Chamo esse passeio de inusitado porque eu não sabia da existência dele até chegar numa agência de turismo lá em Mendoza.
Para tudo!!!!
Agência, senhor Andarilho? Como é que é isso? Você não faz sempre seus passeios de forma independente?
Bem, apesar de não achar crime nenhum fazer passeios contratados, engessados e pré-fabricados, vou confessar que geralmente prefiro eu mesmo pôr a mão na massa na hora de turistar. Mas a gente tinha que resolver uma questão quando chegamos em Mendoza: tinha nevado e as estradas para a montanha estavam interditadas e justamente o passeio que estava no planejamento estava impossível.
Mais uma lição de vida para viajantes:
APRENDA A TER UM PLANO B – SEMPRE
Mas se a nevasca havia estragado um passeio planejado, ela literalmente CRIOU um passeio completamente NOVO.
A aridez de Mendoza coberta pela nevasca
– Ficou louco, Gleiber? Como a neve pode CRIAR um passeio pré-fabricado em uma agência?
É simples. Este é um passeio que à primeira vista, seria totalmente água com açúcar, com jeitão daqueles inventados apenas preencher a agenda de quem não tem outro lugar melhor para ir (e num lugar cheio de bodegas, restaurantes interessantes, ao lado de cânions e no sopé da cordilheira dos Andes, imaginar que alguém não achou algo melhor para fazer é quase algo inimaginável!): conhecer a reserva natural onde fica a fonte da água mineral Villavicencio, superfamosa em toda a Argentina (e quiçá no mundo! Embora eu mesmo não conhecia…)
No caminho de ida para a pré-cordilheira…
Além da fonte, tem também um hotel chiquérrimo que fica lá, no meio a um oásis verde no sopé das montanhas. O hotel está desativado, pois apesar da beleza, não é fácil conseguir hóspedes para ficar num lugar tão ermo. No caminho, a paisagem semi-desértica da região, apesar de ter algo de triste, revela surpresas, como um bando de guanacos soltos pastando alegremente nas colinas.
Tão fazendo as contas aí? Hotel chiquérrimo + oásis verde + montanha + lugar ermo + NEVE = O LUGAR PERFEITO!
Jardins regados com água mineral Villavicencio
Então, se a neve bloqueou o teu tão sonhado passeio na montanha para ver justamente a neve, venha a Villavicencio, que é um lugar um pouco mais baixo (a estrada não fica bloqueada!), além de ser uma área de proteção ambiental, é muito lindo ver aquela paisagem de Natal norte-americano. Vou botar um monte de fotos agora para vocês sentirem o clima do lugar:
Entrada da Reserva Natural Villavicencio
Brincando com Neve na Reserva Natural Villavicencio
Hotel verdejante em meio ao deserto
Resumo do passeio:
1) Saída do hotel pela manhã
2) Viagem de quase uma hora pelo deserto com a cordilheira ao lado servindo de moldura.
3) Chegada ao parque, com descida para conhecer sua coleção de cactus e exposição da flora e fauna do lugar (onde a gente pisou, deitou e rolou na NEVE em fotos muito pertidas!)
4) Subida pela estrada até um ponto mais alto para termos a visão das montanhas
5) Passeio no hotel (fechado), onde fica a fonte de água Villavicencio, com os seus jardins, mirante, capela e lanchonete.
6) Retorno ao hotel ainda a tempo de almoçar
Ou seja, se era para ver e brincar na neve, os objetivos foram atingidos com sucesso, num passeio bem pertido e barato. A duração do tour permite ainda que se façam outros passeios à tarde, ou no nosso caso, encaixamos bem com o nosso voo de retorno a Santiago.
Agora, não consigo nem imaginar esse passeio quando não tem neve. Deve ser algo brochante! Se bem que daí você faz o passeio chamado “alta montanha”, e fica tudo resolvido!
Considerando que só neva em Mendoza umas 3 vezes por ano, ainda acham que eu viajei dizendo que a NEVASCA criou um passeio todo novo?
Abraços a todos!
Mais sobre a Argentina?
Buenos Aires
Tá escrito OTÁRIO na minha testa?
Roubaram o meu cartão de crédito no exterior
Ópera Pampa: BsAs além do Tango
Tango em Buenos Aires
Buenos Aires para Iniciantes
Diga Não à Aerolineas Argentinas
Puerto Iguazú
Noche en Iguazú – Argentina no #BlogTurFoz
Cataratas pelo Lado Argentino
La Gran Aventura – DENTRO das Cataratas com Vídeo
Duty Free Shop de Puerto Iguazú
Mendoza
Mendoza e suas Atrações
Inusitado Villavicencio em Mendoza
Feliz como Pataxó na Neve
Tour das Bodegas em Mendoza
Guia de como chegar a Mendoza
Opa, eu também não sabia desta dica. Fiquei 3 dias e 2 noites em Mendoza, mas fiz só o aconcágua, bodegas e o Canyon Del Atuel, neste último é possível praticar rafting. Adoorei!!!
Voce fez este?
Beijos
Erika
pelo jeito valeu a pena!!!
Eu fiz esse passeio, mas sem neve. Não achei grande coisa…Estávamos de carro e fomos ate Puente de los Incas (quase Argentina), pela estrada q passa pela Vilavicencio. Esse passeio sim êh legal. 50 km que demoram mais de 2 horas. Estrada chhheeeiiiaaa de curvas e sobes e desces. Da muito medo!! Vale a pena, ate lhamas vimos pelo caminho! Depois de atravessar os Andes, chegamos aonde tinha muita neve, estações de esqui funcionando e ao pe do Acobcagua. Show de passeio!!
Mariane, na agência que a gente foi havia duas opções para a cordilheira: Villavicencio, um passeio só pela manhã, que só vai até um mirante, no início dos “caracoles” da estrada. E o Tour Alta Montanha, este sim que vai até a Ponte del Inca no sopé do Aconcágua e que leva o dia todo que, como você mesma disse, deve ser o MAIS LEGAL e recomendo mesmo sem ter conseguido ir!!! Embora ainda dê para chegar até a Alta montanha por Villavicencio, hoje em dia as agências (não sei se todas) usam outra estrada diferente da que você usou então e dizem que é mais fácil de trafegar. Ou seja, a não ser que a neve tenha te impedido de fazer o passeio Alta Montanha (de carro ou tour), como ocorreu conosco, acho que não compensa ir a Villavicencio, nem como rota para Ponte del Inca.
E Érika, não fiz o canyon, pois não dava tempo…
E “Rádio”, com certeza valeu à pena, no nosso caso, já que com neve, Villavicencio deixa de ser sem graça e passa a ser um lugar belíssimo!
Fiz esse passeio em novembro de 2013, mas não tinha neve, então achei normal.