Ruínas, Catedrais e Museus de Santorini – Série Grécia parte 6

Viajar para uma ilha grega paradisíaca já vale a pena só em caminhar pelas ruelas de casinhas caiadas, ou de admirar seu belíssimo pôr do sol. Mas se você tiver um tempinho, permita-se conhecer os museus de Santorini (como o Museu Arqueológico), entrar em suas catedrais e você descobrirá até ruínas de uma civilização perdida!

Visão leste da ilha de Santorini com igrejinha

Foi o que nós fizemos!

É por essas e outras que não recomendo a ninguém conhecer Santorini através daqueles cruzeiros que te dão só uma tarde (ou tarde + noite) para explorar a região. Eu, ao menos, adoro umas ruínas históricas e tinha sido fortemente recomendado a ir até o vilarejo de Akrotiri, no extremo sul da ilha, próximo à Red Beach, para ver as escavações arqueológicas que revelaram palácios soterrados de uma civilização pré-helênica que habitou o local.

Paineis com macacos pintados nas ruínas de Akrotiri e expostos no Museu Arqueológico de Santorini Painéis encontrados nas ruínas das escavações de Akrotiri

Infelizmente, quando estávamos lá, a área de visitação de Akrotiri estava fechada por causa de um desabamento que havia acontecido, mas felizmente, as principais obras de arte, cerâmicas e painéis pintados do povo de origem minóica que viveu ali estava exposto no Museu Arqueológico de Thira, bem no centro da cidade.

Paineis pintados nas ruínas de Akrotiri e expostos no Museu Arqueológico de Santorini Painéis minóicos expostos no Museu Arqueológico de Santorini

Passamos uma hora ali aprendendo sobre como os cretenses (minóicos de índole pacífica e exemplar avanço cultural) foram conquistados pelos atenienses (helênicos guerreiros e “bárbaros” àquela época) após um tsunami gerado por um terremoto em Santorini ter varrido o lado sul do mar Egeu.

Você não sabia que fatos históricos como esse estão por trás de lendas como a de Atlântida e de contos mitológicos como o de Teseu derrotando o Minotauro em seu labirinto (Atenas derrotando Creta), sabia?

Ruínas de Ancient Thira Santorini

E se você quer ver ao vivo as ruínas da grande cidade que ficava bem no topo de Santorini, em seu ponto mais elevado, com sistema de esgoto e aquedutos antes mesmo dessas coisas existirem em Atenas ou em Roma, você vai ter que pegar um tour ou o seu carrinho alugado e subir uma estrada mega sinuosa morro acima até as Ruínas de Thira Antiga.

Smart Alugado subindo a colina até as ruínas de Thira Antiga em Santorini

Só a paisagem em sim já é espetacular e já justificaria a jornada. A gente ficou meio assustado achando que o motorzinho do nosso Smart não ia dar conta do recado, mas até que nos saímos bem. Boa notícia: lá no topo tem estacionamento liberado.

Estacionamento em Thira Antiga Santorini

O sítio arqueológico é incrivelmente bem conservado, com símbolos talhados na pedra, alicerces de casas para todas as classes sociais e uma aula de história para ninguém botar defeito. Algumas árvores ajudam a dar uma folga para o Sol escaldante, mas o passeio é bem agradável e bucólico.

Árvore nas Ruínas de Thira Antiga Santorini

Além desses sítios hitóricos, Santorini tem ainda outros museus como o de Thira pré-histórica, além da beleza de suas várias igrejas e catedrais. Para nós, brasileiros, acostumados com as igrejas católicas romanas, é interessante observar as diferenças para as igrejas gregas, geralmente ortodoxas.

Catedral Ortodoxa de Santorini Catedral Ortodoxa Metropolitana de Santorini

Mas lá também tem algumas igrejas católicas romanas, com o interior bem parecido com o que a gente está acostumado. Veja essa:

Interior de uma Igreja Católica Romana em Santorini

Viram como os Andarilhos do Mundo também são cultura? Visitar a Grécia tem dessas coisas, está muito além de ser apenas um rostinho bonito de paisagens e natureza exuberante. As ruínas, catedrais e museus de Santorini são um prato cheio para quem gosta de história, artes e arquitetura.

Andarilhos do mundo nas Ruínas de Thira antiga A gente conta sobre o passeio àquela praia ali do fundo, Kamari, no post sobre as Praias de Santorini

 

Quer ver todos os posts publicados no blog sobre a Grécia?
Clique no link para navegar e boa viagem!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:7
Posts Relacionados:
24
May
2012
7 comentários
  1. […] @andarilho_mundo | museus santorini grécia | LINK 292. @turomaquia | atenas: novo museu da acrópole | […]

  2. Começando a devorar todos seus posts sobre a Grécia e adorando. beijão

    • Oi Bia, que saudades! Pena que eu parei de escrever sobre a série, tentando colocar em dia as viagens mais atuais. Mas se você está indo para lá pode me perguntar sobre o que você quiser, eehehehhe. E juro que vou tentar escrever mais alguma coisinha (principalmente sobre Mykonos, que nem comecei!)

  3. Oi amigo!!
    Estamos indo em setembro (espero que não esteja tão calor…), penso em ficar uns 15 idas, 04 em Atenas, 04 em Santorini, o resto em Nafplio de base com passeios em Hidra, Spétses, e fibalizar em Monemvasia. Estou nas pesquisas. O qeu acha desse roteiro? Beijo

    • Adorei. A gente não conheceu Nafplio, mas foi por pura falta de tempo, hehehehe. 04 dias para Atenas e 04 para Santorini é o ideal.

  4. Nelson Campos
    06/07/2015

    Adoro dar uma “viajada”
    por esses relatos de vocês guris. Bloguinho magnífico esse. Parabéns! Pelo trabalho e pelas dicas oferecidas de forma simples, atraente, divertida e muitíssimo bem escritas sobretudo para pobres marinheiros de primeiras viagens. Sucesso.