Mais um post do nosso colunista Rodrigo Juliano Molina, que acaba de ganhar status de colaborador oficial e Andarilho, com direito de figurar na aba “Quem Somos” do Blog! Com vocês, essa cidade fabulosa: Munique! (todos os direitos reservados, inclusive das fotos):
Munique ou em bom alemão München, a capital da Bavária – o maior estado da Alemanha é uma cidade de puro encantamento. Para muitos será o portal da Alemanha, visto que há voos diretos da Lufthansa de Guarulhos para Munique, assim como para Frankfurt.
Uma cidade que já impressiona pelo seu belíssimo aeroporto, o 7º maior da Europa, localizado na 3ª maior cidade da Alemanha.
Anfangen – Começando…
De início vale a pena descer na famosa Karlplatz. Já percebam como a estação é bonita, parecendo até mesmo um shopping… Na Karlplatz você já terá uma visão da Karltor – portão que dá acesso à cidade antiga e já entra na Neuhauser Strasse – rua muito viva, cheia de lojas de comércio e as principais grifes européias.
Detalhe nesta rua para a Augustinerbräu – A cervejaria mais antiga de München, fundada em 1328 por monges. Vale a pena um fim de tarde ali com uma bela loiraça na caneca.
Seguindo ainda a Neuhauser Strasse em direção à Marienplatz passará pela Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora. Chama a atenção suas duas torres de onde se tem uma bela visão da cidade e inclusive dos alpes Bávaros.
Chegando à Marienplatz se tem a deslumbrante imagem gótica da Nova Prefeitura, que mais parece uma igreja – Neues Rathaus. Fique ali por um tempo, aprecie cada detalhe da fachada, fotografe tudo em zoom que você não irá se arrepender.
Neste momento ao vislumbar a prefeitura você estará de costas para a Coluna de Santa Maria, com uma bela imagem da Virgem no topo de uma coluna altíssima.
Munique é uma cidade tradicionalmente católica, com menos protestantes em relação ao resto da Alemanha.Ainda na Marienplatz está o Viktualienmarkt – o mercado ao ar livre. Sobre suas lojas é possível parar e tomar um café apreciando a vista das pessoas fazendo suas compras.
Além do centro de Munique
Fugindo do centrão um dos mais belos lugares com certeza é a Maximilianstrasse, com todas as lojas que enchem os olhos e esvaziam as carteira… Gucci, Armani são algumas das inúmeras belas lojas que fazem suas vitrines nesta rua.
Aqui nesta região também encontramos a Odeonplatz – uma bonita praça rodeada pelo Feldherrnhalle (Salão dos Marechais de Campo), a Theatinerkirche (Igreja Theatiner) e o Hofgarten (antigo jardim da corte). Desta praça, a Ludwigstrasse (Estrada Ludwig), uma das estradas mais monumentais da cidade, leva-nos até ao Siegestor, um grande arco do triunfo.
Um dos lugares mais animados devido ao Boulevard, cafés e cervejaria é a Platzl onde encontra-se a Hofbrühaus – cervejaria famosa e as vezes com uma espera longa. Quase em frente você terá o Hard Rock Cafe, sempre um bom lugar para comer bem.
Na cidade há vários Biergarten, ou seja Jardins de Cerveja onde cervejarias formam praças e servem suas canecas de meio ou um litro da mais cremosa cerveja bávara.
Apaixonados por Palácios
München também tem seu suntuoso palácio e neste caso, falamos do Nymphenburg Palace – palácio barroco, construído a partir de 1675, era a residência de verão dos monarcas da Baviera, a família Wittelsbach, sendo agora um museu.
Sua luxuosa decoração e a muito admirada “Galeria das Beldades”, seu parque com árvores seculares e canais, sua coleção de porcelanas e seu Museu da Humanidade e da Natureza fizeram com que se tornasse uma das atrações mais visitadas de Munique. O complexo de edifícios inclui o Jardim Botânico.
Volta aos jogos olímpicos e os carros alemães
Falar de Munique é lembrar do local onde ocorreram as Olimpíadas de 1972, marcada pelo massacre dos atletas israelitas. O Parque Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos, são palco de vários eventos ao longo do ano.
No Estádio Olímpico, no Pavilhão Olímpico e em toda a área há eventos culturais e de entretenimento, como o Festival de Verão, em agosto, e o Festival Tollwood de artes e artesanato. No Parque também se encontram lagos, pistas de ciclismo e restaurantes.
Os pavilhões, em forma de tendas gigantes, e a torre de 290m de altura são símbolos de modernidade, onde sentar na grama é ouvir pessoas do mundo todo conversar.
Nas proximidades, encontram-se o BMW Muzeum e o BMW Welt, bem como o impressionante prédio, em forma de quatro cilindros, da matriz da empresa, e ainda a fábrica de automóveis.
Só não vale se revoltar ao ver o preço de uma BMW na Alemanha comparada ao preço no Brasil. No BMW Welt você irá conhecer os últimos lançamentos da marca, poderá ver o funcionamento dos carros, entrar em todos eles, alem de comprar presentes com a marca.
München am Oktober und das Oktoberfest
Se você der sorte e for para Munique entre a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro poderá aproveitar a mais famosa festa alemã do mundo – A Oktoberfest. Impressionante como a cidade recebe 6 milhões de pessoas que vem para dançar, se divertir e é claro se embriagar.
Litros e mais litros de cerveja são consumidos na festa. Turistas e principalmente a população local se aglomeram no Theresienwiese vestidos de tiroleses e tirolesas numa festa que é só alegria. Vale a pena entrar em uma cervejaria e desfrutar de shows, bebidas e a deliciosa comida alemã. Também vale a pena comer uma verdadeira Deutsh Würst nas barraquinhas do parque.
Excursões na região de Munique e na Baviera
Partindo de Munique é possivel planejar passeios curtos de um ou dois dias pelas belas regiões da Baviera e da Austria. Pode-se visitar os famosos castelos do Rei Ludwig II, a começar pelo Schloss Neuschwanstein, que serviu de inspiração para Walt Disney para a construção do castelo da Cinderela.
Outros castelos dignos de um conto de fadas são o Schloss Linderhof, em estilo rococó francês, e o Schloss Herrenchiemsee, em uma ilha no lago do mesmo nome, com seus magníficos jardins e seu Salão dos Espelhos. Clique aqui e veja como nossos amigos andarilhos pelo mundo aproveitaram este passeio.
Outros roteiros interessantes percorrem a Estrada Romântica, de Füssen a Würzburg, ou levam a Berchtesgaden e Garmisch-Partenkirchen, aos pés dos Alpes, ou às cidades austríacas de Salzburg e Innsbruck.
Dica – você pode já contratar o passeio que quiser na chegada a Munique. Na Hauptbahnhof você já encontrará placas de turismo onde é possível comprar bilhetes de metrô e bilhetes para os passeios. Não se atrase, pois os alemães são extremamente pontuais e partem na hora marcada. Com dez minutos de atraso ouvi em bom alemão que estava demasiadamente atrasado, perdendo nosso transfer para Füssen. Assim fizemos o passeio da próxima hora que foi conhecer os Alpes Bávaros, quase na divisa com a Áustria, bem próximo a Salzburg. Uma viagem lindíssima e uma visão deslumbrante.
Também não deixe de conhecer o Planetário, o Zoológico Hellabrun, o Jardim Botânico, o parque “Englischer Garten”, o bairro boêmio e universitário de Schwabing, a Residência Real, o Teatro Nacional (Ópera), os vários museus (principalmente o Deutsches Museum, um verdadeiro templo de ciência e tecnologia).
Mais sobre Alemanha?
Berlim além dos Muros by Molina
Colônia em um dia by Molina
Neuschwanstein e Hohenschwangau
Munique Mesmo sem Saber Alemão by Molina
Munique é maravilhosa. Morei alguns anos lá e sempre que dá vontade, pegamos o carro e vamos para lá.
Com museus, parques, e uma arquitetura incrível, faz Munique ser irresistível.
Ah, aqui na Alemanha a língua inglesa nao é problema.Entao, o turista pode vir tranquilo que será muito bem recebido!
Beijos e um ótimo final de semana.
http://www.alemanhaporquenao.com
Obrigado pela visita, Ângela! Sou apaixonado pela Alemanha!!! Só não digo que é o meu país preferido porque também adoro a Inglaterra e então fico na dúvida…
Fotos Maravilhosas, tudo lá é realmente incrível .. Assim que eu puder, pretendo conhecer Munique.
Oi Luciana…
Muito obrigado pelo post…
Não deixe de conhecer Munique… Tudo é lindo!!!
E compartilhe aqui conosco suas experiencias!!!
Venha mesmo, Luciana! Munique é um lugar super alto astral!
falo pouco ingles vou a munique no final do ano passarei 4 dias terei problema com a comunicação uma vez que não falo alemão por favor me ajudem obrigado…
Oi Nivaldo
Que legal que você irá até a Alemanha. Não vejo a hora de voltar.
Creio que você não terá grandes dificuldades, nem mesmo falando pouco inglês.
A cidade é muito bem orientada, porém sugiro que tenha um bom guia de viagem. Uso sempre aquele Guia Visual Ilustrado da Publifolha.
O povo alemão é cortes porem não espere um comportamento latino, muito carinhoso. São corretos e resolutivos e farão de tudo para te compreender.
Antes de chegar em Munique eu acabei deixando minha mochila na estação de trem, com carteira, dinheiro, passaporte, computador e tudo… Era uma cidade pequena em que não falavam ingles, pq essa história de que todo mundo fala ingles é balela… Eu falo alemão bem, mas meu companheiro de viagem não fala nada de alemão e como ele foi conversar com a moça do achados e perdidos em ingles e elas não falavam ingles, eles deram um jeito de se entender.
Pense assim… quantos turistas estiveram no Brasil e quantas pessoas aqui falam ingles?
Aproveite bastante e depois nos conte aqui.
Grande abraço
Rodrigo
Oi Rodrigo tudo bem? Adorei sua coluna, muito bem escrita e prática. Gostaria de saber se em Munique eu consigo me comunicar em ingles na maioria dos lugares, como estação de trem, lojas…? obrigada!!