Praia do Patacho /Alagoas – Para chamar de sua

Não sei vocês, mas eu sou exigente com praias. Não gosto de disputar espaço com outras pessoas, a água do mar tem que ser morna e o visual, pelo menos paradisíaco. Se tiver sombra na areia então, para dispensar guarda-sol, aí me conquista de vez.

Praia do Patacho Alagoas Brasil Rota Ecologica

Foi assim com Alagoas, principalmente no seu litoral norte, onde tive a felicidade de encontrar não só uma, mas várias praias exatamente desse jeitinho que eu amo. Dessas praias que a gente chega e fica uns minutos admirando, pensando na lista de adjetivos que caberiam naquela imensidão azul. E o Patacho, particularmente, foi paixão à primeira vista.

Não foi beeeeem à primeira vista, na verdade, hehehe. As fotos da Érika, do Blog Outros Ares, e do casal Vinícius e Priscila do Blog Inquietos já tinham me deixado louco de vontade de conhecer. Tanto que, na programação da nossa viagem para Maceió, já estava planejado que iríamos ao menos até lá.

Praia do Patacho Sombras na Areia Coqueiros Alagoas Brasil As sombras na areia, como eu gosto…

Vindo de Maceió, é só pegar o caminho da Rota Ecológica, no litoral norte do estado. Seria ainda mais fácil se houvesse um caminho beirando o litoral, mas infelizmente, na altura de Barra de Santo Antônio, não dá mais para seguir à beira-mar. Ali, pega-se a direção de São Luís do Quitunde e depois, de Passo do Camaragibe, até que finalmente se alcança a cidadezinha de Barra do Camaragibe. Daqui em diante, é só percorrer a AL-101 rumo norte e observar as praias. A do Patacho é bem sinalizada. Vejam o mapa:


Veja Patacho em um mapa maior

Quem vem de Recife, a coisa complica um pouco, o melhor caminho talvez seja a BR101, passando por Palmares. Dali, segue-se até Porto Calvo, que dá acesso tanto a Maragogi (pela AL-465) quanto para Porto de Pedras, pertinho do Patacho (AL-460)

Depois de entrar no vilarejo seguindo a placa indicativa para o Patacho, segue-se por uma estradinha de terra (coberta de grama, fiquem sossegados quem nem suja o carro!) e, depois de chegar perto dos coqueiros, basta escolher uma entradinha e encostar. Pronto! Agora é só alegria!

Praia do Patacho Entrada para o Carro Alagoas Brasil Tinha até um banquinho debaixo do coqueiro

A praia é TODA SUA!

Praia do Patacho Coqueiros Alagoas Brasil

A gente esteve lá NO MEIO do feriado de carnaval e, juro, cruzamos com umas 7-8 pessoas que caminhavam pela areia ao longo de uma tarde inteira!

Praia do Patacho Coqueiros Praia Deserta Alagoas Brasil

A areia, a água, tudo está ali, só pra ti e com o bônus da sombra dos coqueiros… É mole, ou quer mais?

Praia do Patacho Sombras na Areia Coqueiros Alagoas Brasil

A gente se sentiu bastante seguro deixando as coisas trancadas dentro do carro enquanto tomávamos banho. Muito legal!

Pensam que é só isso? Mais adiante, tem ainda recifes de coral, que podem ser acessados através de um jangadeiro, ou até mesmo a pé, como fizemos. Isso mesmo! Era maré baixa e estava tudo tão raso que dava para enxergar o chão.

Praia do Patacho Mar Raso na Mare Baixa Alagoas Brasil

Para contratar um jangadeiro, vá para o canto mais à direita, pois eles pareciam vir daquela direção com os turistas.

Praia do Patacho Jangadeiros trazendo turistas para o Recife de Coral

E andamos meio que um quilômetro mar adentro até chegar nas rochas.

Praia do Patacho Recifes de Coral Alagoas Brasil Rota Ecológica

E, daí, a maré foi subindo e com muito medo, voltamos correndo, mas sem nunca ter a água mais alta do que a cintura, tanto que levamos a câmera fotográfica e ela não se molhou.

Praia do Patacho Recifes de Coral Alagoas Brasil Rota Ecológica

Um conselho muito importante para quem vai caminhar sobre recifes de coral: estejam calçados, porque ninguém merece se machucar nos ouriços! E nem deveriam ir 1km com mar adentro com máquinas fotográficas! Nós é que somos uns loucos!

Ouriços-do-Mar Praia do Patacho Recifes de Coral Alagoas Brasil Rota Ecológica

Na volta, com a maré subindo, a água ficou numa altura mais gostosa para um banho de verdade.

Mas daí bateu a fome (já eram umas 15h e a gente tinha chegado ali pelas 10h) e os amadores esqueceram de trazer um isopor e a farofa para um lanche, então zarpamos para a cidade de Porto de Pedras, que fica bem próxima. Eu não tinha avisado? Patacho não tem ambulantes e nem barracas ou quiosques para vender comida, pelo menos não no trecho que a gente escolheu para ficar.

Praia do Patacho Alagoas Brasil Rota Ecológica Coqueiros

Olha só, já falei dos dois blogs amigos ali em cima que me inspiraram nessa viagem, né? E descobri que esses dias, a Anna do Blog Nós no Mundo também foi até lá. Se quiserem conferir o relato dela sobre a Praia do Patacho, clique aqui.

Se você também quer um cantinho exclusivo, para chamar de seu, é bom correr. Os blogueiros (já são 4 pelo menos, só dentre os que eu conheço) já descobriram e não deve demorar muito para chegar o carro de som com axé e as barraquinhas com coreografia. Daí amigo, não digam que eu não avisei, hehehehe.

Querem ver a nossa série com todos os posts publicados sobre Alagoas?
E mais posts sobre destinos no Brasil?
É só clicar nos links e boa viagem!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:19
Posts Relacionados:
07
May
2012
19 comentários
  1. Karla
    07/05/2012

    Oi, Gleiber! Adorei o seu texto!
    Já tinha pensado em perguntar sobre os ouriços quando cheguei até a foto!! kkk
    Que lugar lindo! Paradisíaco mesmo.
    Sou carioca e atualmente estou morando em Natal. Apesar de estar cercada de lugares belíssimos, para mim não há litoral mais lindo do que o de Alagoas.

    Beijos,
    Karla
    Cariocando por Aí

    • Obrigado pela visita, Karla! Bem, eu me apaixonei por esse cantinho. Eta Brasil maravilhoso!

  2. Nós no Mundo
    07/05/2012

    Oi!!!
    Esse lugar é realmente demais!!!
    É uma das praias mais bonitas que já fui!!! Sem dúvida, um ótimo passeio!
    As fotos estão demais!!
    Obrigada pela menção ao Nós no Mundo!!! 😉
    Bjs, Anna

  3. Érika Marques
    09/05/2012

    Oieeee Gleiber!

    Hoje estou lendo todos os seus posts sobre Alagoas. Fora os preços, o resto foi tudo tranquilo, que nem parecia carnaval?

    Patacho é paradisíaca, queria ter aproveitado mais…Em junho to retornando e devo ir novamente, mostrar para o pessoal do trabalho..rsrsr

    Agora quero conhecer o litoral sul, tem dicas?

    Valeu pela citação, beijocas, Érika

    • Exatamente, Érika. Tranquilo em pleno carnaval. Isso foi o que eu mais amei em Alagoas, hehehehe. Já sobre o litoral do Sul, considere que ele termina em Santa Catarina, tá? Beijos e valeu a visita! 🙂

  4. Entre Embarques
    14/05/2012

    Esse é o meu Nordeste! Estou vendo que estão todos descobrindo os segredos “das Alagoas”, rs. (:

  5. Cris
    14/05/2012

    Oi Gleiber… Apesar de amar praia, também sou bem exigente e não gosto de muvuca não…. Parece a praia perfeita… estou louca para conhecer…
    Beijos,
    Cris

  6. bruna
    20/05/2012

    hahahaha
    me divirto lendo seus posts, Gleiber!
    Descobri teu blog a pouquissimos dias atrás.
    Tu sabe q eu ainda não coloquei meus pés no nordeste? To começando a me animar! Muita coisa legal pra fazer por lá.
    =)
    Vc disse q foi em pleno carnaval, como são os preços lá? Acho q não tem muita diferença entre “alta” e “baixa” temporada, ou estou enganada?

    • Tem diferenças sim! Os preços de hospedagem vão sempre ser mais caros em feriados, como o carnaval e em época de férias escolares. Daí, o que manda governa os preços não é o clima, mas a demanda. A gente infelizmente gastou o dobro do que poderíamos ter gastado se tivéssemos ido na semana seguinte

  7. cristinemarcia1
    08/06/2012

    Oi Gleber
    sou alagoana e fico muito feliz por vc mostrar e divulgar as maravilhas de meu estado pois muitos s´´o se preocupam em mostrar as coisas ruins, obrigada mesmo…amei, bjs!!!

    • Alagoas é muito lindo!!! Fiquei realmente impressionado. Nunca ouvi ninguém que foi lá a turismo falar mal… 🙂

  8. Paula Brum
    24/07/2012

    Adorei a dica. Fiquei maravilhada com as fotografias e louca para conhecer. Quando estive em Alagoas aproveitei pouco o litoral norte (salvo Maragogi, onde já estive por três expetaculares vezes). Minha praia preferida em Alagoas é, sem sombra de dúvidas, Barra de Jequiá – complexo turistico Dunas de Marapé (dá uma olhadinha no post que fiz sobre o local). Pretendo retornar ao Estado e certamente vou utilizar sua dica, que já se encontra devidamente anotada! Abraços…

    • Visitei o teu post sobre as Dunas de Marapé! Que lugar mais incrível! Mais uma dica anotada para quando eu voltar…

  9. Valquiria
    06/01/2013

    Gleiber, lindas as fotos, eu preciso conhecer este lugar! descobri ontem seu blog, e estou adorando, li vários post, e li um que vc diz que nao consegue ficar numa espreguiçadeira na beira da piscina kkkkk eu tbm sou assim. Estou pesquisando sobre a Rota Ecologica, gostaria de saber se eu me hospedar na praia do patacho, como faço para conhecer as outras praias da rota? por ex sao miguel dos milagres e praia do toque. é na caminhada mesmo, preciso alugar um carro, ou tem passeios por lá???? nao acho essa informaçao na net. Se puer me responder, fico muito agradecida, quero conhecer a rota em 3 dias, mas nao quero ficar o dia todo na mesma praia.
    obs (Dunas de Marapé é um lugar mágico, qnd voltar Alagoas nao deixe de conhecer)

    • O ideal é você alugar um carro. Terá toda a liberdade para explorar os arredores tranquila. Acho que as pousadas não organizam passeios. 🙁 Para ser sincero, acho que nem em Maceió há passeios organizados para a região (vi várias opções de passeio, inclusive para as Dunas de Marapé, mas nada de passeios para a Rota Ecológica!).

      Quando estivemos por lá, faltou tempo para a gente conhecer as Dunas e para Maragogi. Quem sabe numa próxima vez, né? Abração.

  10. Rosa Meire Alves Silva
    12/04/2015

    Olá!!

    Descobri esse blog por acaso, fazendo uma pesquisa sobre a costa dos corais, que quero conhecer custe o que custar, em janeiro/2016!!…rs.
    Li muito sobre a praia de São Miguel dos Milagres…inclusive até agorinha era a minha preferida…mas depois de ver essas fotos e seu relato sobre a Praia do Patacho…tô na dúvida!!…rs…pelo sim, pelo não, melhor conhecer as duas, né!
    Lindas fotos, e o relato melhor ainda!!

    • Claro, né Rosa Meire!
      Vá nas duas. Gostei mais do Patacho… Mas São Miguel perdeu por muito pouquinho… kkkkk
      Abração e obrigado.

  11. Renata Tuccimei
    13/10/2015

    Muito bacana. Mas tem lugar pra se hospedar? Fiquei curiosa