Dicas para Turistas – Egito – parte 5 de 5

Tá certo! Eu fui ao Egito em 2008, mas recolhi dicas muito importantes para qualquer um que queira viajar pra lá. Programar uma viagem pra lá é muito mais do que saber quais os principais pontos turísticos.

Afinal, um país muçulmano, cravado no centro das convulsões sociais do Oriente Médio e em processo de democratização relativamente recente, gera algumas dúvidas próprias. Coisas que um destino como Paris, por exemplo, não gerariam.

Assim, sobre a forma de perguntas e respostas, vou tentar esclarecer as principais dúvidas de alguém que está planejando conhecer o país dos faraós em 2011.

É fácil se comunicar no Egito?

Bem, se você quer saber se eles falam em inglês por lá, a resposta é NÃO! O povo egípcio, em geral, só fala árabe. Entretanto, como em todo lugar que vive do turismo, nas atrações principais haverá indicações e material explicativo em várias línguas e não é difícil achar guias fluentes em espanhol ou até em português!

Mas esqueça essa de se misturar com o locais para conhecer melhor sua cultura. O povo “de verdade” não vai conseguir falar contigo. Imagine que lá é como o Brasil. Aqui tudo é em português, já repararam?

 

O Egito é um bom destino para compras?

Se você não se importa em ter que pechinchar e barganhar a CADA coisa que vai comprar, é sim um bom destino para artesanato. Bijuterias e tapetes estão entre os artigos mais negociados, além de souvenirs típicos com papiros, perfumes e pequenas estatuetas.

Mas se prepare! Tudo o que você comprar lá será barganhado. É impossível chegar numa lanchonete e comprar uma coca sem passar ao menos uns 30 minutos discutindo quanto ela vale. Eu, particularmente, odeio isso!

Lá nada tem preço fixo. Vai da cara do freguês e de sua habilidade em negociar. O lado bom é que, se você tem saco para a “brincadeira”, encontrará verdadeiras pechinchas (já que nossa moeda está forte ultimamente). Mas pode saber: quando você estiver achando que lucrou, pode ter certeza que o “turco” (tá, já sei! é árabe e não turco!) lucrou muito mais ainda.

Outra característica peculiar: eles vão se comunicar contigo não importa a sua língua! Sério. Nunca vi gente mais poliglota do que os mercadores dos bazares egípcios. Para fazer um bom negócio eles usam de todo o tipo de tática, inclusive de dar agrados (servem suco SEMPRE, por exemplo). Mas um pecado mortal: topar um preço e depois não levar vai deixá-los muito bravos.

 

É verdade que lá não tem assalto?

Apesar de ser um país com muita miséria e pobreza, eles juram que não há ladrões, nem assaltantes. Há golpistas, que querem te tirar dinheiro te prestando favores que você não pediu e cobrando depois (tipo flanelinha por aqui, mas lá tem “flanelinha” de tudo!). Roubar lá é um crime hediondo e dizem que é punido arrancando a mão fora! Não sei se é verdade, mas que lá é muito mais seguro que o Brasil, isso é!

 

Os muçulmanos odeiam os ocidentais?

NÃO! Eles nos adoraram. Ou melhor, o povo egípcio (não posso falar pelos outros povos árabes) é muito festeiro, caloroso e afetuoso. Sério! Parecem os brasileiros. Eles são muito bem-humorados, pelo menos o povo que lida com os turistas, os garçons, os vendedores.

E eles sabem que nós não temos a mesma religião que eles, ponto final. Eles nos respeitam e esperam ser respeitados. Sem conflitos. Simples assim.

Só não toque num assunto: Israel. Acredite. Vai por mim. Nem ouse pronunciar essa palavra.

 

É perigoso para mulheres viajarem sozinhas?

Sim. Tinha uma turma de turistas brasileiros no nosso cruzeiro. Umas 6 mulheres e um único “bendito é o fruto”. Conclusão: ele tinha que vigiá-las o tempo todo, senão o assédio comia mesmo! Ele estava com a sua esposa, então ela era respeitada. Já as outras…

 

Eles aceitam casais gays ou lésbicas?

Não! Na cultura deles isso é CRIME. Portanto, casais homossexuais devem tomar muito cuidado para não transformar sua viagem de férias numa tragédia.

 

É perigoso viajar para lá? Posso ser vítima de um atentado?

Olha, apesar de já ter havido atentados terroristas contra turistas no país, em geral a população sabe que o turismo é uma de suas principais fontes de renda e por isso, não vão querer manchar a sua imagem a qualquer preço.

As últimas manifestações que retiraram o ditador Mubarak deixaram a situação mais tensa, mas o setor de turismo está com todas a suas atividades retomadas. Infelizmente a situação política ainda não está completamente pacificada. Eu, pessoalmente, esperaria um pouco mais para viajar até lá. Mas sabe como é oriente médio… Se você for esperar a paz completa, pode não ir nunca!

 

Posso visitar uma mesquita?

Na verdade, só as mesquita que não funcionam de verdade podem ser visitadas por turistas. Eles a consideram um local para orações, não para visitações. Não estão certos?

 

Precisa de visto para entrar no país?

Sim. E você tem que adquiri-lo previamente no consulado do Rio ou na embaixada em Brasília. Acabou a mamata de poder comprá-lo no aeroporto como era antigamente. O prazo para isso ficar pronto é de 5 dias úteis. Então programe-se com antecedência.

 

É verdade que precisa da vacina para a Febre Amarela?

É verdade. E você deve levar o comprovante internacional de vacinação.

 

Você tem mais informações importantes?

Essa última pergunta foi bem tosca, hein?
De qualquer modo, aí vão mais algumas informações úteis:

Fuso Horário: +5 em relação ao Brasil
DDI: 20
Idioma: Árabe
Moeda: Libra Egípcia

 

Se você quer nos enviar a sua dúvida, fique à vontade para usar os comentários (abaixo) ou o nosso email: contato@andarilhosdomundo.com.br

Abraços a todos!

 

Acompanhe a série completa com os links abaixo:

Geral

   Pacote Turístico
   Dicas para Turistas

 

Aswan

   Aswan e Abu Simbel

 

Cairo

   Passeios no Cairo

 

Luxor

   Cruzeiro no Nilo e Luxor

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:34
Posts Relacionados:
14
Jul
2011
34 comentários
  1. Adriane e Bruno
    14/07/2011

    Gleiber, seu blog é fantástico! Traz ótimas informações sobre roteiros turísticos e também os cuidados que devemos tomar. Muito legal! Parabéns!!! Quando eu fizer minha viagem internacional, vou consultar seu blog! Bjos

  2. Gleiber
    14/07/2011

    Pode também me consultar? Por enquanto tô montando roteiros de graça. Por enquanto… huahuahuahuahua
    Te adoro Adriane! Seja sempre bem vinda!

  3. preciso falar com voce homemmmm !
    entre no msn, to com umas duvidas q nao da p falar tudo por aqui..

    to querendo ir pra frança, mas to querendo saber de tudo e tal! bjssss

    (se tiver um local onde a gente possa se falar, ajudaria, a proposito, saudade das suas viagens) isabelampimentel@hotmail.com

  4. Gleiber
    21/07/2011

    Eu deixei meu email para contato, Isabela, no final da postagem: gleiber_rodrigues@hotmail.com O que precisar é só falar!

  5. Tais
    19/12/2012

    Ola!
    Em primeiro lugar, parabens pelo blog!!!
    Estive no Egito durante 20 dias, em junho desse ano… Foi incrivel!!! Superou todas as minhas espectativas….
    Sem dúvida nenhuma vale a pena conhecer… Quem for ficará apaixonado…
    Tenho uma dica para acrescentar em relação ao item “É facil se comunica no Egito?”
    Eu tive nenhum problema qto a isso pq consegui um guia egípcio que fala português fluente… Ele nos acompanhou durante toda a viagem… Passamos uma semana mergulhando em Sharm-el-sheik e ele não foi conosco, mas mantinha contato todos os dias através do telefone… Sempre que alguma coisa na comunicação complicava ligávamos para ele e, então, ele resolvia tudo falando em árabe! E nós não conseguimos pronunciar nem 5 palavras em árabe!
    O nome dele é Sherif El-naggar; ele tem facebook e o email é aburegila2002@yahoo.com, pode escrever em português.
    Ele foi muito atencioso e também decisivo no sucesso da nossa viagem…
    Vale a pena conversar com ele antes de fechar a viagem…
    Espero que essa dica ajude em alguma coisa

    • Nossa! Muito obrigado, Taís! Com certeza essa sua dica vai ajudar muitos turistas. O guia da nossa excursão (que falava espanhol) era assim também, super solícito, assim como parecem ser todos lá no Egito. Mas alguém que fala português vale ouro! Sempre. Muito obrigado mesmo! E seja sempre bem vinda por aqui.

  6. sidilena rocha
    03/04/2013

    nossa amei saber sobre os costumes do EGITO . PRETENDO em breve fazer uma viagem ao egito …..essas dicas irão me ajudar muito . se tiver mais por favor pode me mandar . bjss lena

  7. Mel Rocha
    19/04/2013

    estou planejando pra 2014 minha ida pro Egito gostaria de receber mais infomações sobre os locais mais interessantes de ir,desejo lugares que muitas vezes nos pacotes convencionais não incluem,mas irão acrescentar muito na minha pesquisa sobre o país.agradeço se me enviar por email e se tem pessoas aki no brasil q vão sempre pra lá acompanhando turistas.obrigada

  8. Angela
    15/05/2013

    Observações minhas: Paguei, em 2011, US$ 15.00 pelo visto no aeroporto.
    O Egito não é mais tão seguro, infelizmente. Depois da Revolução as coisas mudaram muito por lá. Tm que tomar cuidado.

  9. ihab
    09/08/2013

    bom dia , boa tarde para todos meus amigos queridos brasileiros.
    e muito bom ver brasileiros escrevendo do egito bastante detalhes, mas acho para conocer egito de verdade precisa de ver e conocer atraves de falar com as pessoas andar pelo as ruas ,eu sou egipcio faz 10 anos trablhando com brasileiros como guia , no caso de
    precisar de ajuda nao fique com duvida de me escrever meu e-mil e

    egipto_1000@hotmail.com

    (http://www.youtube.com/watch?v=EL17IeqZDSw).

    bastante dicas sobre mim como guia voce acha nesse site

    http://glaucoadams.com/dica-de-guia-turistico-no-egito/

  10. Cristiano Gonçalves
    19/11/2013

    Cara seu blog é muito show sua linguagem é bem clara gostei

  11. Maurício Campello
    05/07/2014

    Gostei muito do seu relato sobre a viagem ao Egito. Viajarei em 3 meses com um colega de trabalho e vou aproveitar muitas dicas. Além delas, elogio sua escrita, muito boa!

  12. Anny
    29/07/2014

    Ola, boa noite. Estou pensando em ir para o Egito em julho de 2015. Estou vasculhando a internet atras de informações e o seu blog, foi o único que eu encontrei, que fala coisas boas sobre o Egito. Eu tenho loucura para conhecer o Egito, mas quase estou desisti de ir, ate agora eu só tinha lido coisas ruins. Estou pensando em ir sozinha. Por isso quero saber exatamente, os riscos que posso correr. Li em vários lugares que eles estupram as mulheres, que é uma coisa “normal”. E isso mesmo? Em outro lugar li que o atual presidente, criou ou aprovou uma lei que agora o estupro é crime, e foram no dia 16/07/2014, 7 homens condenados a prisão perpetua. Ai tenho muitas duvidas. Me ajuda por favor. Bjuss

  13. Andrea
    16/11/2014

    Olá, Glelber! Adorei seu blog. Quero muito ir ao Egito agora em 2015. Mas temo pela situação política por lá. Encontrei um guia local que fala português. O que você acha? acredita ser perigoso essa viagem? Pode me orientar, por favor.

    • Oi Andrea,
      Se for esperar a situação política do Egito melhorar, você não vai nunca. Então se conseguiu um guia que fala português, tudo fica mais fácil. Abraços e boa sorte!

    • mohamed moises
      16/12/2014

      ola Andrea,
      eu sou moises e eu sou guia egipcio. quero lhe confirmar as palavras de Gleiber que a situacao do egito e melhor e acredite que a seguranca esta melhorando no todo egito. lhe recomendo visitar o egito desde novembro ate maio pela boa temperatura. se vc tevesse alguma pergunta, so me escreva e eu lhe responder mosesmiromizo@hotmail.com, eu organizo viagens e roteiros baratinhos pra o todo egito com referencias de muitos amigos brasileiros. tenha um lindo dia.

  14. Ibrahim
    25/11/2014

    O seu blog e super interessante para os viajantes .Eu como guia de portugues no Egito agradeco seus comepntarios que transmitem a realidade a diferenca dos outros blogs que falam tudo errado.O Egito e um pais seguro e nada mal para o turista porque simplesmente o pais esta precisando do turismo.
    Para qualquer duvida ou dica sobre a viagaem para o Egitao aqui deixo meu e mail:zizo_sr2010@yahoo.es

  15. Mohammed Youssef
    16/12/2014

    Bela foto do Egito Pirâmides de Gizé. Egito viagem para Pirâmides ea Esfinge do planalto de Gizé está no topo da lista de todos os visitantes e não sem razão. O Egito é um belo lugar para o turismo. Obrigado por compartilhar conosco.

  16. erika
    18/02/2015

    Oi gente pretendo ir ao egito preciso de informações de um guia que fale português

  17. joice kelly
    16/03/2015

    me fala a respeito de homem se casarem com brasileiras . e permitido la ? e se ela ja tiver filhos?

  18. Ana Paula Mele
    15/09/2015

    Oi Gleiber! Seu blog é simplesmente fascinante! Então…eu quero conhecer o Egito em 2016. Mas a minha dúvida é ir com qual agência. Você me indicaria uma? Tenho medo de ir para tão longe e a agência me deixar na mão.

    • Oi Ana Paula,
      Na época a gente foi pela Flot. Mas foi em 2008. Já faz tanto tempo. Nem sei se a Flot ainda existe.
      Abraços.

  19. Mayara
    06/11/2015

    Oie Gleiber,

    Primeiramente obrigada por compartilhar sua experiência de forma organizada e clara.

    Estou planejando minha viagem para o Oriente ( Egito 3 Dias, Jordânia 3 Dias e Israel 6 Dias) para 2016.

    Irei eu meu esposo e nossas mães.

    Veja se pode me auxiliar com algumas dúvidas:

    1-) Vale a pena conhecer Alexandria?

    2-) A idéia inicial seria começar pelo Cairo, seguir para Jordânia ( não sei se por terra ou avião) e finalizar em Isarel, porém vi seu comentário sobre o questionamento do visto do Egito em Israel, você teve experiência nesse sentido? Acredita que vale a pena alterar a ordem?

    3-) Você foi com agencia ou contratou algum guia ? Já tive a experiência na India e apesar de ter costume de viajar por conta, acredito que devido a cultura e riqueza de informação este é um local que vale um guia, você concorda? Tem alguma indicação?

    Obrigada pela atenção .

    Abçs,
    Mayara

    • Oi Mayara,
      Nossa viagem ao Egito foi há muito tempo, em outra época (sem essas guerras e conflitos de hoje). Eu nem sei se é seguro ir para essa região do mundo nos próximos meses. Mas enfim.
      1 – Fizemos um tour contratado desde o Brasil, e Alexandria não estava inclusa. De qualquer modo, nunca ouvi muito falar sobre o turismo por lá. Creio que não seja tão legal quanto o seu legado histórico possa fazer parecer.
      2 – Isso foi um boato que eu ouvi dizer, não sei se é verdade. Acho que se for para dar problema, a ordem não deve interferir muito (pode dar problema em qualquer um dos sentidos).
      3 – A gente fez tudo com guia, mas não temos mais o contato.

      Abraços.

  20. Danilo Vac
    03/06/2016

    Olá Glauber, seu blog é muito legal, já peguei várias dicas aqui,principalmente para o Peru e agora mais recentemente para o Egito…viagem que ocorreu na última semana, cheguei neste último domingo, foi uma ótima viagem e seu blog me ajudou muito nas dicas, porém queria sugerir que você atualizasse esse post, por que eu quase perdi minha viagem por conta de uma informação que está aqui…rs..mas não foi só no seu blog que li isso, outros com postagem sobre o Egito também passaram a mesma informação.. que é referente ao visto, assim que comprei minhas passagens, fui atrás de informações e li aqui que o visto poderia ser obtido na chegada ao aeroporto do Cairo, assim como para UK, Nova Zelândia e outros que fui..e fiquei tranquilo, pois como eu disse, vi essa informação em vários outros blogs, 6 dias antes da minha viagem, por um insight que veio do nada resolvi procurar novamanete informações sobre o visto Egipicio, e descobri que agora não é mais possível obter o visto diretamente no aeroporto, faz mais ou menos 1 ano que o Egito cancelou essa opção para os Brasileiros, agora é necessário dar entrada no pedido de visto pelo consulado do Egito no RJ ou pela embaixada em Brasilia, e Brasileiros que chegam no Egito sem o visto já emitido no Brasil perdem a viagem e são enviados de volta…nem com o famoso jeitinho se resolve… entrei em desespero achando que ia perder a viajem que tinha sido planejada há quase 3 meses…descobri isso era um sábado, e minha viagem era na sexta seguinte, pra tentar resolver o problema e salvar a viagem comprei uma passagem de SP pro RJ no primeiro horário de segunda e corri para o consulado do Egito com todos os documentos e formuláruos em mãos, chegando lá descobri que eles divulgam um tempo de 5 dias úteis para emissão do visto (o que inviabilizaria minha viagem) mas que na verdade era emitido com 3 dias úteis e que o passaporte seguiria para a minha casa via correios, o pessoal do consulado eram todos muito gentis, e expliquei pra eles a minha situação, que minha viagem era em 4 dias, e que eu tinha ido de SP pra RJ só pra resolver o problema, e que tinha medo de dar algum problema com os correios e não receber meus passaportes de volta com tempo para a viagem, ai eles me disseram que iam abrir uma exceção para o meu caso e emitiriam o meu visto na segunda-feira mesmo, e que eu já voltaria pra SP com o passaporte em mãos, esperei até umas 15h e recebi meu passaporte já com o visto…mas foi um sufoco, até um dos atendentes me disse, o que fizemos por vc não seria feito em nenhum outro consulado seja de que país for… pra evitar que outros passem por isso sugiro vc colocar essa observação aqui, que a regra mudou. No mais obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog, quando eu estiver com tempo e paciência queria fazer um também com as viagens que já fiz.

    • Nossa Danilo,
      Muuuuito obrigado por vir aqui contar sua história. Prometo arrumar lá no post sim. Essa informação é muito preciosa para ficar errada. Ainda bem que vc conseguiu viajar, que sufoco!
      Abraços.

  21. Danilo Vac
    05/06/2016

    Desculpa Gleiber… escrevi Glauber no comentário anterior.. valeu por alterar, é importante para que outros não corram o risco de perder a viagem… conversando com o pessoal no consulado eles me disseram que apesar da divulgação que eles fizeram, inclusive para as agências, muitas dessas agências de turismo ainda orientam errados seus clientes, e que muita gente já perdeu a viagem por causa disso…a pessoa me disse que inclusive uma pessoa teve problemas mais sérios lá por tentar passar sem o visto utilizando o famoso jeitinho Brasileiro do pagar um cafézinho…no site da embaixada tem toda a orientação de como pedir o visto, e pra quem não é do Rio nem Brasilia, eles explicam como pedir o visto pelos correios…mais uma vez parabéns pelo site!

  22. djenifer
    19/11/2016

    ola! eu estou pretendendo ir au egito sozinha mas tenho muito medo pois nao falo
    ingles só mente português vou ficar la uns 9 dias !!e gostaria de saber alguns
    lugares para comer fico aflita so de imaginar eu la mas quero muito conhecer
    este lugar …..