Série Grécia parte 3: Transportes em Santorini

Se Santorini não é a ilha grega mais famosa, mais visitada, mais cobiçada, mais charmosa, mais elegante, mais linda, mais descolada e mais fascinante, então é porque tem alguma outra ilha secreta lá naquele mar Egeu que ainda não me foi apresentada.

Por do Sol Santorini

E se você tem vontade de ir até lá um dia, pode deixar com a gente aqui dos Andarilhos do Mundo! Nós vamos explicar bonitinho como se faz para chegar, para sair e para se deslocar lá dentro. Tim-tim por tim-tim.

1) Chegando de Avião

 

Avião? Sim. A ilha conta com um aeroporto de boa estrutura, que recebe voos diretos vindos de Atenas. No verão, também se conecta com Tessalônica (a segunda maior cidade do país), Heráclion (na ilha de Creta) e Rhodes, além de alguns voos “charter” partindo de outras cidades europeias. A viagem desde Atenas dura cerca de 50 minutos e as principais companhias gregas (Aegian Airlines e Olympic) oferecem 2-3 opções de horário por dia cada uma.

aegian logo

olympic logo

Em 2008, quando estivemos no país, tivemos a oportunidade de testar os serviços da Aegian Airlines que surpreendeu por sua qualidade. Tivemos nosso voo cancelado por problemas climáticos (trajeto de Santorini a Atenas) e fomos rapidamente alocados num hotel, recebemos alimentação, café da manhã e tivemos todos os traslados atendidos de forma exemplar. Ganhamos até uns trocados em dinheiro vivo para o táxi, acreditam?


Visualizar Santorini em um mapa maior

Nas ferramentas de busca de passagem aérea (como o Skyscanner, o Hipmunk, ou até o Zupper, que mandou muito bem na simulação que fiz esses dias), será comum ver também o termo Thira ou Fira, que é o nome da “cidade” principal da ilha. O aeroporto (sigla JTR) se situa a 8km do centro da cidade e há ônibus coletivos que fazem o traslado, além dos bons e velhos táxis (negociados a preço fixo).

 

2) Chegando de Ferry

 

Os horários dos catamarãs (a palavra em português para ferry é tão feia, não acham?) variam muito conforme a estação do ano e é difícil explicar aqui no blog toda a malha disponível para navegar entre as diversas ilhas gregas. Basicamente, há durante o ano todo um horário de ida e outro de volta conectando a ilha ao porto de Pireaus (Atenas) através de um barco lento da Blue Star com mais 8 horas de viagem. Com o barco rápido (Hellenic Seaways / Sea Jets), a viagem pode ser encurtada para 4-5 horas, mas esta rota aparentemente só funciona no verão.

Ferry Blue Star Santorini - 8h de viagem
Chegando na ilha de Ferry a partir de Pireaus (Atenas)

No site da Paleologos você pode fazer todas as simulações e planejar suas rotas, inclusive com itinerários de várias “pernas” (Atenas – Mykonos – Santorini – Atenas, por exemplo). Apesar do visual horrível da página, nós usamos e funcionou tudo certinho. Há a opção de entrega do ticket em sua própria casa ou de pegar o ticket no porto, no dia do embarque. Usamos a segunda opção e conseguimos embarcar sem nenhum contratempo (fizemos a rota Pireaus – Santorini com o ferry lento, uma viagem belíssima, mas chatíssima).

Chegada em Santorini
Vista da chegada à ilha a partir do barco. As casinhas brancas parecem até neve no topo de montanhas..

No verão, quando está tudo funcionando, as rotas são as seguintes: Piraeus (o principal porto de Atenas), Ios, Naxos e Paros 2-3 vezes por dia, Mykonos-Delos e Creta diariamente, Rafina (cidade continental relativamente próximo a Atenas), Sikinos e Folegandros 4 vezes por semana, Rhodes, Syros e Milos 2 vezes por semana.

 

3) Portos

 

Os catamarãs que fazem a conexão de Santorini com as outras ilhas chegam sempre pelo porto de Athinios. De lá para o centro (Thira ou Fira, como queiram) são mais 8km passando por uma estrada serpenteada que pode causar náuseas em que tem medo de altura. Há ônibus públicos e táxis que fazem esta conexão, além da opção de alugar um carro direto no porto. Os busões são como aqueles de viagem intermunicipal, com espaço para bagagem embaixo, ar condicionado e poltronas alcolchoadas e reclináveis. Usamos e recomendamos.

Porto de Athinios - Santorini
Porto de Athinios, por onde circulam os catamarãs.

O porto do centro (também chamado de porto antigo) é usado para passageiros que estejam em navios de cruzeiro, ou para passeios de barco para as redondezas. Há um teleférico (também chamado de funicular) que sobe e desce o penhasco que comunica a cidade que fica no alto ao porto à beira-mar.

santorini escadaria e teleferico As duas opções para descer o precipício até chegar ao Old Port de Thira

Se achar o preço salgado (4 euros por adulto), ou não aguentar esperar sua vez (saídas a cada 20min de abril a outubro e a cada 30 min nos outros meses), pode encarar os 900 degraus numa interminável escadaria. Mulas também estão ali para levar os turistas mais preguiçosos morro acima pelos mesmos 4 euros do teleférico.

Vocês podem não acreditar, mas a gente fez esse trajeto a pé mesmo, tanto na subida quanto na descida quando fomos conhecer o vulcão (ilha Neo Kameni, no centro da cratera) de barco. Honestamente, ficamos com dó de subir nos lombo dos pobres animais cansados e muitas vezes até machucados.

Escadaria de Santorini e Mula Olha eu aí encarando as escadas. Tadinhas das mulas…

 

4) Zanzando pela Ilha

 

Não importa se o seu hotel ficará no centro (Thira), nos bairros próximos (Firostefani ou Imerovigli), ou até mesmo na distante Oia. Você vai querer passear pelas atrações, visitar as prais exóticas e ter sua opinião própria na disputa de onde é que se assite o melhor pôr-do-Sol. Ou seja, alugue um veículo!

– Como assim, veículo, Gleiber? Você quer dizer um carro, né?

Carro Alugado em Santorini - Smart

Não! Pode ser um carro, mas também pode ser um quadriciclo ou até uma bike. E pode crer, muuuuuita gente aluga o tal do quadriciclo, que é a cara de Santorini! O único problema é que você terá que prestar atenção para só estacionar nas áreas permitidas, que são as sinalizadas pela placa abaixo.

parking

Nós alugamos um Smart (paixão à primeira vista!) e percorremos tudo o que deu em dois dias. Foi fantástico! Olhando essas fotos, deu uma saudade… Mas também, um lugar com uma paisagem dessas é realmente inesquecível.

Vindo de Ferry para Santorini

#DicaDoAndarilho: Vá e volte de avião. Apesar dos preços dos catamarãs serem geralmente mais baratos, se você comprar sua passagem com antecedência, você provavelmente vai economizar dinheiro e não perder horas dentro de um barco tentando fugir da correria das crianças e dos fumantes que não respeitam as placas de proibição (a gente ficou 8 horas, por exemplo dentro do ferry… OITO HORAS!).

 

Quer ver todos os posts publicados no blog sobre a Grécia?
Clique no link para navegar e boa viagem!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:51
Posts Relacionados:
06
Mar
2012
51 comentários
  1. […] Transportes em Santorini, por Andarilhos do Mundo […]

    • Bhrunna
      11/11/2016

      Gente, vcs sabem me informar se há milite bagagem/peso por passageiro nos ferries. Obrigada

  2. Marianna Sorrah
    18/11/2013

    Gleiber, estou indo para Grécia no final de Janeiro com meu namorado, e precisava de um transporte barato de Creta para Santorini, você tem alguma dica ou um caminho alternativo que fique mais em conta? As pesquisas que fizemos estão saindo em 200 euros.

    Obrigada!

    • Puxa Marianna, nessa época os horários dos ferries estão bem restritos! (auge do inverno) Você está olhando de barco ou de avião?

  3. Pedro
    31/03/2014

    Catamarã não é bem uma palavra portuguesa, nem deriva do latim. É um estrangeirismo importado do Sirilanka, tâmul kattumaram (Embarcação leve, movida a motor ou a vela, assente em dois cascos independentes).

    Catamarã em inglês é “catamaran” e não ferry. Ferry é apenas um tipo de embarcação.

    Parabéns e obrigado por as suas crónicas sobre a Grécia, estão muito interessantes.

  4. Tatiane
    13/05/2014

    Olá, vou pra Grécia em Agosto e gostaria de saber onde vocês alugaram o carro em Santorini. Depois que você sobe o penhasco já tem algum lugar pra alugar? Vocês alugaram na hora ou fizeram reserva antes?

    Grata

    Tatiane

    • Oi Tatiane. Tem dezenas de lugares para alugar carro no centro de Santorini, ou até mesmo no porto onde o barco chega. Alugamos na hora, e nem carteira de motorista a gente tinha levado! Super fácil.

  5. Rodrigo
    19/05/2014

    Oi Gleiber! Sabe dizer se o pessoal da Aegian Arlines encrencam se levar uma mala de bordo (dentro dos padrões que eles informam) e + pequena mochila bolsa por exemplo por pessoa? Ou é necessario despachar algo? Pois achei ca a taxa de 20 euros para despachar… Abraços!

    • Olha… Até dá para tentar, mas eu não contaria com isso. Segundo o que eu vi no site deles, essa mala de bordo teria que pesar menos de 8kg. Acho difícil eles aceitarem ainda mais uma mochila bolsa. Por outro lado, deixe para ver isso na hora do check-in – chegando com bastante antecedência. Na pior das hipóteses, você terá que despachar, daí você paga a taxa que você já pagaria mesmo. 😉

  6. Eduardo Zanferari
    14/07/2014

    Olá, muito bacana o post, ando lendo muito sobre Santorini, acredito que foi uma visão sucinta mas bem elaborada sobre a cidade.
    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, sobre o veículo!
    Já li em vários lugares que o preço da locação é baixo, inclusive já ouvi que o preço para locar um ATV sairia em torno de 10 euros. Ocorre que no único site que encontrei, tudo parece mais caro, coisa de 50 euros por dois dias.

    Então, gostaria de saber se vocês poderiam me auxiliar com essa informação e qual foi o valor pago pelo aluguel do Smart.

    Obrigado!

    • Oi Eduardo,
      Puxa, a gente foi em Santorini em 2008. Na época o blog nem existia, então eu não anotava essas coisas. Mas lembro que achei barato sim. Deixe para alugar lá, na hora. E pechinche! Funciona!

  7. marcos
    02/08/2014

    Ola Gleiber, vou agora em agosto para Grecia, em um cruzeiro, infelizmente ele vai parar em Santorini apenas 8h, o que posso fazer nessas 8h? não gostaria de dispensar um banho na praia mais próxima, pois o mar me parece lindo, demorou muito a subirem a pé? Passaremos por Mykonos e Atenas vcs foram pra lá tbem?

    • Oi Marcos,
      Sim, a gente foi a Mykonos e Atenas também, há posts no blog! Veja em:
      http://andarilhosdomundo.com.br/destinos/europa/e-g/grecia/
      8 horas em Santorini? Vá para o centrinho fazer compras e tente se encaixar em uma excursão ou ônibus que te leve para a Red Beach, que é a praia mais legal. No fim do dia, vá para Oia para curtir o por-do-sol e e comer num dos restaurantes charmosos do vilarejo. Assim terá uma amostra legal. Mas não suba a pé! Todos usam o teleférico quando têm pouco tempo!
      Abraços.

  8. Paulo
    07/01/2015

    Pessoal (Gleiber e Sandro), vou para a Grécia com minha namorada em julho/agosto, já compramos uma passagem aérea interna (Kefalonia – Mykonos), mas alguns trechos iremos de ferry. Estamos querendo fechar tudo agora para não corrermos nenhum risco um função da alta demanda do verão. Entretanto, não estou achando nenhum rota entra as ilhas que iremos visitar (Zakhyntos para Kefalonia), (Mykonos para Koufunissia) e (Koufunissia para Santorini). O que será que está acontecendo? Será que temos que procurar uma antecedência menor? O que vocês acham?

    • Oi Paulo,
      Talvez os ferries não estejam disponíveis ainda no site por causa da antecedência extrema. Mas outra possibilidade é ter que fazer “conexões”. O sistema computadorizado da venda de ferries online não é lá muito inteligente. Tente descobrir as rotas que você pode pegar para conseguir fazer seus tours. Abraços.

  9. Olá Gleiber,td bem ??? Vou para Athenas em setembro e ficarei 3 dias em Santorini e 3 em Mykonos.Não falo ingles,será que que é muita loucura ei sozinha ???

    • Oi Andreia,
      Eu acho…
      kkkk
      A não ser que você vá numa excursão ou num grupo. Daí dá.
      Abraços

      • Olá meninos….vou tentar kkkkk,já estou com tudo comprado (voos,hotel,ferry),vou levar dicionário e rezar….mas vou realizar meu sonho.Adorei seus post,muito útil,ultimamente minha vida é pesquizar sobre Atenas e as ilhas….um abração.

        • Oi Andreia,
          Boa sorte! Tomara que dê tudo certo. No fim, a gente sempre acha um brasileiro pelo caminho para ajudar!
          Abração e depois me conta!

        • Jakeline
          26/05/2015

          Oi Andréia, eu também não falo muito bem inglês… me conte como foi sua viagem: Deu tudo certo? Quais as principais dificuldades que você teve?

  10. denise
    18/05/2015

    Oi Gleiber, estou indo em junho com minha filha e vamos alugar um carro (smart?). Em termos de opções para comer à noite e de distância para ir às prais, é melhor ficarmos hospedadas em Fira ou Oia? Gratas pela dica.

    • Oi Denise.
      Fira é melhor, porque é mais perto de tudo e a vista da cratera é mais linda. Mas estando de carro, tudo se torna perto, na verdade. Então tanto faz. Pegue o melhor custo benefício se baseando na hospedagem e na vista para a caldeira, e nem se estresse com a localização. Até Imerovigli é bom estando de carro.
      Abraços.

  11. Jakeline
    26/05/2015

    Olá, muito obrigada depois de muito procurar consegui a resposta que queria (como ir do Porto até Thira). Fiquei super interessada quando vc falou em alugar bikes: é fácil de achar? Você tem alguma ideia de preço?
    Eu adoraria um quadriciclo ou um carro mas não tenho carteira de motorista.
    Essa pergunta vai parecer idiota mas para alugar um quadriciclo precisa de carteira de motorista?

    • Oi Jakeline,
      Pelo que me lembro, havia a opção de alugar bike lá sim, no mesmo lugar em que se alugam os carros e os quadriciclos. Mas não tenho a menor ideia de preço. A ilha tem muitos altos e baixos, não é o lugar mais confortável para andar de bike (se bem que a graça de andar de bike às vezes é justamente essa).

      A sua pergunta não é nada idiota! Até porque eu também não sei se precisa ou não de carteira de motorista para andar de quadriciclo!
      Abraços.

  12. Thiago
    06/06/2015

    Acabo de chegar em Santorini. Viemos de barco rápido (o TeraJet da empresa Seajets). O barco atrasou 2 horas pra buscar a gente em Mykonos. Não sei se é normal atrasar, mas foi sacanagem. Esse barco, dos barcos rápidos, é o mais estável, pelo que soube (ele concorre pau a pau com o Highspeed 5, da empresa Hellenic Seaways). O terceiro mais estável seria o Highspeed 4. Os demais balançam muito. O Highspeed 5 parece que não está operando com freqüência. Então, o lance é o seguinte: entre o TeraJet da Seajets e o Highspeed 4 da Hellenic, o segundo me pareceu mais pontual (chegou antes do nosso, no horário exato).

  13. lu pinheiro
    10/06/2015

    Acho a palavra Catamarã o maximo, mas bonito que Gerry RS.Adorei as oito horas de barco de Atenas a Santorini. Narco confortável, fumantes fumando em áreas permitidas ( não sou fumante) e criança chorou você muda de lugar.Aliás ninguém fica em im lugar só, MSS pra wiem esta fazendo uma viagem corrida, avião e melhor
    Santorini é lugar pra ficar uma semana, pra curtir com calms , como SS outras ilhas. Bom blog

    • Obrigado, Lu.
      Eu acho catamarã uma palavra muito estranha, ehehehehe. Mas enfim. Que bom que a coisa está ficando mais organizada.
      Abraços.

  14. Adriana
    05/07/2015

    Olá Gleiber, estou indo para Atenas, Santorini e Mikonos com minha família a semana q vem. A nossa dúvida é sobre embarcações para Creta. Vc sabe me informar se consigo passar um dia em Creta e voltar para Santorini ( pelo q pesquisamos Santorini é mais perto de Creta do q Mykomos , certo? ) ?

    • Oi Adriana,
      Acho que a nossa resposta não vai chegar a tempo, mas…
      Talvez essa também seja a dúvida de outras pessoas.
      É muito longe ir de Santorini e Creta num bate e volta rápido. Não compensa. E Creta é enorme. Vale passar o mínimo de uma semana lá para valer o deslocamento.
      Abraços.

  15. CONCEIÇÃO REIS
    12/07/2015

    Gleiber, adorei as dicas, me senti em Santorini. Felizmente iremos em setembro. Acredito que será maravilhoso.

    • Vai ler sim, Conceição.
      Santorini é mágica. Impossível ser menos do que maravilhoso. 😉
      Abraços.

  16. Laura Lima
    02/09/2015

    Bom dia,
    Chego em Santorini dia 16/09/15 e quero alugar um carro. Somos um casal com 2 filhos pequenos 🙂
    Dá pra percorrer a ilha toda de carro? e quais os pontos mais legais. Vc falou em praia vermelha e eu ouvi falar no farol (não lembro o nome).
    Outra coisa qual o passeio de barco que dá pra fazer em Santorini mesmo? Pra fazer mergulho?

    Super ansiosa!!!!!!

    Obrigada

    • Oi Laura,
      Dá para percorrer toda a ilha de carro sim. Foi o que a gente fez. A praia vermelha é muito linda. Não me lembro de nenhum farol, provavelmente eu perdi de conhecê-lo. O passeio de barco que a gente fez lá foi para Nea Kameni, aquela ilhazinha que está dentro da caldeira e que é um vulcão ativo. Mas devem haver outros, mais específicos para mergulho também.
      Abraços.

  17. Rodrigo
    02/09/2015

    Gleiber, como se faz a logística das malas no porto?? como sobem elas ate os hotéis??

    • Oi Rodrigo,
      Cada um carrega a sua, uai…
      Se vc vai de táxi, coloca no táxi. A mesma coisa nos ônibus. Na hora de subir ou descer as escadarias, costuma haver alguém para carregar as bagagens em trocas de um ou dois euros por volume.
      Abraços.

  18. Tainá
    20/10/2015

    Olá, estou adorando as dicas da grécia, irei em lua de mel em junho/16. Em santorini é possível ir a pé de oia para fira, por exemplo? Ou o ideal é alugar carro mesmo? Gosto de passear a pé pelas cidades, acho que dá para conhecer melhor né! Abraços

    • Oi Tainá,
      São uns 10km, até dá. Mas é meio longe e tem uma parte sem nada de cidade (zona rural mesmo). Se não quiser ir de carro, dá para pegar ônibus ou táxi. Bem sossegado.
      Abraços.

  19. Gabriela
    21/02/2016

    Olá,

    Irei para Santorini em Maio, existe uma linha de ônibus que liga Thira a Oia?? Obrigada!

  20. Domingos Baptista
    25/02/2016

    Parabéns pelas vossas descrições;

    Vou em Agosto para Santorini 6 dias, com minha esposa.
    Estou pensando destes dias, tirar ou dois ou três dias (1 noite ou duas noites) para ir a Mikonos. Dois dias chega ou melhor três?
    Se puderem ajudar eu agradecia muito. Tenho que resolver rápido.
    Obrigado.

  21. Clara Almeida
    26/04/2016

    Olá, estou organizando uma viagem pela Grécia e fiquei em dúvida se vou de avião ou de ferry entre santorine e Atenas. De ferry dura aproximadamente 7 horas e de avião apenas 50 minutos. Entretanto, apesar da demora, fiquei na dúvida se a travessia de barco já não seria uma espécie de passeio, e sendo assim, mais prazerosa a experiência. O que você indicaria? Ir de avião e curtir já em solo, ou aproveitar a travessia como um passeio? Os barcos parecem “ok” no quesito conforto, mesmo na classe mais econômica que seria o meu caso. Ambas as passagens estão no mesmo valor.

    • Oi Clara,
      A gente foi de barco e voltou de avião. Realmente é um passeio e tal, mas um passeio muito longo e entediante, apesar de confortável. Hoje em dia, eu iria de avião somente.
      Abraços.

  22. Yasmin
    12/05/2016

    Oii.. Estou querendo fechar um cruzeiro pelas ilhas gregas para lua de mel.. Teríamos 8 horas em santorini.. Melhor alugar um carro? Em relação aos caminhos, é fácil se localizar? Meu medo é me perder e acabar desperdiçando tempo.. Que no caso é precioso! Hahaha obrigada!! 🙂

    • É tudo muito fácil, Yasmin.
      Não tem erro. O labirinto de ruas pode até atrasar alguém que está procurando onde fica o seu hotel, mas tudo o que tem de interessante é fácil de achar. Então se você vai chegar de cruzeiro, alugue um carro ou quadriciclo e seja feliz. Táxi também é uma boa opção. Tem transporte público, mas daí deixe para quem tem mais tempo.
      Abraços.

  23. Suellen
    26/07/2016

    Ola, queria saber se para alleger quadricilho precisa da carteira de motorista internacional. As locadoras plea internet exigem essa carter de motorista internacionall.

    • Oi Suellen,
      Não precisei de carteira internacional na Grécia não, mas acho uma boa ter para não ficar com essa pulga atrás da orelha. Custa menos de 60 reais e fica pronto em 7 dias úteis! #ficadica

  24. vera maria
    02/08/2016

    Olá, sou brasileira e gostaria que me informassem da possibilidade de eu fazer um passeio de barco de um unico dia entre Naxos e Santorini. Meu inglês é muitoooo básico e não sei se conseguiria fazer este trecho sozinha. existe tour de day trip com guia em espanhol? grata, Vera.

    • Oi Vera
      Hum… Não tenho essa informação. A gente esteve lá passeando, mas nem em Naxos fomos. Acho meio longe, não funciona muito bem fazer passeios bate-e-volta de uma ilha para a outra, porque na verdade elas ficam mais distantes do que parece.
      Abraços e boa sorte.