Liechtenstein

Hoje, a Gleibetur resolveu dar uma de esperta. Nosso último dia de aluguel de carros e é um belo de um domingo. A chuva parou e nos presenteou com um belo dia de Sol e 10 graus de calor! Então resolvemos esticar a nossa diária do carro até o meio da tarde (teoricamente deveríamos entregar até as 11h).

É que, sendo domingo, o ponto de entrega das chaves está fechado, então o sistema é estacionar o carro em frente e deixar as chaves junto com os documentos numa caixa de coleta preenchendo os dados corretamente. Então resolvemos escrever o horário que a gente DEVERIA ter entregado o carro, em vez do horário em que REALMENTE entregamos. Hehehe

Liechtenstein
Onde nós fomos hoje

Então aproveitamos que para ir a um país chamado Liechtenstein para o qual a gente não precisava comprar o selinho de pedágio (chamada vignete e exigido para circular nas estradas suíças).

Na verdade, exige-se ou o selo suíço ou o austríaco e nós temos o austríaco! Na Alemanha, por exemplo não se paga pedágio nenhum.

LiechtensteinPalácio do governo de Liechtenstein

E o que tem para conhecer nesse país que deve ter uma área total menor do que São Paulo? (a cidade!) Não sabíamos. Não fomos recomendados por ninguém para ir até lá, nunca tínhamos visto nenhum blog falando dele. E resolvemos explorar por nós mesmos.

A primeira coisa que chamou a atenção foi que a cidade é impecavelmente limpa e organizada. Estava praticamente deserta, como se todos os seus habitantes estivessem dentro de casa. As lojas, fechadas (já falei que era um domingo?). Mas claro que tinha a nuvem de turistas japoneses passeando.

Liechtenstein
Parlamento

Fomos ao centro de informações turísticas e pegamos um mapa com os principais pontos: dois museus (um de arte e o museu do país), uma igreja e os prédios do governo. Só!

Caminhamos por ali (pela “capital” chamada Vaduz), tiramos umas fotos bonitas, porque a arquitetura é linda demais e a cidade é rodeada por montanhas nevadas! Lá no alto da colina, advinhem? Um CASTELO!

Liechtenstein
Centrinho de Vaduz, com o castelo no alto

Não entramos em museu nenhum, mas achamos o centrinho e nos esbaldamos nas lojinhas de souvenirs. Ali também tinham restaurantes, cafeterias, livrarias. Ou seja um lugar super agradável para passar um dia lindo de sol. Tomei até sorvete!

Liechtenstein
Pausa para o rango

Já o Sandro que insistiu que era hora de almoçar, resolveu tomar uma sopa Goulash e se deu mal, porque estava muito apimentado.

Dali subimos para o castelo (de carro dessa vez, sem essa de camelar) e tiramos fotos lindíssimas da paisagem. Resumindo, passamos o dia inteiro ali, bem relax e devolvemos nosso carro ali pelas 15:30h.

Liechtenstein
Castelos saem bem na foto, ou não?

Daí a indiada foi a história de pegar trem, porque a gente se viu cheio de bagagens no meio da rua. Daí tivemos que pegar táxi, carregar mala para dentro do trem, achar lugar para botar os trambolhos… Mas deu tudo certo e perfeito!

LiechtensteinReparem nas montanhas ao fundo e no vilarejo abaixo, no vale…

Hoje chegamos em Chur, na Suíça e para a minha sorte (como sempre) a fiscal passa para conferir se as pessoas não estão viajando sem bilhete e para justamente em MIM para pedir os tíquetes do trem. Ainda bem que eu tinha, eheheheh.

Mas vocês acreditam? Ele não pediu para mais ninguém naquele vagão. Só para mim… Acho que eu devo ter cara, assim, de bandido, o que acham?

Então é isso… A jornada na Suíça começou hoje e vai ficar ainda melhor a partir de amanhã. Abraços a todos e continuem acompanhando o blog!

Fui!

AufWiedersehen!

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:4
Posts Relacionados:
20
Mar
2011
4 comentários
  1. Depois que li no blog do Gabriel Britto que Liechtenstein é um dos países menos visitados do mundo, fiquei com muita vontade de conhecê-lo. Então ele entrou no roteiro da minha trip do fim desse ano, e aí cá estou eu buscando informações.

    Ele tb entrou na minha lista dos possíveis países para eu me naturalizar a fim de jogar futebol pela sua seleção… San Marino e Andorra (que tb será visitada na trip) completam a lista.

    • Que legal, cara! Liechtenstein é um país lindo! Na verdade, praticamente um condado suíço, hehehehe. Vai gostar.

  2. Carmem
    13/08/2013

    Olá, Andarilhos!

    Vou passar alguns meses na Europa e gostaria de saber qual o melhor acesso a Liechtenstein: a partir da Suíça Zurique) ou a partir da Áustria?

    Obrigada e um abraço,

    • Tanto faz, Carmen. A gente passou de carro e os selos de pedágio de ambos países valem no Liechtentein (mas o selo suíço não vale na Áustria e nem o selo austríaco na Suíça, cuidado!). De trem, você também pode entrar por ambos países. Use o site da DB para fazer as simulações dos trechos de trem: http://www.bahn.com/i/view/GBR/en/index.shtml