Voando de Azul Linhas Aéreas – Review

Antes de mais nada, feliz 2012!!!!!

Se os primeiros dias do ano são o prenúncio do que vem pela frente, 2012 será um ano de muitas viagens e, finalmente, viagens que deram certo.

Depois de inúmeras trapalhadas em 2011 (voo Porto Alegre – Ribeirão Preto, atrasos da Aerolineas Argentinas e até esporro da alfândega chilena), estava eu em pleno 02/01/2012 dando umas bandas em aeroportos para visitar a família em Minas Gerais.


Voando já nos primeiros dias de 2012! Eba!

E depois de uma sequência de posts mal-humorados e cheios de raiva e reclamações, vou ter que aplaudir os serviços e o atendimento da Azul Linhas Aéreas. E antes que alguém pergunte, já vou avisando que não estou recebendo nenhum jabá para fazer esses elogios! Na verdade, eu até paguei bem caro para voar com eles. Culpa minha, que comprei minhas passagens na última hora.

Preparados para o dossiê? Aí vamos nós:


Malha Aérea

Uma boa companhia tem que ter muitas opções de destino, senão ela terá um público muito limitado. E apesar de ser uma das mais novas no mercado nacional, voa para quase todas capitais e também para várias cidades interioranas, com alternativas inteligentes de conexão e horários.

Aeronave da Azul Linhas AéreasAvião da Azul, mas que é Verde…

No meu caso, finalmente uma empresa conseguiu criar um horário humanamente decente para voar Porto Alegre – Uberaba. As conexões são baseadas em Viracopos, em Campinas, solução perfeita para desviar o fluxo de aeronaves para longe dos caóticos e sobrecarregados aeroportos de Cumbica e Congonhas.

 

Preços e Compra de Passagens

Hoje em dia, acho que pouca gente compra passagens fora da internet. E, nesse quesito, o site da Azul tem nota 10. Fácil navegação, chegando logo nos “finalmentes” sem muitas enrolação, nem dificuldades.

Os preços não são diferentes dos praticados pelas outras companhias. Vale aquela máxima: comprar com antecedência mínima de 20-30 dias e preferir terças, quartas e sábados para encontrar as melhores tarifas.

 

Aeronaves

A Azul usa jatos Embraer (E-jets), com uma configuração diferente da que a maioria está habituado. Em vez de três poltronas de cada lado, são só duas, eliminando a chatíssima poltrona do meio.

Outra inovação são as três fileiras dianteiras, que possuem maior espaço entre si (86cm para as pernas). É o tal “Espaço Azul” e se paga uma taxa para poder usá-lo. Excelente para os grandões e grandonas (eu, no alto dos meus 1,69m, felizmente não tenho nenhum problema com as poltronas convencionais, ehehehe).

Aeronave ATR da AzulO tal ATR: turbo-hélice

Nos vôos para cidades interioranas, em que o número de passageiros é menor, eles usam uns turbo-hélices ATR 72-200 e 72-600, que dão um certo medo inicialmente, mas que no final, tem a mesma qualidade de vôo das aeronaves convencionais, exceto por um pouco mais de vibração e balanço nos pousos e decolagens.

 

Entretenimento de Bordo

Quem voa de ATR não tem nada de mais, exceto a revista chamada “Bem-vindo à bordo”. Mas quem voa de E-jet, tem monitor individual para assistir a programas de TV a cabo. Não é a programação ao vivo, mas episódios pré-determinados que passam em looping. Dá para se distrair em um só canal por 1h, aproximadamente. E há 7 opções de canal. E a gente ainda ganha um fone de ouvido cortesia ao adentrar a aeronave.

Tipo: que outra empresa tem isso de rotina? Mais uma nota 10!

 

Serviço de Bordo

É um dos itens mais zoados das atuais companhias aéreas, pois já se foi o tempo em que serviam refeições completas em voos domésticos (no mundo inteiro, acho eu). Mas acho que eles não fazem feio.

Nos E-jets, 5 opções de snacks: batata frita, goiabinha (um pacotinho com biscoitinhos recheados de goiaba, um sucesso!), biscoito integral, bolacha recheada e mix (passas, amendoim e amêndoas) e mais 5 opções de bebida: água, suco light de pêssego, suco de laranja, coca-cola normal e zero. Nos ATR, só suco (laranja ou pêssego light) e não tem batata frita, nem goiabinha.

Serviço de bordo da Azul

Tá, podem achar simples, mas é o suficiente para 2 horas de voo, não acham? Melhor que as barrinhas de cereal da GOL ou os lanches cobrados e caríssimos da Webjet.

E o mais legal é que eles anotam o seu pedido e trazem depois em bandejas até você, o que dispensa aqueles carrinhos que impedem a gente de transitar pelo corredor durante o serviço de bordo.

 

Atendimento

Para a gente saber o quanto uma equipe é realmente boa no atendimento ao cliente, só passando por algum perrengue para ver como eles se saem. Como, felizmente, deu tudo certo neste voo, não tenho como avaliar este quesito. Em geral, todas as companhias tem funcionários cordiais e educados em situações padrão e a Azul não é diferente. No máximo, posso dizer que achei o humor deles um pouco acima da média, hehehe.

Check-in vazio em UberabaCheck-in eficiente = sem filas (Aeroporto de Uberaba)

O check-in foi rápido, com a possibilidade de usar totens no aeroporto e o check-in on line, as bagagens foram entregues sem problemas, não vi ninguém com malas extraviadas. Também quase não vi atrasos significativos enquanto observava o movimento na sala de embarque. Dos meus 4 voos, o que mais atrasou, atrasou 20 minutos.

 

Problemas

Sério. Não tenho como querer mais de uma companhia do que suprir aquilo que foi proposto, mas como eu sempre tenho que achar um defeito em alguma coisa, aí vou eu:

O principal problema é a estrutura da sala de embarque de Viracopos. Muito pequena para a enorme quantidade de passageiros! Só tem uma lanchonete, com poucas opções de refeição e preços exorbitantes (um café duplo e um sanduíche de pão ciabata com queijo minas e peito de peru = R$ 23,90). E o pior: sempre com filas mega quilométricas! Só tem 5 mesas para sentar! Imaginem!

Filas em ViracoposA fila de pessoas para comer na única lanchonete do aeroporto

Eu sei que isso não é culpa da companhia aérea, mas como Viracopos foi eleito como principal ponto de conexões da companhia, saiba que muito provavelmente você terá que passar algum tempo ali entre um voo e outro.

 

Serviços Não Testados

Um outro diferencial da Azul é que eles tem ônibus gratuitos para clientes se deslocarem de Viracopos para São Paulo e outras cidades do interior paulista. Em Navegantes, eles também disponibilizam um busão até Blumenau. Ou seja, eles querem abolir a desculpa de quem acha Viracopos muito longe, oferecendo um serviço gratuito para te deixar na boca do gol.

Turbo-hélice da AzulAs hélices são até bonitinhas, né?

Atualização em 08/08/2012

Finalmente testei o serviço de translado de Busão no trajeto Viracopos – Terminal Barra Funda em São Paulo. Pontuais, levaram o tempo exato que disseram para fazer a viagem. Só atenção, logo ao lado da esteira de bagagens você tem que pegar o seu Voucher e, por favor, não faça como uns abobados lá que pegaram Voucher para o lugar errado. Eles não tem como realocar você de última hora. Pegou o papel errado, vai ter que esperar o próximo horário!

Conclusão

Resumindo, eles chegaram no mercado com tudo e estão conseguindo conquistar seu espaço. Vou voar com eles outras vezes, com certeza, principalmente porque a minha outra opção para Uberaba são os voos da Trip que tem praticado preços absurdamente absurdos (desculpem o pleonasmo). Mas mesmo para quem vai para cidades servido por outras companhias, é uma opção a mais. Considerando o quesito pontualidade, fiquei sabendo que andam imbatíveis.

Àqueles que me acham um traidor da pátria de tanto elogiar os estrangeiros, fico feliz de verdade em finalmente poder escrever falando bem de um serviço brasileiro.

Até mais pessoal!

 

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Escrito por: Gleiber Rodrigues
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6 comentários
  1. Maums
    04/01/2012

    Caramba, um super review sobre os serviços da AZUL.
    Ficou otimo! Parabens, Gleiber. 😉
    QUe 2012 seja um ano de mtas viagens.
    Abraçao

  2. Olá,
    Ficamos felizes em saber que você teve realmente uma Experiência Azul! É a meta de todos os funcinários da companhia: fazer com que todos os clientes digam que foi a melhor viagem da vida deles, e que pudemos, de alguma forma, fazer parte disso. Esperamos você sempre a bordo e obrigado pelo relato.

    Equipe Marketing Interativo
    Azul Linhas Aéreas Brasileiras

    • O que é bom precisa ser reconhecido. A gente sente bem o espírito de inovação da empresa ao viajar por ela. Obrigado pelo contato!

  3. Lucia Diehl
    19/01/2012

    Muito bom teu blog, Gleiber !
    Parabens !

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    Lucia diehl

  4. Akissel Donner
    08/02/2017

    Gostei do review, muito bem escrito. Voarei amanha pela primeira vez pela Azul e estou com todas as expectativas em alta.