Que Buenos Aires é uma cidade incrível, cheia de opções de passeios e espetáculos todos já sabemos. O que muita gente não sabe, é que além das dezenas de casas de tango, boates e barzinhos charmosos, dá para conhecer um pouco da tradição “gaúcha” do país em um show de música, atuação e acrobacias: o Ópera Pampa (www.operapampa.com.ar).
Detalhe: shows o ano inteiro, de terça a sábado.
Figueira na entrada do Opera Pampa
Para reservar é muito fácil, é só ligar ou ir até La Rural, que é uma arena localizada em Palermo, mais precisamente na Av. Sarmiento, 2704. Em si, a própria casa já encanta, recriando o charme de uma Hacienda colonial. Boas notícias: o translado do seu hotel está incluído no preço, além de uma recepção com vinhos (Malbec ou Chadornay) e empanadas antes da apresentação começar.
O carro chefe, claro, é o show que conta a história da Argentina desde o tempo dos conflitos entre o colonizador espanhol e os índios enfatizando a importância que o cavalo, melhor amigo do estancieiro, desempenhou ao longo do tempo.
Palco do Opera Pampa
Números acrobáticos e batalhas incendeiam a arena, remontando cenas históricas das lutas que criaram a nação argentina. E ao lado da bravura dos guerreiros, há a linda e poética demonstração da vida do povo humilde do campo, da lida diária das lavadeiras na cidade, da reverência à natureza das índias…
A ópera transcorre com alguns solos dramáticos, passando por números de dança gaúcha (de bombacha e tudo, pois a tradição do grande pampa unifica em espírito argentinos, uruguaios e brasileiros do Rio Grande do Sul) até atingir seu clímax numa celebração belíssima e patriótica.
Uma lição se leva desse show: os argentinos sabem honrar sua nação e celebrar seu orgulho de modo inimaginável a um brasileiro; algo que deveria nos servir de inspiração, pois afinal de contas, estamos em uma situação econômica e política muito melhor que a deles.
E não é só isso! (parecendo aquelas propagandas do Polishop, hehehe). Além de assistir ao show, você tem a opção de gastar uns pesos a mais para degustar um churrasco campeiro autêntico, preparado ao longo de pelo menos 8 horas na brasa.
Barato, barato, não é, mas só de ter Malbec à vontade, cortes dignos de gourmet e atendimento de primeira (com garçom hablando português com sotaque incluído), para mim já se justifica a viagem. Funciona assim: preço fixo para entrada (saladas frias e linguiças), prato principal (costela, frango e corte especial de picanha) e sobremesa caseira. Leve dinheiro vivo para a gorjeta, pois ela não está incluída no preço.
Depois de encher bem o bucho, pegue o seu translado de volta ao hotel (já incluído, lembram?) e faça sossegadamente suas digestões: a gástrica, empanturrado que estará de carnes nobres; e a digestão moral do dilema de ser filho de uma pátria muito maior, melhor e mais bonita que a deles e ainda assim, posar de patinho feio e coitadinho. A segunda digestão, confesso, deu muito mais trabalho do que a primeira.
Uma amostra do espetáculo, filmada por nós, para quem ficou curioso…
Até mais, pessoal!
Mais sobre a Argentina aqui nos Andarilhos do Mundo?
Buenos Aires
Tá escrito OTÁRIO na minha testa?
Roubaram o meu cartão de crédito no exterior
Ópera Pampa: BsAs além do Tango
Tango em Buenos Aires
Buenos Aires para Iniciantes
Diga Não à Aerolineas Argentinas
Puerto Iguazú
Noche en Iguazú – Argentina no #BlogTurFoz
Cataratas pelo Lado Argentino
La Gran Aventura – DENTRO das Cataratas com Vídeo
Duty Free Shop de Puerto Iguazú
Mendoza
Mendoza e suas Atrações
Inusitado Villavicencio em Mendoza
Feliz como Pataxó na Neve
Tour das Bodegas em Mendoza
Guia de como chegar a Mendoza
Gleiber, eu não tinha visto este seu post antes. Minha prima me indicou este passeio e quando fui pesquisar no google, bimba!!!! Caiu no andarilho…
Quanto custou tudo, jantar +entrada?
Irei em Abril com o marido para Buenos Aires 🙂
Bjs
Érika Marques
@blogoutrosares
Érika, querida! Esse show é EXCELENTE! Vale muito à pena. Se quiser ver só o show (dá direito a empanadas e um cálice de vinho como recepção): $170. Com o jantar, que inclui as empanadas de antes do show, vinho à vontade e refeição completa depois do show (entrada, prato principal e sobremesa), o preço sobe para salgados $385. Os preços são em pesos argentinos, incluindo já o translado, mas excluindo-se a gorjeta.
nas minhas próximas férias irei para BsAs e não deixarei de ir nesse show de jeito nenhum! lindooooooooo! parabéns pelo blog, excelente (e vicia… kkkkk)
Gostaria de saber se tem show dia de segunda-feira
Suely, andei pesquisando e parece que o Opera Pampa fechou. Infelizmente…
GOSTARIA DE SABER O PRECO,E QUAIS OS DIAS DA SEMANA QUE TEM OS SHOWS?
Odair, ao que parece o Opera Pampa não está mais funcionando, pois não consigo mais nem entrar no site deles. 🙁