Natal Luz de Gramado. A Serra Gaúcha sempre “in”

Finalmente colocando em dia as viagens de 2010 (essa foi a última do ano), vamos falar da cidade de conto de fadas aqui da Serra Gaúcha: Gramado. Sua vizinha Canela não deixa por menos, felizmente. Esse é um pedacinho do Brasil em que as coisas funcionam, dão certo, são limpinhas e organizadas. O pior é que não dá para explicar em palavras o profissionalismo turístico dessas duas cidades. Só visitando para entender.

Natal Luz de Gramado

Para qualquer porto-alegrense, Gramado é um pulinho, são meros 125km (cheios de pardais e lombadas eletrônicas para os desavisados) de estradas cenográficas e paisagens de cinema.

E, embora todos relacionem a Serra Gaúcha como um destino de inverno, a cidade soube se reinventar e fazer sucesso durante o verão. Chegamos lá numa sexta à noite e fomos direto ver um dos espetáculos da progamação de Natal, que começa em 04/11 e vai até 16/01. São quase 3 meses em que a cidade se transforma em um verdadeiro parque temático. Confirma a programação no site oficial do Natal Luz de Gramado.

Natal Luz de Gramado

O bom é comprar os ingressos pela internet, pois se deixar para a última hora, isso poderá se tornar uma missão quase impossível. Outra coisa são os hotéis, todos lotados nessa época do ano (e diga-se de passagem, no inverno idem)! Por isso é bom se programar antes de ir, se possível com uns 2 meses de antecedência.

Natal Luz de Gramado

Nós resolvemos ir meio que de última hora, sem reservas, nem ingressos. Fomos direto para “A fantástica fábrica de Natal” e eu fiquei todo o show com medo de não achar onde dormir na cidade. O lado ruim disso é que você tem que se sujeitar a qualquer coisa que aparecer.

Tivemos que arcar, por exemplo, com um ingresso mais caro (pois as arquibancadas já estavam lotadas), mas em relação ao hotel até tivemos sorte. Depois de muito bater perna, mortos de fome e frio (pegamos o último dia de frio do ano, graças a Deus!) finalmente achamos o Hotel Laghetto, com wi-fi e piscinas, preço justo (parece que tinha havido uma desistência). Bem pertinho, jantamos no Il Piacere, um excelente restaurante de carnes e parrilla. Recomendo.

Natal Luz de Gramado

No dia seguinte fomos às compras e passeamos pela cidade. Gramado tem diversas opções turísticas, mas como já fomos lá muitas e muitas vezes, já conhecemos praticamente tudo. Claro que eles estão sempre inaugurando coisas novas, mas dessa vez a ideia era descansar…

Depois de algum tempo entre as lojinhas de souvenirs e sua decoração natalina, acabamos nos inspirando de verdade! Tipo, a gente nem estava muito ligado com o Natal, mas depois de ver tudo aquilo, voltamos para casa cheios de vontade de iniciar os preparativos!

Natal Luz de Gramado

Sábado à noite fomos no show “de verdade”. O espetáculo se chama Nativitaten, uma ópera de Natal acompanhada de efeitos pirotécnicos e sonoros. Ele acontece no Lago Joaquina Bier, onde águas dancantes e fontes formam um cenário simplesmente perfeito.

Natal Luz de Gramado

Todos recebem uma vela logo na entrada e o momento em todas aquelas milhares de pessoas acendem suas luzes e passam a fazer parte do show é inesquecível! Coisa para gringo nenhum botar defeito.

Natal Luz de Gramado

Repito, eu nunca fui muito ligado com essa coisa de Natal. Resultado: acabei surpreendido, arrebatado e definitivamente emocionado! O melhor é que apesar da multidão que estava ali, não houve tumulto, filas, confusão. Organizado como só em Gramado mesmo…

Natal Luz de Gramado

O espetáculo da noite anterior, entretanto, deixou um pouco a desejar. Talvez seja muito bonito para as crianças, mas para adultos recomendo o Nativitaten mesmo… O início até foi muito bonito, pois é o sonho de uma criança em visitar Papai Noel, um sonho que é atendido por um anjo que daí leva a criança voando por cima de toda a platéia. Mas fora isso, o resto é um show de dança e acrobacia em que senti falta de um roteiro melhorzinho.

Natal Luz de Gramado

Bem, o Natal Luz não se resume a esses espetáculos, mas conta também com uma aldeia de Natal (o único lugar onde encontrei um biscoito “Gingerbread” para comprar), com uma espécie de mini parque de diversões, lojinhas e um cine3D para crianças.

Natal Luz de Gramado

Tem o desfile na rua, a parada de Natal, a árvore cantante, etc etc etc… Mas nem dá tempo de ver tudo. Em Canela, também há eventos do Natal e dizem que são tão bons quanto os de Gramado. Mas como eu não fui em nenhum show lá, não posso comentar, né? (a decoração nas ruas estava muito bonita, como sempre!)

Natal Luz de Gramado

Portanto, se você não gosta muito de frio, pode assim mesmo conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil, pois tanto Gramado quanto Canela têm diversas atrações para todos os públicos e para todas as idades (inclusive confesso que vi muito mais idosos do que crianças!)

Até mais!

Natal Luz de Gramado

Um feliz Natal e próspero Ano Novo para todos!

Mais sobre Gramado?

 

Clique para ler nos nossos blogs parceiros:
Blog Viagem e Viagens – Aldeia do Papai Noel
Blog Viagem e Viagens – Rota do Sol
Turomaquia – Serra Gaúcha
Blog Vou Contigo – Gramado e Canela
Blog Dicas de Viagem – A Fantástica Fábrica de Natal

MAIS POSTS SOBRE O BRASIL?

 

Foz do Iguaçu
Índice completo de Posts do #BlogTurFoz

Alagoas
Índice completo de Posts de Alagoas

Rio Grande do Sul
Índice completo de Posts do Rio Grande do Sul

Brasília
Brasília: Beleza Árida

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:7
Posts Relacionados:
27
Dec
2010
7 comentários
  1. Clarissa Comim
    28/12/2010

    Adorei o relato! Parabénsss 😉

  2. Gleiber
    29/12/2010

    Obrigado Clarissa! Seja sempre bem vinda ao blog!

  3. Fabíola
    30/12/2010

    Olá, Gleiber!
    Retribuindo a visita, com votos de um 2011 cheio de bons momentos e lindas viagens! =)

  4. Carol
    02/01/2011

    Olá! Parabéns pelo blog!
    Gostariam de trocar links?
    http://www.contandoviagem.com
    faleconosco@contandoviagem.com
    Abraço!
    Caroline

  5. Brigaduuu pela indicação do Turomaquia!!! Feliz 2011!
    beijos

  6. Olá Gleiber!
    Sei que o post é de 2010, mas certamente voc~e deve ter informações atualizadas sobre gramado, já que é ai do lado, né?
    Vou viajar em novembro, na primeira metade. Você sabe me dizer se neste período já é sufocante de turistas? e se tenho que fazer as reservas com bastante antecedência?
    abraços!!

    • Gramado é sempre cheia, Roberta. Eu chegaria com os hotéis reservados em qualquer época do ano. Mas para novembro dá para reservar com uns 10-15 dias de antecedência tranquilo. De fato, é uma das épocas mais tranquilas e gostosas na minha opinião para conhecer a cidade. Só não sei se o Natal Luz já terá começado. Em caso afirmativo, não perca, hein?