!

  4. jose amaro da costa
    10/02/2015

    Eu que estou sonhando com Santorini fiquei muito, muito mais entusiasmado para conhecer.