Cânions gaúchos parte 1 – Chegando a Cambará

Depois de quase 9 meses sem escrever nada aqui no blog, senti um pouco de saudades e resolvi postar de novo… Claro que o motivo da ausência vocês podem imaginar: não fiz nenhuma outra viagem desde então. Na verdade, eu fiz pequenas viagens sim: fui a Torres num bate-e-volta, além de algumas vezes a Gramado e São Francisco de Paula, mas nada que justificasse publicar. Bem, pelo menos assim eu pensava…

Hoje, daí, resolvi que tentarei manter uma certa atividade, pois nem só de viagens internacionais vivem os Andarilhos e o espírito do viajante existirá sempre, se tivermos olhos atentos o suficiente para notá-lo. Os pés que buscam novas rotas e estradas são os mesmos, seja em Paris, em Nova Iorque, ou em Uberaba city!

Então vamos parar de enrolação e vamos para a última das aventuras: Cambará do Sul!

O inverno de 2010 foi bastante rigoroso e as fotos das estradas cobertas de branco estampadas nos jornais nos inspiraram a fazer esse passeio, na esperança de que, quem sabe, o destino nos ajudasse e fôssemos agraciados com um pouquinho de geada que fosse.

Cambará do Sul é uma cidadezinha de 7.000 habitantes no norte-nordeste do estado do Rio Grande do Sul, portal para uma das maravilhas naturais deste país: a região dos Cânions na fronteira com Santa Catarina.

Felizmente não foram dias de sol forte (que quem me conhece sabe que detesto!) e sim lindos dias “Gleiber”, como diz meu prof. André sobre os dias nublados e cinzas que tanto comemoro. Previsão de temporal, como sempre furada e nos abalamos de Porto Alegre até lá em longas 3 horas de carro com uma paradinha em São Chico para um chocolate quente na avenida central da cidade.

Quem um dia vier à serra gaúcha, recomendo fortemente a Pousada do Engenho, que fica próxima ao Lago São Bernardo, primeiro lugar em que dormi quando vim ao Rio Grande do Sul. A paixão por essa terra foi tão arrebatadora, que desde então, nunca mais pensei em me mudar daqui!

Outra parada foi na Livraria Miragem, nessa mesma avenida (a única, eu acho), um lugar único, instalado num casarão antigo e reformado à moda rústica. Quem gosta de livros e artigos de decoração vai se perder por ali, como fizemos…

Bem, chega de São Chico e vamos para Cambará de uma vez: detalhe, rodovia em péssimo estado! Mas daí acho que é outro post.

 

MAIS POSTS SOBRE O BRASIL?

 

Foz do Iguaçu
Índice completo de Posts do #BlogTurFoz

Alagoas
Índice completo de Posts de Alagoas

Rio Grande do Sul
Índice completo de Posts do Rio Grande do Sul

Brasília
Brasília: Beleza Árida

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:0
Posts Relacionados:
28
Aug
2010
Nenhum comentário