Falar bem de Colonia é chover no molhado, eu sei. Mas como a tentativa de achar algum defeito na cidade se mostrou infrutífera, então vou tecer comentários que talvez já estejam a um Google de distância de todos, mas ainda assim, serão para mim a forma mais honesta de se referir a esse lugarejo.
Uma vista panorâmica com farol
1) Chegarás fácil
Fica a 180 km (e dois pedágios de 50 pesos) de Montevideu, facilmente percorridos ao longo do tapete de asfalto impecável. Quem vai viajar de Buquebus (o catamarã que atravessa o Rio da Prata) para Buenos Aires tem a opção de ser levado de ônibus pela companhia, o que é altamente recomendado para quem não está de carro.
Uma hora de Buenos Aires de barco
Nunca JAMAIS vá de Montevideu direto para Buenos Aires (ou vice-e-versa) sem dar uma chegadinha em Colónia! Detalhe: a chegada na cidade pela rodovia ladeada de palmeiras é incrível!
2) Flanarás pelas calles históricas
O verbo flanar (para quem não conhece, significa algo como “caminhar por aí”) deverá ser conjugado em todas as pessoas, modos e tempos. Com um centro histórico fácil de ser percorrido, o único risco é quebrar o salto dos sapatos das madames nas ruas de paralelepípedos.
Nunca JAMAIS faça esse passeio correndo. Por mais que seja fácil conhecer tudo em pouco mais de uma hora ou duas, acredite: você vai querer passar pelo menos uma tarde inteira (ou a vida inteira, quem sabe) flanando, flanando…
3) Não precisarás de mapas turísticos
Apesar de ter vários “pontos” que merecem sua visita, relaxe… Você verá todos eles enquanto faz o seu passeio. O mais bonito em Colonia nem é o Farol, ou a ruína do convento (lugares que inevitavelmente você verá!), mas os detalhes de cada rua, cada casinha, cada beco.
Nunca JAMAIS vá embora, entretanto, sem ir à Calle de los Suspiros (ou a sua paralela, Calle del Sol, acho eu). Essa sim, a mais antiga e charmosa de todas elas.
4) Tomarás um café hermoso
As cafeterias são um convite para se sentar e desfrutar o espírito de tranquilidade que paira no ar. Se a história levou séculos para criar um lugar tão charmoso, não tenha pressa e desacelere degustando um café provavelmente brasileiro que você provavelmente não encontrará no Brasil.
Nunca JAMAIS deixe para lanchar ou comer no Shopping da cidade ou na área mais moderna. Mesmo que custe mais caro, o charme e a hospitalidade do centro histórico serão recompensadores.
5) Fotografarás floreiras
Fotógrafos amadores como eu irão se deliciar com os ângulos, cores e nuances da cidade. Fotógrafos profissionais irão simplesmente enlouquecer! Não economize seus cliques, todos estarão fazendo o mesmo.
Nunca JAMAIS esqueça de levar uma lembrancinha fotográfica dos calhambeques transformados em floreiras. Eu nunca vi algo parecido!
Mais Uruguai no nosso blog?
Colonia del Sacramento
5 Deveres em Colonia del Sacramento
Montevidéu
Montevidéu: clima de nostalgia
Plaza de la Armada
Achei perfeito os seus comentários. Realmente descreve a sensação de ter estado naquela cidade simplesmente linda.
Eu, e minha mãe – aos 80 anos, fizemos tudo isso e não sabíamos que tínhamos de cumprir esses “5 deveres”.
Acredito, entretanto, que deveria ser incluido mais um: relaxar(mais ainda) em um dos bancos que existem no pier, olhando o movimento dos barcos.
Além do mais,os uruguaios são verdadeiros anfitriões.
Parabéns pela sensibilidade e criatividade.
Muito obrigado pela visita e pela contribuição ao blog. Colônia é uma cidade apaixonante e os anfitriões uruguaios realmente merecem todos os nossos elogios. Um abraço e volte sempre!
Arrasou! Adorei o post e vou seguir à risca sua dicas! 😀
Beijo!
Anotado!!
Semana que vem estarei lá, espero aproveitar tanto quanto vocês!
Abraço!
Com certeza que vai! Colônia é um lugar fantástico. Só vou avisando do calor… preparem-se