Punta del Este de carro – e em dois dias

Essa jornada dos Andarilhos do Mundo contou com a participação especial de dois novos Andarilhos! Além do Gleiber (esse que vos escreve) e o Sandro (esse que fotografa na maioria das vezes), teremos a companhia do Seu Adão e da Dona Emma (que, por acaso, são os pais do Sandro!).

Sejam bem-vindos!

Punta del Este é, como disse uma amiga minha no twitter, um pedacinho do paraíso. Sem falsas modéstias, sem rodeios. É um lugar lindo e ponto final.

O mais incrível é que a natureza não dotou Punta de nenhuma atração muito especial.

 

É um balneário entre o oceano e o Rio da Prata, com a diferença de ter águas mais azuis do que as das praias gaúchas (além de algumas formações rochosas, que eu adoro).

Como chegar a Punta del Este de carro

Para chegar lá é muito fácil. Estrada em direção ao Chuí, 220km a partir de Rio Grande em um retão que não acaba mais. De lambuja, você ganha 18km de estrada cruzando o Parque do Taim, área de preservação ecológica em que se pode avistar capivaras, emas e outros animais selvagens (cardeais, jacarés…).

Do Chuí, mais uns 250km de um tapete muito bem pavimentado, uma Aduana muito simpática (que diferença das imigrações europeias… aqui eles dão até folders com informações turísticas pra gente!), e várias prainhas à esquerda da pista e você começa a avistar as mansões de Punta del Este.

De carro, atenção! Você pode pegar dois caminhos, o mais longo, por Manantiales, que te faz circular na beira-mar por mais tempo (8km a mais, mas com um visu incrível!), ou o mais curto, por San Carlos, cuja estrada está muito mal conservada (tinha um alagamento que nos impediu de passar, inclusive!).

E Punta é mesmo um pedaço do paraíso… Onde quer que se hospede, você estará entre milhonários, mansões, prédios modernos, lojas de grife, ruas de limpeza impecável. Tudo o que você pode sonhar em uma cidade-modelo.

 

Hospedagem em Punta del Este

Ficamos perto do farol, na pontinha da Península, num hotel low-budget chamado “The Smallest”. Perfeito para quem está com orçamento apertado, pois reúne conforto (a cama era excelente!), localização e preço (US$ 42,00 o quarto duplo no booking.com).

 

Atrações Turísticas de Punta e Arredores

 

1) Caminhar na Península

 

No dia da chegada, passeamos no Porto e na Gorlero (rua principal). Infelizmente, como era baixíssima temporada, havia muita coisa fechada. Mas mesmo assim, dá para sentir a vibe do local. O centrinho é bem pequeno, dá para conhecer tudo à pé, incluindo a feirinha de artesanato.

 

2) Playa Brava

 

É onde estão os dedos de Deus, uma escultura simbolizando dedos saindo da areia. Desse lado de Punta está o oceano, contraponto da Playa Mansa, do lado do Rio da Prata, onde não se formam ondas.

 

3) La Barra

 

Um outro “bairro” de Punta, na direção do oceano. Fica no entorno de uma “barra” que é o encontro de um dos rios da região com o mar. Muitas lojinhas também, principalmente de artigos de praia. A ponte que cruza esta barra é uma atração à parte.

 

4) Faro Jose Ignacio

Fica a 40km do centrinho de Punta, mas vale a visita (principalmente se estiver de carro). Um “bairro” bem sossegado, com alma mais cult.

O farol em si dá para ser visitado (a 15 pesos uruguaios), mas prepare as panturrilhas! Lá de cima, uma vista incrível do mar, de Punta, do vilarejo e das rochas que embelezam muito o local.

Saindo de Punta del Este em direção a Montevideo fomos parando pela estrada para visitar mais outras atrações.

 

5) Punta Ballena

 

Famosa por dar nome a deliciosos Alfajores, é uma pequena península pedregosa (ventaaaaava…!). Uns caras vendendo artesanato, outros saltando de Para-glider e outros caminhando pelas pedras loucos para escorregar e cair lá embaixo!

 

6) Casapueblo

 

Ao lado de Punta Ballena (ou EM Punta Ballena, sei lá!), a famosa “casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão”. Exatamente! Esse lugar foi quem inspirou Toquinho e Vinícius de Moraes a comporem essa canção.

E definitivamente, foi o ponto alto até aqui. A casa, curvilínea como o corpo de uma mulher, cercada do azul celeste de um dia lindo de Sol, debruçada sobre um penhasco rochoso e mirando a imensidão do Rio da Prata, é um convite à arte e à poesia!


Ingresso: 120 pesos uruguaios. Ver o Seu Adão chamando Vilaró de louco a cada nova sala: não tem preço!

7) Piriápolis

 

Um balneário mais sossegado que Punta del Este, com um charme mais retrô e sem tanta ostentação. Cantinho gostoso para caminhar e para um almoço!

 

8) Por-do-Sol em Punta Gorda

Já na chegada de Montevideo, aviso aos motoristas (principalmente aos que se fiam em GPS): vão sempre pelas Ramblas!

As avenidas e ruas de Montevidéu são charmosas e talvez até te levem mais rápido. Ainda sim, siga pela beira-mar (ou beira-rio?)! O visual é incrível!

Quando vir uma placa mostrando o caminho para a Plaza del la Armada, faça o retorno e entre. Um mirante em que se avista toda a cidade, com direito a um pôr-do-Sol daqueles.

D. Emma disse até que o Sol daqui parece mais forte e mais dourado do que o nosso, lá no Brasil. Será que não é por isso que eles (os uruguaios) o trazem em sua bandeira? Citando o próprio Vilaró (artista plástico que construiu a Casapueblo):

“Sinto como se o Sol uruguaio estivesse tatuado em meu coração”

Faço dele as minhas palavras!

 

Colonia del Sacramento

5 Deveres em Colonia del Sacramento

Montevidéu

Montevidéu: clima de nostalgia
Plaza de la Armada

Punta del Este

Punta del Este de carro – e em dois dias

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:38
Posts Relacionados:
15
Aug
2011
38 comentários
  1. marcello busch
    13/12/2012

    Como foi sua viajem até a fronteira, onde parou e dormiu e quanto rodou por dia, valeu a pena??

    • A gente dormiu em Rio Grande, na praia do Cassino, onde os pais do Sandro moram. E depois a gente fez direto até Punta, parando no Chuí para passear rapidamente e almoçando um pouco antes, em Santa Vitório do Palmar. Nossa viagem seguiu depois até Montevidéu (onde dormimos) e Colonia del Sacramento (só de passagem), e de lá, para Buenos Aires de barco (deixamos o carro em Colonia). Esse dia entre Rio Grande – Punta foi o mais longo (460km – levamos o dia todo). Depois, andamos cerca de 150km em cada trecho (Punta – Montevideo e Montevideo – Colonia)

  2. Fabiula
    16/07/2013

    Boa tarde!!
    Achei super interessante o relado e fotos dessa viagem linda..Eu e minha familia também viajamo muito de carro .. Gostaria , se possivel se receber mais informações e saber se a entrada no país pode aoontecer normalmente. O que é necessário pra circular la? Obrigada , desde já.
    Parabéns pelo belo passeio

    • A única coisa “diferente” que é necessária para circular no Uruguai é a carta verde, uma espécie de seguro contra terceiros, que é OBRIGATÓRIA ao entrar no país de carro. Aqui em Porto Alegre, a gente faz em qualquer agência do Banco do Brasil. Acho que deve ser assim no país todo também. Parece que agora outros bancos também já fazem (não precisa ser cliente do Banco do Brasil para fazer, viu?). Na fronteira, basta mostrar identidade (ou passaporte), documentos do veículo e a carta verde. Outra observação, se o carro for de um terceiro é necessária uma autorização por escrito do proprietário do veículo. Abraços e seja sempre bem vinda.

  3. Diva Menechelli
    01/02/2014

    Olá!
    Somos seus seguidores há bastante tempo. Faremos a terceira viagem de carro para o Uruguai e, desde a primeira, não sem antes consultar os roteiros já feitos por vocês. Vamos para Punta del Este jogar o torneio Sul Americano de Tênis e, também desta vez, vamos seguindo suas orientação e sugestões de vocês. Sairemos de São Paulo no dia 15/02 e dormiremos em Porto Alegre. De lá, no dia seguinte para Punta Del Este. abç Diva

    • Oi Diva,
      Obrigado pela audiência! Punta é um lugar muito lindo e pena que faz tempo que a gente não volta lá.
      Boa viagem e tomara que você pegue um clima gostoso por lá.
      Abração.

  4. Eduardo
    10/07/2014

    Gleiber,

    Achei bacana o seu relato. Sou do Rio de Janeiro e pretendo ir de carro, mas estou indo de avião até Pelotas, lá alugo um carro e vou até Punta del Este.

    Pelos meus calculos são cerca de 483 km de estrada. sabe se são boas?

    o sinal de gps é legal??

    como funciona essa questão da carta verde obrigatória. eu vou no banco do brasil e solicito exatamente o que?

    abraços

    • Oi Eduardo. As estradas são excelentes. É uma região pouco movimentada, praticamente sem caminhões. O sinal de GPS funciona sim, eheheh. Sobre a carta verde, ó obrigatória mesmo! Em qualquer agência do Banco do Brasil você pode pedi-la, mas seguradoras hoje como a Porto Seguro também fazem. É só pedir por Carta Verde mesmo… 🙂 Abraços.

  5. Marina
    25/11/2014

    oi, muito legal suas digas, gostaria de saber se custa caro essa carta verde e se posso alugar um carro em porto alegre e sair com ele do país. abraços Marina

  6. Zenilde
    30/11/2014

    Olá Gleiber e Sandro, em fevereiro (06) estarei viajando para um circuito entre Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, meu voo é SP-Santiago então, obrigatoriamente devo começar meu tour pelo Chile. Vocês podem me dar algumas dicas para ir a partir de lá? Tipo: de Santiago para Buenos Aires ou para Montevidéu, qual a rota mais acessível? De ônibus é possível? já copiei tudo: todos os lugares pra ver, onde ficar, o que fazer, etc, só falta fazer um bom roteiro, temos (eu e minha irmã) 18 dias, acho que é um bom tempo para conhecer algumas coisas. Obrigada.

    • Oi Zenilde,
      De Santiago para Buenos Aires, vá de avião. Não tem outra escolha. Mas de Buenos Aires a Montevidéu, dá para ir de Buquebus, um ferry. São não puder voltar de Montevidéu direto para o Brasil, faça o trajeto inverso.
      http://www.buquebus.com/BQBPreHome.html
      Abraços.

  7. RICARDO RIBEIRO
    09/12/2014

    adorei as dicas saio dia 16 próximo com destino a punta,e gostaria de saber se é facil andar por la. Sou motorista executivo e vou para dirigir para o chefe. Vou fico até 10/01/15 e depois volto de novo de carro. eSTE SEGURO VERDE PODE SER CONTRATADO NA HORA LA NA dUANA.
    OBRIGADO
    RICARDO RIBEIRO

    • Oi Ricardo. É verdade, dá para comprar a carta verde lá mesmo! E é bem fácil se deslocar por lá sim, tudo bem sinalizado. Se bem que eu não ando mais sem GPS. Acostumei, ehehehehe.

  8. Rodrigo
    24/12/2014

    Ola…muito bom seus relatos!! Estou pretendendo sair em janeiro de carro. Sobre o veículo, essa autorização por escrito de um terceiro, como ela deve ser feita? e em relação ao mês de janeiro por ser época de férias, o preço é mais salgado? Comida…hospedagem…

    • Oi Rodrigo,
      Essa autorização tem que ser feita em cartório, assinada com reconhecimento de firma. Vá num cartório, setor de procurações, que eles fazem. Em Janeiro tudo é beeeeem mais caro em Punta del Este. Te prepare para pagar o triplo do que no inverno, para a mesma hospedagem. Abraços e boa sorte.

  9. Fátima
    28/01/2015

    Olá,

    Estou pensando em visitar o uruguai, saindo de bh, de avião até porto alegre, de lá alugar um carro e chegar ao uruguai. Gostaria de saber quantos km são de porto alegre até a fronteira. Porto alegre é a melhor cidade para iniciar esta viagem? ou tem outra cidade que pode encurtar mais o caminho?

    Obrigada.

    Fátima

    • Oi Fátima,
      Não dá para atravessar a fronteira de carro alugado não… Só de carro próprio. 🙁
      Talvez haja alguma locadora de carros no Chuy (lado uruguaio) ou até mesmo em Rivera.
      Dá para ir de avião até Santana do Livramento (fronteira com a cidade uruguaia de Rivera) via NHT, uma empresa de aviões regionais daqui do RS. Tb dá para ir de NHT até Rio Grande, e depois chegar de ônibus até o Chuí.
      Abraços

      • Denise
        20/12/2016

        Não temos mais NHT.. Ao menos temos o vôo da Azul que vai até Pelotas.

  10. Marco Aurelio
    17/02/2015

    Estou querendo ir em maio para Punta del Este, vou ter quinze dias, o que você acha? Vou sair de São Paulo.

    • Oi Marco Aurelio,
      É um lugar lindo, mas em maio vai estar deserto. É muito frio por lá, e vai estar às moscas. 15 dias é muito tempo… Não recomendaria.
      Abraços

  11. sandra
    16/03/2015

    oi em que mês você foi? Estou pensando em ir em julho. Na verdade quero conhecer montevidéu e estando tão perto chegar a Punta Del Leste seria uma opção. você pagou quanto o litro do combustível em média? vou sair de São Paulo.

    • Oi Sandra,
      Não me lembro do preço da gasolina mais 🙁
      Mas em Julho, Punta está às moscas. Não deixa de ser bonita. Mas é completamente diferente do verão. Nós fomos em Maio.
      Abraços.

  12. Vinicius
    15/10/2015

    Olá, pretendemos ir em dois casais para Punta na alta temporada.
    Como tudo é muito caro, existe a possibilidade de levar barracas e dormir por lá? Ou até mesmo uma pousada com valores acessíveis? Saindo de Porto Alegre o melhor trajeto é pela 116 e depois ir por Rio Grande, Santa Vitória do Palmar?
    Com dois motoristas da para fazer este trajeto é 4 dias??
    Ahh só mais uma perguntinha, da para ir de carro 1.0 (Siena)?? Abraços

    • Oi Vinicius,
      Dá para ir de 1.0 sim. E há áreas de camping em Punta sim. De carro, vocês podem ficar mais longe do vuco-vuco e pegar um lugar mais barato, talvez em Maldonado mesmo. O melhor caminho é esse mesmo, da 116 e Santa Vitória do Palmar.
      Revezem dois motoristas e divirtam-se.
      Abraços.

  13. sergio peres
    14/02/2016

    Muito bom Gleiber,
    Como é a segurança na região, estradas etc… pretendemos sair de Poa até Punta via chui, acha o melhor caminho?

    • Oi Sérgio,
      As estradas são boas. No trecho brasileiro há vários pedágios até Pelotas e está havendo um processo de duplicação. O trecho Uruguaio é um tapete impecável.
      Abraços.

  14. FABIO OLIVEIRA DE MORAES
    16/05/2016

    Olá. Parabéns pelas publicações. Sempre acompanho!
    Amigo. Sou de Cascavel/Pr, vou pro Uruguai de carro em junho deste ano. Tenho em mente o seguinte roteiro> Paraná, descendo SC pelo Rio do Rastro até RS. Passo a noite e pela manhã seguimos até Punta. Fico um dia e sigo pra Montevideo. Penso em ficar 3 a 4 dias e seguir pra Colonia. Ficar um dia e subir o pais pelo oeste até Uruguaiana. O que acha? como funciona a questão do cambio? posso levar reais? ou troco tudo na passagem da fronteira?

    • Oi Fábio,
      Leve reais e troque lá mesmo. Bom seu roteiro. A parte brasileira está meio corrida, né? Mas tá legal.
      Abraços.

  15. Beatriz
    04/07/2016

    Olá Gleiber,

    Minha filha e eu estaremos viajando para Montevidéo no dia 20/12/16 e retornaremos `a SP no dia 04/01/2017. Ficaremos em Montevidéo, mas faremos uma ida e volta para Colonia do Sacramento e outra para Punta del Este. Você saberia me dizer:

    – algum site onde eu possa checar o valor do real e/ou dolar em relação `a moeda uruguaia?
    – voltagem no Uruguai?
    – precisa colocar algum tipo de “zona azul” para estacionar o carro nas ruas de Punta del Este e Colonia do Sacramento? Em Montevideo, eu deixarei o carro, que alugarei lá, na garagem do hotel, que será gratuito. Caso sim, onde adquirir?

    Boa semana!

    • Oi Beatriz,
      A gente olha sempre o câmbio nesse site (cotação oficial)
      http://economia.uol.com.br/cotacoes/

      A voltagem é 220V por lá. E sobre estacionamento, eu não lembro, mas acho que há áreas livres e áreas com parquímetros, que são áreas azis onde você paga na máquina e coloca o comprovante no painel do carro. Lembro que estacionar não era difícil por lá.

      Abraços.

  16. Beatriz
    04/07/2016

    Corrigindo a data de ida: 30 de dezembro 2016

  17. Diana Sul
    23/07/2016

    Olá, iria alugar carro aqui em São Paulo para ir para punta del este, mas já li que vc informou que não é permitido, realmente não tem como? Iria locar o veículo pela localiza

    • Oi Diana
      Não é proibido. É exigida uma autorização para cruzar a fronteira fornecida pela locadora. As locadoras em cidades fronteiriças são acostumadas a dar esse documento (que deve ser solicitado com antecedência). Daí tudo bem. Você também precisa fazer uma carta verde pelo período que pretende circular no exterior.
      Abraços e boa sorte.

  18. Alina
    09/08/2016

    Oie…eu e meu esposo estamos pesquisando a hipótese de passarmos o Natal em Punta…saindo do extremo sul de SC (de carro). Adorei suas informações…foram de mta utilidade!!!

  19. Sureia
    11/11/2016

    Olá, gostaria de saber em relação a internet do celular, tu compro um chip por lá ou tua operadora funcionou legal por lá?

    • O ideal é comprar um chip. A nossa operadora brasileira até tem convênio com as de lá, mas cobram muuuuito caro pelo roaming, não vale a pena.
      Abraços.