Riviera Suíça: Montreux e Lausanne

Hoje, mais fotos e pouco texto. É realmente tarde por aqui e amanhã é cedo.

Então vamos começar contando a jornada de hoje, saindo de um hotel quase na beira do Lago Genebra para visitar a costa cheia de barcos, sol e flores primaveris da região francesa do país.

O “litoral” sul da Suíça: lago Genebra

A Suíça é um país dividido em cantões e eles tem suas leis e costumes próprios, como pudemos perceber. Aqui, por exemplo, a língua oficial deixa de ser o alemão e passa a ser o francês.

Desaparece o Ausfhart e entra o Sortie (saída) das placas nas rodovias.

A “promenade” já com as cores da primavera

A gente se sente em outro país, não fosse o caldeirão de povos e culturas que continua agregando as diferenças em favor das semelhanças.

Chateau de Chillon

A única coisa ruim é que a taxa de “english-speakers” diminui bastante.

Bem, acordamos cedo para poder caminhar pela orla até um dos pontos turísticos mais famosos da região, o Chateau de Chillon. Um castelo (de novo) incrivelmente belo, bem preservado, e de graça com o Swiss Pass (o passe de trem que compramos).

A caminhada prometia ser inesquecível (assim disseram os recepcionistas do hotel, em duas ocasiões diferentes) e de fato, foi muito, mas muito mais bonita do que a gente podia imaginar. Tanto que os 2,5km que poderiam ser percorridos em 30min tranquilamente, duraram quase 60min, de tantas fotos que tirávamos.

A fina névoa atrapalha enxergar as montanhas nevadas ao fundo… 🙁

A orla está coberta de flores, jardins, hotéis, mansões, trapiches, pracinhas, bancos de praça, esculturas de rua… Tudo à beira daquela imensidão azul e rodeada pela onipresença dos gigantes de pedra e neve ao fundo. É demais, não é?

Mais chateau…

Depois de sair de um resort de neve (com direito a caverna de gelo a temperaturas negativas), passar o dia seguinte com agradáveis 18-19 graus num dos resorts de verão mais badalados da grã-finada é simplesmente surreal!

Passeio muito agradável, num dia muito bonito…

Depois de visitar o castelo, pegamos um busão (ganhamos um cartão no hotel que dava direito ao transporte público da região à vontade) e fomos para o centro de Montreux, que é uma cidade linda demais.

Aqui eu queria morar!

A cidade de Montreux. Lá um cassino, casarões, mansões…

Descemos na Marché Place, vimos um pouco do movimento do comércio, das crianças tomando sorvete, avós levando netos aos playgrounds, muita gente correndo, caminhando, passeando. Muuuitos idosos (me parece que eu já disse isso antes nesse mesmo blog)!

A região também é cheia de vinícolas

Ali, chegando a nos causar uma certa emoção, uma gigante homenagem a um dos artistas mais talentosos do nosso tempo: Fredie Mercury.

Freddie Mercury

Dali, direto para a cidade de Lausanne, outra jóia às margens do mesmo Lago Genebra, onde fica o Museu Olímpico (incluso para quem tem swiss pass!). A cidade é a sede do Comitê Olímpico Internacional e vimos ali uma celebração do esporte como instrumento de paz e esperança.

Ainda estou meio que arrepiado.

Mas de lá, corremos para a região chamada Gruyères, onde vaquinhas produzem leite muito famoso por originar bons chocolates e bons queijos, mas não deu tempo de pegar nada aberto. Amanhã voltamos lá e eu posto fotos.

Olhem as magnólias brotando acima da escultura dos ciclistas… Dentro do museu fotos eram proibidas 🙁

O mais louco foi terminar o dia dormindo em Berna, a capital do país, falando agora alemão. Tudo isso num só dia, percorrendo menos de 100km…

Abraços a todos. Amanhã tem mais!

Índice de postagens sobre a Suíça: