Castelos mal-assombrados e impressões galesas

Os dias que passamos pela Escócia vão deixar saudades. Um país fascinante, com uma cultura especial e, principalmente, muuuuitos castelos para visitar (e alguns castelos mal-assombrados de lambuja, hehehe). Nossa vontade era visitar todos, mas obviamente isso jamais seria possível. Conseguimos entrar em 8, cujo ingresso estava incluído no nosso passe. Outros, só de vista.

No nosso último dia no país, não nos contentamos em apenas visitá-los. Acabamos econtrando um hotel-castelo para passar a noite e desfrutar de um jantar memorável.

Castle Cambell Escócia castelos mal-assombrados

Dia amanhecido, café da manhã divino, era hora de botar o pé na estrada.

 

 

Castle Campbell

Parecia o castelo do Conde Drácula… Sinistro… Pedras escuras… Ninguém mais para nos fazer companhia além do solitário vigia que carimbou nosso passe.

Castle Cambell em Dollar Escócia jardins

E o mais louco é que o local estava todo em ruínas, mas no topo da torre havia uma porta trancada com uma placa dizendo algo como “local de proteção de morcegos”.

Olhamos por todos os lados e o tal lugar não tinha janelas. Só aquela porta lacrada dava acesso à sala. Para abrir, apenas com autorização do departamento histórico escocês. Muito suspeito…

Lá do alto, a vista do vilarejo de Dollar é lindíssima (o lugar é bem pertinho de Edimburgo).

Castle Cambell vista do alto

 

Castle Blackness

De lá, fomos para outro castelo, chamado Blackness Castle. Fica num vilarejo de mesmo nome, também nos arredores de Edimburgo. O senhor que atendia no local era uma simpatia só, empolgadíssimo com a importância histórica e estratégica do local.

O papo funcionou! Compramos até um livro com fotos de castelos escoceses.

Blackness Castle Escócia

O castelo Blackness é conhecido como “o barco que nunca navegou”. Isso porque ele tem a forma perfeita de um barco e fica bem na margem de um lago.

Blackness Castle o barco que nunca navegou - Escócia

Lá foram filmados vários filmes, inclusive uma das versões de Hamlet.

O lugar era muito sinistro… Parecia um daqueles castelos mal-assombrados. Além do nome macabro (vou traduzir aqui como o Castelo da Escuridão), éramos de novo os únicos visitantes e testemunhamos vários ruídos estanhos de vento assoviando e de portas batendo com o vento…

Blackness Castle admirando

Sabem quando você está num lugar ermo, com o frio gelando a alma, sem nenhuma alma viva por perto e o vento inventa de fazer barulhos que parecem gemidos? Então… a gente não conseguiu ficar ali muito tempo não!

Blackness Castle - Escócia

 

Primeiras impressões do País de Gales

Depois de fazer essas duas visitas, viajamos umas 4-5horas (300milhas) em direção ao país de Gales direto para a cidade de Conwy. Escolhida a dedo adivinhem por quê? Porque é onde fica um outro castelo! Na verdade, uma boa parte da cidade está englobada pelas muralhas dessa magnífica fortaleza medieval. Contamos sobre ele em um outro post aqui do blog.

A cidade estava lotada por causa de uma feira de Gastronomia e custamos a achar um hotel para ficar. Mas o GPS mais uma vez nos salvou. Foi só pedir pelo hotel mais próximo e voilá! O restaurante, maravilhoso, serviu a maior costela de porco que já vimos servida em um prato!!! Fizemos questão de contar: 10 ossos!

Tivemos uma excelente impressão: o orgulho nacional estampado nas placas e anúncios bilíngues (inglês e galês), pessoas sorridentes e solícitas mesmo em situações estressantes (o restaurante estava MEGA-lotado e fomos muito bem atendidos) e preços incrivelmente baratos (tanto no hotel quanto a comida).

Apesar de tudo, ficamos só um dia no País de Gales e voltamos direto para Londres. Mas isso é assunto para o próximo post.

 

Escrito por: Gleiber Rodrigues
Compartilhe:
comentario:1
Posts Relacionados:
21
Nov
2009
1 comentário
  1. alineh337
    22/11/2009

    Só hj q deu para colocar em dia a leitura do blog pq as fotos pego lá no facebook.
    Como já foi postado por outros aqui: fotos lindas e histórias super bem contadas.
    Já que eu não tenho como fazer um passeio assim vou ficar aqui torcendo para vcs serem surpreendidos com um mega prêmio em dindin e esticarem a viagem.
    Se vcs estão com saudades da “terra brasilis” com certeza vamos ficar com saudades desse blog mto legal!
    Abraços
    Aline