Munique Mesmo sem Saber Alemão by Molina

Mais um post do nosso colunista Rodrigo Juliano Molina, que acaba de ganhar status de colaborador oficial e Andarilho, com direito de figurar na aba “Quem Somos” do Blog! Com vocês, essa cidade fabulosa: Munique! (todos os direitos reservados, inclusive das fotos):

Munique ou em bom alemão München, a capital da Bavária – o maior estado da Alemanha é uma cidade de puro encantamento. Para muitos será o portal da Alemanha, visto que há voos diretos da Lufthansa de Guarulhos para Munique, assim como para Frankfurt.


München, capital da Bavária

Uma cidade que já impressiona pelo seu belíssimo aeroporto, o 7º maior da Europa, localizado na 3ª maior cidade da Alemanha.

 

Anfangen – Começando…

De início vale a pena descer na famosa Karlplatz. Já percebam como a estação é bonita, parecendo até mesmo um shopping… Na Karlplatz você já terá uma visão da Karltor – portão que dá acesso à cidade antiga e já entra na Neuhauser Strasse – rua muito viva, cheia de lojas de comércio e as principais grifes européias.


Karlplatz

Detalhe nesta rua para a Augustinerbräu – A cervejaria mais antiga de München, fundada em 1328 por monges. Vale a pena um fim de tarde ali com uma bela loiraça na caneca.


Augustinerbräu

Seguindo ainda a Neuhauser Strasse em direção à Marienplatz passará pela Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora. Chama a atenção suas duas torres de onde se tem uma bela visão da cidade e inclusive dos alpes Bávaros.


Neuhauser Strasse

Chegando à Marienplatz se tem a deslumbrante imagem gótica da Nova Prefeitura, que mais parece uma igreja – Neues Rathaus. Fique ali por um tempo, aprecie cada detalhe da fachada, fotografe tudo em zoom que você não irá se arrepender.


Neuer Rathaus

Neste momento ao vislumbar a prefeitura você estará de costas para a Coluna de Santa Maria, com uma bela imagem da Virgem no topo de uma coluna altíssima.


Coluna de Santa Maria

Munique é uma cidade tradicionalmente católica, com menos protestantes em relação ao resto da Alemanha.Ainda na Marienplatz está o Viktualienmarkt – o mercado ao ar livre. Sobre suas lojas é possível parar e tomar um café apreciando a vista das pessoas fazendo suas compras.


Marienplatz

 

Além do centro de Munique

Fugindo do centrão um dos mais belos lugares com certeza é a Maximilianstrasse, com todas as lojas que enchem os olhos e esvaziam as carteira… Gucci, Armani são algumas das inúmeras belas lojas que fazem suas vitrines nesta rua.

Aqui nesta região também encontramos a Odeonplatz – uma bonita praça rodeada pelo Feldherrnhalle (Salão dos Marechais de Campo), a Theatinerkirche (Igreja Theatiner) e o Hofgarten (antigo jardim da corte). Desta praça, a Ludwigstrasse (Estrada Ludwig), uma das estradas mais monumentais da cidade, leva-nos até ao Siegestor, um grande arco do triunfo.


Maximilian Strasse

Um dos lugares mais animados devido ao Boulevard, cafés e cervejaria é a Platzl onde encontra-se a Hofbrühaus – cervejaria famosa e as vezes com uma espera longa. Quase em frente você terá o Hard Rock Cafe, sempre um bom lugar para comer bem.


Hard Rock Cafe

Na cidade há vários Biergarten, ou seja Jardins de Cerveja onde cervejarias formam praças e servem suas canecas de meio ou um litro da mais cremosa cerveja bávara.


Biergarten

 

Apaixonados por Palácios

München também tem seu suntuoso palácio e neste caso, falamos do Nymphenburg Palace – palácio barroco, construído a partir de 1675, era a residência de verão dos monarcas da Baviera, a família Wittelsbach, sendo agora um museu.

Sua luxuosa decoração e a muito admirada “Galeria das Beldades”, seu parque com árvores seculares e canais, sua coleção de porcelanas e seu Museu da Humanidade e da Natureza fizeram com que se tornasse uma das atrações mais visitadas de Munique. O complexo de edifícios inclui o Jardim Botânico.

 

Volta aos jogos olímpicos e os carros alemães

Falar de Munique é lembrar do local onde ocorreram as Olimpíadas de 1972, marcada pelo massacre dos atletas israelitas. O Parque Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos, são palco de vários eventos ao longo do ano.

No Estádio Olímpico, no Pavilhão Olímpico e em toda a área há eventos culturais e de entretenimento, como o Festival de Verão, em agosto, e o Festival Tollwood de artes e artesanato. No Parque também se encontram lagos, pistas de ciclismo e restaurantes.


Parque Olímpico

Os pavilhões, em forma de tendas gigantes, e a torre de 290m de altura são símbolos de modernidade, onde sentar na grama é ouvir pessoas do mundo todo conversar.

Nas proximidades, encontram-se o BMW Muzeum e o BMW Welt, bem como o impressionante prédio, em forma de quatro cilindros, da matriz da empresa, e ainda a fábrica de automóveis.


BMW Museum

Só não vale se revoltar ao ver o preço de uma BMW na Alemanha comparada ao preço no Brasil. No BMW Welt você irá conhecer os últimos lançamentos da marca, poderá ver o funcionamento dos carros, entrar em todos eles, alem de comprar presentes com a marca.

 

München am Oktober und das Oktoberfest

Se você der sorte e for para Munique entre a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro poderá aproveitar a mais famosa festa alemã do mundo – A Oktoberfest. Impressionante como a cidade recebe 6 milhões de pessoas que vem para dançar, se divertir e é claro se embriagar.

Litros e mais litros de cerveja são consumidos na festa. Turistas e principalmente a população local se aglomeram no Theresienwiese vestidos de tiroleses e tirolesas numa festa que é só alegria. Vale a pena entrar em uma cervejaria e desfrutar de shows, bebidas e a deliciosa comida alemã. Também vale a pena comer uma verdadeira Deutsh Würst nas barraquinhas do parque.

 

Excursões na região de Munique e na Baviera

Partindo de Munique é possivel planejar passeios curtos de um ou dois dias pelas belas regiões da Baviera e da Austria. Pode-se visitar os famosos castelos do Rei Ludwig II, a começar pelo Schloss Neuschwanstein, que serviu de inspiração para Walt Disney para a construção do castelo da Cinderela.

Outros castelos dignos de um conto de fadas são o Schloss Linderhof, em estilo rococó francês, e o Schloss Herrenchiemsee, em uma ilha no lago do mesmo nome, com seus magníficos jardins e seu Salão dos Espelhos. Clique aqui e veja como nossos amigos andarilhos pelo mundo aproveitaram este passeio.

Outros roteiros interessantes percorrem a Estrada Romântica, de Füssen a Würzburg, ou levam a Berchtesgaden e Garmisch-Partenkirchen, aos pés dos Alpes, ou às cidades austríacas de Salzburg e Innsbruck.


A Bavária

Dica – você pode já contratar o passeio que quiser na chegada a Munique. Na Hauptbahnhof você já encontrará placas de turismo onde é possível comprar bilhetes de metrô e bilhetes para os passeios. Não se atrase, pois os alemães são extremamente pontuais e partem na hora marcada. Com dez minutos de atraso ouvi em bom alemão que estava demasiadamente atrasado, perdendo nosso transfer para Füssen. Assim fizemos o passeio da próxima hora que foi conhecer os Alpes Bávaros, quase na divisa com a Áustria, bem próximo a Salzburg. Uma viagem lindíssima e uma visão deslumbrante.


Eagle’s Nest

Também não deixe de conhecer o Planetário, o Zoológico Hellabrun, o Jardim Botânico, o parque “Englischer Garten”, o bairro boêmio e universitário de Schwabing, a Residência Real, o Teatro Nacional (Ópera), os vários museus (principalmente o Deutsches Museum, um verdadeiro templo de ciência e tecnologia).

 

Mais sobre Alemanha?

 

   Berlim além dos Muros by Molina
   Colônia em um dia by Molina
Neuschwanstein e Hohenschwangau
Munique Mesmo sem Saber Alemão by Molina

Escrito por: Rodrigo Molina
Compartilhe:
comentarios:8
Posts Relacionados:
31
Oct
2011
8 comentários
  1. Angela
    04/11/2011

    Munique é maravilhosa. Morei alguns anos lá e sempre que dá vontade, pegamos o carro e vamos para lá.
    Com museus, parques, e uma arquitetura incrível, faz Munique ser irresistível.
    Ah, aqui na Alemanha a língua inglesa nao é problema.Entao, o turista pode vir tranquilo que será muito bem recebido!
    Beijos e um ótimo final de semana.

    http://www.alemanhaporquenao.com

  2. Obrigado pela visita, Ângela! Sou apaixonado pela Alemanha!!! Só não digo que é o meu país preferido porque também adoro a Inglaterra e então fico na dúvida…

  3. Luciana Cantú
    17/11/2011

    Fotos Maravilhosas, tudo lá é realmente incrível .. Assim que eu puder, pretendo conhecer Munique.

    • Rodrigo Molina
      21/07/2012

      Oi Luciana…
      Muito obrigado pelo post…
      Não deixe de conhecer Munique… Tudo é lindo!!!
      E compartilhe aqui conosco suas experiencias!!!

  4. Venha mesmo, Luciana! Munique é um lugar super alto astral!

  5. nivaldo cruz
    22/07/2014

    falo pouco ingles vou a munique no final do ano passarei 4 dias terei problema com a comunicação uma vez que não falo alemão por favor me ajudem obrigado…

    • Rodrigo Molina
      23/07/2014

      Oi Nivaldo
      Que legal que você irá até a Alemanha. Não vejo a hora de voltar.
      Creio que você não terá grandes dificuldades, nem mesmo falando pouco inglês.
      A cidade é muito bem orientada, porém sugiro que tenha um bom guia de viagem. Uso sempre aquele Guia Visual Ilustrado da Publifolha.
      O povo alemão é cortes porem não espere um comportamento latino, muito carinhoso. São corretos e resolutivos e farão de tudo para te compreender.
      Antes de chegar em Munique eu acabei deixando minha mochila na estação de trem, com carteira, dinheiro, passaporte, computador e tudo… Era uma cidade pequena em que não falavam ingles, pq essa história de que todo mundo fala ingles é balela… Eu falo alemão bem, mas meu companheiro de viagem não fala nada de alemão e como ele foi conversar com a moça do achados e perdidos em ingles e elas não falavam ingles, eles deram um jeito de se entender.
      Pense assim… quantos turistas estiveram no Brasil e quantas pessoas aqui falam ingles?
      Aproveite bastante e depois nos conte aqui.
      Grande abraço

      Rodrigo

  6. renata s. santos
    07/07/2016

    Oi Rodrigo tudo bem? Adorei sua coluna, muito bem escrita e prática. Gostaria de saber se em Munique eu consigo me comunicar em ingles na maioria dos lugares, como estação de trem, lojas…? obrigada!!