Vou confessar para vocês: eu quase nunca faço City Tour organizado por agências quando viajo. Nada contra, apenas porque gosto de explorar as atrações eu mesmo, ficando em cada uma durante o tempo que eu achar apropriado.
Para algumas cidades, entretanto, a fórmula vale a pena, ajudando a situar onde fica o quê e a planejar os passeios dos dias seguintes. Em Foz do Iguaçu, eu diria que fazer um City Tour é mais do que vantajoso, porque revela atrações escondidas, que dificilmente seriam visitadas se não fosse a Loumar Turismo ter bolado esse roteiro que nós testamos durante o 2o #BlogTurFoz.
Vem comigo!
O Tour começa na Av. Brasil, em frente à agência central da LoumarTurismo. Antes de iniciar o roteiro propriamente dito, tivemos a oportunidade de visitar as instalações do Hotel Águas do Iguaçu, um 3 estrelas localizado no coração da cidade, bastante agradável e com preços camaradas.
Todos ficamos impressionados com os quadros que decoram os corredores, os quartos e os salões do hotel: fotos de viagem autênticas tiradas pela família proprietária. Uma charme!
Depois da visita técnica, fizemos uma caminhadinha pela avenida em direção 34o Batalhão de Infantaria Motorizada, palco de vários acontecimentos ligados à história da fundação de Foz do Iguaçu.
Tenho que fazer um aparte aqui para falar do trabalho fantástico do Júnior, que foi nosso guia e contou vários daqueles causos e histórias que todo bom City Tour que se preze tem que ter. Simpatia em pessoa, sabendo TUDO, deu um banho de cultura e nos divertiu bastante durante aquela manhã. Abração pra ti, companheiro!
Pegamos a van da Loumar para seguir em frente. Entre um ponto de descida e outro, o Júnior nos mostrava várias atrações historicamente importantes como a Praça Getúlio Vargas, o Antigo Hotel Cassino, o Grêmio Estudantil de Foz do Iguaçu, o Colégio Bartolomeu Mitre e o Colégio Agrícola.
 |
34o Batalhão de Infantaria Motorizada |
Detalhe: a van tem wi-fi grátis, mano!!! Dá para fazer check-in no foursquare a cada atração e ficar disputando a pontuação com os amigos! Não é demais?
Desculpem aí o pessoal que não entendeu a empolgação porque não tem, não gosta, não sabe ou não quer usar o foursquare, mas essa foi uma das disputas mais engraçadas que aconteceram entre nós, blogueiros, durante o #BlogTurFoz. Só não foi mais divertido porque eu terminei em terceiro lugar, acho (droga!).
Mas então… (estou dispersivo hoje, né?)
A próxima atração que conhecemos à pé, de tão interessante e inusitada, mereceu um post próprio para ela aqui no blog: a Mesquita de Foz do Iguaçu. Grande, fotogênica e especial por demonstrar a incrível diversidade cultural da cidade, mereceu nossa admiração e respeito.
Depois de tirar fotos iradas e zoar as meninas de véu branco, a gente seguiu para a COART, que é a lojinha onde são vendidas as obras de dezenas de artesãos da região unidos em uma cooperativa de incentivo ao seu trabalho e à sua profissionalização.
Além de servirem para a inclusão de comunidades em risco social, ainda participam do projeto Ñadeva, que fomenta o trabalho manual de etnias indígenas que habitam a região Sudoeste do Paraná.
A coisa é muito séria, recebendo incentivos da Itaipu Binacional e do SEBRAE para transformar talento e tradições em uma fonte de renda digna.
Mas, para fechar mesmo com chave de ouro, o City Tour vai até o Marco das Três Fronteiras, onde Paraguai, Argentina e Brasil se encontram: a verdadeira foz do rio Iguaçu desaguando no rio Paraná.
Cada país tem o seu marco, pintado com as cores nacionais. O brasileiro e o argentino em forma piramidal e o paraguaio, cilíndrico. Meio que ainda magoado com a guerra do Paraguai, o país resolveu protestar erguendo o seu marco de forma diferente, por se sentir tratado de forma diferente pelos vizinhos que haviam lhe saqueado terras e usurpado riquezas durante a guerra.
 |
Marco Brasileiro |
Serve para nos lembrar quem nem sempre o nosso querido Brasil foi uma pátria tão pacífica…
 |
Brasil de cá, Argentina de lá e a faixa de terra no topo à direita é paraguaia. |
Nós aproveitamos para tirar onda com os painéis e testar nos primeiros pulos em grupo. Um passeio para levar para sempre nas nossas lembranças.
 |
Foto de Anna – Todos os direitos reservados |
Falei que tinha acabado? Me enganei, galera!
 |
Foto de Anna – Todos os direitos reservados |
Já tava quase na hora do almoço e daí fomos encher a pança numa churrascaria muito boa, de clima super agradável e que mereceu também post exclusivo aqui no blog: a Churrascaria Búfalo Branco.
Uma manhã para ninguém botar defeito, não acham?
Clique no banner abaixo para conferir nosso índice com todos os artigos sobre essa viagem:
Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012
Os Blogueiros – Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)
Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu
Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional
Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping
Apoiadores – Moleco – Pulp Edições – Zupper
Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.
Estou adorando as dicas de Foz do Iguaçu! Vou para lá em Outubro, estou anotando tudo!
Amo esse blog!!! Adoro todas as dicas!!! Parabéns!!!
Boa noite, muito legal o post, estou colhendo informações para a minha viagem ano que vem. Senti falta dos preços! Você pode informar o valor de city tour e da churrascaria? Obrigada!
Oi Juliana
Esses valores mudam muito, não consigo manter atualizado. Então melhor não colocar no post. Tente pesquisar nos sites de cada atração para ter a informação atualizada.
Abraços.