Stirling – Escócia

Nossa chegada à Escócia não foi lá muito triunfante. Escolhemos uma região muito linda para dormir: os arredores da cidade de Stirling. Mas não tínhamos imaginado que a viagem seria tão cansativa, vindo da região dos lagos (Norte da Inglaterra). Isso sem falar na previsão de chuva para o dia todo, que dessa vez acertou.

Stirling Escócia Scotland

Stirling é hoje uma cidade relativamente pequena, mas teve uma importância enorme na história política da Escócia. Situada nas Lowlands centrais, é uma boa opção para aqueles que estão de carro alugado, pois livra da preocupação com o trânsito de cidades como Glasgow e Edimburgo, muito maiores.

New Lannark

No caminho para Glasgow, nossa primeira parada foi num lugar chamado New Lannark e que foi a maior furada. Todos os guias falavam bem desse lugar, que é um antigo moinho de lã e algodão transformado em museu. Trata-se de mostrar a vida dos trabalhadores nas fábricas de antigamente, no auge da Revolução Industrial.

Lowlands Escócia New Lanark

Tinha tudo para ser legal, mas achamos super meio massante.

Lowlands Escócia New Lanark - vista externa

O que valeu à pena foi a lojinha que tinha ao final, onde comprei vários presentinhos para a família. Depois descobrimos que todas as lojas de souvenirs na Escócia são praticamente iguais, repetindo quase sempre os mesmos itens. Ou seja, não perca tempo vindo aqui só por causa disso.

 

Castelo de Stirling 

Saindo de lá, vimos que tinha aberto sol e corremos para a cidade de Stirling propriamente dita, já bem perto de chegar nas Highlands da Escócia. Chegamos ao entardecer (16h) e corremos direto para o castelo, um dos mais bonitos do país. Infelizmente, já estava fechando quase tudo e tivemos que nos apressar na visita. E dê-lhe chuva de novo!

Lowlands Escócia Stirling Castle

Uma coisa boa que fizemos lá, foi comprar um passe válido por 14 dias e que dá ingresso a vários castelos escoceses. O preço é mais ou menos o equivalente a 2 castelos, mas dá direito a uns 20! Usamos para visitar vários outros castelos do país como o Duntasffnage, o Campbell e o Linlithgow, por exemplo.

Castelo de Stirling Escócia

O lugar é lindo e a vista da cidade, incrível, mas com tempo fechado, as fotos não ficaram tão boas.

Vista da cidade de Stirling a partir do castelo

 

Hospedagem

O B&B em que ficamos era incrível! Sugiro aos que vierem até aqui, o nome é Abbey Craig. E aviso aos navegantes, B&B são pousadas familiares muito mais confortáveis que hotéis (na média), por preços mais acessíveis. Fomos super bem atendidos e devoramos um dos melhores cafés-da-manhã de nossas vidas.

Abbey Craig em Stirling

 

Stirling à Noite

Jantamos em um restaurante típico com um filé DELICIOSO e ao dar uma volta pela cidade, vimos (essa foi o mais legal!) um cara no meio da rua de saiote escocês! Ele estava perto de uma noiva (já ouvi dizer que eles usam essas roupas nos casamentos) e depois o vimos de novo andando pela rua (e alguns adolescentes meio que zombando dele, muito engraçado!).

Percebemos que estávamos, definitivamente, em outro país depois de ver kilt na rua, ouvir várias buzinadas (eu, inclusive, levei uma!) e assistir a carro de gente comum usando  vagas de deficiente. Outra prova de que Escócia não é Inglaterra é não entender patavinas do sotaque desse povo!!!

 

Monumento a William Walace

No dia seguinte pela manhã, fomos direto ao monumento a William Walace (aquele do filme Coração Valente).

Lowlands Escócia Stirling - William Wallace Monument

 O lugar é belíssimo e oferece vistas incríveis da cidade e do riozinho que corta a região. Tem uma pequena trilha na entrada (o carro tem que ficar estacionado na base da colina), mas é coisa de 10-15 minutos para quem vai devagar.

Monumento a William Wallace em Stirling Escócia

Do lado oposto da cidade fica o imponente castelo de Stirling.

Vista da cidade a partir do Monumento a William Wallace

 

Arredores de Stirling – Doune Castle

Um parada inesperada na nossa viagem em direção ao Parque Nacional Trossachs foi o Doune Castle, após simplesmente vermos uma plaquinha na estrada. Conferimos o nosso guia e, vejam só: já tínhamos a entrada paga (graças ao passe de acesso que compramos no castelo de Stirling).

Doune Castle Lowlands Escócia

Um achado! Esse lugar foi usado como cenário para o filme Monte Python e a Busca do Santo Graal.

Mount Phyton Doune Castle Lowlands Escócia

Tiramos fotos incríveis! Apesar de ser parcamente mobiliado, a gente consegue sentir direitinho como devia ser a vida deles naquela época. Essa foto aí embaixo foi tirada de um buraquinho na muralha do castelo.

Doune Castle - da janelinha - Lowlands - Escócia

Já com o pé na estrada, seguimos viagem para explorar um parque nacional, escalar uma montanha e passar a noite em um castelo. Não percam o próximo post!

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:13
Posts Relacionados:
16
Nov
2009
13 comentários
  1. Anonymous
    16/11/2009

    Oi bebê , que saudade , espero que vocês estejam aproveitando muito esta Gleibertur! hahahahahahahahaha!!!!! Vocês é que são lovely ou melhor , very lovely!!! Claro que quero uma latinha horas!!!!! como ainda pergunta??? Diz pro Sandro que vocês estão muito bem na foto!!! Palavras da “outra” hahahahaha, aquela que liga na madruga pra encher!!!! Aproveitem e depois me conta tudo!! Ah adivinha!!! Meu mano tá em New York , e eu, comprando virtualmente !!! Mil beijos e fiquem com Deus , meus Lovely!!! hahahaha, bjinhos Adri. Lá vai de novo anônimo pq não sei lidar com esse bicho!!!!

  2. Anonymous
    16/11/2009

    Ah e só pra comentar mais um pouquinho , acho que esses lugares aí combinam muito comigo, very chics né? hahahahaha, isso quando eu perder o medo de avião ou o teletransporte dos filminhos dos jetsons realmente existir ! Bjos.

  3. Elisete
    17/11/2009

    Amigos queridos.

    Estou amando acompanhá-los nesta viagem maravilhosa pelo blog. O nosso amigo Dé disse que está acompanhando.rsrsrs
    Muita saudade de vcs…
    As fotos estão MARAVILHOSAS, o Sandro está lindo em todas.kkkk E tu né Gleiber, sem comentários… Amo vcs….
    Me divirto lendo os relatos de vcs… Sobre a carne de vaca, foi ótimo.hahahahaha
    Beijos carinhosos…
    OBS: Anjinho, cuide da fazendinha e do filhote…kkkkkk

  4. Jennefer
    17/11/2009

    Alguém deveria ter avisado p Sandro q ñ eh seguro passar perto de montanhas com vc. Nunca vi gostar de uma pedra q nem esse Gleiber. Lembra das cachoeiras de Peiropolis e Sacramento? rsrs bjin

  5. Robson
    12/03/2012

    Gleiber, seu blog é justo o que eu buscava, cheio de impressões e dicas úteis. Tem que ler com um bloco de notas ao lado para ir anotando tudo. Muito obrigado! Robson.

  6. Lucélia
    12/09/2013

    Olá!!

    Meu marido e eu estamos em Glasgow desde Novembro é ainda não fomos pra Stirling… Aquela coisa, é ali pertinho, vamos outro dia!kkk… Acho q iremos próximo final de semana. Valeu pelas dicas!!
    A dica q mais me impressionou foi a que vc comeu um FILÉ DELICIOSO… Se esse filé não foi de peixe ou frango, e sim bovino, só tenho algo a dizer: “Deus existe”…kkkk

    • Gente! Mas nós comemos carnes deliciosas aí na Escócia. Foi o único país europeu com carne bovina boa. E olha que nem precisamos deixar um rim ou córnea para pagar a conta!

      • Lucélia
        15/09/2013

        Ok, Gleiber, confesso q desistimos de experimentar de forma antecipada, pois as duas vezes em q comprei carnes em supermercados eram impossíveis de mastigar (e não se sabe q parte do animal vc está comprando)…kkkk. Quem sabe algum dia deixo de pedir peixe e experimento um filé! 🙂 Valeu pelas dicas! Abraço.

  7. Lucélia
    15/09/2013

    Ah, vc se lembra do nome do restaurante?? 🙂

    • Revirei até o Google Maps para ver se eu achava (não anotei o nome do restaurante à época). Pelas fotos atuais e pelo cardápio do site, é o restaurante Papa Joes na Dumbarton Road. Tomara que o steak continue o mesmo! Boa sorte.

  8. Carla
    09/09/2014

    Oi, Estou amando seu site. No próximo ano vou com meu namorado explorar Inglaterra e Escócia.
    Diz uma coisa: onde comprou esse “pacote de castelos”?
    abs

    • Oi Carla
      kkkkk
      Adorei o “pacote de castelos”
      A gente alugou um carro e fez um roteiro que planejamos depois de muita pesquisa pela internet! Não foi nenhum pacote, não.