Ir a Grécia e não fazer um cruzeiro é como ir a Roma e não conhecer o Papa (ih, rapaz… a gente foi a Roma e não conheceu o Papa, e agora?). Estávamos tão entusiasmados com a ideia de desbravar o mar Egeu, que nem bem chegamos a Atenas e já partimos no nosso segundo dia a desbravá-lo. Ponto de partida: o Porto de Pireus, alcançado facilmente por metrô.
Cruzeiro por aquele mar de cor azul Egeu
Pausa para elogiar o sistema de transporte de Atenas. Não é o melhor do mundo, mas ter linhas de metrô que chegam a todos os pontos de interesse turístico é tudo de bom! Comparando com o Rio, seria como ter estações no Pão de Açúcar, no Corcovado, em Copacabana, na Marina da Glória, no Santos Dummont e no Galeão. Já pensou?
Roteiro
Neste dia conhecemos as ilhas de Poros, Hydra e Egina, nesta ordem. E depois? Depois voltamos pra Atenas para dormir no conforto do nosso hotel (e dar umas bandas pela Plaka de noite, que sempre é um bom programa). Resumindo é um mini-cruzeiro de um só dia!
São as famosas Ilhas do Golfo Sarônico e o passeio serve de amostra do que a Grécia insular (a parte do país formada por ilhas) tem a oferecer. Uma escapadinha divertida e alto astral que 90% dos turistas estrangeiros aproveitam.
Pedacinho da ilha de Hydra
São ilhas muito utilizadas também como destino de veraneio pelos atenienses autênticos, dada a proximidade, a facilidade de transporte e a grande oferta de imóveis para aluguel de temporada.
#DicaDoAndarilho: Não vai fazer que nem a gente que pagou quase o dobro do preço reservando o tour desde o Brasil. Reserve lá mesmo, pois ele é vendido em tudo quanto é agência da cidade e pode até ser contratado no próprio hotel.
Estrutura do Navio
Esse tour não usa aqueles mega transatlânticos que vêm à nossa mente quando falamos de um cruzeiro. Trata-se de um barco com vários ambientes, barzinho, restaurantes e decks externos para apreciar a paisagem, mas não tinha nem sequer uma mísera piscina.
Reparem no dia nublado… 🙁
Talvez haja navios de outras companhias, com estrutura mais classuda. Mas para um dia frio e nublado de Maio, acho que ninguém sentiu falta da piscina.
Show de música folclórica
Na programação, apresentações de música típica, dançarinos e até de comediantes para nos distrair nos trechos mais longos da viagem. Rendeu muuuuitas risadas.
Sente só o naipe do humorista a bordo
As áreas mais nobres do barco eram altamente disputadas (disputas estas SEMPRE vencidas pelos queridos orientais, lógico), ou seja, chegue cedo e não coma mosca!
Ilha de Poros
Atracamos na primeira ilha, descemos e tivemos algum tempo livre para passear. Casinhas brancas, dezenas de igrejinhas e o mar com aquela cor indescritível. Tudo o que imaginávamos sobre as tais ilhas gregas começa a se materializar bem ali, na nossa frente.
Panorama da ilha de Poros e suas casinhas
O programa era caminhar pelas ruelas antigas e sentir um pouco do astral provinciano de um país que ainda vive de pesca, oliveiras e artesanato. Mas surreal mesmo é imaginar como eles conseguem manter a sua autenticidade mesmo com os milhões de turistas que aportam todos os dias ali, vindos do mundo todo.
Restaurante esbanjando simpatia
Ilha de Hydra
Essa é a minha preferida. Não sei se é por causa das águas transparentes batendo nas rochas ao lado do porto…
… ou talvez pelo museu histórico com os seus canhões mirando o azul indescritível daquele mar.
Pode ser também porque o Sol deu o ar da graça e a gente passou a circular de camiseta…
… ou ainda por causa das casinhas branquinhas que sempre povoaram a minha imaginação sobre como a Grécia deveria ser. As coisas lá são carregadas no lombo de burricos, pois não circulam carros. Um charme só.
Ilha de Egina (ou Aegina)
Das três esta é a maior das ilhas, tem estradas e várias praias inclusive. O cruzeiro ofereceu algumas opções de passeio extra e optamos pelo que levava até o templo de São Nectarios, um dos mais populares santos da igreja católica ortodoxa grega.
Catedral de São Nectarius
É a pátria dos pistaches, dentre os maiores produtores do mundo, mas infelizmente não era época, então nos conformamos em apreciar o verde das oliveiras mesmo.
Já que não tem pistache, fazemos uma onda com uma Oliveira mesmo
E, para finalizar, um dos mais lindos e preservados templos dóricos de toda a viagem, em homenagem a Afaia, que é uma das versões da deusa Atena.
Templo de Afaia
E depois de passar a tarde nesse tour pela ilha, voltamos em segurança para o Porto de Pireus e pudemos dar nossa banda pelo centro de Atenas tranquilamente.
Avaliação do passeio: lugares incríveis, vistas lindas, um mar azul de encantar os olhos, diversão a bordo… ou seja, aprovado! Só não deve ser uma passeio divertido se tiver chuva, por exemplo.
Porto de Pireus, na volta a Atenas
#DicaDoAndarilho:Apesar de ser um passeio bem legal, é reduntante e desnecessário para quem já vai fazer um outro cruzeiro mais longo percorrendo o mar Egeu.
Nos vemos nos demais posts desta série.
Quer ver todos os posts publicados no blog sobre a Grécia?
Clique no link para navegar e boa viagem!
Oi Gleiber! Adorei o post! Eu iria fazer este passeio quando estive por lá mas acabei mudando o roteiro. Legal saber que vale à pena e é uma ótima opção para curtir as ilhas gregas né!
Beijoos
Ótimo post (Assim como os anteriores)! Aguardando ansiosamete os próximos…
Olá Gleiber e Sandro!
Estou programando fazer esse passeio em abril/2013, ele inclui almoço? Minha mulher e vegetariana, teria alguma dificuldade? Vcs saberiam o preço do passeio comprando lá?
Abraço!
Leandro, a gente fez o passeio em 2008 (faz teeempo!) então podemos estar esquecidos, mas acho que não tinha almoço incluso não. Lembro da gente tomando drinks e bebidas no deck e pagando por elas… Se eu não estou enganado, há lanches e/ou refeições no barco e há tempo para almoçar em uma das paradas… Sei que o preço comprando lá era 1/3 do preço que paguei numa agência de turismo brasileira! Na europa é fácil achar comida vegetariana em geral, na Grécia como regra também. A própria moussaka, uma espécie de lasanha de berinjela é um prato sempre disponível, por exemplo.
Olá Gleiber,
Estou pesquisando para fazer essa viagem em abril de 2013 também como o amigo do post acima, minha dúvida:
Não falo nada de inglês e muito menos grego… rsss… falo espanhol, fica difícil para circular?
Agradeço desde já.
Luiz
Olha… Você deve ter alguma dificuldade sim, porque no fim das contas o inglês acaba servindo como língua universal para resolver os problemas caso você tenha um perrengue. No dia a dia, a linguagem da mímica resolve muitas coisas e o grego médio nem fala inglês mesmo, na verdade. Negociantes e comerciantes falam a língua que for necessária, se brincar alguém vai falar até espanhol. O mais difícil será nos restaurantes. Você corre o risco de pedir um prato pensando que é uma coisa e vir outra. Mas há muitos lugares em que fotos dos pratos vêm no cardápio! Contrate um guia turístico que fale espanhol para te levar nos lugares históricos e se jogue! Acho a língua uma barreira menor do que parece.
olá
eu li q faz um tempo q vcs foram para a Grécia, mas queria pedir uma ajuda. Eu estava pensando em fazer um mini-cruzeiro visitando principalmente Mikonos e Santorini e desembarcando em Istambul, ou alguma cidade perto, na Turquia. Pela internet está um pouco difícil encontrar algo assim. Obrigada. Vcs viram se havia algum mini-cruzeiro desse tipo? obrigada
Esse é o tipo de passeio que mais indico (pois você terá tempo de dormir nas ilhas, não apenas passar rápido por elas): http://www.specialistas.com/atenas_mykonos_santorini_istambul.html
Mas se o orçamento está apertado, achei outras opções de cruzeiro curto como esta aqui: http://www.turismogrecia.info/cruzeiros/ e esta aqui: http://www.fantasytravelofgreece.com/pt/tours/smart-packages/istambul-atenas-mykonos-santorini-capadocia.html
Veja esse aqui se não te agrada: http://www.specialistas.com/04_days_cruises_istambul.html
Olá Gleiber! Tudo bom? Sabe dizer + ou – quanto está esse passeio pelas 3 ilhas voltando no mesmo dia? Ele sai de qual porto? Como se faz para chegar ao porto te Rafina saindo do centro de Atenas? Mais uma vez muito obrigado!
Oi Rodrigo. O passeio de um dia pelas três ilhas sai e volta do porto de Pireus, em Atenas mesmo. Dá para chegar lá de metrô. De Rafina a gente foi para o centro de Atenas de ônibus, pedimos orientações no hotel em que ficamos. Mas o caminho inverso, amigo, não tenho nem noção. E o preço do passeio, segundo o site Pleasure Cruises, está na faixa de 105 euros por pessoa. Abração.
Oi Gleiber, vou com meus pais pra Grécia, e pensei em fazer Hydra e Poros no mesmo dia, mas tenho receio de ficar corrido, não vou com nenhuma agência. Você sabe dizer mais ou menos quanto tempo passou em cada ilha?
Muito obrigada! 🙂
Oi Manuela
A gente fica cerca de 40-60 minutos em Poros e 2:00h em Hydra, onde teoricamente é o tempo livre para almoçar. Abraços.
Olá Gleiber, tenho algumas dúvidas… Esses “passeio” foi feito com o famoso ferry ou outro tipo de transporte? Você lembra por alto o valor? Esses serviços são faceis de encontrar por lá? Obrigada
Oi Thaila,
Esse cruzeiro foi feito por um navio próprio para excursões. Não é bem ferry porque não leva carros e não serve como transporte público. Não lembro os valores, mas no centro de Atenas há muuuuitas agências vendendo esse passeio por um preço que era bem mais barato do que o que pagamos contratando desde o Brasil. Abraços.