Roubaram meu Cartão de Crédito no Exterior – #TurismoEmDebate – Segurança

Venho participando todos os meses do #TurismoEmDebate, uma ação dentro da blogosfera brasileira do turismo com um tema mensal para discutir questões relevantes (e/ou polêmicas) relacionadas ao ato de viajar. O tema de Março /12 é Segurança em Viagens e eu não poderia ficar de fora.

Para quem não acompanhou, discutimos sobre Wi-fi grátis em Janeiro/12 e sobre os malefícios da presença de navios de cruzeiro em Fernando de Noronha em Fevereiro/12.

Photo 27-03-12 20 31 26 Falando em cartão de crédito, quem não viaja com o seu?

Quando a gente vai viajar, a última coisa que a gente pensa é que pode acontecer um contratempo, um assalto, um acidente. Infelizmente, a vida é mais imprevisível do que parece! E se a gente planeja tim-tim por tim-tim cada pedaço da viagem, por que não se planejar também para a eventualidade de um assalto, por exemplo?

Aconteceu comigo… Não fui, assim, exatamente roubado como eu disse ali no título do post. Mas foi QUASE como se tivesse sido, hehehe. Explico: fui sacar dinheiro num caixa eletrônico e esqueci o cartão de crédito em cima da máquina. Era dentro de um supermercado ali na Recoleta, em Buenos Aires. Detalhe que tinha uma segurança AO LADO do bagulho! Quando fui pagar as compras é que dei falta da tarjeta e daí a mulherzinha disse que tinha visto a máquina engolir o meu querido cartãozinho…

– Como assim engolido?

Caixas Eletrônicos Banco 24HorasNão foi nessa, mas numa parecida com essa que perdi meu Cartão

Pedi ajuda para tirar o cartão de crédito lá de dentro então e adivinhem? Ela não podia se meter nisso (segurança para quê, né?) e me mostrou um número de telefone. Segundo ela, eu poderia pedir por aquele número, que alguém viesse retirar meu cartão lá de dentro, o que poderia levar umas 2 horas, ou nem rolar, já que estávamos numa linda noite de Domingo.

Bem, ainda bem que eu tinha como pagar a conta do supermercado em dinheiro vivo (eu tinha conseguido fazer o saque ao menos!). Mas e agora? Será que eu estava prevenido para a situação? Quem poderá nos defender? Será que o Chapolin Colorado atende na Argentina? Vocês sabem quais são os passos a seguir após perder o seu cartão de crédito no exterior? Os Andarilhos do Mundo ensinam (depois de termos sentido na pele essa emoção!):

 

1) Cancele o seu Cartão de Crédito

 

Muito simples, é só ligar para a sua operadora e pedir bloqueio imediato antes que algum engraçadinho comece a gastar em seu nome. Tá, mas qual número ligar? Por sorte, o Sandro estava com um cartão igualzinho e ali tínhamos os telefones. Mas e se a gente não tivesse um cartão idêntico para saber os números? Aí, amigo, só tendo se lembrado de fazer um xerox do cartão de crédito, ou usando a internet para achar o site da sua bandeira.

Photo 27-03-12 20 32 22Repare como ali embaixo há os números para Emergências no Exterior

Para facilitar a vida de vocês, já encontrei página do VISA e do MASTER CARD que trazem a lista completa de telefones emergenciais. Se você tem Diners, American Express ou outro cartão de crédito se rale pesquise você mesmo a página apopriada.

#DicaDoAndarilho: Se você usa cartão Platinum, você ganha dois cartões, um prateado e outro mais “comum”. Leve os dois na viagem e deixe um no cofre do hotel enquanto sai de casa. Servirá para uma emergência!

 

2) E para ligar a cobrar do exterior?

 

Repare que, tirando EUA e Canadá, a central de atendimento do fica no Brasil mesmo, mas aceita receber ligações a cobrar a partir do país em que você estiver. Ou seja, você não vai precisar usar seu rim para pagar a conta telefônica! E, melhor ainda, será atendido em português!

Mas, como é que se faz para ligar a cobrar? Esse sim, foi a coisa que mais achei difícil nessa história toda. Por isso, vou entregar mastigadinho para vocês!

A Embratel conta com um serviço chamado Brasil Direto. Não é propaganda paga não, pois pelo que descobri, é o único jeito de fazer ligações a cobrar para o Brasil estando no exterior. O número que você deve discar para acessar o Brasil Direto depende do país em que você se encontra e pode ser consultado na página da própria Embratel. São números gratuitos, mas infelizmente não abrangem todos os países do mundo! E se eu estiver no Zimbábue, quem poderá me defender?

Ouça atentamente o menu e escolha a opção 3, para ser acessorado por um operador. Daí peça a ligação a cobrar para o número da bandeira do seu cartão de crédito.

Surpresa! No nosso caso, o número era inválido, acreditam?

E acreditam que a moça mandou bem assim: “- É para cancelar cartão de crédito?” e nos transferiu para o número correto. Serviço testado e aprovado! Dá para ligar de orelhões, com certeza, mas não tenho certeza se funciona gratuitamente do celular (provavelmente a pessoa deve ter que arcar com o roaming). Mais informações na página do Brasil Direto no site da Embratel.

meme faces

3) Cartão Cancelado, Fiquei sem Dinheiro?

 

Aí depende. Alguns cartões tem a opção de saque emergencial: você vai até uma agência bancária credenciada ou Westen Union (depende do país ou do convênio) com um documento válido e retira uma graninha, que depois será debitada na sua fatura do cartão.

Dependendo da sua mordomia, há também a opção de receber um cartão de crédito emergencial, que pode chegar em até 3 dias úteis. Tem gente que recebe até no mesmo dia! Eu não cheguei a usar nenhum desses serviços, porque tinha um outro cartão de crédito válido, que usei para o restante da viagem sem problemas.

#DicaDoAndarilho: Ande com a cópia do seu passaporte e deixe o original no cofre do Hotel ou vice-e-versa. No caso de ser assaltado no exterior, muito, mas muito pior do que perder dinheiro, pertences ou até o cartão de crédito é ficar sem um documento válido para apresentar no consulado.

Gente, espero ter trazido algumas informações úteis. Eu mesmo nunca imaginei que fosse tão difícil fazer a tal ligação a cobrar. Ainda bem que eu tinha Wi-Fi grátis no hotel em que eu estava e pude navegar no notebook tranquilo. Se estivesse na rua, apenas com um orelhão à disposição, eu sei lá como teria resolvido essa!

Na próxima viagem, leve anotado os telefones que lhe possam ser úteis. Melhor estar preparado para o perrengue do que ele te pegar realmente desprevenido, né?

Links para informações relacionadas:
Fui Roubado no Exterior. E agora? – Revista Isto É Dinheiro
Fui Roubado no Exterior, e agora? – Blog Viver a Viagem
Perda do Passaporte – Blog Sair do Brasil

 

Também participaram dessa blogagem coletiva:
– Aventura Mango: Violência e o Turismo de Aventura
– Vida de Turista: Dicas de Segurança em Viagens
– Roteiros da Lu: Ciudad Vieja em Montevideo: uma experiência nada boa
– Trilhas e Aventuras: Turismo em Debate – Segurança em Viagens
– Eu Vou de Mochila: A segurança durante uma viagem

 

Quer ver a nossa participação nas outras edições do #Turismo em Debate?

Janeiro de 2012: Wi-Fi Grátis
Fevereiro de 2012: Cruzeiros em Noronha
Março de 2012: Segurança em Viagens
Abril de 2012: O Sistema de Transportes Brasileiro
Maio de 2012: Exploração Sexual Infantil através do Turismo
Junho de 2012: Problemas nos Aeroportos
Julho de 2012: Turismo Sustentável

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:10
Posts Relacionados:
27
Mar
2012
10 comentários
  1. Dani Bispo
    27/03/2012

    Boa! Quanto ao passaporte tenho uma copia scaneada no meu email, assim nunca esqueço em casa

  2. Pois é… graças a Deus nunca fui roubado, mas ja precisei falar com a operadora do cartão e adivinha? O Numero tb era inválido!
    E MAIS: Eles nao aceitam ligação a cobrar de celular!!! 😉
    #FicaDica Hehhehe

  3. Luciana Almeida
    28/03/2012

    Passei por este susto na minha última viagem. Como todo mundo, nunca pensei que poderia acontecer comigo. Mas serviu para eu ficar alerta e não baixar a guarda nunca! Como você mesmo disse, a viagem precisa ser planejada e até mesmo seus eventuais contratempos. Parabéns pelo post, bem informativo! 🙂

  4. É isso aí Gleiber. Nunca podemos baixar a guarda. Essa experiência do cartão vai ajudar muita gente. Teve amigo meu que já roubaram folha de cheque (enquanto o cara não percebia), comanda de festa e por aí vai. Precisamos estar sempre preparados.
    Abraço,
    Thiago

    • Preparados não só para que não aconteça, mas também para como resolver o pepino caso não tenhamos escapatória, né?

  5. Julio Stabelini
    12/07/2013

    Salvou geral! FERA DEMAIS!

  6. Ayuni Sena
    12/12/2014

    Obrigada por este excelente post!! Muito util….usei o serviço Brasil Direto da Embratel e funcionou perfeitamente. Fui muito bem atendida pelas equipes do Banco do Brasil e da Mastercard.

    • Oi Ayuni
      Que legal que você conseguiu.
      Esse tipo de informação a gente só sabe que existe quando passa algum aperto, né?
      Abraços.

  7. Tatiana
    01/07/2015

    Socorro gente!
    No ano passado fui à Madri e passei super mal…tentei contato pelo telefone que me passaram no Visa: 800 811 276 e o telefone não existia.
    Tentei o internacional 001 303 9671098 e também não existia…
    Minha dúvida é: será que estou discando de maneira incorreta? Precisaria de algum outro número por ser chamada internacional? Desculpem a ignorância…
    Alguém já usou o seguro Visa Infinite ou Mastercard Black para me dar uma luz????
    Agradeço muito pela ajuda!!!!
    😀 😀