Ilha de Skye

Para quem não sabe, a Escócia é um país muito úmido, particularmente em Novembro quando chove quase 100% do tempo. A gente nem olhava mais a previsão, de tão monótona. Mas para a nossa sorte, foi a gente chegar na Ilha de Skye para abrir o maior Sol, contrariando totalmente a meteorologia.

Vista panorâmica Castelo Eilean Donan Escócia Ilha de Skye

Não reclamamos! E apesar dos 300km super cansativos percorrendo a ilha de norte a sul, a aparição surpresa do Sol ajudou bastante o nosso tour fotográfico. As paisagens mais lindas do país (não tenho o menor receio de ser exagerado aqui) não decepcionaram. Era um mirante mais incrível que o outro!

O dia rendeu muito! Conseguimos “ticar” todas as atrações da nossa lista. Foi muito legal disputar os melhores ângulos com um monte de fotógrafos de verdade, que também resolveram aproveitar o lindo dia para fazerem o seu registro das belezas das Highlands.

Principais atrações da Ilha de Skye

 
1) Old Man of Torr

Esta é uma formação rochosa natural que lembra muito um megalito daqueles de Stonehenge.

Old Man of Tor Ilha de skye Escócia

 
2) Kilt Rock

Um penhasco na beira do mar com uma cachoeira (e seu arco-íris). Se vocês prestarem bem atenção, o rochedo lá no fundo parece um saiote escocês  (o kilt), daí o nome.

Kilt Rock Ilha de Skye Escócia

 
3) Quiraing

Uma paisagem que não parece ser desse planeta. As pedras foram esculpidas ao longo dos milhões de anos pelas geleiras que já existiram por aqui. Vários lagos glaciais completam um dos cenários mais icônicos das Highlands da Escócia.

Quiraing Ilha de Skye Escócia

 
4) Castelo de Dunvegan

Que estava fechado. 🙁 Isso que dá viajar em baixa temporada! Mas demos um jeitinho de encontrar um ponto legal para tirar uma foto, nem que fosse de longe. Reparem no gado cabeludo daqui (acho que eles são peludos para aguentar o frio).

Dunvegan Castle Ilha de Skye Escócia

De lá até o próximo destino fotografamos vales, montanhas, cachoeiras, uma melhor que a outra. A viagem não rendia. Era um tal de descer do carro, fotografar, seguir uns 100m e parar de novo… Até chegar ao:

 
5) Eilean Donan Castle

Um dos mais belos e famosos castelos da Escócia.

Castelo Eilean Donan Ilha de Skye Escócia

Seguindo mais pela estrada na direção de Inverness há um mirante que permite tirar uma foto mais panorâmica do Castelo Eilean Donan com o vale em torno (a primeira imagem desse post). #Ficadica para aqueles que quiserem clicá-lo por inteiro.

 

Portree, a “capital” da Ilha de Skye

Portree é a única cidade da ilha, afora uns pequenos vilarejos perdidos ao longo da costa. É bem pequena, mas conta com uma infra-estrutura decente para o turista.

Ficamos hospedados por duas noites no Bosville, que tem estacionamento gratuito em frente. Jantamos no pub do próprio hotel. Todas as quartas-feiras à noite era livre para os músicos locais virem e tocarem seus instrumentos. Isso mesmo! Música escocesa legítima, com violino, gaita de fole e tudo! Ali, no nosso lado, como que em uma rodinha de violão.

O som estava demais, as canções têm uma sonoridade simplesmente contagiante. Tomamos nossa cervejinha e infelizmente a coisa não durou muito. Ali pelas 23h já tinha todo mundo ido embora. Essa a gente queria ter fotografado… Divertido foi ver os próprios funcionários do hotel vestidos com roupa de festa e curtindo o show em seus horários de folga. Foi ou não foi muita sorte?

Pena a gente não ter fotografado a rua à beira mar do pier da cidade, linda com suas casinhas coloridas ao estilo escandinavo. Mas, para compensar vai aí mais uma foto dos boizinhos cabeludos e fofos que a ilha tem de montão.

Gado das Highlands Ilha de SkyeO gado das Highlands

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentarios:31
Posts Relacionados:
18
Nov
2009
31 comentários
  1. Adri
    20/11/2009

    Ai Gleiber , me esforcei mas saiote escocês???? O lugar é lindo mas daí até ver um saiote escocês, bota imaginação fértil nisso e olha que a minha é!!! qdo tu chegar vai ter que mostrar!!!! Lindas fotos e bjos pra vcês.

  2. Jennefer
    20/11/2009

    Falando nisso, vcs não vão tirar foto usando kilt não? 😀

  3. Murilo Macul
    10/10/2012

    Gleiber, comecei a acompanhar o blog a pouco tempo, e queria parabeniza-los pelo trabalho. Sou fascinado por sair do país fazendo minhas anotações, minhas fotos e expor minha impressões sobre cada pedaço do mundo que passei pras pessoas ao meu redor.

    Sou apaixonado pela Escócia, e ainda não fui à Ilha de Skye, mas está nos meus planos, rs. Achei as fotos pequenas, não tem como postá-las em uma resolução maior?

    Grande abraço do seu mais novo leitor!

    • Opa. Com certeza, Murilo! A gente fez uma migração do blog do formato antigo para o formato novo e um dos problemas que aconteceram foi justamente este (no formato antigo, podia-se clicar na foto para vê-la em tamanho grande). Pretendemos corrigir isso ainda neste mês de outubro. Se quiser posso avilá-lo por e-mail. Obrigado pela participação!

  4. marcos
    24/12/2012

    Se eu tivesse a oportunidade de ir para um país como a escocia, jamais voltaria pra essa bosta aqui, onde a violência só cresce a cada dia.
    Mas pela internet no Google Maps eu vejo muito a cidade de Edimburgo,
    que cidade linda….ah se eu tivesse umazinha chance.

    • Em breve vou reformular o nosso post sobre Edimburgo, para ficar mais interessante. Te mando um e-mail assim que ficar pronto! Um abração.

  5. Maria Rita
    18/01/2013

    Ola pessoal, td bem? Nossa, parabens pelo site e pelas fotos!!! Gostaria de tirar uma duvida com voces, se puderem me ajudar ficarei muito agradecida. Bom, estou indo para escocia em janeiro, porem so terei dois dias por la, gostaria muito de ir a ilha Skye, mas nao sei como chego, vcs podem me ajudar? Dei uma olhada nesses pacotes, como por exemplo highland experience, algo assim, mas tds os passeios que incluem essa ilha são de tres dias. Como faço para ir sozinha? É possivel? Muito obrigada e abs.

    • A gente foi de carro e dormimos 2 dias em Portree. Se você tem 2 dias na Escócia como um todo, teria que dirigir um dia inteiro de Edimburgo ou Glasgow até a Ilha e depois gastaria um outro dia inteiro voltando. Não sei se compensa. Sugiro focar os 2 dias em Edimburgo mesmo, no máximo fazer um bate e volta até o lago Ness. Perceba que para explorar a ilha toda, a gente gastou um dia inteiro dirigindo também. Por isso o mínimo que se gasta são três dias, sem choro nem vela. E não tem como ir de trem nem de avião.

  6. Maria Rita
    20/01/2013

    Ei Gleiber, respondeu minha duvida. Estive na Escocia há um tempo atras e conheci um pouco de Glasgow e Edimburgo, por isso queria focar na ilha Skye dessa vez. Tendo em vista o que vc me falou aqui decidi separar tres dias para o passeio. Assim, fechei um pacote turistico e se Deus quiser vou conseguir conhecer. Não arrisco ir de carro pois acho q vou passar aperto com o lance da direção ao contrario. rs.

    Muito obrigada pela resposta. Sucesso ai para vcs.

    • Acho que você vai curtir muito. Torço só para você pegar tempo bom, como a gente! A ilha de Skye combina com Sol! Boa viagem!

  7. Ailton
    01/11/2013

    UAU! Não dá nem pra acreditar que isso fica aqui no Planeta Terra. É uma paisagem mais maravilhosa que a outra. As fotos ficaram muito legais, principalmente as dos castelos.

    Caramba, cara! Ir à Escócia e não poder entrar em um castelo… Não gosto nem de pensar nisso… Eu ficaria decepcionado, lógico. Minha viagem seria apenas “meio boa”.

    KKKKKK

    Mas parabéns!

    • Mas houve alguns castelos em que a gente entrou Ailton, fica frio! Só que alguns dos mais bonitos estavam fechados mesmo. 🙁
      Obrigado pela visita. Abraços.

  8. Vinicius Oliveira
    06/01/2014

    Realmente muito bom o post de vcs. Parabéns!
    Estou indo à Escócia em Julho e gostaria de saber qual seria a melhor opção de carro para alugar para ir até a Ilha de Skye e qual a locadora que vcs recomendariam.

    Obrigado desde já.

    Abraço

    • Olha, Vinicius. Pagar as coisas em libras esterlinas nunca é lá muito econômico. Então a gente pegou um carro 1.4 (um Citroen C1 ou C2, não me lembro ao certo!!!) e fomos numa boa (as estradas são ótimas, sou acostumado com carros populares). Alugamos com a Budget, sempre compensa orçar com eles. Abraços.

  9. Inês Santos
    12/01/2014

    Oi Gleiber, parabéns pelo post…
    Sairemos de Fort William para Portree, dormiremos uma noite para voltar em direção a Inverness. Como localizar esses lugares na ilha? Há indicação do mirante para o castelo de Eilean Donan?

    Obrigada

    • Puxa. Já faz um tempo desde a nossa viagem. Eu acho que o nosso GPS tinha armazenado esse mirante como ponto de interesse. Lembro que custamos a encontrar o local de onde fizemos as fotos que estão no post (e custamos a achar um lugar decente para parar o carro, pegamos estrada de terra e tudo…).
      Tentei mostrar o lugar nesse mapinha do Google Maps. Tomara que dê para entender. https://mapsengine.google.com/map/edit?mid=zMJWtZO-UjOc.kT-jkjn9ndSo
      Quem vem do continente em direção à ponte, é só pegar a primeira a direita depois de passar o castelo (que estará à sua esquerda) – ANTES de entrar na ponte. Todos esses outros pontos que você falou aparecem no Google Maps também.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      • Inês Santos
        10/03/2014

        Oi Gleiber desculpe mas só agora estou detalhando o roteiro e vi sua resposta. Obrigada, consegui me localizar.

  10. Regiane
    17/01/2014

    Oi Gleiber,
    Tudo bem ? Obrigada pelas suas dicas de viagem !!
    Quero ir para a Escócia e Irlanda em setembro, e por isso quero te pedir algumas dicas -:
    Como ir de Inverness para Ilha de Skye ? Vc. aconselha alugar um carro ?
    Qual o tempo que devo ficar nesses lugares ? Pensei em um dia para Inverness, e 1 dia para Skye, vc. acha pouco ?
    Desde já , obrigada,
    Regiane

    • O ideal para a ilha de Skye é ao menos 2 dias, porque o lugar é maior do que parece. Não tem trilhos de trem dentro da ilha. Então só dá para ir de carro alugado ou de excursão. Muita gente não gosta de arriscar a dirigir na mão esquerda, então talvez haja como contratar alguma excursão saindo de Inverness (onde um dia é suficiente, não tem muito o que ver lá, na verdade). É uma ideia. Mas a gente foi de carro e foi ótimo!!!
      Abraços.

  11. Leo
    17/02/2014

    Faltou o lago curuisk e as Faith Pools, estiveram lá?
    Skye é um paraíso!!!!!!

  12. Leo
    17/02/2014

    Fairy Pools

  13. Leo
    17/02/2014

    Fairy Pools corrigindo…

  14. Carol
    06/07/2014

    Olá!!! Em primeiro lugar quero dizer que o blog é ótimo!! Os posts sobre as Highlands estão me ajudando demais!! Gostaria de saber se você recorda se há um centro de informações turísticas na Ilha e se eles fornecem um mapa com os pontos das fotos acima? Obrigada!!

    • Hum… Carol, essa viagem a gente fez em 2009. Então eu não me lembro mais não… Mas em Portree, na ilha de Skye, com certeza deve ter um centro desses. E com certeza em Edimburgo, no centro turístico de lá (que é enorme e bem estruturado, fica no coração da cidade), você consegue mapas e sugestões de roteiro! Boa sorte.

  15. Maria Margarida
    11/07/2014

    Alo boa tarde, pois eu gostaria de ir a essa Ilha de Skye, mas se estou em Edimburgo durante 4 dias será q n há excursão de Edimburgo só de 1 dia?.isso seria o ideal p mim pois se tenho alojamento n vou agora procurar outro alojamento . Obrigada

    • A Ilha de Skye é bem longe de Edimburgo. Acho que as excursões, no mínimo duram dois dias e idealmente, três. Abraços e boa sorte.

  16. Reginaldo souza
    01/05/2015

    Espetacular, sou louco conhecer a Escócia.

  17. […] mais sobre, encontrei alguns posts do blog Andarilhos do Mundo (paisagens à la Harry Potter e uma ilha dos céus) e conversando com o Gleiber, editor do blog, entendi que realmente a melhor forma de se conhecer a […]

  18. Helga Santos
    22/09/2016

    Oi, Gleiber!

    Super show seu post, eu estou organizando a minha viagem pra edimburgo/highlands/londres, mas a minha preocupação sao as highlands porque já li em algum lugar que a internet nao é boa na ilha de skye…vc tem alguma dica? vamos pegar um carro com gps, mas apesar de eu achar que tudo deve ser lindo, queria conseguir localizar os lugares conhecidos…rsrs…

    eu acho que montei um roteiro pesado, e estou cá com algumas duvidas sobre sua viabilidade, mas segundo o que pus no google maps, daria pra fazer. nao pretendo entrar em nenhuma atraçao(castelos), apenas visitar mesmo.

    em um dia sairemos de Muirs e vamos rumo a st.andrews cathedral, doune castle, stirling, depois passadinha em glasgow e finalizamos com o loch lomond, dormindo em Oban.

    dia seguinte em Oban, saimos em direção ao Glencoe, fort William, glenfinnan Monument, loch shiel, fort augustus, ruinas do castelo Urquhart, Loch ness e castelo de inverness depois, dormindo em inverness.

    dia seguinte pra dunrobin castle em Golspie, castelo eilean Donan e cordilheira cuillin

    outro dia em portree queremos ver old man of storr, kilt rock quiraing, faerie glen, castelo dunvegan e nest point e depois voltar a edimburgo. esse dia ficou bem pesado, o google maps deu 8h ao todo de hora pra deslocamento.

    O que você acha?

    • Oi Helga,
      Quanto ao GPS, para não depender de internet, baixe os mapas off-line (até no google maps dá para fazer isso).
      Quanto ao seu roteiro, eu faria tudo muuuuito mais devagar. É tanta paisagem bonita passando ao lado da janela, que essas 8 horas viram 16 fácil. Porque dá vontade de parar toda hora para fotografar, admirar. Há muito mirantes pelo caminho. E para que conhecer tudo correndo? Tenta transformar esses 4 dias em 6 que já dá tudo certo.
      Abraços.
      Abraços.